Wheelie

Comunidade destinada aos que queiram repassar dicas de pilotagem. Que queiram mostrar sua técnica e perícia em cima de 2 rodas aqui é o lugar certo.
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

A IMPORTÂNCIA DO FREIO TRASEIRO


Estou treinando passar de primeira para segunda, hoje levei um baita susto, subi de primeira, passei rapidamente para segunda, sempre a moto dava uma caída para frente, desta vez ela veio para cima com muita força, na hora a minha primeira reação foi soltar a perna esquerda para os lados, tipo vou pular, senti o pé direito acionando o freio, só que muito lentamente, parecia que o cérebro não queria atender ao pedido do freio, senti por alguns milésimos de segundos um calafrio daqueles que a gente sente quando sabe que o chão tá chamando.

Depois da tremedeira passar, fumar um cigarro e repensar um pouco a vida, senti a importância do freio traseiro e uma boa acionada na hora certa.

Notei que se empinar de primeira muito devagar a moto não tem força na segunda para manter a moto no ar, agora se empinar com um pouco mais de velocidade, a segunda parece um canhão e o controle fica perdido por alguns segundos.
sylvester
Membro
Mensagens: 218
Registrado em: 04 Outubro 2004 à49 18:52

Mensagem por sylvester »

amigos, eu nao sei nao, mas parece que do jeito que estou tentando empinar de 2a....só o fato de desfazer o acelerador aciona o freio motor e isso trás ela de volta.....pois realmente eu nao sei quanto tempo eu levaria pra dominar o acionamento do freio traseiro como eu disse no inicio do topico nao pareço ter o pé quando to empinando, mas o voltar do acelerador é automático e nato.
abraco a todos...
este topico ta muito show a cada dia...
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

Estes dias eu tentei fazer um RL com a Falcon e a roda traseira num levantou nem um fio de cabelo do chão....sou ruim demais!
Empulsiona o corpo pra frente da hora da frenagem....aos poucos vc pega o ponto em q tem q jogar o corpo pra frente
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

henriquejensen escreveu:
Estes dias eu tentei fazer um RL com a Falcon e a roda traseira num levantou nem um fio de cabelo do chão....sou ruim demais!
Empulsiona o corpo pra frente da hora da frenagem....aos poucos vc pega o ponto em q tem q jogar o corpo pra frente
To tentando! Todo dia eu tento, mas o máximo que consegui foi arrastar o freio dianteiro! :lol:
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

GELOUS escreveu:
henriquejensen escreveu:
Estes dias eu tentei fazer um RL com a Falcon e a roda traseira num levantou nem um fio de cabelo do chão....sou ruim demais!
Empulsiona o corpo pra frente da hora da frenagem....aos poucos vc pega o ponto em q tem q jogar o corpo pra frente
To tentando! Todo dia eu tento, mas o máximo que consegui foi arrastar o freio dianteiro! :lol:


Não tento uma manobra assim desde que era moleque, se me lembro bem, o acionamento do freio dianteiro tem que ser gradual e forte, a moto não pode freiar de uma vez, vai arrastar o pneu e não fazer o que se quer.

Henrique, me corrija se estiver errado, mas acho que a pessoa deve chegar a uma certa velocidade, acionar o freio com força, porém sem travar, até que a moto desça a frente, depois disso a moto vai começar lentamente a subir a traseira, neste momento crítico o freio deve continuar sendo acionado, sem travar e sem soltar, vai ficar rodando bem preso, assim a moto vai subir e continuar andando em uma roda só um bom espaço.

Lobão
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

sylvester escreveu:amigos, eu nao sei nao, mas parece que do jeito que estou tentando empinar de 2a....só o fato de desfazer o acelerador aciona o freio motor e isso trás ela de volta.....pois realmente eu nao sei quanto tempo eu levaria pra dominar o acionamento do freio traseiro como eu disse no inicio do topico nao pareço ter o pé quando to empinando, mas o voltar do acelerador é automático e nato.
abraco a todos...
este topico ta muito show a cada dia...

Sylvester, realmente o freio motor é algo que nos da uma falça idéia que está tudo certo, quando soltamos o acelerador a moto volta rapidinho. Agora vem a parte chata, pois você vai ter que uma hora ou outra colocar a moto no grau, quando fizer isso ela vai ficar bem solta, que todos chamam de "boiar", quando ela está boiando o motor não é forçado, apenas com poucos toques ela continuar deslizando graciosamente, este é o ponto que todo mundo que anda de uma roda busca e também o maior índice de tombos violentos...........aí é a hora do freio, pode acreditar.


Todo mundo que começa a andar de uma roda tem em mente andar um pouco, alguns metros, dar uma empinada legal, andar uns 50 metros e continuar sua viagem, depois que conseguem isso querem um puco mais, querem ir mais longe, querem acabar com a segunda marcha e a adrenalina pede uma terceira, quarta..........


O vídeo que o colega colocou é justamente sobre isso, o cara levanta a roda, perde o controle do acelerador e neca de pisar no freio, resultado...............tombão


Hoje quase visitei o asfalto na hora de trocar a marcha com a moto empinada, estava de primeira, indo para segunda e a cabritada quase que tira um pouco do meu couro.


É BOM D + A ADRENALINA..................RISOS
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

Não sei se vai funcionar...........

http://www.megaupload.com/?d=29D117O2
sylvester
Membro
Mensagens: 218
Registrado em: 04 Outubro 2004 à49 18:52

Mensagem por sylvester »

aê lobao !!! muito louca essa foto hein ?? pareces bem tranquilão com ela empinada olhando pra camera e tudo....tava em que marcha aí ???
tá andando muito ?????

abracos e parabéns !
sylvester
Membro
Mensagens: 218
Registrado em: 04 Outubro 2004 à49 18:52

Mensagem por sylvester »

lobao baixei o video..ficou muito bom mesmo vc anda muuuuito
agora realmente a velocidade que vc imprime é perigosa...qq erro pode ser
desastroso.....por isso acho que temos que diminuir a velocidade.....
vc tá usando a 1a. pra empinar e joga a2a. em seguida e sai ???? é isso ?
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

LOBAO, a parada de fazer fazer LR é isso mesmo....só não tô treinando no meu x-elão pq tá sem freio...rs (presciso de um cilindro mestre novo)
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Não sei se vai funcionar...........
Kct goiano, tu ta andando muito hein ??!!! :shock:
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

sylvester escreveu:lobao baixei o video..ficou muito bom mesmo vc anda muuuuito
agora realmente a velocidade que vc imprime é perigosa...qq erro pode ser
desastroso.....por isso acho que temos que diminuir a velocidade.....
vc tá usando a 1a. pra empinar e joga a2a. em seguida e sai ???? é isso ?

Sylvester, estou tentando de tudo um pouco, empino de primeira e vou jogando uma segunda (o tranco é forte), isso da uma tremedeira danada e vontade de pular. Empino de 2 e quando a moto estabiliza tento jogar a 3 (o tranco é menor) só que não estou conseguindo diminuir a velocidade (estilingada).

Treino todo santo dia o uso do freio traseiro, sei que ele é quem vai me salvar do tombo.
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

henriquejensen escreveu:LOBAO, a parada de fazer fazer LR é isso mesmo....só não tô treinando no meu x-elão pq tá sem freio...rs (presciso de um cilindro mestre novo)

Henrique, fui tentar uma no sábado e sinceramente não tive coragem de continuar, quando ela subiu eu apavorei, lembrei como foi difícil conseguir as gordurinhas extras para deixa-las ali naquele asfalto duro........risos. Vou esperar você fazer uns bem legais para ver se tomo coragem.
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

Peguei um capacete velho, fiz uns furos nele e instalei a cam digital em cima, vou ver se consigo umas tomadas melhores e com mais luz.

DAQUI A POUCO ESTOU INDO PARA O AUTÓDROMO, PENA QUE SOZINHO É PERIGOSO, SE EU TOMBAR NÃO TEM NINGUÉM PARA SOCORRER.

Lobão
Cleber Kajuru
Super Membro
Mensagens: 2346
Registrado em: 26 Janeiro 2005 à03 12:53

Mensagem por Cleber Kajuru »

PDC!!! :mrgreen: Eu num consegui abrir o video nao!!! :cry:
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

LOBAO,
Vc tem filho em Brasilia ?
Imagem
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

Caramba!!! como parece heim.......risos, acho que todo gordinho é igual.

*O megaploud está fora do ar, não estou conseguindo enviar o vídeo que fiz no capacete. Não ficou legal a cam estava muito baixa, o vento tá muito forte e a moto fica indo para os lados, vou continuar tentando colocar o vídeo, mesmo meio capenga.
Cleber Kajuru
Super Membro
Mensagens: 2346
Registrado em: 26 Janeiro 2005 à03 12:53

Mensagem por Cleber Kajuru »

PDC!!! :mrgreen: PAI !!!! :roll:
Caramba!!! como parece heim.......risos, acho que todo gordinho é igual.
achira19

Mensagem por achira19 »

ahuhauhuha PAI, foi phoda!!!! :shock: :shock: :shock: :shock:
Cleber Kajuru escreveu:PDC!!! :mrgreen: PAI !!!! :roll:
Caramba!!! como parece heim.......risos, acho que todo gordinho é igual.
LOBAO
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 18 Junho 2005 à45 01:59

Mensagem por LOBAO »

Coloquei uma cam no capacete, não ficou legal, ela ficou virada e o vídeo não ficou muito legal não. Também tinha um vento lateral que atrapalhava um pouco (DESCULPAS DE QUEM ESTÁ APRENDENDO)


http://www.megaupload.com/?d=29EHTAT4
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem