Restauração Yamaha YZ125 2001
Enviado: 07 Dezembro 2011 à43 09:30
Fala galera!!! Comprei aquela YZ125 2001 do primo do GustavoT aqui do fórum, o Anselmo.
Quinta (01/12) fui lá ver a moto, quando sai da loja e antes de ir pra faculdade, fazer prova (cheguei atrasado, quase não consigo fazer a prova), ai fechei e no sábado o Gustavo (virado no golo ) e o Anselmo vieram trazer a moto aqui em casa e resolvemos tudo.
Ai na segunda tava sem esticadores em casa para trazer a moto aqui pra empresa, mas na terça cedo trouxe a moto e chegou aqui cedo funcionando, e na parte da tarde já tava só o quadro, motor aberto na bancada e todas as peças desmontadas!
Quem está mexendo em tudo sou eu e meu pai, meu velho conhece bastante de mecânica, é bem detalhista e é bom nessas restaurações, e ainda temos uma oficina aqui no fundo e uma loja de ferramentas, então, já temos a faca e o queijo na mão.
Chegou a moto cedo, fui tirando um plástico ali, outro aqui, e quando assustei já tinha desmontado tudo... To desmontando com uma máquina na mão, to tirando foto de tudo pra vocês verem e me ajudarem nessa empreitada, seja com criticas construtivas, palpites, dicas, etc.
Agora cedo, quarta (07/12), o motor tá aberto e já coloquei numa caixa, to levando numa retífica agora para conferir as folgas, mas de cara preciso trocar o pistão (colocar pistão B), as paletas estão boas, mas colocarei uma VFORCE3, que já até olhei com o Junior, agora a biela acredito que não precisa, mas de qualquer forma está indo agora para medir na retifica de um amigo meu.
Agora tenho que terminar de desmontar o motor todo e levar pra anodizar tudo que for de alumínio, junto com balança, mesa, subframe, etc... Meu sogro tem uma anodização e vai me quebrar um galho (Ele só não sabe ainda!). Quero anodizar e voltar pro alumínio original porque a moto ta tudo pintado, o motor foi pintado, balança, mesa, subframe, quero voltar tudo pro original.
Quando peguei ela no sábado, dei uma volta no quarteirão e notei que ela estava fraca, ai ontem, quando tava abrindo o motor, de cara já vi a vela frouxa (tudo sujo de óleo), e com certeza isso ajudava a perca de potência, só de ajusta-la o barulho da moto mudou completamente. Ai abrindo o motor, descobri uma coisa, o Y dela abre 2 janelas, e uma delas estava com o pino solto, não estava abrindo, daí já se perdia graaaande parte da potência quando abria o Y. O pino tava solto lá dentro, coloquei e tava abrindo perfeito agora. Mas de qualquer forma vou terminar de desmontar tudo e montar de novo, limpando, lubrificando, etc.
O cilindro está novíssimo, original Yamaha e não precisa fazer nada, mas mesmo assim vou conversar com esse amigo meu da retifica, que talvez ainda faça um brunimento nele.
O quadro vou levar pra um jateamento fino e depois pintar com a cor original dela, ao meu lado aqui na loja tem uma oficina de um amigo meu que pinta, com serviço muito bem feito.
As pedaleiras vou galvanizar. Uma coisa que merece destaque é o óleo da transmição, nunca vi um tão nojento
Mas tava incrível, mesmo com essas coisas tudas, vela bamba, etc, cheguei aqui na loja, desci a moto da camionete, bati e na primeira pedala a a moto pegou!
A maioria dos parafusos, tirando os principais, dela estão todos trocados, um allen, outro fenda, outro estria... Vou jogar tudo fora e colocar novos, estriados 8mm (a rosca é 6 x 1,25). Os parafusos da mesa, que prendem a bengala, estão todos enferrujados, mas isso é mole, eles são originais e não vou perde-los, coloquei na escova de aço e depois poli eles e olhem ai a diferença, esta no meio das fotos, parecem novos!
Acho que é isso, não to lembrando muita coisa, atualizarei diariamente o tópico!
Fotos a seguir!
Quinta (01/12) fui lá ver a moto, quando sai da loja e antes de ir pra faculdade, fazer prova (cheguei atrasado, quase não consigo fazer a prova), ai fechei e no sábado o Gustavo (virado no golo ) e o Anselmo vieram trazer a moto aqui em casa e resolvemos tudo.
Ai na segunda tava sem esticadores em casa para trazer a moto aqui pra empresa, mas na terça cedo trouxe a moto e chegou aqui cedo funcionando, e na parte da tarde já tava só o quadro, motor aberto na bancada e todas as peças desmontadas!
Quem está mexendo em tudo sou eu e meu pai, meu velho conhece bastante de mecânica, é bem detalhista e é bom nessas restaurações, e ainda temos uma oficina aqui no fundo e uma loja de ferramentas, então, já temos a faca e o queijo na mão.
Chegou a moto cedo, fui tirando um plástico ali, outro aqui, e quando assustei já tinha desmontado tudo... To desmontando com uma máquina na mão, to tirando foto de tudo pra vocês verem e me ajudarem nessa empreitada, seja com criticas construtivas, palpites, dicas, etc.
Agora cedo, quarta (07/12), o motor tá aberto e já coloquei numa caixa, to levando numa retífica agora para conferir as folgas, mas de cara preciso trocar o pistão (colocar pistão B), as paletas estão boas, mas colocarei uma VFORCE3, que já até olhei com o Junior, agora a biela acredito que não precisa, mas de qualquer forma está indo agora para medir na retifica de um amigo meu.
Agora tenho que terminar de desmontar o motor todo e levar pra anodizar tudo que for de alumínio, junto com balança, mesa, subframe, etc... Meu sogro tem uma anodização e vai me quebrar um galho (Ele só não sabe ainda!). Quero anodizar e voltar pro alumínio original porque a moto ta tudo pintado, o motor foi pintado, balança, mesa, subframe, quero voltar tudo pro original.
Quando peguei ela no sábado, dei uma volta no quarteirão e notei que ela estava fraca, ai ontem, quando tava abrindo o motor, de cara já vi a vela frouxa (tudo sujo de óleo), e com certeza isso ajudava a perca de potência, só de ajusta-la o barulho da moto mudou completamente. Ai abrindo o motor, descobri uma coisa, o Y dela abre 2 janelas, e uma delas estava com o pino solto, não estava abrindo, daí já se perdia graaaande parte da potência quando abria o Y. O pino tava solto lá dentro, coloquei e tava abrindo perfeito agora. Mas de qualquer forma vou terminar de desmontar tudo e montar de novo, limpando, lubrificando, etc.
O cilindro está novíssimo, original Yamaha e não precisa fazer nada, mas mesmo assim vou conversar com esse amigo meu da retifica, que talvez ainda faça um brunimento nele.
O quadro vou levar pra um jateamento fino e depois pintar com a cor original dela, ao meu lado aqui na loja tem uma oficina de um amigo meu que pinta, com serviço muito bem feito.
As pedaleiras vou galvanizar. Uma coisa que merece destaque é o óleo da transmição, nunca vi um tão nojento
Mas tava incrível, mesmo com essas coisas tudas, vela bamba, etc, cheguei aqui na loja, desci a moto da camionete, bati e na primeira pedala a a moto pegou!
A maioria dos parafusos, tirando os principais, dela estão todos trocados, um allen, outro fenda, outro estria... Vou jogar tudo fora e colocar novos, estriados 8mm (a rosca é 6 x 1,25). Os parafusos da mesa, que prendem a bengala, estão todos enferrujados, mas isso é mole, eles são originais e não vou perde-los, coloquei na escova de aço e depois poli eles e olhem ai a diferença, esta no meio das fotos, parecem novos!
Acho que é isso, não to lembrando muita coisa, atualizarei diariamente o tópico!
Fotos a seguir!