PODIUM OU COMUM?

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

nos USA, existe a gasolina de competição, que tem octnagem alta, semelhante ao alcool e q tem um lado muito negativo que é o de formar goma dentro do motor.

como motores de competição são abertos com muita frequencia, o problema da goma se resolve, mas pra quem usa a moto de forma amadora e demora pra abrir o motor, se torna um problema.

dai muita gente relaciona textos onde se fala dos fatores negativos da gasolina de competição (q nada tem a ver com as Premium ou Racing brasileiras), com algum problema que poderia ser causada por usar gasolina aditivada, sendo que na prática ocorre exatamento o contrário.
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Mensagem por zambapower »

Ja me falaram que usar avgas pura na yz 125 a moto se transforma , alguem ja fez este teste tava pensando em fazer isso pois tenho amigo que usa na yz 250 dele avgas pura !
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Um parceirão de mx usou muito tempo Avigas pura na 125 dele.
Encapetada. Kit de aumento de potência.
Agora ele ta de 250F e usa meio a meio com comum.
Mas o cabra acelera pacas.

Faça o teste. A danada fica bem espertinha.
E o cheiro de avigas com motorex é gostoso pacas.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Valeu MFD pelos esclarecimentos. Ce pode até mudar seu avatar aí!

Eu tava quase misturando creme hidratante na Podium q uso na minha moto tão preocupado estava com esse história de ressecamento...

Afinal, como fica o metal ressecado? Fica "descamando"?

Fala sério! rsrs
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Mensagem por Fauze Said »

Acredito que quando falam de ressecamento eles referem-se as juntas, mas se isso for possível vai acontecer com qualquer combustível que contenha álcool, salvando só a Avgas que até onde sei é recomendado utilizar meio a meio com gasolina comum.
O que vocês sabem sobre os benefícios da ausência de chumbo na Gasolina Podium e outras?
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

A ausência de chumbo significa menos metais pesados nos gases emitidos.

Sobre ressecar borracha, tenho um exemplo prático: só uso Podium no reservatório de partida a frio do meu carro. O plástico está branquinho como original. Vcs já viram como fica com gasolina amarela? O plástico mancha todo.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

carlos_edu escreveu:A ausência de chumbo significa menos metais pesados nos gases emitidos.

Sobre ressecar borracha, tenho um exemplo prático: só uso Podium no reservatório de partida a frio do meu carro. O plástico está branquinho como original. Vcs já viram como fica com gasolina amarela? O plástico mancha todo.

Exatamente... bem lembrado

Faço isso tb no reservatório da Montana...
Os caras do posto qdo vão conferir querem botar comum e eu nao deixo.. hehehe
Gustavo250R
Membro
Mensagens: 719
Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42

Mensagem por Gustavo250R »

OTIMO TOPICO!!!!!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

O chumbo tem malefícios como ser cancerigeno e de entupir se adicionado a esmo na gasosa.

Mas ele aumenta a octanagem, resfria o motor pela troca de caloria.

Tava vendo uma reportagem da StockCar e o carro do cabra consome 1L de avgas a cada 750m!!!!!!!! :shock:
E também num sabia que eles são obrigados a usar 3 tipos de combustível.

A Petrobras vende uma tal de F3 de exatas 100ocatnas e livre de alcool. Nuns galões de 20L.
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

Sera que compensa comprar esta F3? qual o preço,,alguem sabe?
Tava pensando em voltar usar meio comum e meio podium. Tenho a leve impressao que meu motor respondia melhor e que durou mais :|
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

manda ver na Podium pura

se a diferença de preços fosse enorme, valeria a pena fazer mistura, mas acho q a escala não justifica o trabalho.

não ha nenhuma desvantagem no uso da Podium em relação a comum aditivada e principalmente a comum sem aditivos.
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

Mas a questão da Podium gerar ressecamentos, ela sendo misturada meio a meio traria beneficios,nao?
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

O problema de adquirir a F3 é armazenagem.

Perigoso armazenar gasosa em casa.


pedrohrios, o MFD comentou sobre esse lance de ressecamento. Suba o tópico.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Num sei se dura mais o motor.
Mas gostei do resultado de Podium+VPower.
Usei sábado no Calango e achei que ficou mais dócil, principalmente em saída de curva.
Amanhã vou pro Beco que é outra tocada e vai dinovo essa mistura.
Mas ta 3 de podium pra 1 de aditivada.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Engraçado que a galera que anda sempre junto comigo cada um tem um combustível diferente.

Só Podium
Podium com avgas
Podium com comum
Avgas com comum
avgas com aditivada
só comum
só aditivada
e ai vai.
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

pedrohrios escreveu:Mas a questão da Podium gerar ressecamentos, ela sendo misturada meio a meio traria beneficios,nao?
não acredito nessa história da Podium gerar ressecamento

ela é uma gasolina como as outras, apenas com maior octanagem e com aditivos de propriedade detergente.

eu diria q essa história de ressecamento é mais uma lenda urbana, muito util pra justificar qdo alguma coisa na moto não vai bem.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

mfd escreveu:
pedrohrios escreveu:Mas a questão da Podium gerar ressecamentos, ela sendo misturada meio a meio traria beneficios,nao?
não acredito nessa história da Podium gerar ressecamento

ela é uma gasolina como as outras, apenas com maior octanagem e com aditivos de propriedade detergente.

eu diria q essa história de ressecamento é mais uma lenda urbana, muito util pra justificar qdo alguma coisa na moto não vai bem.
Pode apostar que causa.
Encatar boia do carbura ela com ela mesmo.
Se a moto tiver partida quente ou descompressor no dedo também trava.
Isso de ser seca, é pq ela queima bem e num sobra nada além do alcool pra corroer.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

E o álcool não queima Ale?
Eu quero continuar a discussão pois o tópico tá bão: o q trava a bóia (agulha da bóia) na minha opinião é o álcool!

Alguém já experimentou deixar gasosa amarela pra ver se tbém num trava? Eu não uso amarela.
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

A Amarela queima tbm , meu amigo usa comum e ai ela fica uns 3 meses ou ate maisparada, ai depois na hr de ligar,a boia dele fica agarrada e custa a desagarrar! :mrgreen:
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Mensagem por Fauze Said »

Em outras palavras existe a desconfiança que a Podium é mais volátil e evapora deixando resíduo de álcool no carburador é isso? Quanto tempo à moto deveria ficar sem uso para isso acontecer?
Acho que se a moto for ficar muito tempo parada, seja qual for o combustível, é recomendado sangrar o carburador.
Acredito que a Podium ainda leva vantagem por ser mais confiável que uma comum que pode estar adulterada com solventes e álcool excessivo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem