Página 1 de 3

Shineray XY250GY-2

Enviado: 31 Dezembro 2013 à13 15:12
por lauroadriano
Minha chinesinha da Shineray, modelo XY250GY-2, vulgo X2. Seguem algumas referências:
Sub-quadro/filtro de ar/para-barro/balança (em alumínio) cópia do projeto KTM (2003-2007);
Suspensão dianteira Fast Ace cópia das Marzocchi utilizadas em Gas Gas/KTM/Husaberg (2003-2007) e AJP;
Suspensão traseira Fast Ace cópia da White Power;
Motor cópia da Honda AX1 (japonesa)/NX250 (americana);
Freios dianteiros e traseiros cópia dos Nissin;

Continuo na busca de referências.

Todas essas cópias saíram por R$8.000,00, ano/modelo 2012, porém 0 KM, parada há quase 2 anos (sem interessados) na concessionária. Isso implicou em adquirir um produto sem bateria (pois a original "morreu") e com os plásticos ressecados (tome-lhe braço, lixa e cera). Pensei comigo: "qualquer benefício é lucro". Como são peças intercambiáveis com produtos da melhor qualidade, no que for necessário, basta substituir por produtos de grife, se for o caso. Pensei um pouco "fora da caixa" e paguei prá ver. O tempo dirá se foi uma boa ideia. Estava eu à busca de uma CRF 230 quando me deparei com essa opção. Achei um produto com suspensão superior a preço de 230 semi-nova.

Para quem se interessar, acelera igual a 230, tem suspensão infinitamente superior. No quesito suspensão, passa em qualquer lugar, pois é bem alta, "engole" e corrige muito bem. Diante de qualquer obstáculo, basta acelerar e passar. Você nem percebe sobre o que passou. Ao contrário da 230 (que devolve ao piloto, sem dó, qualquer obstáculo mais acentuado), a XY250 faz você passar de boa. Os troncos, buracos e batentes parecem um simples desnível no solo.
Faço as seguintes ressalvas: achei um pouco larga na área do tanque e mais pesada (nada exagerado) que a 230 (óbvio diante dos dois radiadores e ventoinhas, bem como das suspensões mais robustas); freios pouco progressivos - é "triscou, pegou", mas sempre presentes.

Dia 12/01/2014 haverá uma trilhão na cidade em que costumo fazer trilha - Santo Amaro (a 70Km da capital bahiana). Após o evento, deixarei minhas impressões aqui.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Minha KTM-Honda-Chinarei

Enviado: 31 Dezembro 2013 à29 15:16
por Dehdao
A motinha é bem bonita hein!!

Não encontrou os protetores da bengala?

Re: Shineray XY250GY-2 (Minha KTM-Honda-Chainarei)

Enviado: 31 Dezembro 2013 à09 15:36
por lauroadriano
Obrigado pelo elogio, Dehdao. Põe bonita nisso aí! Tô apaixonado. Não canso de ficar admirando.
Os protetores são os mesmos da KTM e Gas Gas anteriores a 2009 (os mais novos "pegam", mas não ficam "originais" - são daqueles que "abraçam" a bengala). De qualquer sorte, como comprei "meio zero", a concessionária ficou de me conseguir os originais. Se falharem, já sei onde tem para comprar.

Re: Shineray XY250GY-2 (Minha KTM-Honda-Chainarei)

Enviado: 01 Janeiro 2014 à06 00:39
por Leo Racing
Muito legal mesmo..

Essas motos são bem completinhas e de manutenção bem simplificada, só ficou devendo um carburador melhor..

abraços e boa sorte com a motoca.

Re: Shineray XY250GY-2 (Minha KTM-Honda-Chainarei)

Enviado: 01 Janeiro 2014 à50 01:26
por lauroadriano
Leo Racing escreveu:Muito legal mesmo..

Essas motos são bem completinhas e de manutenção bem simplificada, só ficou devendo um carburador melhor..

abraços e boa sorte com a motoca.
Tá na boca do povo (colegas de trilha e mecânicos) e nos fóruns que um carburador maior faria a diferença. Está na minha lista de coisas a serem melhoradas com o tempo. Comprei a moto prevendo melhorias e mudanças, pois sei que os chineses não estavam preocupados com a durabilidade e a qualidade, mas com os custos.

Obrigado pelo voto. Estou de dedos cruzados, torcendo pelo melhor. legal::

Re: Shineray XY250GY-2 (Minha KTM-Honda-Chainarei)

Enviado: 02 Janeiro 2014 à17 06:41
por claytonviaplast
Laurão, um amigo meu tem uma semelhante a sua só que preta e verde, ele somente trocou o pistão (coisa que posso ver pra vc qual ele usou), meteu um bura koso de 30mm, e cortou a ponteira, sem exageros a motoca anda colada nas wr 250...

Re: Shineray XY250GY-2 (Minha KTM-Honda-Chainarei)

Enviado: 02 Janeiro 2014 à41 10:16
por lauroadriano
claytonviaplast escreveu:Laurão, um amigo meu tem uma semelhante a sua só que preta e verde, ele somente trocou o pistão (coisa que posso ver pra vc qual ele usou), meteu um bura koso de 30mm, e cortou a ponteira, sem exageros a motoca anda colada nas wr 250...
Veja, mesmo, qual o pistão que seu amigo usou. Quanto ao carburador, o que vem nela (Dekini) tem esse mesmo venturi. Qual seria a diferença/vantagem que justificaria a troca?

Aproveite, por favor, e pergunte se ele mexeu na relação secundária. A coroa é 52, mas o pinhão é 14 (achei grande para esse motor!).

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 02 Janeiro 2014 à54 14:03
por claytonviaplast
Ele me disse que comprou de um site que se chama ali baba, disse tambem que é procurar pelo kit big bore da nx250, ele me comentou que existe muita coisa para se fazer neste motor, não esquecer de fazer o squish no cabeçote por que senão trinca o pistão.

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 02 Janeiro 2014 à46 14:17
por lauroadriano
claytonviaplast escreveu:Ele me disse que comprou de um site que se chama ali baba, disse tambem que é procurar pelo kit big bore da nx250, ele me comentou que existe muita coisa para se fazer neste motor, não esquecer de fazer o squish no cabeçote por que senão trinca o pistão.
Obrigado! Já encontrei essa página em alguns resultados de busca. Vou pesquisar prá ver o que acho de interessante.

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 23 Abril 2014 à38 17:19
por tgomes
E ai amigo, atualiza nos de como tem se comportado a Trilheira!

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 23 Abril 2014 à57 17:50
por lauroadriano
Fiquei muito pouco tempo com essa moto. Fiz apenas uns dois passeios curtos e um trilhão. Sobre o motor, não posso comentar muito, pois já veio da loja com problemas - estava com o cilindro arranhado. Sobre as suspensões, apesar de achar a dianteira um pouco dura para meu gosto, tive uma grande sensação de segurança. Diante de um obstáculo, basta acelerar que ela passa sem sustos. Até um erro feio, que cometi numa valeta, foi corrigido tranquilamente. Para mim, a queda era certa, mas ela fez o trabalho dela muito bem e passei sem problemas. Pedras, troncos, raízes e valetas não são problema para essa moto. A única ressalva é para a rigidez da suspensão dianteira que pode ser bem cansativa em pouco tempo.

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 23 Abril 2014 à41 19:40
por Juliano
Mas e o problema no cilindro? Resolveu? Vendeu a moto?

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 23 Abril 2014 à32 21:30
por lauroadriano
Juliano escreveu:Mas e o problema no cilindro? Resolveu? Vendeu a moto?
Eu pedi o desfazimento do negócio, em decorrência do tipo de problema e pela demora em aprontar. Já havia passado mais de 40 dias sem previsão para concluir o serviço. Após 2 meses correndo atrás e ameaçando entrar com ação judicial, consegui a devolução do dinheiro. Mesmo assim, porque topei receber sem correção monetária. No final, ainda tentaram me convencer a ficar com a moto, dizendo que o serviço havia ficado perfeito, mas eu preferi não arriscar.

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 25 Julho 2014 à58 21:29
por TheFury
AQUI NA MINHA CITY TEM 2 PARADAS E COM MOTOR DE TORNADO... SHINERAY AQUI FALIUUU

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 20 Outubro 2014 à52 23:18
por Gmkarlos
Bem, a 2 semanas comprei uma xy250gy-2 que estava parada na loja a mais de 1 ano. Irei aproveitar e postar o resultados positivos e negativos da moto apos duas trilhas que fiz com a mesma.

Pontos positivos.
1 - suspensão. e uma maravilha, copia bem tudo que tem pela frente. a moto passa uma confiança muito grande quando o assunto é suspensão. ( apenas achei a dianteira um pouco rigida, nada que uma troca de óleo nao resolva)
2 - Motor como o amigo acima ja falou é uma copia da nx250, inclusive na china essa mesma moto roda com imblema da honda na balança. tipo um acordo comercial ja que esse motor nao é mais fabricado pela honda.
Na primeira trilha ele parece um pouco amarrado nas primeiras marchas, porem de velocidade final anda mais que uma crf230, no final da primeira trilha ele ja estava bem mais esperto e solto. ( porem vale apena da uma turbinada no carburador ja que a moto tem um toque de moto top. ao meu ver anda muito bem
3 - guidão de alumínio reforçado com duas regulagens na mesa, as rodas são da Unisson com certificado DOT, que quer dizer que aguenta impacto da mesma forma que as DiD que vem nas crf230.

4 Chassis igual da ktm porem de um material diferente, mas de ótima qualidade, a balança de aluminio de uma liga excelente, os cubos nem comento pois são ótimos também, unidos a um conjunto de freios que fazem seu trabalho divinamente.

Pontos negativos

1- O banco ou selim como chama os mais entendidos. a espuma do banco e horrível nada que uma substituição por gel não resolva.

Ao meu ver esse foi o único ponto negativo da motoca apos duas trilha pesadas esta intacta sem folgas motor berrando muito bonito. Sinceramente a Shineray deveria investir mais na publicidade dessa motoca que onde eu passo a galera fica de olho cheio de curiosidade.

Aki fica meu parabéns pra quem teve coragem de enfrentar a duvida e medo e obteve uma ótima feramenta pra trilha.

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 21 Outubro 2014 à39 18:36
por claytonviaplast
Tem um amigo aqui que esta satisfeito com a sua a mais de uma ano, unico ponto negativo foram os plasticos.

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 22 Outubro 2014 à32 23:29
por Gato a Jato #53
Opa também tenho uma made in china, é uma Xmoto, e não tenho o que falar, todas as peças intercambiaveis, motinha fantastica é 2011 e está firme e forte apos três anos, tou devendo um topico, vou abrir com certeza.

essa do lauro acho que o problema era simples de resolver trocando os retentores de valvula e fazendo uma retifica pra 0.25 . só deu bronca porque é moto parada na concessionaria.

unico ponto negativo para essa motos é o mercado, se você precisa repassar ela, ninguem confia. não tiraria uma moto dessa zera, por essa grande desvalorização pela desconfiança, mas de segunda mão como peguei a minha, pode ir sem medo. joia:::

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 24 Outubro 2014 à54 10:28
por claytonviaplast
Tenho chinezinhas e não tenho do que reclamar, as duas cumprem muito bem o que prometem, a de trilha é uma loncin xy 250 gy, uma cópia fiel da crf 230 porem com motor varetado, fiz algumas modificações no motor e a danada rende melhor que as 230 originais... Já a segunda é uma Mrx 230 motard, outra moto que a meu ver cumpre muito bem o que promete, motor identico ao das crf porem com 5 marchas e mais o pedal de partida, suspensões sensacionais, a motinho faz muita curva, gosto muito dela no dia a dia da cidade, muito divertida

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 11 Novembro 2014 à31 17:49
por Gmkarlos
Bom pessoal apos 4 trilhas... media de 500 km minha shineray ta 100% aprovada, moto anda bem, suspensão nota 100%.
Como ja havia comentado antes, so acho que deveria ter um pouco mais de toque na arrancada, nada que uma mexida no carburador não resolva. POde comprar sem medo. Moto muito superior a CRF230

Re: Shineray XY250GY-2

Enviado: 12 Novembro 2014 à33 07:44
por matheus loyo
Daqui uns meses vem os problemas .. suici::