PODIUM OU COMUM?

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Solta o parafuso (arlem ou 19) e deixa vazar, depois manda um jato de WD.
Ou deita no chão e deixa "mijar".
carvalho_leonardo
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 03 Janeiro 2008 à26 06:10

Mensagem por carvalho_leonardo »

Se colocar a torneirinha na posição off e deixar a moto ligada até que ela desligue sozinha, por falta de combustível, não funciona no quesito de sangrar o carburador?
ale primo escreveu:Solta o parafuso (arlem ou 19) e deixa vazar, depois manda um jato de WD.
Ou deita no chão e deixa "mijar".
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

chicones escreveu:Realmente já ouvi muitas reclamações e relatos negativos sobre a podium... mas nunca consegui notar uma diferença no comportamento das motos usando comum ou podium, pelo menos na CRF 230 não até porque se nao me engano ela estava regulada para comum então direto a moto embolava em baixa..estava ruim e além do mais ainda usava acelerador de curso rápido então complicava mais ainda!..o PORQUE? eu sinceramente nao sei...

Nas 2t eu nao sei como é o funcionamento até aonde pesquisei não é uma boa usar gasola aditivada, a comum o povo nao aprova pelo baixa qualidade em geral, e a PODIUM além de ter um problema de disponibilidade é complicada por ser adulterada muitas vezes e gerar problemas de "ressecamento"...

Creio que no balanço seja bem melhor o uso da PODIUM, mas muitas coisas jogam ela pra baixo..

Vamos esperar..hehe

Abraço
O porque?

A podium enrriquece a mistura, ou seja sua moto falando no mais puro leigales , engrossa, e se ela já estivesse assim um pouco grossa na comum se vc colocar podium fica uma merreca, se for avigas então ela nem anda...
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Se colocar a torneirinha na posição off e deixar a moto ligada até que ela desligue sozinha, por falta de combustível, não funciona no quesito de sangrar o carburador?

ale primo escreveu:
Solta o parafuso (arlem ou 19) e deixa vazar, depois manda um jato de WD.
Ou deita no chão e deixa "mijar".
O chato vai ser esperar uns 15 minutos com a moto ligada.... as 4ts funcionam muito tempo com a torneira fechada cara.... :roll:

E quanto a usar pódium, segunda minha moto vai para revisão e volta carburada para usar só ela ! 8)
carvalho_leonardo
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 03 Janeiro 2008 à26 06:10

Mensagem por carvalho_leonardo »

Realmente!
Na verdade fiz isso semana passada, pois queria deixar o carburador seco na intenção de que sem gasolina e com a moto parada por um longo tempo, não forme goma dentro do carburador.
A moto este há duas semanas desligada, não quero ter problemas quando sair para trilha sábado pela manhã.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Eu num reclamo da Podium não.
Mas antes, na 2t, era completamente dependente.
Já na 4t to nem ai. Saio de casa com 1 ou 2 Litros de Avigas, e se quiser usar uso, senão não.
E Podium ou V-Power eu acho facinho.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Gargamel escreveu:
Se colocar a torneirinha na posição off e deixar a moto ligada até que ela desligue sozinha, por falta de combustível, não funciona no quesito de sangrar o carburador?

ale primo escreveu:
Solta o parafuso (arlem ou 19) e deixa vazar, depois manda um jato de WD.
Ou deita no chão e deixa "mijar".
O chato vai ser esperar uns 15 minutos com a moto ligada.... as 4ts funcionam muito tempo com a torneira fechada cara.... :roll:

E quanto a usar pódium, segunda minha moto vai para revisão e volta carburada para usar só ela ! 8)
O que eu fazia era fechar a torneirinha faltando uns 100m pra chegar em casa ou na carretinha. A minha era uma DT. Talvez numa 4T se fechar um pouco antes...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Num seca a cuba assim em moto 2t que tu pode travar o motor.

Num quer soltar parafuso? Deita a moto no chão que vaza tudo.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

ale primo escreveu: A Podium 98
A V-Power 96 e leva aditivos
Valores corretos:

PODIUM - BR
1) O que é a gasolina Petrobras Podium?
- É um novo conceito de gasolina que tem a aprovação da Equipe Williams F1. Ela foi desenvolvida utilizando-se a mesma tecnologia empregada pela Petrobras na concepção da gasolina de Fórmula 1.

Legalmente, para efeitos de classificação na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), é uma gasolina tipo Premium, com características diferenciadas: possui octanagem de 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composição especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.

fonte: http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... enDocument

V-POWER - Shell
A nova Shell V-Power possui uma octanagem maior que a gasolina comum ou premium ?

A nova Shell V-Power possui a mesma octanagem (87 AKI) das gasolinas aditivadas e comum, disponíveis no Mercado Brasileiro. Entretanto, para os consumidores que possuem veículos com motores de alto desempenho, onde a octanagem seja percebida, a Shell criou a gasolina V-Power Racing. Produto de maior octanagem (91 AKI), desenvolvido para conferir os mesmos benefícios de proteção, limpeza, e resposta em aceleração, com diferencial de performance pela presença da maior octanagem. A gasolina V-Power Racing está disponível somente em algumas praças.

fonte: http://www.shell.com/home/content/br-pt ... 705.html#7
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

ale primo escreveu:Num seca a cuba assim em moto 2t que tu pode travar o motor.

Num quer soltar parafuso? Deita a moto no chão que vaza tudo.
Realmente qdo tá acabando ela grita!

O que eu fazia era matar quando ela começava a gritar, mas realmente não é a forma mais correta, apenas a mais preguiçosa :roll: :roll:
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Deita ela no chão que vaza tudo.
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Mensagem por Fauze Said »

Na minha Crf 230 eu comecei utilizando comum, de uma semana para outra mudei para Podium, mas mantive a mesma regulagem de carburador, motor, etc (tudo original). Não sei se eu é que estava num dia ruim, mas tive a impressão de que a moto ficou pior de baixa, apagando com mais facilidade. Isso faz sentido?
Até hoje continuo andando com podium, mais para preservar o motor do que por desempenho.
deco 100 tranquera
Super Membro
Mensagens: 1254
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à13 10:02

Mensagem por deco 100 tranquera »

Eai galera, na 2t (dt 200),eu procurava usar sempre podium...mas como nas provas de regularidade geralmente precisa abastecer no neutro. Eu acabava abastecendo com o que tinha no local. Honestamente fazia a outra parte da prova sem problemas.
Agora comprei uma dr 350 e to com essa duvida tb... melhor deixar regulada pra comum , ou deixar pra uma gasolina mais forte ?
Dá pra trocar de combustivel no meio da prova normal?

Abraço
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Quem disse que podium preserva motor, puts LENDA SEM FUNDAMENTO.
ao contrario, ela detona por ser mais seca e levar alcool do mesmo jeito.

Que ela NA CARBURAÇÃO CERTA deixa a moto mais esperta de resposta tudo bem.

Mas é só.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Não me levem a mal.

Repito.

Uso e gosto dela.

Hoje - hehehehehehehehe - usei ela com AVGAS. AFFFFFFFFFF
Num lembro de ter usado 4.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

ale primo escreveu:Quem disse que podium preserva motor, puts LENDA SEM FUNDAMENTO.
ao contrario, ela detona por ser mais seca e levar alcool do mesmo jeito.

Que ela NA CARBURAÇÃO CERTA deixa a moto mais esperta de resposta tudo bem.

Mas é só.
Faz sentido sim Ale. Ela cria menos depósitos no motor.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Eu ia escrever muito.

Da uma pesquisada:

E parta do princípio de se usar gasolina de boa qualidade.

alguns links:
http://www.carroantigo.com/portugues/co ... solina.htm





Só uma pergunta?
Já teve algum carro danificado por não usar Podium?
Esqueça as gasosas batizadas.
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

tsc, tsc, tsc...

qta coisa maluca foi dita...

a gasolina Podium é melhor do que a comum aditivada e a comum aditivada é melhor do que a comum sem aditivo.

aqui no Brasil a peãozada sempre inventa umas perolas pra justificar o uso de algo q é inferior, como se isso fosse uma grande sacada.

o manual da CRF230, recomenda o uso de gasolina Premiun, q no caso é a Podium, o q não significa q isso vai trazer melhores resultados ou que usar uma gasolina com octanagem ligeiramente inferior vai baixar o desempenho.
mas usar gasolina aditivada sempre será melhor do q usar gasolina sem aditivo.

não existe gasolina seca e gasolina molhada, todas as gasolinas, vendidas em postos, tem as mesmas caracteristicas quimicas, com o diferencial de octanagem q é em função das propriedades antidetonantes, que faz com q o combustivel resita a uma pressão maior antes de explodir.

em uma moto 2T a diferença seria mais perceptivel.

agora dizer q gasolina aditivada não deve ser usada em motos 2T é a melhor de todas.
nos USA toda gasolina é adtivada, por uma exigencia governamental, ja que com a gasolina adtivada o carburador/injeção ficam mais limpos, tornando o motor mais eficiente e diminuindo a emissão de poluentes.

será q lá eles compram gasolina brasileira no mercado negro pra colocar nos motores 2T ?

É muito dificil a gasolina Podium ser adulterada, pois este produto é vendido diretamente pela BR Distribuidora, somente para postos auditados.

Quem adultera gasolina não é o posto, mas sim as distribuidoras, o q nao significa q vc não encontre gasolina adulterada em postos BR, mas certamente não encontrará nos postos BR q vendam Podium, até mesmo pq a maioria deles é de propriedade da própria BR Distribuidora.

Ainda que alguem resolva adulterar a Podium, nao será um bom negócio do ponto de vista financeiro, já q é um produto q gira muito pouco.
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Mensagem por Fauze Said »

Até na cor da Podium aparenta ter menos impurezas, é gritante a diferença. Na hora de abastecer eu uso uma mangueira transparente, às vezes até fico em dúvida se a gasolina esta descendo.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

MFD, concordo plenamente contigo.

E vou dizer que esse assunto em forum de barcos sai os mesmos pegas. Mas la eles tem outras variaveis (consumo, entupimento de bicos e carburadores, tempo que o barco fica parado, deteriorização mais rápida do combustível se for no litoral, 2t/4t, etc e tal.)
A culpa pra eles é sempre do alcool na mistura.
Uma saída, é usar um kit Avgas. Ai antes de parar o barco eles mudam a chave e para de injetar o combustível comum e entra o avgas limpando tudo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem