Galera, fiz um vídeo explicando como troca pastilha...
Resolvi compartilhar aqui, pois informação nunca é demais!
Abraços!!!
[VÍDEO] TROCANDO AS PASTILHAS DE FREIO
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Re: [VÍDEO] TROCANDO AS PASTILHAS DE FREIO
show tomazte, tou com um problema no freio dianteiro da minha nx 200, seguinte:
minha susp tava toda ferrada, o disco também, e tava sem pinça, quando comprei motoca
dai comprei uma frente de xr 200 novinha, completa já com o burrinho com fluido dentro, flexivel e a pinça com as pastilhas 0km, abri o burrinho o oleo estava bom, instalei na moto com um disco 0km wave da scud, o freio tá uma beleza, mas a roda tá pesada, o que pode ser? disco e pastilhas novas quando recém colocados fazem isso? ou pode ser fluido demais?
minha susp tava toda ferrada, o disco também, e tava sem pinça, quando comprei motoca
dai comprei uma frente de xr 200 novinha, completa já com o burrinho com fluido dentro, flexivel e a pinça com as pastilhas 0km, abri o burrinho o oleo estava bom, instalei na moto com um disco 0km wave da scud, o freio tá uma beleza, mas a roda tá pesada, o que pode ser? disco e pastilhas novas quando recém colocados fazem isso? ou pode ser fluido demais?
Re: [VÍDEO] TROCANDO AS PASTILHAS DE FREIO
Caramba GJ!
Olha, o freio só aciona quando o pistão empurra a pastilha contra o disco, e o pistão faz isso porque vc criou pressão no sistema, utilizando o pistão de acionamento (no manete, pro freio da frente, ou no cilindro do freio de trás, preso na alavanca de pé).
Se a roda está ruim de girar, primeiro tente descobrir se REALMENTE é o freio. Retire as pastilhas da pinça, e veja se a roda "soltou"...
Se descobriu que é problema no freio mesmo, deixe o reservatório do manete aberto, e tente movimentar o pistão da pinça. Veja se consegue fazer ele retornar pra dentro.
Acho que seu pistão está enroscando, e tendo dificuldade para retornar. Moto de trilha acaba juntando muita sujeira. Aproveita que as pastilhas estão fora, acione o manete, fazendo o pistão sair bem pra fora, e limpe ele, se tiver ferrugem, passe uma lixa d`água bem fininha... Depois dá uma lubrificada de leve, com WD40 ou similar (MAS SEM AS PASTILHAS POR PERTO!!! rsrsr...)
Coloque as pastilhas novamente, troque todo o fluido do freio, sangre bem, e verifique se resolveu.
Se não resolver, vc ainda pode tentar trocar os reparos do cilindro mestre, etc...
Outra coisa... Como vc mesmo re-montou o sistema, CUIDADO pra não estar usando cilindro mestre incompatível com a pinça. Se vc misturar por exemplo uma pinça Brembo, acionada por um manete da Nissin, grande chance de dar pau.
Explicação:
O acionamento de freio é uma combinação de diâmetros de pistões. O pistão que aciona e o pistão que é acionado têm diâmetros que geram a força correta para acionamento do freio.
E cada marca/modelo de freio usam uma combinação de diâmetros diferente. Que eu me lembre a Nissin usa 1/2 polegada no acionamento... Se vc usar um diâmetro diferente vai ficar muito difícil de frear, ou o contrário, pode frear tão bem que praticamente freia sozinho...
Espero que resolva! Independente de resolver, volte aqui e conte a evolução ou solução do problema!
Abração!
Olha, o freio só aciona quando o pistão empurra a pastilha contra o disco, e o pistão faz isso porque vc criou pressão no sistema, utilizando o pistão de acionamento (no manete, pro freio da frente, ou no cilindro do freio de trás, preso na alavanca de pé).
Se a roda está ruim de girar, primeiro tente descobrir se REALMENTE é o freio. Retire as pastilhas da pinça, e veja se a roda "soltou"...
Se descobriu que é problema no freio mesmo, deixe o reservatório do manete aberto, e tente movimentar o pistão da pinça. Veja se consegue fazer ele retornar pra dentro.
Acho que seu pistão está enroscando, e tendo dificuldade para retornar. Moto de trilha acaba juntando muita sujeira. Aproveita que as pastilhas estão fora, acione o manete, fazendo o pistão sair bem pra fora, e limpe ele, se tiver ferrugem, passe uma lixa d`água bem fininha... Depois dá uma lubrificada de leve, com WD40 ou similar (MAS SEM AS PASTILHAS POR PERTO!!! rsrsr...)
Coloque as pastilhas novamente, troque todo o fluido do freio, sangre bem, e verifique se resolveu.
Se não resolver, vc ainda pode tentar trocar os reparos do cilindro mestre, etc...
Outra coisa... Como vc mesmo re-montou o sistema, CUIDADO pra não estar usando cilindro mestre incompatível com a pinça. Se vc misturar por exemplo uma pinça Brembo, acionada por um manete da Nissin, grande chance de dar pau.
Explicação:
O acionamento de freio é uma combinação de diâmetros de pistões. O pistão que aciona e o pistão que é acionado têm diâmetros que geram a força correta para acionamento do freio.
E cada marca/modelo de freio usam uma combinação de diâmetros diferente. Que eu me lembre a Nissin usa 1/2 polegada no acionamento... Se vc usar um diâmetro diferente vai ficar muito difícil de frear, ou o contrário, pode frear tão bem que praticamente freia sozinho...
Espero que resolva! Independente de resolver, volte aqui e conte a evolução ou solução do problema!
Abração!
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Re: [VÍDEO] TROCANDO AS PASTILHAS DE FREIO
já te falei por mp, mas vou deixar aqui pra servir pro pessoal, PROBLEMA RESOLVIDO.
1º motivo, terra e ferrugem nos pistões da pinça, limpei bem e passei uma lixa bem fina como o tomazte falou, e coloquei de volta.
2º motivo, como estava sendo usado na outra moto, pastilhas velhas e um disco velho, tinha uma certa quantidade de fluido para o sistema funcionar, como coloquei na minha um disco novo e pastilhas novas, os pistões ficaram bem mais recuados, resultado ficou com oleo demais no sistema assim mesmo o manete não tando acionado a roda ficava um pouco freiada, retirei com uma seringa um pouco do oleo do burrinho, empurrei bem os pistões, e o nivel do oleo ficou certinho, e a roda livre.
1º motivo, terra e ferrugem nos pistões da pinça, limpei bem e passei uma lixa bem fina como o tomazte falou, e coloquei de volta.
2º motivo, como estava sendo usado na outra moto, pastilhas velhas e um disco velho, tinha uma certa quantidade de fluido para o sistema funcionar, como coloquei na minha um disco novo e pastilhas novas, os pistões ficaram bem mais recuados, resultado ficou com oleo demais no sistema assim mesmo o manete não tando acionado a roda ficava um pouco freiada, retirei com uma seringa um pouco do oleo do burrinho, empurrei bem os pistões, e o nivel do oleo ficou certinho, e a roda livre.
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Re: [VÍDEO] TROCANDO AS PASTILHAS DE FREIO
Eu to com um problema semelhante: troquei as pastilhas, limpei os pistões (sem tirar eles da pinça), e o freio ficou pegando muito, daí eu tirei um pouco de óleo do burrinho, mas ficou a mesma coisa, será que o problema é nos pistões? Da muito trabalho pra tirar eles?
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