KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Diguim »

Então galera, estou com uma KXF 250 carburada, tem um mês. Semana passada troquei o óleo dela junto com o filtro de óleo, coloquei o Mobil MX 10W30 semissintético, porém foi porque eu tinha que trocar no dia e foi a única opção, não usarei de novo.

Então, a moto estava no nível certinho antes de ir pra trilha, domingo. Ontem, com a moto fria fui checar o nível de óleo do motor, e incrivelmente, não aparecia óleo no visor da moto!! Coloquei 200Ml e ainda não apareceu!! Somente quando eu inclinava ela que o óleo aparecia. Fiquei muito preocupado, muito mesmo. Amigos meus que andam de KXF disseram que é normal as KXF baixarem um pouco de óleo, mas a minha baixou mais que o normal.

A moto recentemente foi trocado anel, pistão e as 4 válvulas, biela foi checada mas não apresentava nenhum tipo de folga, então não foi preciso trocá-la. Funcionamento perfeito, não bate, não fuma...

Porém, amigo meu me disse que uma vez ou outra ela deu umas baforadas de óleo queimado pelo escape durante a trilha, a famosa fumaça azul. Mas ela não fica fumando, é de repente que ela só bafora e para, coisa que não tinha acontecido antes.

O carburador dela está desregulado, o mecânico havia regulado a lenta mas não adiantou, a moto está pipocando quando o freio-motor está forçando... Ou seja, creio que a mistura esteja pobre, pois a moto ficou um tempo parada e o antigo dono disse que teria que mexer nos giglês. Uso gasolina Podium. Será que essas baforadas de óleo queimado pode ser culpa do carburador desregulado? Assim o nível baixou devido o óleo queimado.

O óleo apresenta cor normal.

De todo jeito irei deixar a moto no mecânico essa semana!

Alguma ideia do que seja?

Obrigado!!
josé neves
Membro
Mensagens: 504
Registrado em: 02 Setembro 2009 à59 21:12

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por josé neves »

Diguim não é querendo desanimar vc mas meu sonho é o mesmo seu e de todos aqui que anda de nacional é um dia poder andar de importada.
Quando vc postou a foto dela com muito entusiasmo eu não comentei nada para não desanimar vc.Mas pelas fotos já deu para perceber que essa moto está meio cansada e vc já está percebendo que ela está começando a te da dor de cabeça.
Vc levou essa moto em algum mecânico de confiança antes de comprar a moto?
Eu sonho por uma importada, mas só saiu da xr quando for para pegar uma usada muito extra ou uma zero, por que quando essas motos começa a dar dor de cabeça vc tem que compra as peças e uma caixa de paracetamol.
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Diguim »

Amigo, agradeço sua resposta e respeito sua opinião, mas não concordo com você ao dizer que minha moto está "cansada" tomando por base uma simples foto. Pois não tem como avaliar a mecânica e estrutura da moto simplesmente por foto, e de todo jeito, se for avaliar apenas a estética, não vejo porquê de achar a moto desgastada, sendo que de visual ela está em dia e não apresenta nenhuma falha, além dos plásticos zerados.

Sobre a moto em si, eu tenho a consciência limpa que fiz um bom negócio, não comprei a moto no escuro. Não pode se esperar uma moto como essa em estado 0KM, estava ciente dos pequenos problemas que ela tinha, e hora nenhuma o ex-dono me escondeu algo que devia ser feito na moto. Conheço o ex-dono dela e sei o quanto ele era cuidadoso com a mesma, não economizava na manutenção e não deixava pra depois algo que devia ser feito na hora.
Comprei a moto com motor e estrutura 100%, que é o mais importante, e tive a confirmação de que era uma boa moto por aconselho de vários amigos que estão por dentro do assunto e que conheciam a moto, inclusive fui olhar a moto com um e ele me deu a confirmação de que era uma boa compra.

Pra terminar, deixei a moto no mecânico de confiança após a compra, e a única coisa que deveria ser feita era a regulagem do carburador, coisa que será feita essa semana.

O problema de baixar óleo foi algum imprevisto que aconteceu e que ainda não solucionei, por isso criei o tópico. Quem compra uma moto para colocar no mato com anos de uso, onde a exigência da mesma é grande, tem que estar ciente que imprevistos podem acontecer, até porque pode ocorrer imprevistos até com motos 0km. Não me arrependo da compra.

Se alguém tiver uma ideia qual o problema seja, me diga. De qualquer forma irei deixar a moto no mecânico para checar o que ocorreu.

Abraços!!
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por f.cker »

O meu palpite é uma falha de vedacao entre pistão e cilindro.

Pode ser cilindro gasto e ovalizado, aneis, retentores de válvula(duvido, pois nao baixaria tanto).

Uma coisa é certa.. tá queimando óleo.. seu colega viu.. e mesmo quando não é visível, muitas vezes a motoca esta queimando.

Vc diz que o motor foi feito.. vc sabe se foi trocado pistão? qual medida estava e qual ficou? foi feito assentamento de valvulas ou mesmo troca de alguma?

Acho que são essas as perguntas para decidir o que fazer.
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Diguim »

Obrigado f.cker!!

Então, foi trocado o pistão, anéis e as 4 válvulas. Só a medida do pistão que não vou saber responder.

O caso aparenta ser grave?

Obrigado!!
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Diguim »

Obrigado Arupel!!

Então, claro, estou ciente que tem algo errado... Mas estou em dúvida se o óleo está sendo queimado ou cuspido. Mas pra falar a verdade, hora nenhuma eu vi minha moto fumando, e de três amigos, só um viu a baforada. Mas uma simples baforada já significa que minha moto está fumando? A moto quando tem algo de errado no motor ela fuma constantemente, não é não?

Estou achando estranho pois o motor foi refeito recentemente com peças de qualidade e em um mecânico que sabia o que estava fazendo, então não era pra estar assim... Se precisar de fazer algo sério na moto, irei conversar com o ex-dono dela e ver o que faz, pois a moto têm 3 trilhas comigo.

De forma alguma irei andar com a moto desse jeito, essa semana mesmo irei deixá-la no mecânico e ver o que pega.

Quais são as possíveis alternativas para essas baforadas uma vez ou outra?

Abraços.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Juliano »

O que você imagina como motor fumando, provavelmente sejam aquelas CGs que paracem motor 2T, mas não é assim que essa moto queima óleo. Você não vê, pois queima na alta, não baba a ponteira, mas deixa um pó preto.

No que eu já vi acontecer, quando são retentores gastos, o óleo se acumula em baixas rotações, então na retomada aparece a baforada, mais frequente.

Pistão e anéis gastos vão queimar na alta, por isso não aparece a fumaça. Como na sua moto esses itens já foram trocados, eu aposto no cilindro gasto, o que não casa com os anéis novos.

Dá uma conferida, se for cilindro já compra cilindro + pistão e anéis na gringa e a moto fica nova. Já aproveita que vai abrir o motor para medir o desgaste e verifica a parte de baixo.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por MoLoToV »

Diguim escreveu:Obrigado Arupel!!

Então, claro, estou ciente que tem algo errado... Mas estou em dúvida se o óleo está sendo queimado ou cuspido. Mas pra falar a verdade, hora nenhuma eu vi minha moto fumando, e de três amigos, só um viu a baforada. Mas uma simples baforada já significa que minha moto está fumando? A moto quando tem algo de errado no motor ela fuma constantemente, não é não?

Estou achando estranho pois o motor foi refeito recentemente com peças de qualidade e em um mecânico que sabia o que estava fazendo, então não era pra estar assim... Se precisar de fazer algo sério na moto, irei conversar com o ex-dono dela e ver o que faz, pois a moto têm 3 trilhas comigo.

De forma alguma irei andar com a moto desse jeito, essa semana mesmo irei deixá-la no mecânico e ver o que pega.

Quais são as possíveis alternativas para essas baforadas uma vez ou outra?

Abraços.
Diguim, faz um teste cara, eu tenho uma kxf 450 11 e faco a troca de oleo e filtro de oleo na quantidade correta, e nunca aquela porra de visor fica no nível correto, sempre tem que inclinar a moto pro lado direito um pouco ai quando vc levanta ve qe ta cheio de oleo....
Faz um teste, troca o oleo e filtro, mas deixa escorrer bem o oleo velho, monte filtro novo e coloca a quantidade correta de oleo, faz uma trilha, depois troca devolta e mede a quantidade de oleo que vai sair....
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por superagro »

Rapaz, sem rodeios.

óleo não evapora, abre logo esse motor e prepara o bolso.

Se realmente foi trocado tudo que o dono falou pode preparar pra comprar um cilindro novo.
josé neves
Membro
Mensagens: 504
Registrado em: 02 Setembro 2009 à59 21:12

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por josé neves »

Diguim eu quando falei em moto (cansada) não foi só pela estética da moto, mas sim já pelos problemas que vem aparecendo :Cuspindo oléo,oléo baixando muito,aros trincados e etc....
Torço que essa epidemia de problemas seja sanada logo!!!
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Diguim »

Obrigado à todos pela resposta!!

Então, entrei em contato tanto com o ex-dono dela quanto o mecânico que fez o motor da moto.
O mecânico me garantiu que tudo que foi feito foi com as peças de melhor qualidade, não foram feitas economias na moto. Pistão não apresentava necessidade de trocar, mas como o motor foi aberto, aproveitou pra trocar já.

Tanto o mecânico quanto o ex-dono ficaram impressionados com esse fato, pois o motor está novo e foi todo revisado. O mecânico falou que baixar uns 100Ml ou um pouco mais nesse tipo de moto é normal, todas baixam, mas o que baixou foi excessivo mesmo, mas ele deixou claro que a viscosidade do óleo que usei pode ter contribuído para a queima do mesmo, visto que era um 10W30 e a temperatura de BH nesses dias está bem alta. Irei colocar um mais viscoso, creio que 15W50 e irei pra trilha junto com o ex-dono dela, pois ele quer avaliar de perto, e realmente ver se a mudança do óleo vai mudar algo. Deixou claro que a moto nunca fumou com ele, não teria porque mentir, não é moleque, e que realmente não tem sentido acontecer isso com um motor recém feito, e revisado inteiramente. Se ela baixar uma grande quantidade novamente, deixarei a moto no mecânico que fez o motor da mesma, e será aberto. A moto possui apenas 3 trilhas comigo, o ex-dono dela está ciente disso e sabe que me vendeu a moto 100% e irá acompanhar o processo de perto, ele é um homem correto e sério. Liguei para outro mecânico de confiabilidade assim como o que fez o motor e que já viu a moto, e a opinião foi mais ou menos a mesma. Pra quem é de BH os mecânicos são o Breno de Honório Bicalho (foi o que fez no motor) e o Kim do Vale do Sereno.

Agora, José Neves, sobre o problema de cuspir óleo, foi devido ao excesso, ela já parou com isso desde a correção do nível, os aros aqui na região é mais comum trincarem devido a predominância de pedras e mais pedras. Uma moto de cross com anos de uso na trilha, não é de se esperar tudo em estado de 0km, mas o ex-dono não omitiu o fato dos aros e descontou no valor da moto para se eu quiser, trocá-los, mas sendo que as trincas não apresentam o risco de quebrar o aro, por enquanto, então estou acompanhando a situação. Não houve uma epidemia de problemas.

MoLoToV, realmente, alguns amigos meus já relataram que não conseguem medir o óleo pelo medidor, que tem vez que a quantidade de óleo está correta mas não corresponde com o visor, e sinceramente não me dei bem com ele também, agora na troca irei colocar a medida certa sem importar tanto com o visor.

É isso, quando eu realmente ficar ciente do que ocorreu, posto aqui!!

Obrigado novamente à todos!!
pedromorais222
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Março 2013 à30 17:23

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por pedromorais222 »

entao diguim,tenho uma kxf 250 2011 e meu amg tem uma 2010 e ambas em descida no freio motor da pipocadas ,entao acho q o seu carburador n esta desregulado,em relacao ao oleo sumindo do visor a minha tbm some pois ela fica parada no triangulo q deixa ela inclinada para esquerda,5 minutos q eu deixo ela completamente reta o oleo aparece novamente,e outra coisa q pode ser é vazamento em alguma junta a minha tava vazando na junta da embreagem a cada trilha o oleo sumia...espero ter ajudado

Abraço
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Diguim »

Obrigado Pedro!!

Bom, realmente o carburador não está me incomodando, ele só pipoca mais de quinta marcha quando o giro está alto no freio motor... Mas nada de absurdo.

Então galera, o Pedro solucionou meu problema, o problema da moto é justamente a junta da embreagem, que ainda não sei ao certo o que aconteceu, se queimou, mas o vazamento é de lá. Após ler a mensagem do Pedro, avaliei a moto após ser ligada, e vi umas gotas parecendo que saíam da junta, mas não tinha certeza. Hoje, como conselho dos dois mecânicos, parti pra trilha para testar após ter trocado o óleo para um 15W50. No meio da trilha percebemos óleo novo espalhado por debaixo da tampa da embreagem. Anteriormente, eu estava usando um óleo 10W30, o que contribuiu para o nível abaixar tanto em uma trilha, pois o óleo sendo mais fino, escorre mais fácil. A questão de fumar, não sei ao certo mas creio que na verdade não era óleo queimado e nem sei se realmente teve fumaça, visto que não cheguei a ver. Hoje fiz trilha de teste com a moto e hora nenhuma teve qualquer incidência de fumaça vinda do escape, sendo que todos meus amigos estavam atentos sobre isso. Por questão de eu ter colocado um óleo mais grosso agora, o nível abaixado foi bem menos, o óleo estava bem visível ainda.

É isso galera, problema aparentemente resolvido!!

Obrigado pela ajuda de todos!! Foi de grande valia!!
matheus loyo
Membro
Mensagens: 861
Registrado em: 20 Dezembro 2012 à41 11:52

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por matheus loyo »

Entao tabom , graças nao foi um problema mais serio joia:::
josé neves
Membro
Mensagens: 504
Registrado em: 02 Setembro 2009 à59 21:12

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por josé neves »

joia:::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Juliano »

Up!!!

Diguim sumiu???
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Diguim »

Opa!!
Sumi não!! Eu havia falado qual problema que eu achava que era mas esqueci de confirmar aqui!! Realmente era a junta maior da embreagem que havia queimado, deixando assim o óleo vazar e baixar tanto o nível.
Comprei uma junta maior da Athena (R$25,00) e levei pro mecânico trocar (R$50,00 mão de obra), e pronto! Problema resolvido!! A moto não pinga mais uma gota de óleo e já fiz duas trilhas e meia (duas e meia pois teve uma que fiquei só brincando com a moto durante 30 min., assim nem considero uma trilha kkkkk) e a moto não apresentou mais o problema. Abaixou o nível sim, mas essas motos todas baixam, inclusive a KXF é famosa (pelo menos entre meus amigos) por ter que completar o nível quase toda trilha. Porém, o que a moto baixou em quase três trilhas, não é nem 1/3 do que tinha baixado em uma trilha antes. Ela continua entre o máximo e o mínimo, não passou do limite.

É isso, problema 100% resolvido!!

Obrigado à todos pela ajuda!!!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Juliano »

Vendeu a KXF???
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Diguim »

Acabei vendendo sim Juliano.
A moto em si era show de bola, mas sou estudante, menor de idade, estava difícil de mantê-la. Acabava que eu pensava mais nos possíveis problemas que poderiam ocorrer na moto no que na trilha, assim estava deixando de curtir a trilha. Isso já estava me incomodando, aí foi quando ela derreteu o pistão por superaquecimento, porém ela não tinha fervido hora nenhuma e não rodou sem água no radiador. O problema crônico das KXF entre 2006 e 2008 de superaquecimento pode ter sido uma das causas. Isso foi o estopim, mesmo se eu arrumasse a moto, não ia conseguir rodar tranquilo nela, além de eu ter perdido o tesão na moto após isso.

Como busco uma moto que me leve pra trilha todo FDS sem me deixar preocupado, a solução seria uma importada 0km ou uma 230 (ou demais nacionais), e como no caso não tenho cacife pra importada 0km, acabo que fico na 230. Quando eu tiver dinheiro pra comprar uma importada nova e pra manter, eu monto em uma de novo.

Peguei na troca uma TTR 230 com suspensão invertida, escape, e todos os demais mimos de uma 230, mas não sei se ficarei com ela.

É isso.

Valeu.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: KXF 250 baixando muito o nível do óleo.

Mensagem por Leo Racing »

derreteu o pistão por falta de combustivel ;)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem