Sopa de letrinhas...Entenda...

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Fabrício
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Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Sopa de letrinhas...Entenda...

Mensagem por Fabrício »

Bem galera...recentemente estamos discutindo a respeito dessas sopas de letrinhas...Andei estudando um pouco...e gostaria de compartilhar com todos...

Overlap = é o tempo em q as válvulas, tanto de admissão, quanto as de escape, permanecem abertas simultâneamente...
Geralmente isso acontece em motores aspirados com comandos "pesadíssimos"...
Alguns preparadores usam isso para tentar ganhar um pouco em altos regimes de giro....já q marcha lenta da moto fica uma merd@...
Por tanto, todos os motores q usam comandos...tem overlap...Resta saber qual a medida do seu motor.... :roll:

Lobe Center = em um grosso modo, lobe center é a distância em graus, que o "topo" do ressalto de admissão fica distante do "topo" do ressalto de escape.

Ele mede o quanto o motor gira ( medida de ângulo = graus ) desde o momento do máximo levante da válvula de admissão até o momento de máximo levante da válvula de escape...

Qnt menor esse valor, ou seja, maior o overlap, maior será o cruzamento das válvulas. Maior cruzamento de válvulas = motor mais "áspero". O inverso, menor cruzamento = motor mais "manso".

Lobe Center influencia principalmente na distribuição de torque durante a rotação.
Lobe Center 110º pra baixo indica q o torque vai ser concentrado uma pequena parte da faixa de rotação, vai ser um motor arrisco com o torque vindo tudo de uma vez, como um pico.
Lobe Center maior q 110º indica q o torque vai ser bem distribuído pela curva de torque, vai ser um motor agradável e com torque por uma ampla faixa de rotação.

Motores com lobe center baixo tb tende a embaralhar bastante, ou seja, o seu motor tem Overlap alto.

Lift é o tanto q as válvulas levantam, só isso. É medido em mm.

CFm = ou pés3/min: siglas para o inglês cubic feet per minute e sua tradução em português, pés cúbicos por minuto, são a medida americana de vazão, usada normalmente para indicar a capacidade máxima de um carburador.
Qual carburador usar? O de 750cfm ou de 650cfm?
Você já deve ter ouvido esta pergunta um milhão de vezes. Agora nos vamos dar a dica de como calcular a quantidade de cfms necessária para o seu carburador alimentar seu motor.

- CID : Capacidade volumétrica do motro em polegada (1 polegada = 16.389937 cc)

- RPM Maximo : O nº de rotação máxima que seu comando de válvula atinge

CID x RPM MÁXIMO / 3456

Exemplo:

O motor utilizado em nosso exemplo é CHRYSLER 318 POLEGADAS e utiliza um comando de válvula da ISKNDERIAM par. Nº 390181 / 280MEGA HIDRAULIC / RPM-RANGER 2500-6800/ LIFT 485”/ ADV DURATION 280º / 050 DURANTION 232º / LOBE CENTER 108º

- CID = 318

- RPM MÁXIMO = 6800



318 x 6800 / 3456 = 625.69cfm


625.69 cfm é a quantidade mínima de cfm que o carburador precisa ter para alimentar o motor.


Flutuação de válvulas: fenômeno que ocorre em rotações excessivamente altas, em que as válvulas não conseguem abrir e fechar com a rapidez necessária, tornando então irregular o enchimento e a exaustão de gases dos cilindros.

Pré-ignição: muitas vezes confundida com a detonação, é a combustão espontânea da mistura ar-combustível antes do aparecimento da centelha na vela, daí não apresentar como sintoma o ruído metálico conhecido como "grilo". Leva a aumento de temperatura e pressão na câmara de combustão e queda no rendimento, podendo furar pistões, derreter velas ou fundir o motor. O sintoma é a brusca elevação da temperatura do motor estando todo o sistema de refrigeração em ordem.
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