Como testar o conjunto Acionador e Corrente de Comando

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Como testar o conjunto Acionador e Corrente de Comando

Mensagem por lagatixa »

Espero aqui poder facilitar a vida de quem está com a corrente de comando batendo e não sabe examinar se o problema real é a corrente, o acionador com a mola cansada ou os dois. Quando você escutar aquele barulho de máquina de costura orvelock, dê uma paradinha na moto para resolver a bronca, é tudo muito simples e bem explicado, com poucas ferramentas e pouco consumo de tempo se faz isso. Esse teste serve para XR 200, NX 200, CBX 150, CBX 200, NX 150, Bros 150, XR 250, CBX 250, CG 150, NX4 400.

Para quem tem pouco conhecimento: O comando de válvulas na moto é transmitido através de uma corrente (ou vareta nas mais primitivas)ligada no eixo da cambota (virabrequim) até o eixo de comando na parte superior do motor , nos carros usa-se correia dentada. Com o uso, a corrente apresenta fadiga e para compensar isso existe um tensor de baquelite, fixo na parte posterior do motor para guiá-la, e na parte traseira há um tensor móvel, o qual é pressionado contra a corrente pelo Acionador do Tensor da Corrente de Comando.

Nas motos Honda de 200cm3 a 250cm3 nacionais as quais fazem uso da mesma peça, tem-se frequentemente notado a fadiga do Acionador do Tensor da Corrente de Comando, e isso ocorre sem um período base de uso, podendo ocorrer aos 3000km de uso ou 50000km. A forma com que foi arquitetada a peça faz com que a mesma retorne com a vibração da corrente em cima dela. Pode ocorrer também o limite de uso da corrente de comando e o tensor permanecer funcional. O que acontece é que as vezes é trocada a corrente sem ter sido dada uma atenção especial no acionador do tensor da corrente de comando que as vezes é o culpado. Pode até resolver com a troca da corrente por alguns meses, porque com a corrente nova, o acionador do tensor vai trabalhar no início do seu curso (maior pressão da mola). Segue abaixo como se examinar na sua moto, onde está localizada a fadiga.

1 - Para começar, retire o escape da moto (XR 200 e Tornado), no caso da XR 200 deve-se retirar o motor de arranque também (dá para retirá-lo sem retirar o carburador, irá precisar de uma chave combinada de 10mm).

2 - Com uma chave allen de 5mm retire o acionador do tensor, o qual estará totalmente estendido (com a ponta pra fora). Nas motos mais novas a fixação é com parafuso sextavado de 8mm, fazendo-se necessário o uso de uma chave canhão soquete. A partir daí já podemos iniciar os testes no conjunto.

3 - Com o acionador todo estendido, tente recolocá-lo na base onde estava, apenas encostando na sede com a mão, sem forçar muito. Se ficar alguma distância entre a peça e a parede do motor, significa que você ainda tem corrente em condições de uso. Quanto menor essa distância entre a peça e a sede, implica em desgate mais acentuado da corrente.

Imagem
Acionador do tensor estendido.

Imagem
Acionador sendo colocado na sede para testar desgaste da corrente.
Não reparem que eu estou mostrando em um cilindro vazio.

4 - Agora nos resta fazer o teste do acionador, simularemos com as mãos o funcionamento da peça no motor. Com ele todo estendido, coloque a peça com a ponta para baixo em cima de alguma superfície, com uma mão aberta faça um pouco de pressão em cima da peça (como na figura abaixo) e com a outra mão, dê umas "marteladas" em cima de sua mão para verificar se a peça sede a pressão. A pressão com a mão simula a pressão entre o acionador e o tensor, enquanto que as pancadas com a outra mão simula a vibração do motor. Se isso acontecer e a peça recolher, significa que o acionador deve ser trocado, caso contrário pode recolocá-lo no lugar.

Imagem

5 - Recolocação da peça na sede (finalização dos testes). Para se recolocar a peça no lugar, deve-se recolher a ponta da peça que agora encontra-se estendida. Pra isso abra a tampinha que tem na parte externa com uma chave philips (vulgo estrela), e agora com uma pequena chave de fenda, gire no sentido horário até a ponta recolher totalmente, quando isso acontece ela trava com a ponta recolhida e assim permanece quando se retira a chave.

Imagem
Peça sendo recolhida para recolocação.

6 - Reencaixe a peça no motor, troque a junta se necessário e fixe com os parafusos, com uma pequena chave de fenda, gire no sentido horário a peça para destravá-la. Uma pancada, com o cabo de um martelo por exemplo, também faz com que a peça destrave e voltei a acionar o tensor. Após isso feche a tampinha.

Uma observação: Na twister o exame pode ser simplificado da seguinte forma, como o escape não passa pela frente do acionador. Basta retirar a tampinha e colocar uma chave de fenda pequena (tudo isso sem desmonstar nada, com a peça no motor). Dê partida na moto e com a chave de fenda, gire no sentido anti horário, se o motor parar de bater corrente, significa que você ainda tem corrente em condições de uso, caso contrário, deve ser trocada. Se o acionador do tensor da corrente de comando estiver com a mola cansada, quando acelerar a moto, você vai ver a chave de fenda girar no sentido horário sozinha (acionador recuando com a vibração da corrente)!!! Isso implica em dizer que o mesmo deve ser trocado.

Quando se faz necessária a troca do acionador do tensor da corrente de comando, eu particulamente, não recomendo a peça original, pois irá entrar em fadiga novamente, mais cedo ou mais tarde (já acompanhei alguns casos). Aconselho a utilização da peça paralela produzida pela Plasmoto que além de ter a qualidade já comprovada (nunca vi queixas e eu mesmo uso a quase um ano), é mais barata que a original. Há também a mesma peça produzida pela WGK que parece ser ligeiramente mais barata que a da Plasmoto, mas usam o mesmo princípio de montagem.

O diferencial na peça paralela é que usa um sistema de cremalheira com uma trava que permite a peça avançar e jamais recua, então não há como perder eficiência, a corrente só vai saculejar quando realmente extrapolar a sua vida útil, fazendo agora só a troca da corrente e de repente seria até bom dar uma verificada se os tensores estão legais na hora da troca da corrente, coisa fácil de se verificar.
Editado pela última vez por lagatixa em 01 Agosto 2005 à55 11:33, em um total de 1 vez.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Show de bola !!! muito bom Lagatixa... se tivesse colocado 1 semana antes n teria pago R$ 20,00 pra tirarem o barulho de corrente na minha toni que paguei semana passa.. :? :? :? :?


huahuahauhauh... azar meu.... rs*

Parabens bro.
achira19

Mensagem por achira19 »

Muito bom mesmo... =D> =D> =D>
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

=D> =D> =D> =D> =D>
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Excelente!! =D> =D> =D> Altamente técnico... parabéns! :wink:
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Muito bom cara !!!! =D>
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Obrigado galera e me desculpem se demorei a pôr isso antes, mas é que faltava tempo para redigir isso nos mínimos detalhes e preparar as fotos. Além de que eu achei que já tivesse quase toda essa informação divulgada e espalhada no fórum daqui, mas de repente posso ter confundido com o fórum do Orkut. Acrescentei dois novos parágrafos que faltaram, isso eu fui de madrugada porque não estava conseguindo dormi com o nariz entupido e escarrando muito heheheheh

O motivo desse tópico é para o pessoal aprender a fazer em casa uma coisa simples e que até alguns mecânicos se enrolam porque não tinham nem idéia de como testar o acionador e nem imaginavam que a peça cansava. Eu fui vítima disso, joguei o lixo a minha corrente de comando original quando na verdade a bronca era o acionador, coloquei uma Can Chain e ficou apenas 4 meses sem bater, joguei mais uma corrente no lixo, aí o mecânico veio me dizer que eu comprei uma corrente da peba (ruim). Comprei uma DID pra ele calar a boca e depois de 3 meses voltou a bater, aí eu assumi a frente do serviço, examinei tudo minuciosamente, li bastante sobre, descobri que existia o outro acionador e procurei saber o motivo dele ser diferente, aí as coisas foram se iluminando e resolvi minhas broncas depois de jogar duas correntes no lixo e perder muito tempo e acumulado chateação.

Bem galera... é só! Se alguém aí de cima quiser editar para completar alguma informação, fiquem a vontade, e me desculpem as fotos grandes, eu errei meus cálculos porque eu estava usando a resolução aqui em casa de 1024 x 768 uahuahuahuahuahuahu
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Excelente....excelente.... =D> =D> =D>
achira19

Mensagem por achira19 »

Pow, tem que dar um premio pro carinha que sugeriu a criacao desse forum... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Vicente Tavares
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Abril 2005 à48 17:29

Mensagem por Vicente Tavares »

o brabo é o adesivo do Lula ali na parede, rsrs..
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

uahhuahuauahuauhahua esquece esse detalhe :P
Na verdade é uma tábua de passar que está em pé, e quem colocou o adesivo foi minha irmã, inclusive ela colocou um no meu guarda-roupas e quando tirei ficou aquela cola desgraçada! Argh! Que adesivo infeliz huahuahuahuahua

O que vale é o conteúdo né? Manera aí Tavares hehhehehe
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

Excelente este topico. Parabens.

A minha XR200 está justamente com este problema e estou tentando procurar informacoes a respeito antes de manda-la p/ o mecanico.
Eu queria pelo menos ter uma ideia do que poderia ser.

Esta peça da plasmoto é boa mesmo? Alem dela este conjunto todo: corrente de comando, esticador, tensor, guia, coroa, pinhao e etc podem ser paralelos e de qual marca?
Porque, só de curiosidade e considerando o pior cenario, eu olhei os preços deste conjunto de peças originais em autorizadas da honda e fica em quase mil pratinhas.
Vicente Tavares
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Abril 2005 à48 17:29

Mensagem por Vicente Tavares »

kra, o mecânico disse que talvez essa peça esteja ruim, estou pensando, e imprimir esse seu tuto e tirar uma manha de fds pra fazer isso..

abraços..
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Edu, a relação final (pinhão, coroa e corrente) pode colocar paralela que é tranquilo, se não me engano o conjunto da VAZ é dos melhores que temos. Pouca gente usa o original, o preço não compensa.

Tavares, quanto a peça da Plasmoto eu já uso há muito tempo e estou satisfeito. Ao lado de minha casa tem uma oficina, já vi muitas motos saírem com essa peça e nunca voltaram para reclamar.

Pode imprimir aí e fazer em casa que com poucas ferramentas e em menos de uma hora você examina esse conjunto todo. Acho que você vai precisar dessas ferramentas aqui:

- Allen 5mm para o acionador.
- Chave Phillips para a tampinha do acionador.
- Chave combinada 14mm para remoção da ponteira.
- Chave 12mm para afroxar a união do escape.
- Chave combinada 10mm pra remoção da curva e do motor de arranque.
rodrigo_m20
Membro
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Novembro 2004 à42 22:31

Mensagem por rodrigo_m20 »

Pergunta de leigo:

Dei um rolê de 320km pra ir e 320km pra voltar até o paraná no mesmo dia, na volta começou o tec tec, eu jah troquei o acionador botei o WGK.
De manhã quando ligo a moto o barulho é alto mas quando a moto tah quente o barulho abaixa.
Levei na honda e o cara falou q pode ser do acionador, q jah troquei, dai marquei revisao pro dia 10 e ele vai dar uma olhada nisso tb.
Mas tipo, a temperatura do motor tb influencia no sistema da corrente??
Me parece absurdo isso...

To achando q isso é válvula ou o na pior hipotese o pino do pistao.
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

E o esticador, tensor e guia tambem tem paralelos que sao bons?
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Rodrigo, quando se esta com a peca original, influencia sim porque quando esta no inicio do barulho, com o motor quente voce tem melhor lubrificacao do sistema todo. Bom... o teu problema pode ser outro, ja que voce trocou o acionador, agora verifica se a tua corrente ainda tem condicao de uso.
rodrigo_m20
Membro
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Novembro 2004 à42 22:31

Mensagem por rodrigo_m20 »

Blz vou fazer isso, agora dei uma escutada boa e desta vez deve ser a corrente, pois o barulho não é de válvula tipo tic tic, tem um som mais grave plect, plect. e com giro alto fica trrrááá'.

Vi no twister online que se a folga for grande mesmo corre o risco da corrente pular um dente nos comandos ou mais, será q chega a acontecer isso mesmo?? :shock:

Valeuu!!
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

olha... na parte de cima tem uma peça para evitar que isso aconteça, mas se a corrente estiver muito espichada ela pode montar em cima de um dente e forçar essa peça, pode causar um desastre aí. Ou essa folga pode comer a carcaça do teu motor batendo até furar.
Vicente Tavares
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Abril 2005 à48 17:29

Mensagem por Vicente Tavares »

vou fazer isso lagartixa, depois eu posto aqui os resultados, vou tentar fazer esse fds.. abraços...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem