Aprenda como limpar filtro de Ar (Com fotos) COMPLETO
Enviado: 03 Março 2010 à20 08:48
Como limpo meu FILTRO?
Pessoal,
Sempre recebo perguntas dos novatos (e também de muitos experientes) sobre como limpar o filtro de ar de nossas motocicletas. A seguir, pretendo apresentar o procedimento que acho mais adequado.
O filtro é um elemento fundamental para a saúde e durabilidade do motor da moto. Ele tem a importante função de impedir a passagem para o interior do motos de poeira, detritos e folhas. Veremos como limpá-lo e montá-lo corretamente na moto.
O filtro de ar deve ser mantido sempre em condição de perfeita eficiência. Desta forma ele manterá a saúde do motor, principalmente previnindo o seu travamento ("fundir") precoce devido em maior parte a engripamento dos rolamentos e riscos nas paredes do cilindro. Para lavá-lo e lubrificá-lo, não espere que o filtro fique completamente sujo e se você usa a moto em solo muito arenoso, com muita poeira ou em condições extremas (o que não é raro em nosso esporte), você deverá limpá-lo com muita frequência (nos piores casos, praticamente a cada trilha): o tempo gasto nesta operação é muito pouco e o procedimento é bem fácil e evitará problemas mecânicos graves e perda de desempenho. Para começar, sempre lembre-se de usar os produtos específicos. Alguns solventes, por exemplo e a gasolina podem danificar a espuma (elemento filtrante) e a cola usada para juntar as partes do filtro, compromentendo a eficácia e colocando em risco também a integridade do motor.
Existem produtos especiais para limpeza das principais marcas (ex. Twin Air, Notoil, Putoline e etc) mas não são encontrados com facilidade no Brasil. Desta forma o mais recomendado é utilizar detergente ou sabão de lavar roupa (líquido ou em pó), dos solventes, o menos agressivo é o querosene, mas mesmo ele leva a um desgaste mais rápido do filtro.
Vamos a seguir, passo-a-passo, ver o procedimento de limpeza do filtro:
1- Retire o filtro de ar da moto. Uma boa prática é sempre se utilizar de luvas plásticas para proteger as mãos ao se manusear os filtro e limpá-lo.
2 - Imergir o filtro em um balde/bacia com a mistura de água e detergente/sabão para ele absorver o líquido de limpeza.
3 - A seguir, esprema (não torcer) o filtro expulsando o líquido e a sujeira. Tomar o cuidado de não agitar muito a mistura para que a sujeira se deposite no fundo e na parte de cima fique limpa, pois, para garantir uma boa limpeza, você deverá repetir várias vezes essa operação de imergir e espremer o filtro até que ele fique totalmente limpo.
4 - Enxaguar o filtro com água abundante (de preferência quente) , durante o enxagur vá espremendo o filtro até que saia apenas água limpa. Depois deixe-o para secar (pode ser no sol, não tem problema) até ficar totalmente seco.
5 - Agora você deverá lubrificar o filtro. A maneira mais indicada é colocar o óleo (específico para filtro de ar) em uma bacia/balde e imergir o filtro nele. Usando este método do balde você pode reaproveitar o óleo que sobrou nas próximas vezes.
6 - Agora você irá espremê-lo para retirar o óleo em excesso deixando uma camada bem homogênea sem excessos e que o filtro não respingue.
7 - Verifique se o filtro não possui mais nenhuma sujeira, principalmente na parte interna e acondicione ele em um saco plástico limpo para ele não se contaminar até a hora de colocá-lo na moto.
8 - Antes de remontar o filtro de ar na moto, limpe toda a caixa de ar, principalmente o bocal da luva do carburador para assegurar que nenhuma sujeira vá para o carburador, e mesmo durante a limpeza tome cuidado para nenhuma sujeira cair dentro da luva.
9 - Antes de colocar o filtro de ar, passe uma fina camada de graxa na superfície de contato do filtro com a caixa de ar. O objetivo é garantir que nenhuma fresta ficarár entre as duas superfícies. A graxa inibe a entrada de pó e umidade por ali.. Em altenativa à graxa pode-se usar pasta de lítio que também é hidro-repelente a assegura uma boa adesão entre as superfícies. Feito isto basta colocar novamente o filtro e a moto estará pronta para mais um dia de trilha.
É isso aí pessoal, não relaxem com a limpeza de seus filtros de ar, pois segundo os especialistas, isto chega a dobrar a vida útil do motor.
Grande abraço a todos,
Gustavo Starling "mineiro"
FONTE:http://www.motoraid.com.br/noticia.asp?c=8302
ESPERO QUE AJUDE A MUITOS QUE ASSIM COMO EU NUNCA TEM CERTEZA SE ESTÃO FAZENDO CORRETAMENTE.RSRS
vlw
Pessoal,
Sempre recebo perguntas dos novatos (e também de muitos experientes) sobre como limpar o filtro de ar de nossas motocicletas. A seguir, pretendo apresentar o procedimento que acho mais adequado.
O filtro é um elemento fundamental para a saúde e durabilidade do motor da moto. Ele tem a importante função de impedir a passagem para o interior do motos de poeira, detritos e folhas. Veremos como limpá-lo e montá-lo corretamente na moto.
O filtro de ar deve ser mantido sempre em condição de perfeita eficiência. Desta forma ele manterá a saúde do motor, principalmente previnindo o seu travamento ("fundir") precoce devido em maior parte a engripamento dos rolamentos e riscos nas paredes do cilindro. Para lavá-lo e lubrificá-lo, não espere que o filtro fique completamente sujo e se você usa a moto em solo muito arenoso, com muita poeira ou em condições extremas (o que não é raro em nosso esporte), você deverá limpá-lo com muita frequência (nos piores casos, praticamente a cada trilha): o tempo gasto nesta operação é muito pouco e o procedimento é bem fácil e evitará problemas mecânicos graves e perda de desempenho. Para começar, sempre lembre-se de usar os produtos específicos. Alguns solventes, por exemplo e a gasolina podem danificar a espuma (elemento filtrante) e a cola usada para juntar as partes do filtro, compromentendo a eficácia e colocando em risco também a integridade do motor.
Existem produtos especiais para limpeza das principais marcas (ex. Twin Air, Notoil, Putoline e etc) mas não são encontrados com facilidade no Brasil. Desta forma o mais recomendado é utilizar detergente ou sabão de lavar roupa (líquido ou em pó), dos solventes, o menos agressivo é o querosene, mas mesmo ele leva a um desgaste mais rápido do filtro.
Vamos a seguir, passo-a-passo, ver o procedimento de limpeza do filtro:
1- Retire o filtro de ar da moto. Uma boa prática é sempre se utilizar de luvas plásticas para proteger as mãos ao se manusear os filtro e limpá-lo.
2 - Imergir o filtro em um balde/bacia com a mistura de água e detergente/sabão para ele absorver o líquido de limpeza.
3 - A seguir, esprema (não torcer) o filtro expulsando o líquido e a sujeira. Tomar o cuidado de não agitar muito a mistura para que a sujeira se deposite no fundo e na parte de cima fique limpa, pois, para garantir uma boa limpeza, você deverá repetir várias vezes essa operação de imergir e espremer o filtro até que ele fique totalmente limpo.
4 - Enxaguar o filtro com água abundante (de preferência quente) , durante o enxagur vá espremendo o filtro até que saia apenas água limpa. Depois deixe-o para secar (pode ser no sol, não tem problema) até ficar totalmente seco.
5 - Agora você deverá lubrificar o filtro. A maneira mais indicada é colocar o óleo (específico para filtro de ar) em uma bacia/balde e imergir o filtro nele. Usando este método do balde você pode reaproveitar o óleo que sobrou nas próximas vezes.
6 - Agora você irá espremê-lo para retirar o óleo em excesso deixando uma camada bem homogênea sem excessos e que o filtro não respingue.
7 - Verifique se o filtro não possui mais nenhuma sujeira, principalmente na parte interna e acondicione ele em um saco plástico limpo para ele não se contaminar até a hora de colocá-lo na moto.
8 - Antes de remontar o filtro de ar na moto, limpe toda a caixa de ar, principalmente o bocal da luva do carburador para assegurar que nenhuma sujeira vá para o carburador, e mesmo durante a limpeza tome cuidado para nenhuma sujeira cair dentro da luva.
9 - Antes de colocar o filtro de ar, passe uma fina camada de graxa na superfície de contato do filtro com a caixa de ar. O objetivo é garantir que nenhuma fresta ficarár entre as duas superfícies. A graxa inibe a entrada de pó e umidade por ali.. Em altenativa à graxa pode-se usar pasta de lítio que também é hidro-repelente a assegura uma boa adesão entre as superfícies. Feito isto basta colocar novamente o filtro e a moto estará pronta para mais um dia de trilha.
É isso aí pessoal, não relaxem com a limpeza de seus filtros de ar, pois segundo os especialistas, isto chega a dobrar a vida útil do motor.
Grande abraço a todos,
Gustavo Starling "mineiro"
FONTE:http://www.motoraid.com.br/noticia.asp?c=8302
ESPERO QUE AJUDE A MUITOS QUE ASSIM COMO EU NUNCA TEM CERTEZA SE ESTÃO FAZENDO CORRETAMENTE.RSRS
vlw