Decidi pelas 250 e zero, mas as trocas de peças CRF X KXF ?

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Decidi pelas 250 e zero, mas as trocas de peças CRF X KXF ?

Mensagem por whoshiley »

Pessoal,

andei numa cfr450 e crf 250, achei a 450 muito bruta, acelerei pouco mais da metado do acelerador hehehehe.

depois que vi algumas coisas em motos usadas(gambiarras nos motores), decidi também comprar uma motoca nova.
Pensei: minha moto deve ta valendo uns 10k e fim do ano tem 13º e PL, vou juntar tudo mais uma graninha que estou poupando e comprar uma moto zero.

mas o X da questao, ou melhor o R da questao( já que a moto é pra motocross) é o seguinte.

vi no manual da kxf que troca de pistao é com 20horas
no manual da crf a troca de pistao é com 15 horas
alguem sabe o tempo de troca do pistao da YZF???

pelos meus calculos, ando de 1 a 1,5horas por fim de semana.
que da uma media de 5 horas por mês.
ai se for pegar a crf vou trocar o pistao a cada 3 meses
e se for pegar a kxf vou trocar o pistao a cada 4 meses

o que dizem dessas horas???


e a corrente de comando, guenta quantas horas?
e as valvulas, quantas horas?
tem mais alguma peça do motor 4t que necessita troca periódica?

pra trocar o pistão, o que tem a mais de gastos???


obrigado
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Eu digo que ninguém, mas ninguém mesmo, sequer confere o motor com esse tanto de horas... quiçá trocar peças! :wink:

Compra, cuida direitinho do filtro, use óleo bom e troque com frequência e seja feliz. Nada mais!
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

GELOUS,

Por isso que estou decidindo comprar uma moto zero, ninguem cuida do motor como manda o manual.
ai muitos mecanicos falam assim: isso é marketing das concessionárias, nao precisa trocar com esse tanto de horas e tal. em termos eu até concordo pois minha tocada é muito menos agressiva que pilotos profissionais, mas vamos colocar uma margem de uns 20%
manual da kxf manda 20horas + 20% e arrendodando = 25horas.

se eu fizer, isso estarei jogando dinheiiro fora ou tendo a certeza de um motor sempre 100% novo?

pois um pistao é 130 dolares, mas se quebrar, ai vai valvula, comando, pistao, camisa, isso sem contar que pode sobrar pra biela e pra carcaça...


estava convesando com um otimo preparador aki em BH, que inclusive ja foi mecanico de pista la nos EUA e que hoje meche com suspensão. ele me falow o seguinte: essas motos vão ficando mais soltas, e mais soltas, e elas nao perdem potencia nem rendimento, ela simplesmente quebra de uma vez...

e ai? o que pensar disso?


ESTOU COM MUITAS DUVIDAS EM RELAÇAO AS 4T, AGRADECO DESDE JÁ A PACIENCIA COM MINHA PERGUNTAÇAO HEHEHEHEHE...
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

O manual da CRF recomenda a troca de anéis e pistão com 25hs.

Pode abrir o motor e verificar o estado do pistão quando fizer 50 hs sem medo.
Caso necessite, você troca pistão, anéis e corrente de comando, senão somente os anéis e a corrente de comando.

As válvulas dão sinal de desgaste sim, isso em qualquer motor, como por exemplo, dificuldade de pegar quando quente e perda de rendimento.

Já vi CRF 250R com mais de 80hs de uso sem trocar nada, e não estou falando de moto pra brincadeira não, isso é na mão de piloto que treina durante a semana e corre todo final de semana.

A troca de óleo e filtro (óleo e ar)o uso de um de qualidade comprovada e dentro da especificação da fábrica, vai contribuir para uma longa vida útil do motor.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

robertovarela,
quantas horas de uso tem sua moto???

quanto tempo as valvulas dão sinal de desgaste???
gnochi
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 31 Outubro 2006 à38 17:02

Mensagem por gnochi »

jah vi alguns artigos que referem esta quantidade de hrs, sem levar en conta os treinos... oque facilmente triplicaria está margem para umas 60 hrs de uso SEM NENHUM RISCO DE QUEBRA!!! :wink:
Isto, na mão de quem usa o acelerador!!!! se for somente diversão... pode colocar mais umas hrs encima disso....

ÓTIMA escolha!!! moto nova, sempre vai ser moto nova... não tem comparação!!!
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Whos, acho q essas horas "extremas" são indicadas para competição. Ao menos na X há distinção entre manutenção p/ lazer e p/ competição.

Mas como citou o Gelous, ninguem é tão fiel ao manual assim. Mas isso não quer dizer q os donos sejam desleichados com a moto. Eu levei a minha pra rever folga de valvulas já passadas das 50hs de uso. 1 válvula estava fora de especificação e foi trocado pastilha. Meu mec recomendou voltar lá com mais 20hs pra ver se de novo sairá de espec. Aí poderá ser valvula gasta. De resto, eu sou mais criterioso com troca de óleos - como a maioria é - e principalmente com lavagem de filtro (toda trilha!).

Não fique com receio de pegar moto por causa de horas de manutenção de manual. Seja cuidadoso e não terá problemas! Afinal, os manuais são assim mais rigosos pois se trata de um modelo puramente de competição! Isso é q separa as especiais das demais motos! Mesmo sendo a DRZ uma especial, não é de alta performance como as CRF, YZF etc.

E como vc mesmo disse, não aceleramos como se fosse final de campeonato!

Boa sorte!

cadu
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

whoshiley,
A minha moto está com 22hs de uso.

Só penso em abrir o motor dela com 50hs.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Cara, não preisa trocar assim nao...............

Ja vi 250F com quase 4 anos sem abrir o motor.............
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

bessa27 escreveu:Cara, não preisa trocar assim nao...............

Ja vi 250F com quase 4 anos sem abrir o motor.............
Mas no mínimo cheque a folga de válvulas! Isso é o mais importante, pois pode danificar cabeçote e cilindro se sair muito da especificação!
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Hum, interessante.
obrigado galera, fiquei bem mais aliviado com meus gastos com relação ao motor:-)

estou pensando em pegar uma moto nova, ficar com ela 1ano e meio no maximo e passar pra frente, ai nunca vou ter problemas e demais gastos com ela.


agora em relação ao oleo, como é a troca???

outra coisa, fiquei sabendo que motores 4t nao é igual 2t que abre pra ver e fecha sem trocar nada. se abrir o motor, pelo menos os aneis tem que trocar, pois os aneis não dão o mesmo ajuste de como era antes e pode ficar fumando isso é verdade ????

robertovarela, onde vc comprou e quanto voce pagou na sua moto, ela é oficial? ela veio com kit de pistao para reposição?
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

A minha foi comprada no Tonin Bala(www.toninbala.com.br) e é oficial sim, nota honda com kit de peças, custou R$ 24.500,00

Troco o óleo a cada 6hs de uso, utilizo ELF 10w 40 no motor e motul transoil 10w30(vou passar a usar o Repsol gear 10w 30).

Sim, as 4 tempos ao abrir o motor tem que trocar os anéis e junta do cabeçote.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Essas questões são complicadas.
Não são fixas. Não há fórmula mágica.
Motos não são iguais. Mesmo da mesma marca e série.
Tem inúmeras variantes (combustível, uso, clima, terreno, altitude, vícios de pilotagem, etc e tal).

Todos citaram motos com décadas de uso e nada. E é verdade.
Ninguém falou de conhecer uma com menos que o manual recomenda que deu pau. E tem aos montes.

Cuidado.
Off Road sempre vai ser uso extremo do equipo. Quem pilota muito desgasta tanto quanto quem pilota menos.
Motor de alta performance é frágio.
Moto de alta performance por conta de levesa dos materiais é frágil.
Folga de mm (as vezes até a falta dela) em qualquer lugar que leve a torção ou pancadinhas (em aluminio principalmente) causa fadiga, mais folga, o que leva, invariavelmente à quebra.

Amortecedor desregulado trinca quadro, balança e links.

Enfim, qualquer coisa desregulada causa desgaste, e num conjunto -como é a moto - o desgaste de um leva ao desgaste de outros.
Até pneu em mal estado faz gastar mais relação, cilindro e anéis do pistão.

Não acelerar muito, ou um retentorzinho de "M" danificado ou mal colocado, causa "carbonização" acima do esperado o que significa, peças com camadas duras de "carvão" desgastando umas as outras (lembre-se que elas foram projetadas pra trabalharem sem essa crosta).


Tenha sempre em mente que manutenção e moderação nunca vai ser demais.

Moto especial tem de ta afinadinha, redonda. Escutou qualquer nhec nhec pode parar que já é tarde.

Parece até que sou pessimista, mas quem cuida é recompensado.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

ale primo,
entendi perfeitamente o que você quis dizer...

obrigado pelas dicas.

robertovarela,
obrigado pelas informações, vou levar em conta todos os ensinamentos aqui.

so mais uma pergunta: no inico do ano a moto é mais cara e no meio do ano ela fica mais barata ou é tudo o mesmo preço????
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Não há grandes diferenças.
Deixa o cascaiu aplicado e quando der manda ver.

Não canso de repetir "MOTO ZERO É A MELHOR MARCA".
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

oque o Ale quiz dizer é verdade, e tbm acho que a melhor moto é a 0km.......


Agora só pra lembrar que eu disse, e falo = fazer o motor de uma CRf250R é praticamente (se não for mais barato) que fazer o de uma CRF230 ou tornado........
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Mensagem por Gustavo250R »

nossa bessa axo que vc ezagerou um poko pra fazer a aprte de cima da minha 230 foi 420 reais... mais da pra comprar pistao e aneis de uma 250f importada...
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Mensagem por Gustavo250R »

caso o cabra conseguiu acabar com o cilindro inteiro eh 2 pau dro saco das nacionais 800 a 1000 reais

http://www.hparts.com.br/index.asp?loja ... 0&id=26219

caso for so uma troca de aneis e pistao 550reais
http://www.hparts.com.br/index.asp?loja ... 0&id=29405

mais pessoal vamos pela logica quem tem dinheiro pra pagar 24 pau ou ateh mesmo 18 ou 20 mil reais em uma moto pra lazer tem que ter algum dinheiro sobrando pra manutençao da moto OK? ou nao? uahsuahsua
flw
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Ooooooooooo doido Gustavo250R, pagar 560 reais num pistão???
Ebay tem vários por 149 dolares hehehehe. eu prefiro comprar lá.

No mais a ideia que voce falou e essa mesmo, se o cabra tem 20 conto pra pagar numa moto, nao vai ter 500 pro pistao hehehe. mas é sempre bom economizar... :-)
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

tem cilindro de 800,00 no Brasil para CRF
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem