Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Selvagem »

Pessoal, fiz a 2ª troca de pistão na minha GasGas EC 250 2T 2008. Este pistão tinha 143 horas e 23 minutos e 3816Km, ele havia sido trocado em Setembro de 2011. O desgaste deste pistão foi de 0,06mm sendo que o limite é de 0,10mm. Aproveitei também e troquei as palhetas (Vforce).

Reparem que utilizar óleo de qualidade, no meu caso uso Motul/Motorex na proporção de 1,3%, além de uma carburação perfeita, filtro de ar sempre limpo depois de cada trilha e obviamente lubrificado com óleo específico para filtro de ar (Motorex) se traduz em um motor em ótimas condições. Observem o ótimo estado do pistão, o estado do cilindro é excelente, como novo.

Imagem

Imagem

Imagem

Custo de manutenção, todas as peças compradas no Ebay, frete esta incluído:

Pistão Wossner: R$ 339,00 (Caso tivesse utilizado o pistão da CR 250, este valor seria de uns 40% a menos)
Palhetas Vforce: R$ 148,00
MO: R$ 150,00

Total: R$ 637,00.

Por este valor tenho um motor praticamente novo, pois a folga da biela atualmente é ridícula, não pode ser considerada, sendo que as palhetas normalmente numa 250 2T não costumam ser trocadas a cada troca de pistão. Acho que vale a pena ser cuidadoso e caprichoso, pois tenho uma moto 2008 em excelentes condições, não devendo em nada a uma GasGas 2013, alías, em alguns aspectos, até melhor, depois de uns upgrades nas suspensões. joia:::
matheus loyo
Membro
Mensagens: 861
Registrado em: 20 Dezembro 2012 à41 11:52

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por matheus loyo »

aplauso:: ..
muito bom.. nao teve quase desgaste nenhum..
(desculpe mudar de assunto..)
eu tenho uma dt 200 1997 (antiguinha kk ) adoro 2t ela eu acho uma boa moto.. muito boa moto oq desanima é a ferveção.. agr abrir o motor pq trancou, vamos ver oq dar na retifica neh..
to querendo agr colocar ventoinha de cb 500 ou da ktm... nela.. pra ver (pq a que tava usando não tava ventilando direito.. mas ta ai 2t é 2t ..
I love You 2 Strokeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, Brappppppp..
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Leo Racing »

Legal selvagem ..

Motos de trilha, Enduro importadas tem uma durabilidade muito grande , realmente é algo bem vantajoso.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Matsui »

show demais eu que o diga,,, imagina o que uma GG ano 2000 nao esta fazendo milagres por aqui.

oleo bom manutencao em dia = motor com muita vida...............
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Selvagem »

Elton escreveu:Muito bom o acompanhamento, ficou muito barato eim, se considerar cada trilha umas 4, 5 horas de motor, equivale a umas 30 a 40 trilhas. Até faz sentido perto dos 3800km, da uma media de 100km por trilha.

Fica bem barato mesmo.

E voce acompanhou o total das outras coisas? Eu calculo que a ktm 150 o valor é uns 50 reais a hora de motor, considerando tudo que se gasta na moto, até mega revisóes de suspensao e anuais...

essa tua ai deve ser muito mais economica hehe
Elton, eu tenho uma planilha com TODOS os gastos da minha moto desde que a comprei e posso afirmar que no meu caso, a maior despesa que tenho com manutenção são os pneus. gorfei:: gorfei::
horskov
Membro
Mensagens: 234
Registrado em: 01 Fevereiro 2011 à54 14:46

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por horskov »

matheus loyo escreveu:aplauso:: ..
muito bom.. nao teve quase desgaste nenhum..
(desculpe mudar de assunto..)
eu tenho uma dt 200 1997 (antiguinha kk ) adoro 2t ela eu acho uma boa moto.. muito boa moto oq desanima é a ferveção.. agr abrir o motor pq trancou, vamos ver oq dar na retifica neh..
to querendo agr colocar ventoinha de cb 500 ou da ktm... nela.. pra ver (pq a que tava usando não tava ventilando direito.. mas ta ai 2t é 2t ..
I love You 2 Strokeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, Brappppppp..
tive uym 200R, e ferve mesmo, ferve, ferve e n para d ferve, principalmente nas trilhas aki de minas, a unica coisa que resolveu meu problema foi o expansor de radiador MRP.
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por leobalster »

Me desculpem mas as DT'S de voces devem estar bixadas, tive 2 DT'S e raramente elas ferviam, e olha que na epoca delas eu era bem mais roia do que hoje em dia!!


Abraços
Leo
helenov8
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 26 Outubro 2012 à02 07:55

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por helenov8 »

cuidado e tudo,parabéns selvagem.
Cris Salgado
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Setembro 2013 à10 23:12

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Cris Salgado »

Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
claytonviaplast
Membro
Mensagens: 425
Registrado em: 08 Dezembro 2012 à16 10:39

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por claytonviaplast »

Parabens, o negócio é manutenção preventiva, to com um problema aqui tambem, tenho uma ktm 250 exc e o retentor da bomba dágua ta mandando agua pra embreagem, não acho pra comprar, alguem pode me ajudar?
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por joaogabriel »

Cris Salgado escreveu:Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
lembrou de colocar óleo 2t? rindo2::

abre o motor pra vre o que danificou e faz novo, depois confere a carburação, pois se tratando de uma moto nova, é certo que não está regulada pra tua região
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Rushdb »

joaogabriel escreveu:
Cris Salgado escreveu:Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
lembrou de colocar óleo 2t? rindo2::

abre o motor pra vre o que danificou e faz novo, depois confere a carburação, pois se tratando de uma moto nova, é certo que não está regulada pra tua região
Cris, não vacila que nem eu... A diferença entre trocar um pistão preventivo ou não trocar, é justamente o cilindro, que geralmente vai pro saco quando se força a barra...
Ainda mais 2t, abre, olha, gasta uma junta superior e boa... tudo baratinho...
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Selvagem »

Arupel escreveu:Show de bola Selvagem....
Na verdade o negócio não tem segredo, minha avó já falava disso, quem cuida, tem.

Na minha 300 tenho usado 1% de Motul 800. Comecei com 2% (manda o manual dela, amaciando....) e fui baixando para 1,5%, depois para 1,25% e agora 1% me parece que ficou bom.

Como ela tá carburada um pouco gorda, e beberrona, 1,25% ainda ficou babando bastante pela ponteira, no meu ritmo de tocada. Com 1% ela baba pouca coisa, mais também baba. Vou deixar assim mesmo, melhor sobrando um pouco.

Um outro fator a considerar é a tocada, já que na 300 o motor é menos utilizado (falta de braço e coragem), trabalha num regime mais brando.

Lembro de uma RMX que tive, usava 1,3% nela e a ponteira era sequinha como se fosse uma 4T.... (coitada !) Naquela época, minha "coragem" era outra rsrsrsrs

Abraço e parabéns pelo capricho

André
Obrigado pelo elogio.

Arrupel, teu conceito sobre carburação esta equivocado. Não é baixando a porcentagem de óleo na mistura que você vai resolver a ¨babação¨ de óleo na ponteira. Ela esta ¨babando¨ por excesso de combustível na mistura e não por excesso de óleo, tanto que você esta usando somente 1% e ainda ¨baba¨. Numa moto bem carburada, você pode usar até 3% que não vai ¨babar¨ a ponteira.

Já te adianto, que usando o material que a GasGas usa de fábrica, você nunca vai conseguir ter uma carburação 100%, sempre vai ser uma carburação ¨gorda¨.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Selvagem »

Cris Salgado escreveu:Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
Garantia?
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por rallyman »

Selvagem escreveu: Arrupel, teu conceito sobre carburação esta equivocado. Não é baixando a porcentagem de óleo na mistura que você vai resolver a ¨babação¨ de óleo na ponteira. Ela esta ¨babando¨ por excesso de combustível na mistura e não por excesso de óleo, tanto que você esta usando somente 1% e ainda ¨baba¨. Numa moto bem carburada, você pode usar até 3% que não vai ¨babar¨ a ponteira.
Exatamente, reduzir a porcentagem pode até reduzir a babação, mas só vai mascarar o problema alem de causar desgaste prematuro no motor.
Eu já cometi esse erro no passado. gorfei::
Cris Salgado
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Setembro 2013 à10 23:12

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Cris Salgado »

joaogabriel escreveu:
Cris Salgado escreveu:Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
lembrou de colocar óleo 2t? rindo2::

abre o motor pra vre o que danificou e faz novo, depois confere a carburação, pois se tratando de uma moto nova, é certo que não está regulada pra tua região
Abri o motor. Foi o piston mesmo. Comprei um original mesmo, não houve nenhum desgaste. O lance foi que a moto não estava regulada. Eu coloquei oleo sim, 2% ainda por cima. Comprei um kit de juntas Athena. O mecânico já montou a moto e tá regulando ela. Vamos ver como vai ficar. mestre::
Cris Salgado
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Setembro 2013 à10 23:12

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Cris Salgado »

Selvagem escreveu:
Cris Salgado escreveu:Caro amigo selvagem,
Venho de uma crf 450 4t, peguei agora uma gas gas 250 2t zero. me empolguei num enduro e furei acho que furei o pistão da moto. Como resolvo este DETALHE? RSRS
Garantia?

Garantia de piston furado? Naonao::
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Selvagem »

A loja que te vendeu deveria te dar garantia. Como podem te entregar uma moto totalmente errada de carburação a ponto de furar um pistão? diabo:: diabo:: diabo::

Ou você ¨fuçou¨ no carburador? caveira:: caveira::
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Dehdao »

Selvagem escreveu:A loja que te vendeu deveria te dar garantia. Como podem te entregar uma moto totalmente errada de carburação a ponto de furar um pistão? diabo:: diabo:: diabo::

Ou você ¨fuçou¨ no carburador? caveira:: caveira::
Cara, como isso acontece? Não consigo imaginar a cena de verdade... Falta tanto combustível que cria um vácuo lá dentro e estoura? Que q acontece??
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por jjacob »

Dehdao escreveu:
Selvagem escreveu:A loja que te vendeu deveria te dar garantia. Como podem te entregar uma moto totalmente errada de carburação a ponto de furar um pistão? diabo:: diabo:: diabo::

Ou você ¨fuçou¨ no carburador? caveira:: caveira::
Cara, como isso acontece? Não consigo imaginar a cena de verdade... Falta tanto combustível que cria um vácuo lá dentro e estoura? Que q acontece??
O combustível entra na câmara de combustão em forma de um spray, mas em estado liquido e ao entrar em contato com as superfícies quentes ele rouba calor e troca de estado passando de liquido para gasoso, assim por incrível que pareça o mesmo combustível que entra para queima ajuda a refrigerar. Pode fazer uma analogia com uma chaleira com água, se tu quer que a água vire vapor precisa dar-lhe energia através de um fogo ou aquecedor. No caso a energia esta acumulada nas paredes internas da câmara de combustão em forma de calor.

Então com a mistura pobre(menos liquido se tornando vapor) as temperaturas aumentam, mas as paredes do cilindro e a vela até conseguem tirar este excedente para fora, mas a cabeça do pistão não, assim ela aquece um pouco mais ficando "molenga" e não resistindo a próxima combustão.

Entendeu?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem