INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX
Enviado: 13 Abril 2012 à51 15:13
Galera é o seguinte, como tem sempre alguém que tem essa dúvida (eu mesmo já passei por isso de procurar e não achar nada..) segue abaixo um "tutorial" de como fazer a colocação do sistema de freio COMPLETO da NX4 FALCON nas XL 250 R / XLX 250 / 350
Ponha a XLX em um cavalete mais não aquele triangular, pois senão você terá problemas...
Use um cavalete daqueles que tem uma base mais larga quadrada ou ate mesmo um banquinho de madeira, mais já te adianto que o melhor mesmo e o cavalete.
Pois você terá de se deitar embaixo da moto e em alguns momentos forçar um pouco, então quanto mais firme melhor. Eu tenho um e foi excelente. A motoca não balançava nada..
NA SUA MOTO.
Comece retirando:
1) Laterais
2) Banco
3) Tanque
4) Rabeta
5) Lanterna Traseira
6) Ponteira de Escape
Depois de ter retirado e guardado essas peças mais frágeis.
Retire:
1) Roda Traseira (completa)
2) Corrente
3) Balança
4) Link
5) Amortecedor
Guarde também essas peças pois você não vai usar elas agora..
NO CONJUNTO DA BALANÇA DA FALCON (tente achar um assim)...
Desmonte o sistema completo pois assim ficará mais fácil você manusear a balança.
Guarde:
1) Amortecedor
2) Pinça de Freio
3) Pedal de Freio
4) Burrinho
5) Esticadores
6) Flexível
Agora começa a adaptação em si.
Olhando o quadro da XLX por dentro você verá duas arruelas espaçadoras que são soldadas no quadro.
Pegue uma lixadeira manual pequena, e com um disco de desbaste vá desgastando essas arruelas, elas ficam localizadas no furo do quadro onde passa o eixo, justamente onde ficam duas "tampas" na balança da XLX.
No caso da minha moto eu fiz da seguinte maneira:
Limpei o local com gasolina, pintei com um pincel atômico, e depois com tinta de traçagem, e fui desbastando por igual e fazendo testes p ver quando a balança vai entrar no quadro sem folga mais que ela fique livre (ou seja, você levanta ela e por gravidade ela desce sem esforço).
No MEU CASO isso só aconteceu quando eu esmerilhei as arruelas completamente, ou seja tirei elas todinhas .
Depois disto feito e hora de você fazer um pequeno ajuste no quadro.
Acontece que o eixo da balança da FALCON é 1 ou 2 mm maior (no diâmetro) em relação ao eixo original da XLX, então e necessário repassar a furação do eixo da balança.
Porém ele também é alguns mm mais curto (cerca de uns 5mm). E no meu caso eu desbastei a cabeça do eixo da FALCON.
Depois desses dois ajustes feitos você pode ficar contente pois a parte fácil já foi..KKKK
Brincadeiras a parte, agora com a moto ainda no cavalete você deve definir a altura que você vai querer que ela fique.
Eu fiz isso usando um esticador de catraca que eu tenho e com ele preso ao quadro eu defini qual seria.
Você deve estar se perguntando o porque de eu dizer isso, e eu lhe digo já, o sistema de link da FALCON é por baixo da balança, e o da XLX é por cima.
Agora é a hora que chega a "dar dó". Pegue a sua balança velha (XLX) e recorte o encaixe do link dela!!!
E depois posicione ele em cima da balança nova (FALCON)
Agora p montar e um mix dos dois sistemas.
Você vai usar o link completo da XLX na balança da FALCON, se quiser pode por também o amortecedor da FALCON pois é o mesmo da XLX.
Bom agora é o seguinte.
Monta todo o link da XLX e instala ele na moto e no amortecedor (seja XLX ou FALCON), e apóia todo esse conjunto sobre a balança, põe a roda velha no lugar para você ter idéia se a sua previsão de altura estava correta, e põe a moto em pé.
Tentei de "N" formas e a que ficou perfeita foi assim...
Já vi motos que o pessoal soldou a peça sobre a balança de outra forma mais na minha o melhor foi assim mesmo
Se seus cálculos estiverem certos, dê uns dois pontos de solda no link sobre a balança (um de cada lado), ou somente um ponto no centro da peça..
Desmonte tudo, pegue o amortecedor e desmonte ele.
Pra que??
Simples para poder testar a posição do link e ver se quando forem atingidos o curso máximo (quando saltar por exemplo) e o curso mínino (na recepção do salto) não vai bater em nada, pois sem a mola você até consegue levar o amortecedor ate o máximo do seu curso com a mão.
Se não bateu em nada, maravilha, pode remontar o seu amortecedor, (se for o caso já aproveita e pinta a mola dele).
Pode fazer um bom "cordão" de solda em volta do encaixe do link.
Depois de tudo soldado no lugar, você deve decidir uma coisa..
O aro original da XLX e da FALCON e 17”, porém p trilha o melhor aro e o 18”, pois melhora a distribuição do impacto. Já para motocross o aro ideal é o 19”..
Então se você for manter o aro 17" só troque o pneu e a câmera de roda e pronto., senão leve a roda completa da FALCON e a nova folha de roda p alguém que trabalhe com raiação de rodas p que ele possa pegar o “centro” da roda da FALCON, e assim enraiar a nova folha de roda no mesmo alinhamento.
Depois da roda pronta, ( seja 17", 18", ou 19" ), chegou a hora de fazer uma chapinha p fixar o burrinho, e também outra para o reservatório de óleo de freio.
Isso e bem simples, fiz uma chapa presa ao suporte de pedaleira traseiro, o que protege o burrinho de qualquer pancada.
Já o reservatório de óleo de freio eu instalei com uma pequena chapinha no parafuso de fixação da chapa que prende a bateria.
O pedal de freio também precisa ser mexido.
Duas opções são possíveis:
1) Modificar o eixo do pedal de freio da FALCON (pois o seu eixo e mais fino)
2) Modificar o acionamento do pedal de freio da XLX.
Eu preferi a segunda opção pois meu pedal era retrátil.
Depois de definir e ajustar bem o pedal de freio, e só desmontar tudo, pintar a balança (principalmente por causa da solda) e depois curtir bastante!!!.
Espero que ajude a quem pensa em fazer essa adaptação.
Deu bastante trabalho mais o resultado ficou excepcional..
E o melhor quando alguém perguntava quanto eu paguei para mandar por a balança da FALCON na XLX350, eu respondia...
EU QUE FIZ!!! Rsrsrs..
Agora uma foto do "ANTES"
e as fotos do "DEPOIS"...
galera as fotos nao foram..
para quem tem acesso ao CDM tem o topico que criei la tbm.
http://www.clubedasmotocas.com/portal/f ... html#97221" onclick="window.open(this.href);return false;
Ponha a XLX em um cavalete mais não aquele triangular, pois senão você terá problemas...
Use um cavalete daqueles que tem uma base mais larga quadrada ou ate mesmo um banquinho de madeira, mais já te adianto que o melhor mesmo e o cavalete.
Pois você terá de se deitar embaixo da moto e em alguns momentos forçar um pouco, então quanto mais firme melhor. Eu tenho um e foi excelente. A motoca não balançava nada..
NA SUA MOTO.
Comece retirando:
1) Laterais
2) Banco
3) Tanque
4) Rabeta
5) Lanterna Traseira
6) Ponteira de Escape
Depois de ter retirado e guardado essas peças mais frágeis.
Retire:
1) Roda Traseira (completa)
2) Corrente
3) Balança
4) Link
5) Amortecedor
Guarde também essas peças pois você não vai usar elas agora..
NO CONJUNTO DA BALANÇA DA FALCON (tente achar um assim)...
Desmonte o sistema completo pois assim ficará mais fácil você manusear a balança.
Guarde:
1) Amortecedor
2) Pinça de Freio
3) Pedal de Freio
4) Burrinho
5) Esticadores
6) Flexível
Agora começa a adaptação em si.
Olhando o quadro da XLX por dentro você verá duas arruelas espaçadoras que são soldadas no quadro.
Pegue uma lixadeira manual pequena, e com um disco de desbaste vá desgastando essas arruelas, elas ficam localizadas no furo do quadro onde passa o eixo, justamente onde ficam duas "tampas" na balança da XLX.
No caso da minha moto eu fiz da seguinte maneira:
Limpei o local com gasolina, pintei com um pincel atômico, e depois com tinta de traçagem, e fui desbastando por igual e fazendo testes p ver quando a balança vai entrar no quadro sem folga mais que ela fique livre (ou seja, você levanta ela e por gravidade ela desce sem esforço).
No MEU CASO isso só aconteceu quando eu esmerilhei as arruelas completamente, ou seja tirei elas todinhas .
Depois disto feito e hora de você fazer um pequeno ajuste no quadro.
Acontece que o eixo da balança da FALCON é 1 ou 2 mm maior (no diâmetro) em relação ao eixo original da XLX, então e necessário repassar a furação do eixo da balança.
Porém ele também é alguns mm mais curto (cerca de uns 5mm). E no meu caso eu desbastei a cabeça do eixo da FALCON.
Depois desses dois ajustes feitos você pode ficar contente pois a parte fácil já foi..KKKK
Brincadeiras a parte, agora com a moto ainda no cavalete você deve definir a altura que você vai querer que ela fique.
Eu fiz isso usando um esticador de catraca que eu tenho e com ele preso ao quadro eu defini qual seria.
Você deve estar se perguntando o porque de eu dizer isso, e eu lhe digo já, o sistema de link da FALCON é por baixo da balança, e o da XLX é por cima.
Agora é a hora que chega a "dar dó". Pegue a sua balança velha (XLX) e recorte o encaixe do link dela!!!
E depois posicione ele em cima da balança nova (FALCON)
Agora p montar e um mix dos dois sistemas.
Você vai usar o link completo da XLX na balança da FALCON, se quiser pode por também o amortecedor da FALCON pois é o mesmo da XLX.
Bom agora é o seguinte.
Monta todo o link da XLX e instala ele na moto e no amortecedor (seja XLX ou FALCON), e apóia todo esse conjunto sobre a balança, põe a roda velha no lugar para você ter idéia se a sua previsão de altura estava correta, e põe a moto em pé.
Tentei de "N" formas e a que ficou perfeita foi assim...
Já vi motos que o pessoal soldou a peça sobre a balança de outra forma mais na minha o melhor foi assim mesmo
Se seus cálculos estiverem certos, dê uns dois pontos de solda no link sobre a balança (um de cada lado), ou somente um ponto no centro da peça..
Desmonte tudo, pegue o amortecedor e desmonte ele.
Pra que??
Simples para poder testar a posição do link e ver se quando forem atingidos o curso máximo (quando saltar por exemplo) e o curso mínino (na recepção do salto) não vai bater em nada, pois sem a mola você até consegue levar o amortecedor ate o máximo do seu curso com a mão.
Se não bateu em nada, maravilha, pode remontar o seu amortecedor, (se for o caso já aproveita e pinta a mola dele).
Pode fazer um bom "cordão" de solda em volta do encaixe do link.
Depois de tudo soldado no lugar, você deve decidir uma coisa..
O aro original da XLX e da FALCON e 17”, porém p trilha o melhor aro e o 18”, pois melhora a distribuição do impacto. Já para motocross o aro ideal é o 19”..
Então se você for manter o aro 17" só troque o pneu e a câmera de roda e pronto., senão leve a roda completa da FALCON e a nova folha de roda p alguém que trabalhe com raiação de rodas p que ele possa pegar o “centro” da roda da FALCON, e assim enraiar a nova folha de roda no mesmo alinhamento.
Depois da roda pronta, ( seja 17", 18", ou 19" ), chegou a hora de fazer uma chapinha p fixar o burrinho, e também outra para o reservatório de óleo de freio.
Isso e bem simples, fiz uma chapa presa ao suporte de pedaleira traseiro, o que protege o burrinho de qualquer pancada.
Já o reservatório de óleo de freio eu instalei com uma pequena chapinha no parafuso de fixação da chapa que prende a bateria.
O pedal de freio também precisa ser mexido.
Duas opções são possíveis:
1) Modificar o eixo do pedal de freio da FALCON (pois o seu eixo e mais fino)
2) Modificar o acionamento do pedal de freio da XLX.
Eu preferi a segunda opção pois meu pedal era retrátil.
Depois de definir e ajustar bem o pedal de freio, e só desmontar tudo, pintar a balança (principalmente por causa da solda) e depois curtir bastante!!!.
Espero que ajude a quem pensa em fazer essa adaptação.
Deu bastante trabalho mais o resultado ficou excepcional..
E o melhor quando alguém perguntava quanto eu paguei para mandar por a balança da FALCON na XLX350, eu respondia...
EU QUE FIZ!!! Rsrsrs..
Agora uma foto do "ANTES"
e as fotos do "DEPOIS"...
galera as fotos nao foram..
para quem tem acesso ao CDM tem o topico que criei la tbm.
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