Dica Oleo Filtro de Ar

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
brunopalm
Membro
Mensagens: 493
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à10 17:09

Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por brunopalm »

Olá pessoal, nao encontrei aqui e vou falar para todos porque eu nao sabia....
Acho caro pagar 40 reais em um oleo de filtro de ar.....
usava ate hoje oleo 90. mas acontece que o 90 nao eh muito eficiente pois ele escorre.....
descobri com um amigo um cara vende a ele um oleo a granel 15 reais o litro. trata-se de Oleo ULTRAMAX da Castro....superviscoso. É um oleo para motores a diesel.
ele é super viscoso a caixa é verde e o oleo tambem. coloquei no filtro de ar da moto e é outra coisa...muito bom....super viscoso vc ve os fios que ele faz.....
fica a dica

Castrol aperfeiçoa fórmula de lubrificante
Veículos com motores diesel e mais de cinco anos ganham lubrificante atualizado com a mais recente tecnologia, oferecendo mais benefícios em sua utilização.
Reportagem: Inailza Alves*

São Paulo – A Castrol reuniu a imprensa especializada para apresentar a revitalização do seu lubrificante Castrol Ultramax Viscus, voltado para motores diesel e com mais de cinco anos de uso. No aperfeiçoamento da fórmula, o lubrificante passa a ter um comportamento de cerca de 30% mais viscosidade quando o regime do motor encontra-se em altas temperaturas. Entre os ganhos em sua formulação constam também aditivos antioxidantes, que retardam o envelhecimento do óleo e aditivos detergentes e dispersantes, que mantém o motor limpo até que os resíduos sejam eliminados na próxima troca de óleo.

A alteração na fórmula do Castrol Ultramax Viscus também correspondeu em uma nova classificação, passando a SAE 25W-60 API CF, potencializando suas propriedades originais e proporcionando aumento de 15% de viscosidade nas altas temperaturas, quando comparado a um óleo SAE 25W-50, e 30%, se comparado a um lubrificante SAE 15W-40.
Os ganhos diretos para o motor refletem em mais proteção e maior redução do consumo de lubrificante quando o motor está em regime de rotações mais elevadas.

Tecnologia própria – A nova formulação apresentada pela Castrol inclui uma tecnologia de aditivação exclusiva, denominada Viscus, que confere maior “liga”, aderência e coloração esverdeada ao produto, tornando-o muito mais eficiente na redução de folgas e no aumento de pressão do motor, reduzindo também o consumo de lubrificante.

A viscosidade extra do lubrificante, associada à tecnologia Viscus, forma uma película de lubrificação mais espessa, fortemente aderente e resistente, que atua nos momentos críticos de operação do motor. O resultado é a melhor vedação de motores com alta quilometragem, otimização da sua potência e aumento de sua vida útil. Desse modo, ocorre uma redução no consumo de lubrificante, propiciando não só economia, como menor emissão de gases poluentes.

O novo lubrificante já está à venda em postos de gasolina, truck centers, trocas de óleo, lojas de peças, oficinas mecânicas, e outros pontos de venda, em tambor de 200 litros, bombona de 20 litros, galão de 3 litros e embalagem de 1 litro.

http://www.mecanicaonline.com.br/2006/0 ... tramax.jpg" target="_blank
Hombre
Membro
Mensagens: 263
Registrado em: 09 Dezembro 2009 à15 09:48

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por Hombre »

sou novato, então... minha XR 200 precisa de óleo no filtro de ar tb? oÔ

o único óleo de filtro de ar que já ouvi falar era aquele lubrificante, que poderia ser borrifado sobre o filtro pra impedir a poeira de passar...
mesmo assim ouvi contra indicações e optei por não utilizar...

mas aproveito pra deixar minha dúvida tb... valeu!
roceme
Membro
Mensagens: 612
Registrado em: 16 Maio 2008 à16 10:16

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por roceme »

Na boa eu nao acho que sai caro usar um bom oleo de filtro nao.. tipo Motul ou motorex.. vc paga um pouco alto mas dura muito... eu comprei o meu faz muito tempo, ando a cada 15 dias e ta quase cheio ainda.. Rende muito...E tranquilo para aplicar e garantido!!
Eu nao faria economia nisso nao.. anda com sossegado...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por ale primo »

Eu num troco a praticidade do Motorex ou do Twin Air nem pelo Motul, quem dirá por outros não específicos.

Mas legal a dica, enfim, quem num gosta dos específicos tem mais essa opção.
brunopalm
Membro
Mensagens: 493
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à10 17:09

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por brunopalm »

1 litro da apenas para 5 trocas no maximo. 50 reais + - um especifico...trocar por 15 reais por um tao bom qanto nao eh bom ?
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por guiaracar »

paguei 85 no motul
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por rallyman »

brunopalm escreveu:1 litro da apenas para 5 trocas no maximo. 50 reais + - um especifico...trocar por 15 reais por um tao bom qanto nao eh bom ?
Caraca então voce usa 200 ml cada vez? surtei:: hehehe
Já limpei meu filtro umas 20 vezes e não foi nem 400 ml do motorex ainda.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por ale primo »

Poxa Napalm coloca la no Pérolas do Questões esses 5 no max.
Com mais de 20ml de óleo no filtro já num passa ar, imagina com 200.................
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por GELOUS »

roceme escreveu:Na boa eu nao acho que sai caro usar um bom oleo de filtro nao.. tipo Motul ou motorex.. vc paga um pouco alto mas dura muito... eu comprei o meu faz muito tempo, ando a cada 15 dias e ta quase cheio ainda.. Rende muito...E tranquilo para aplicar e garantido!!
Eu nao faria economia nisso nao.. anda com sossegado...
X1000!

Eu gasto feliz 60 contos num Motorex! Dura a vida inteira (normalmente eu troco de moto umas 8 vezes antes de acabar o óleo de filtro rindo3:: ), é feito para aquilo, aplica fácil, sabe que vai segurar a sujeira, enfim... vale a pena.

E olha que normalmente ainda empresto pros amigos, pros mais chegados até cedo um pouco do óleo e dura até acabar! rsrs
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por Selvagem »

Elton escreveu:cara imagina como ele faz
disserto embebeda o filtro com oleo e expreme rsrs to so imaginando a "M" kkk

Acho que seria legal explicar a maneira correta de aplicar o óleo, eu também tenho dúvidas de como é a maneira correta... medo:: blink::
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por GELOUS »

Selvagem escreveu:
Elton escreveu:cara imagina como ele faz
disserto embebeda o filtro com oleo e expreme rsrs to so imaginando a "M" kkk

Acho que seria legal explicar a maneira correta de aplicar o óleo, eu também tenho dúvidas de como é a maneira correta... medo:: blink::
Uai, moleza. Vou falar do jeito que faço.

Pegue o filtro, limpo por gentileza, coloque dentro de uma sacola plástica. Vá derramando o óleo de filtro em cima dele (igual vc põe azeite na salada rsrsrs). Depois que já tiver colocado o filete de óleo em cima de boa parte do filtro, feche a sacola e dê aquela mexida, como se tivesse "esfregando", no "conjunto" filtro/sacola para espalhar bem o óleo, de modo que fique homogêneo. Espere secar, monte no lugar e bora andar!
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por carlos_edu »

PQP 1 litro de óleo de filtro para 5 rolês?? Onde vc estão jogando esse óleo? Desse jeito não há bolso que aguente mesmo. É desperdício puro!

Na boa, vale muito a pena usar um bom óleo de filtro pois do bloqueio de partículas pro motor é que se obtém da durabilidade dele. Pq arriscar?

Não existe malefício em usar óleo no filtro. Ao contrário. Não há como somente a espuma do elemento barrar o pó.

Esse óleo até pode ser uma alternativa aos óleos específicos para filtro desde que não escorra fácil. Senão, fica para a avaliação de quem vai usá-lo saber se vale a pena arriscar um motor. Ainda mais se esse motor for de uma especial.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por jjacob »

Olha eu sempre coloquei oleo de motor no filtro de ar, tenho separado um pode de oleo que uso para molhar o filtro e lubrificar a corrente. O procedimento é molhar o filtro limpo e seco com oleo depois expreme-lo em cima do funil e o excesso volta para o pote.
roceme
Membro
Mensagens: 612
Registrado em: 16 Maio 2008 à16 10:16

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por roceme »

Acho que o pessoal ja falou tudo... Nao tem como gastar tanto assim na aplicacao.. entao vale a pena investir e andar tranquilo...
Nao sei como se comporta esse alternativo.. no meu caso eu nao arrisco... Nem o Frigeri nao vale a pena...
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por Gargamel »

Humm... nem na época das DTs eu usava oleo diferente do especial.....

O oleo pra filtro (bom) parece uma cola de sapateiro, só q bem mais fina, até o cheiro é igual.

Economizar isso em motos especiais é dar tiro no pé.

A primeira coisa a sofrer são as valvulas, aí não pega direito, fica falhando....

Resumindo: não uso oleo d motor pra filtro nem Fu...... Naonao::

To usando esse mesmo motorex q o Gelous falou, rende muuuuiiito !!!!!
brunopalm
Membro
Mensagens: 493
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à10 17:09

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por brunopalm »

pessoal realmente errei na conta...acontece que coloquei o oleo em um recipiente de tinta de cabelos de mulher....quando uso espalho os riscos no filtro ...consumiu quase a metade do recipiente de 200ml ou seja uns 70ml+-....o filtro da minha moto eh grande ....uma yz426f.....um litro da para usar umas 15 vezes + -.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por guiaracar »

Elton escreveu:o óleo deve ser passado só na parte de dentro do filtro, fazendo como se fosse passar azeite na salada.... aquele monte de risquinhos, nada de embebedar o filtro.
Depois faz como se fosse bater palmas com filtro entre as duas maos, de forma que as paredes internas se encostem, dissipando o oleo.

Como o filtro tem duas paredes, o oleo deve ficar só na parede interna. Assim fazem os corredores aqui da região, eu tb faço mas nao sou corredor hehe

E ainda uso uma toca de cozinheira por cima dele, depois de montado. Nunca mais tive graos de areia no filtro, melhor coisa que me ensinaram. Custa centavos uma daquela.

abraço
Gargamel escreveu:Humm... nem na época das DTs eu usava oleo diferente do especial.....
O oleo pra filtro (bom) parece uma cola de sapateiro, só q bem mais fina, até o cheiro é igual.
Economizar isso em motos especiais é dar tiro no pé.
A primeira coisa a sofrer são as valvulas, aí não pega dir
eito, fica falhando....
Resumindo: não uso oleo d motor pra filtro nem Fu...... Naonao::
To usando esse mesmo motorex q o Gelous falou, rende muuuuiiito !!!!!
é pode ser mesmo na 4T essa diferença... não tinhna pensado nisso, agora tenho que fica mais ligado.

por dentro Elton??? Eu uso por fora! e tb uso a toca de cozinheira!
mas pq dentro?
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por carlos_edu »

Tá aí uma dica q achei legal: touca de cozinheira!
É feito daquele material TNT (tecido não tecido), né?

E põe ela assim sem nada? Usa uma vez e joga fora? Pode dar mais detalhes?

E tbém estranhei essa do óleo por dentro do filtro. Eu uso por fora com a ajuda de uma bisnaga aplicadora e faço os riscos. Se bem q nem isso to fazendo pois está incluso na lavagem da oficina q levo.

ÓLEO DE MOTOR só poderia ser aplicado minutos antes de andar com a moto, pois caso contrário escorre todo e deixa o filtro só na espuma. De novo, não vale a pena o risco disso!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por ale primo »

Elton escreveu:
Nao adianta nada comprar valvula, magneto, escape, etc..., e andar com um filtro sujo ou saturado de oleo. O filtro novo da uma diferença escrota na força da moto, isso porque ele respira melhor. Já senti isso no braço e é muito diferente mesmo na minha parecia uns 20, 30% mais forte

To envolvido, número, genero e chamando no grau.rsrsrsrsrsrs
Vou dizer que nem dos filtros originais gosto.
Mas sou exagerado.
E depois que conheci o UNI nem Twin Air uso mais. O troço é outro nível e reduz pela metade o trampo e gasto.
Quanto a tal "segunda pele" de filtro - a tal toca da cozinheira - só uso quando ta muito seco e poeirão. Mas pra instalar e desinstalar o tal ela é muito prática.
ROGERIO-RS
Super Membro
Mensagens: 1135
Registrado em: 13 Julho 2009 à12 20:05

Re: Dica Oleo Filtro de Ar

Mensagem por ROGERIO-RS »

Ótimo tópico..valeu as dicas.... palmas:: palmas:: palmas::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem