Você sabe mesmo achar mau contato?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Você sabe mesmo achar mau contato?

Mensagem por PauloJ »

No domingo minha KTM ficou sem partida elétrica. No pedal ainda pegava, colocando 12v direto no motor de arranque ainda pegava.

Então, é óbvio que tem algum problema entre a bateria e o motor de arranque, sendo candidatos o relê, o punho e os chicotes entre eles certo?

Eu chequei as conexões todas e estavam firmes, daí descartei chicote e punho. O fusível do relê estava ok então eu já estava me preparando para comprar outro relê. Mas...

...resolvi pedir pro mecânico checar, vai que ele acha alguma coisa. Pois não é que tinha um mau contato no chicote do relê até o punho, que não se percebia tão obviamente? Um dos cabos estava com mau contato mesmo estando firmemente preso a um terminal do tipo "amassadinho em volta do cabo", e o terminal firmemente plugado ao relê. Bastou pressionar com uma chave de fenda para identificar o mau contato. E remover o terminal, limpar o zinábrio e reapertá-lo no cabo para que o problema sumisse.

Fica a dica!
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Você sabe mesmo achar mau contato?

Mensagem por Giovani/PR »

Obrigado Paulo!

Anotado!
Abraço
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Você sabe mesmo achar mau contato?

Mensagem por jjacob »

Eu fiz o 2º grau junto com técnico em eletrônica e nós sempre brincávamos que se eletricidade tivesse cor seria bem mais fácil!
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Você sabe mesmo achar mau contato?

Mensagem por PauloJ »

jjacob escreveu:Eu fiz o 2º grau junto com técnico em eletrônica e nós sempre brincávamos que se eletricidade tivesse cor seria bem mais fácil!
KKK ou então aquele medidor de corrente poderia ser mais fácil de usar, tem que acertar o seletor, não pode esquecer ligado que pifa a bateria, não pode deixar na mureta que o cachorro come...
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Você sabe mesmo achar mau contato?

Mensagem por PauloJ »

Giovani/PR escreveu:Obrigado Paulo!

Anotado!
Abraço
De nada. Bateu com alguma coisa que vc está tentando arrumar?

[]s,

Paulo
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Você sabe mesmo achar mau contato?

Mensagem por Juliano »

Quando não pode, até mesmo um minúsculo fiapinho de fio encosta em algum lugar fecha curto-circuito.

Quando tem que funcionar, até mesmo conectado, como era o seu caso, não funciona.


Problema mecânico é fácil de diagnosticar e difícil de resolver, enquanto problema elétrico é difícil de diagnosticar e fácil de resolver.
dvenuzka
Membro
Mensagens: 303
Registrado em: 17 Agosto 2006 à18 20:36

Re: Você sabe mesmo achar mau contato?

Mensagem por dvenuzka »

Comigo aconteceu algo parecido. A bateria da Toni não carregava de jeito nenhum. Testei bateria, relês, retificador, estator e nada, tudo certo. Ai tive a brilhante idéia de testar os conectores, um deles, que ia do retificador para a bateria estava tão sujo que não carregava a bateria. Ai desmontei todos eles, lavei com querosene e depois passei um WD40 e pronto, a bateria carregou de primeira.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem