Roda pra carretinha qual aro?

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Matsui »

Salve salve galera... Estou construindo uma carretinha multi uso pra carregar tudo, incluso as motos de medidas 1,50 x 2,40 de cacamba e tenho umas rodas aro 14" mas vou ter q trocar elas pois a roda e diferente do cubo, o cubo que comprei e de wolks e as rodas sao de Chevrolet que tenho e uma nao encaixa no outro,se fosse o contrario daria certo,,,, dai queria saberse na hora de trocar as rodas que tenho sera que pego umas 13" ou umas 14" depois posto fotos da carreta pessoal abrass te mais.... alegre:: alegre:: aplauso:: aplauso:: danca:: danca::
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por cascao »

de 13 ou 14 dá na mesma.

13 o pneu é mais barato
14 dá para usar pneu reinforced próprio para carga.
Cabeça
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Julho 2010 à37 18:56

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Cabeça »

e para regularizar precisa de laudo de engenheiro mecanico?
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Matsui »

Cabeça escreveu:e para regularizar precisa de laudo de engenheiro mecanico?
acredito q nao,,, no meu caso e so levar no despachante ele emplaca e tudo mais por 500 reais
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Juliano »

Referente à roda, quanto maior melhor. Só tem que tomar cuidado pra não ficar muito alto e prejudicar o centro de gravidade.

Quanto aos documentos, o meu tio fez uma carretinha em 1.900 e tampar guaraná com rolha. Na época você mesmo batia os "tipos" do chassi e regularizava junto ao DETRAN.

Hoje em dia não tem mais isso. Se fabricar vai ter que comprar uma NF de algum fabricante. Lembro que isso é ilegal, e o fabricante vai assumir qualquer eventual c@g@d@ que occorra enquanto essa carretinha existir. Já me ofereceram esse serviço.
Cabeça
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Julho 2010 à37 18:56

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Cabeça »

Tem como faser sim olha a resoluçao do contran RESOLUÇÃO 63/198 Disciplina o registro e licenciamento de veículos de fabricação artesanal.


Art. 1º Considera-se veículo de fabricação artesanal todo e qualquer veículo concebido e fabricado sob responsabilidade de pessoa física ou jurídica, atendendo a todos os preceitos de construção veicular, de modo que o nome do seu primeiro proprietário sempre coincida com o nome do fabricante.

Art. 2º Para proceder o registro e licenciamento dos veículos de que trata esta Resolução, o órgão de trânsito local deverá exigir do(s) proprietário(s) a apresentação do Certificado de Segurança Veicular - CSV expedido por entidade credenciada pelo INMETRO- Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação, conforme regulamentação específica, e os principais componentes utilizados, de acordo com as especificações do Anexo II.

§ 1º No caso dos reboques de fabricação própria, cujo o Peso Bruto Total - PBT não ultrapasse a 350 (trezentos e cinqüenta) quilogramas, o comprovante de que trata o caput deste artigo, poderá ser substituído por laudo emitido por profissional legalmente habilitado perante o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, na área de mecânica ou segurança veicular.

§ 2º Os procedimentos técnicos para operacionalização do disposto no parágrafo anterior, serão de acordo com a regulamentação específica do INMETRO.

Art. 3º Será permitido registro e licenciamento de no máximo 3 (três) veículos para cada fabricante, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.

Art. 4º O sistema de identificação dos veículos será feito de acordo com o Anexo I.

Art. 5º No caso específico de reboque, o sistema de engate entre o reboque e veículo trator deverá estar normatizado de acordo com a NBR 5545 da ABNT, quando aplicável.

Art. 6º O número do Certificado de Segurança Veicular - CSV ou registro do profissional legalmente habilitado pelo CREA, deverá ser inserido nos dados cadastrais dos reboques e veículos automotores que se encontram no Registro Nacional de Veículos Automotores - RENAVAM - BIN, em campo próprio.
Editado pela última vez por Cabeça em 07 Agosto 2010 à28 14:21, em um total de 1 vez.
Cabeça
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Julho 2010 à37 18:56

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Cabeça »

ANEXO II


O presente Anexo, tem como objetivo especificar os componentes novos ou recondicionados em bom estado, utilizados na fabricação artesanal de veículos.

1 - Fabricação própria de reboques com Peso Bruto Total - PBT (peso próprio mais carga), até 500 (quinhentos) quilogramas.

1.1 - Componentes novos: rodas; rolamentos; amortecedores; instalação elétrica e de iluminação.

2 - Fabricação própria de reboques com Peso Bruto Total - PBT acima de 500 quilogramas.

2.1 - Componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; amortecedores; sistema completo de freio; sistema elétrico e de iluminação; sistema de engate normalizado; pneus.

3 - Fabricação própria de veículos de passageiros.

3.1 - Componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; braço de direção; ponteira de direção; caixa de direção; amortecedores; molas; rodas; pneus; sistema de freio completo (dianteiro e traseiro); sistema elétrico e de iluminação; lanternas sinalizadoras.

3.2 - Os demais componentes, não especificados, poderão ser recondicionados ou em bom estado de conservação, verificados pela entidade credenciada pelo INMETRO.
Cabeça
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Julho 2010 à37 18:56

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Cabeça »

tbn estou querendo faser um pra mim mas levantar a papelada não é facil não
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Matsui »

nooossssa cabeca matou a pau agora ajudou demais valew ai
Cabeça
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Julho 2010 à37 18:56

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Cabeça »

Coloca as fotos ai pra gente ver como ta ficando a carretinha
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Juliano »

Realmente pesquisei e encontrei a resolução. Somente corrigindo é 63/98 (ano de 1998)

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm, a carretinha do meu tio não seguia o padrão internacional de marcação de chassi.

Olhando por esse lado, pode-se fabricar um chassi novo pra CRF230 e licensiar para andar na rua????

Advogados de plantão, por favor nos orientem.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Matsui »

Juliano escreveu:Realmente pesquisei e encontrei a resolução. Somente corrigindo é 63/98 (ano de 1998)

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm, a carretinha do meu tio não seguia o padrão internacional de marcação de chassi.

Olhando por esse lado, pode-se fabricar um chassi novo pra CRF230 e licensiar para andar na rua????

Advogados de plantão, por favor nos orientem.
tipo fazer um triciclo de motor de fusca??? so um exemplo .... o cara pega m motor la de fusca e faz um
triciclo e anda por ai de boa como es pode fazer isto?? ne ta ai a explicacao
acredito que com crf tb podera fazer a mesma coisa hehehe
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por mfd »

recomendo roda 13, com pneus da banda mais fina possiveis, preferencia para 145 ou 155

quanto maior e mais largo for a roda/pneu, maior a resistencia de arrasto para o carro que tiver que puxa-la.
isso vai forçar o engate, que costuma se soltar do assoalho.
usar pneus maiores e mais largos é interessante quando se transporta muito peso, como embarcações, para aumentar a distribuição do peso.

mas no caso de carreta para motos, onde o peso da carga costuma ser menor q o peso da carreta, o melhor é ter o menor arrasto possivel, que vai deixar a carreta mais leve para puxar e mais segura na estrada.

com relação aos cubos de roda, dê preferencia pelos VW de Gol.
são os piores q existem, mas vc acha rolamento em qq padaria, e o rolamento custa pouco.
o rolamentos usados nos carros GM e Ford são melhores, mas os borracheiros só sabem trocar se for de Gol...
rolamento de carreta dura menos do q rolamento de carro, pois a carreta é leve a as pancada nos obstaculos tendem a ser mais secas (qto maior e mais largo for os pneus/rodas, menos vai durar o rolamento).


Eu tenho duas carretas;
Uma pra 3 motos (em sociedade com um amigo), com rodagem 185/60/14.
Outra pra 2 motos (somente minha), com rodagem 155/70/13.
As duas foram feitas com a mesma plataforma e pesam o mesmo tanto, qdo estão sem carga.

É facil perceber como a carreta de roda 14 é mais pesada pro carro puxar e até mesmo pra ser manobrada na garagem, desengatada do carro.

Com a carretinha de 2 motos (e rodagem 13), as vezes vc até esquece q ta puxando reboque, pois ela não interfere na dirigibilidade do carro.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Matsui »

Muito obrigado mfd era isso que queria saber eu conversei hoje com o borracheiro ele vai trocar minhas 14 de chebvrolet nas 13 dele de wolks os cubos sao de gol mesmo da wolks eu dei uma conferida neles uma revisao mesmo no cubo e realmente sao muito faceis de trocar os rolamentos basta um pino e umas marreta e ja solta eles.... a princpio vou por pneu 165/70-13'' que sao os que tenho disponiveis aqui estou porcurando os feiches de mola tambem que ainda nao comprei ela a carretinha vai ficar bem grande e vai caber bastante coisa,, espero em breve terminar ela estou na parte do chassis ainda pra quem nunca fez uma carreta ta dando muito trabalho medir tudo e alinhar as pecas pra soldar mas e bem divertido,,, ta ficando boa e o melhorque a um custo bem acessivel pois tinha quase todo material aqui na fazenda,,, ate agora gastei 200 reais de materiais...
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por mfd »

Leonardo,

pra vc regularizar a documentação da sua carretinha, o caminho mais curto é procurar um fabricante de carretas perto da sua casa e pedir pra ele providenciar o documento.

ele vai bater os pinos de numeração na carreta e emitir uma NF pra vc fazer o documento no Detran.
dai vc paga os impostos e mais um trocado que faça o negócio valer a pena pra ele.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Roda pra carretinha qual aro?

Mensagem por Matsui »

valew mfd vou fazer isto mesmo... joia::: joia::: palmas:: aplauso:: danca:: alegre:: mestre:: mestre:: legal::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem