Minha X-salada (Pintura Nova)

Espaço destinado aos q queiram mostrar por onde andam, mostrar os amigos, coisas e fatos interessantes...Vídeos animais....
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por João Neres »

Furlan escreveu:Ninguém tem quer ser um Wikipédia ambulante --'

Tabela para a regulagem do SAG da suspensão de sua moto

SAG é a abreviação de suspension adjustments gap, que poderíamos traduzir como a diferença de ajuste de suspensão. O SAG é responsável pela altura e “dureza” da suspensão, seus valores variam conforme o uso para qual a moto será destinada, quanto menor esse valor mais rígida será a suspensão.
SAG – TRASEIRA
1 – Com a moto sobre o cavalete#cavalete de moto, definir 2 pontos para medição que formem uma linha imaginaria, o mais perpendicular possível com o solo, (ex. : eixo da roda e paralama#paralama de moto). Após definidos os pontos, marque-os.
2 – Ainda com a motocicleta no cavalete, medir a distancia entre os 2 pontos e anotar (D1).
3 – Retirar o cavalete, e colocar o piloto (com equipamento completo) em pé sobre as pedaleiras, (para street-bikes piloto em posição de pilotagem) e com um movimento de compressão, exercer peso sobre a suspensão, e deixa-la retornar o mais lentamente possível, então medir e anotar (D2).
4 – Novamente na mesma situação, exercer peso sobre a suspensão, e deixa-la regressar normalmente, então medir e anotar (D3).
5 – Achar o ponto médio entre D2 e D3 e anotar (PM).
6 – Logo, da medição inicial D1 subtrair o PM para saber o SAG exato.
Exemplo:
PM = ((D3-D2) / 2) + D2
SAG = D1 – PM
VALORES DE EXEMPLO:
D1 = 67
D2 = 54
D3 = 60
Aplicando:
PM = ((D3 – D2) / 2) + D2
PM = ((60 – 54) / 2 ) + D2
PM = (6 / 2) + D2
PM = 3 + 54
PM = 57
Agora aplicando:
SAG = D1 – PM
SAG = 67 – 57
SAG = 10 (Perfeito)
A diferença entre D2 e D3 é devido ao atrito das partes moveis, como buchas, links, rolamentos etc. Se esta diferença é superior a 100mm, revisar a suspensão. Nas motos off-road (motocross-enduro), o SAG deve estar em torno de 95 – 100 mm, para supercross esta diferença deve se de menos 5 mm. Lembramos que para ajustar o SAG devemos atuar sobre a PRE-CARGA da mola ou seja, se o SAG apresentado, é Maior que 95 – 100mm devemos AUMENTAR a PRE-CARGA da mola Se o SAG apresentado é Menor que 95 – 100mm devemos DIMINUIR a PRE-CARGA da mola Em motocicletas com suspensões de pequeno curso, (ex.: DT200, XR200) o SAG deve ficar em torno de 25 a 30 % do curso total. Em street-bikes SAG 25 a 35 mm. Em pista SAG 20 a 30 mm
SAG – DIANTEIRA
Proceder como na traseira, somente as medidas são diferentes. Motocross, Supercross, Enduro 75 a 85 mm A media entre D2 e D3 deve estar em torno de 15 a 20mm, se apresenta maior que 30, revisar a suspensão. Em motos com suspensão de pequeno curso (ex.: DT200, XR200) o SAG dianteiro deve estar em torno de 25% do curso total Em street-bikes 25 a 35mm. Em pista 20 a 30mm
SAG – LIVRE TRASEIRA
Após ajustar o SAG, agora vamos checar o SAG-LIVRE, o que nos ajuda a comprovar se estamos usando uma mola ideal para o peso do piloto.
1 – O primeiro procedimento é abrir todo o retorno (rebound), logo então colocar a motocicleta sobre um cavalete e medir a diferença entre D1 e D2, anotar .
2 – Retirar a motocicleta do cavalete, e SEM piloto, exercer força sobre a suspensão e deixa-la voltar normalmente, medir novamente (D3) SAG-LIVRE = D1 – D2 O SAG-LIVRE deve estar em torno de 15 a 25mm para as motos de motocross, supercross e enduro. Nesse caso se o SAG-LIVRE apresentado é: MENOR que 15mm necessitamos montar uma mola MAIS DURA (RATE MAIOR). MAIOR que 15mm necessitamos montar uma mola MAIS MOLE (RATE MENOR). Para as street-bikes e pista deve estar entre 0 e 5mm. Em motocicletas de pequeno curso deve ficar em torno de 5% do curso total. Como na dianteira não temos exatidão na medição do SAG-LIVRE, e já que nas motocicletas modernas a variação do Angulo de Caster é insignificante (exceto algumas cruiser e chopper), temos já predeterminadas tabelas que indicam as molas#molas de moto dianteiras ideais para cada piloto.
Valeu por explicar Furlan, mas é muito complicado pra mim fazer e nao quero levar pra um mecanico fazer, eu to satisfeito com a motoca joia::: Abraço, humildade sempre! legal::
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por Gustavo/PR »

João, não precisa ser profissional não... regular o sag é simples, vou passar uns links... guenta ai.

01 Como regular o SAG ?
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... =2&t=22914" onclick="window.open(this.href);return false;

02 Regulando a suspensao em casa!!!
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... 14&t=10774" onclick="window.open(this.href);return false;

na net tem outras fonts, não sei em qual confiar... gosto das dicas aqui do forum, mas se você tem um mecanico de confiança, ajuda muito.
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por João Neres »

Blz gustavo, por enquanto nao vou mexer com isso, obrigado pela dica, tbm gosto dos tutorias aqui do forum.. valeu joia:::
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por Gustavo/PR »

ok boa sorte nas trilhas.

Lembre-se que essa regulagem normalmente não precisa te custar nada. Tem gente que prefere gastar com preparações antes de tentar o sag. Alias, tem gente que gosta mesmo é de gastar dinheiro... tem tesão em gastar...
Deleyxt225vix
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Maio 2014 à21 20:43

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por Deleyxt225vix »

OPa, rapaz vi a foto da sua motoca no google e vi que vc modificou o freio, kra preciso muito saber como vc adaptou essa pinça a minha foi pro espaço e não consigo achar outra em boas condições, estou restaurando a minha xt 225 2001 vermelha e só falta a pinça para a oficina me entregar (está lá desde fevereiro). Valeu!
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por João Neres »

cara a minha pinça era da xtz 125, só nao sei se o suporte que prende ela na bengala era o mesmo, mas se nao for, da pra mandar fazer um! se nao me engano a original é a mesma da DT 200, de um pistao só talves vc encontre, esta da xtz nao pega 100% a pastilha no disco, ai ela gasta mais rapido, mas freia bem do mesmo jeito desde que a pastilha nao esteja muito gasta
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por João Neres »

e poste foto da sua ai no forum!
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por MateusPH »

João ainda tem sua xt?ficou bonita mesmo, quem não entende de moto, nem diz que o motor não é dela
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por João Neres »

e ai mateus, de que lugar de santa vc é?, vendi ela esse ano cara, a moto era bem boa..
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por MateusPH »

sou de treze tilias
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por MateusPH »

sou de treze tilias
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por MateusPH »

sabe me informa , como que faço pra visualizar, topicos que eu escrevi, tenham atualização?
Deleyxt225vix
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Maio 2014 à21 20:43

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por Deleyxt225vix »

Fala João valeu pela reposta rapida! e me desculpe pela demora, acabei comprando uma pinça usada para não perder a originalidade da moto ja que se trata de uma restauração, vou postar as fotos sim, só ta faltando pegar a motoca pra tirar com uma camera de verdade todas as fotos que tenho são de celular...
Deleyxt225vix
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Maio 2014 à21 20:43

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por Deleyxt225vix »

https://imageshack.com/i/nb3rvnj" onclick="window.open(this.href);return false;
Deleyxt225vix
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Maio 2014 à21 20:43

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por Deleyxt225vix »

Bom, vamos as fotos que ja tenho..., mas antes a história rsrs.
Essa é uma xt 225 ano 2001 vermelha comprei ela em 2003 sou o segundo dono...

Imagem
Deleyxt225vix
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Maio 2014 à21 20:43

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por Deleyxt225vix »

Eu tinha uma ybr que tinha comprado zerada e cai com ela e desgostei da moto, um dia fui na concessionaria comprar aquela peçinha que tem o nome da yamaha em baixo do farol e la estava ela... me chamando pelo nome rsrs.Imagem
Deleyxt225vix
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Maio 2014 à21 20:43

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por Deleyxt225vix »

Imagem
Imagem
Deleyxt225vix
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Maio 2014 à21 20:43

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por Deleyxt225vix »

Em 2010 ela começou a dar alguns problemas elétricos e ninguem dava jeito e estava me deixando na rua direto, então comprei uma biz zeradinha e deixei a xtzinha encostada, porém moro em condomino e ficou no tempo durante esses 3 anos, geralmente só nas minha férias eu botava pra funcionar e dar umas voltinhas, ano passado vendi a biz e fiquei pensando no que fazer com a xtzinha, então nas minhas férias esse ano parei pra pensar e decidi restaura-la pois é uma moto muito boa, ótima ciclistica, econômica e eu particularmente acho muito bonita...
Imagem
Deleyxt225vix
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Maio 2014 à21 20:43

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por Deleyxt225vix »

então decisão tomada, calculos feitos (só de documentos R$ 1400,00) bora encarar a empreitada.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Esse quadro foi lavado para ir para pintura, porém tinha muitos pontos de corrosão, então pagamos por um jateamento (R$ 120,00) e ficou zerado, depois foi só aplicar prime... só não tenho fotos dele jateado.
Imagem
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Minha X-salada (Pintura Nova)

Mensagem por João Neres »

mateus é so clicar em ver as suas mensagens ali em cima da propaganda do segbeg, deley, vai ficar massa a xt.. cria um topico pra ela mostrando cada detalhe, e se der colocar as fotos com resolução um pouco maior
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem