Limpeza dos retentores da suspensão
Enviado: 15 Julho 2011 à58 15:48
Galera, vou tentar demonstrar como se faz a limpeza dos retentores das suspensões dianteiras. Server para qualquer tipo de suspensão.
Muitas vezes trocamos o retentor sem que ele esteja estragado, pois um simples grão de terra é capaz de fazê-lo vazar. Com essa limpeza, normalmente o vazamento cessa, o que prolonga muito a vida do retentor, e ainda por cima evita um desgaste acentuado do cromo.
Essa limpeza pode ser feita sem remover as bengalas da moto, e para não ficar em uma posição muito incômoda, faça com a moto sobre a carretinha, ou alguma plataforma.
1 - Primeiro remova o guarda pó, para isso comece com uma chave bem fininha até descolcar, depois use uma chave mais grossa para ir fazendo uma alavanca.
2 - Use a chave com um pano para limpar toda a sujeira. Para ajudar use um micro óleo em spray.
3 - Recorte um quadrado de filme fotográfico, ou de um raio-x, não esqueça de arredondar a ponta para que ela não espete o retentor caso não fique bem colada ao cromo.
4 - Faça o filme entrar por um ponto, e sair por outro, como uma gangorra. Use spray de micro óleo para facilitar o deslizamento e a remoção de ciscos. Vá testando flexionando a suspensão até que não suba, ou desça mais óleo. Isso pode ser na primeira passada, ou pode demorar um pouco. Isso depende da sujidade.
5 - Depois de tudo limpo basta colocar o guarda pó de volta. Pode-se usar o cabo da chave de fenda para se pressionar até encaixar bem rente em toda a volta.
Obs. Eu gosto de usar graxa branca para vedar e proteger as peças da corrosão. Como visto na foto, essa suspensão sofreu muita corrosão pois o guarda pó segura água em seu interior.
Dependendo do piso de onde se anda a graxa branca pode prejudicar mais do que ajudar, pois ela também retem sujeira. Este é um ponto de grande discussão. Faça um teste, use ao menos uma vez e veja o que é melhor.
Ao flexionar algumas vezes a suspensão, algumas marcas de graxa aparecerão, porém se o guarda-pó estiver em bom estado, em poucas flexões não vazará mais nada.
Neste processo, mesmo que esteja de cabeça pra baixo, não vazará óleo, ao menos nada significativo, ou seja, pode e deve ser feito periodicamente entre as trocas de óleo.
Com essa manutenção eu costumo ficar anos sem ter que trocar um retentor, claro que depende do piso onde se anda, pois em trilhas encharcadas creio que deva durar menos.
É isso, simples assim, espero que tenha ajudado.
Muitas vezes trocamos o retentor sem que ele esteja estragado, pois um simples grão de terra é capaz de fazê-lo vazar. Com essa limpeza, normalmente o vazamento cessa, o que prolonga muito a vida do retentor, e ainda por cima evita um desgaste acentuado do cromo.
Essa limpeza pode ser feita sem remover as bengalas da moto, e para não ficar em uma posição muito incômoda, faça com a moto sobre a carretinha, ou alguma plataforma.
1 - Primeiro remova o guarda pó, para isso comece com uma chave bem fininha até descolcar, depois use uma chave mais grossa para ir fazendo uma alavanca.
2 - Use a chave com um pano para limpar toda a sujeira. Para ajudar use um micro óleo em spray.
3 - Recorte um quadrado de filme fotográfico, ou de um raio-x, não esqueça de arredondar a ponta para que ela não espete o retentor caso não fique bem colada ao cromo.
4 - Faça o filme entrar por um ponto, e sair por outro, como uma gangorra. Use spray de micro óleo para facilitar o deslizamento e a remoção de ciscos. Vá testando flexionando a suspensão até que não suba, ou desça mais óleo. Isso pode ser na primeira passada, ou pode demorar um pouco. Isso depende da sujidade.
5 - Depois de tudo limpo basta colocar o guarda pó de volta. Pode-se usar o cabo da chave de fenda para se pressionar até encaixar bem rente em toda a volta.
Obs. Eu gosto de usar graxa branca para vedar e proteger as peças da corrosão. Como visto na foto, essa suspensão sofreu muita corrosão pois o guarda pó segura água em seu interior.
Dependendo do piso de onde se anda a graxa branca pode prejudicar mais do que ajudar, pois ela também retem sujeira. Este é um ponto de grande discussão. Faça um teste, use ao menos uma vez e veja o que é melhor.
Ao flexionar algumas vezes a suspensão, algumas marcas de graxa aparecerão, porém se o guarda-pó estiver em bom estado, em poucas flexões não vazará mais nada.
Neste processo, mesmo que esteja de cabeça pra baixo, não vazará óleo, ao menos nada significativo, ou seja, pode e deve ser feito periodicamente entre as trocas de óleo.
Com essa manutenção eu costumo ficar anos sem ter que trocar um retentor, claro que depende do piso onde se anda, pois em trilhas encharcadas creio que deva durar menos.
É isso, simples assim, espero que tenha ajudado.