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Dúvida em relação as especiais

Enviado: 23 Fevereiro 2015 à49 11:33
por IgorVinicius
Olá membros do líder motos, montei esse tópico que o Juliano me sugeriu, já tirei algumas duvidas por MP com alguns membros do fórum (Juliano,marcelop,menudo,robertovalela), mas acredito que pode ajudar mais membros, então montei quase um questionário para tentar tirar as duvidas em relação às motos de mx. Espero que todos possam dar suas opiniões sem qualquer preferencia de marca em relação à outra, apontar todos os prós e contras da mesma. Vou contar um pouco da situação, em breve vou estar com uma CRF 230F nova e como vou utilizar a moto totalmente no motocross, acredito que ela não vai me proporcionar um desempenho igual a uma moto realmente de MX, usar ela para esse tal fim não seria uma boa escolha, teria que preparar ela de todas as formas e não seria comparável ainda a qualquer especial, estou pretendendo trocar ela. Bom, vou deixar esse questionário para que possam opinar sobre elas. Obrigado desde já.

1-) O que olhar em relação a moto? Comorar uma moto de dono que utiliza ela em motocross ou em trilhas aos finais de semana?

2-) Dar preferência a uma moto de uso extremo em motocross ou maior horas em trilhas?

3-) Pegar uma moto com peças no motor originais ou com kit preparador( kit cilindrada, comando, etc)?

4-) Qual seria a melhor escolhe entre as motos de 2007-2009? 4 tempos e 2 tempos? Qual modelo?

5-) Dar preferencia a com menor ano de uso ou uma com recém peças trocadas?

6-) Como fazer o teste para saber se a moto se contra em perfeito estado? Só andando mesmo?

7-) Ficar com a CRF 230 mesmo e equipar ela toda?

8-) Qual o melhor óleo para motor e câmbio para usar? Após quantas horas devemos trocar filtro e óleos?

9-) Aponte algum problema (crônico) em algum modelo que já utilizou ou teve experiência com alguém

10-) Comprar peças aqui no Brasil ou lá fora? Qual melhor site para cada um?

11-) Utilizar gasolina comum ou podium? Algum problema relacionado a cada uma?

12-) Utilizar no radiador agua, fluido ou agua+fluido?

13-) Qual a moto mais durável em uso normal e fazendo a total manutenção básica?

14-) Em relação as 2T, como descobrir se o motor dela esta inteiro? Ela deve fumar ou não andando em alto regime?

15-) 125 2T ou 250 4T para competição?

16-) Sinais de que algo esta errado? Embreagem gasta? Motor com gambiarras?

17-) Algumas motos com problemas de ligar, só regulagem de válvulas? Tem algo mais serio? Ou só um problema da moto mesmo?

18-) Usando ela em todo final de semana, em media 1H, qual recomendação a ser feita, chegar raios etc?

19-) Qual media de hora deve ser aberto o motor para trocas peças? Qual peças comuns a serem trocadas, qual raramente é trocada ( medo de mecânicos ruins - aqui tem vários )

20-) Dicas relacionada a algo, como óleo branco ( como água entrando), moto esquentando etc..

21-) Que peças posso deixar estocadas em casa, ir comprando pra qualquer imprevisto, juntas, pistão, anéis, válvulas, corrente de comando?

22-) Dúvida não muito relacionada a especiais, mas qual medida do próximo pistão a ser utilizada para comprar antes?

Espero que todos possam passar seus conhecimentos, acredito que seja um tópico de grande ajuda. Obrigado! joia:::

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 23 Fevereiro 2015 à22 17:12
por Diguim
1- Olhe a estrutura da moto, quadro, suspensões, procure por trincas, folgas, etc., pois não adianta nada moto com motor bom e estrutura lixo. Veja a moto em funcionamento, se há algum barulho estranho (leve um mecânico de confiança ou um amigo que entenda bem sobre motos, se você não tiver muito conhecimento), ande na moto.

2- Prefiro uma moto usada em trilha do que no motocross. No motocross o motor da moto anda no talo o tempo todo.

3- Pegue uma original, além de ser mais confiável, é melhor para você, não haverá necessidade de uma moto mexida, visto que está saindo de uma 230.

4- Entre 2007 a 2009 é mais difícil encontrar alguma 2 tempos de pista. Procure alguma 4 tempos e que seja japonesa, pois a durabilidade é maior, ainda mais em uma moto que já passou por anos de uso. Modelo vai da melhor oportunidade que aparecer.

5- Dê mais valor à moto com peças recém trocadas, pois de qualquer forma você pegará uma moto com mais tempo de uso, então é melhor pegar uma 2007 toda arrumadinha com peças novas do que uma 2009 com motor e estrutura mais ou menos.

6- Respondido no item 1.

7- Não entendi direito ainda, você já anda de 230 ou pegará uma? Se já anda, vai pra importada agora (ciente do alto custo de manutenção), se não anda, fica um pouco de 230 originalzinha pra aprender o básico e depois de alguns meses parta para a importada.

8- Melhor óleo e filtro é relativo, vai do bolso, mas dê preferência pros óleos 100% sintéticos, mas se não puder gastar com eles, coloque algum semissintético e de preferência importado. Filtro de óleo pode usar algum paralelo, sendo de marca boa não tem erro, inclusive pode olhar filtros de motos nacionais que são mais baratos e que dão na mesma em alguns casos. Sobre a troca é particular, mas eu trocava o óleo da minha KXF 250 à cada 4 trilhas, convertendo é umas 10 horas de uso, e filtro de óleo sempre junto com o óleo.

9- KXF 250 e 450 de 2006 à 2008: superaquecimento. Inclusive derreti o pistão da minha por superaquecimento.
CRF 250R 2006 à 2009: válvulas se desgastam mais cedo e maior dificuldade de pegar.

10- Comprar peças lá fora. Tem vários sites: hablamx.com, ebay.com., etc.

11- Podium. Ajuda bastante na partida da moto. A gasolina aqui do Brasil já é um lixo, ainda mais com o aumento da porcentagem do alcóol nela, coloque Podium pois manteve a porcentagem antiga de alcóol.

12- Motocool + 5% de Mocool. Nunca utilize só água. E em casos extremos, deve-se usar apesar água desmineralizada, pois se não a água enferruja as peças.

13- As 450 duram mais que as 250, mas entre as 250 a mais durável é a YZ 250F.

14- Fumar as 2 tempos sempre fumam, agora não sei muito sobre elas. Tem ver se está com compressão boa, essas coisas. Deixo alguém mais experiente falar sobre isso.

15- 250 4T. As 2 tempos não têm mais tanto espaço em competições. As competições em geral dão mais valor para as 4T.

16- Embreagem gasta a moto patina, demora para subir giro. Motor com gambiarras se vê pelo seu funcionamento, som, etc.

17- As carburadas 4T de cross em geral são mais teimosas para pegarem, mas principalmente as CRF tem uma fama de serem marrentas mesmo. Tem que está tudo em dia, carburador, válvulas, gasolina melhorzinha, etc.

18- Lubrificação da corrente, cabos, checagem do filtro de ar (se estiver sujo, limpe-o), checar folga da corrente, checar raios, etc.

19- Não tem hora definida, depende do regime que a moto será exigida, da manutenção, etc. Em pistas não sei, mas em trilhas, a galera aqui costuma abrir o motor das motos de cross em torno de 100H, dependendo mais. Mais comum de trocar é a parte de cima do motor, Kit anéis e pistão, válvulas, etc.

20- Fique sempre de olho no nível de fluido do radiador, motor rodando sem fluido roda mais quente e pode dar superaquecimento, assim, dê adeus para o motor.

As perguntas que não respondi deixo para outra pessoa com mais conhecimento responder.

Abraço.

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 23 Fevereiro 2015 à53 20:16
por GabrielSto
Amigo, vc mandou um questionario kkk.
Enfim, já teve boas respostas.
Só discordo no item que fala entre preferir moto do MX ou que ficou na trilha.
Se quer uma importada de MX, prefira SEM DÚVIDAS uma que só foi de pista. Trilha mói essas motos, principalmente o quadro. Tanto que motos de MX que ficaram na trilha, muitas quebram o quadro. Procure uma de pista novinha, com motor novo e tal.

Entre 2t ou 4t vai do gosto.
2t da pra achar sim, yz 250 fabrica ate hoje e a ultima CR foi 2007.
Mas 4t é mais fácil de achar.

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 23 Fevereiro 2015 à49 20:35
por Dehdao
GabrielSto escreveu:Amigo, vc mandou um questionario kkk.
Enfim, já teve boas respostas.
Só discordo no item que fala entre preferir moto do MX ou que ficou na trilha.
Se quer uma importada de MX, prefira SEM DÚVIDAS uma que só foi de pista. Trilha mói essas motos, principalmente o quadro. Tanto que motos de MX que ficaram na trilha, muitas quebram o quadro. Procure uma de pista novinha, com motor novo e tal.

Entre 2t ou 4t vai do gosto.
2t da pra achar sim, yz 250 fabrica ate hoje e a ultima CR foi 2007.
Mas 4t é mais fácil de achar.
Curiosidade minha, porque a trilha quebraria o quadro de moto de MX? Realmente não faço ideia, por bater em obstáculos ou coisa assim?

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 23 Fevereiro 2015 à48 21:04
por MateusPH
moto de mx na trilha quebra quadro?essa é nova, se o quadro da 230 não aguenta salta, e aguenta na trilha , por que um quadro que aguenta, salta e etc, não vai aguenta na trilha???se é por causa da susp, é simples, refaz, pra min não faz nenhum sentido, quantos que tem yzf, crf r, e tals na trilha, e nunca trinco se quer o quadro......

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 24 Fevereiro 2015 à53 04:14
por Sandro Alex O S
Na boa , motos usadas motocros é fróids , se tiver a sorte de compra uma unico dono e o cara nao rodou nadimha ai sim , caso comtrario , se o cara roda constante pode preparar para da uma conferida geral na moto , inclusive motor , motor de motos importadas nao avisa quando vai quebrar , peças nao é problema , com o dim dim no bolso claro ,porque sao todas caras...

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 24 Fevereiro 2015 à54 22:07
por robertovarela
Eu já vi muita especial quebrar o sub frame nas trilhas, o roia anda tanto tempo sentado que o banco desgasta ele até quebrar.

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 25 Fevereiro 2015 à30 18:55
por GabrielSto
Bom, na verdade quebram sim.
A absorcao de impacto no quadro.
e muito faci diferenciar uma moto de mx que ficou na pista de uma que foi pro mato, basta olhar em baixo delas. a de trilha com certeza tera algum empenado, bem embaixo onde normalmente as pedras pegam. Enquanto a de pista GERALMENTE mantem o quadro perfeito.

Tbm deve se destacar a forma como o impacto dos obstacuos e absorvido peo quadro, em uma moto de mx com a susp dura, normalmente sofre mais o quadro na trilha. Vou explicar, a grande maioria dos pilotos nao sabe tocar uma moto de mx na triha como ela deve andar (considerando uma moto original) e tentam contrapor os obstaculos da mesma maneira que o fariam em uma moto de enduro. Na pista os impactos no quadro sao muito menores, apesar do erro comum que todos tendem a pensar que os altos pulos e costeas na pista moem a moto. Mas nao tem nada ver ! A moto de mx so e moida na pista se cair na mao de quem nao sabe tocar e falha nas recepcoes dos pulos ou nao sabe passar em costelas, caso contrario a moto sofre pouquissimo impacto. Nada a ponto de prejudicar sua estrutura

Sim, sei que e comum tbm encontrar motos de mx na triha. Varias kxf, crf que nao quebram pois sao motos mais novas. Claro que o auminio usado e de altissima qualidade e nao e regra as motos quebrarem ou trincarem. O comum mesmo e encontrar motos mais antigas com estes problemas, como por exemplo as CR 97 pra cima.

Resumindo o que eu quis dizer, e que as motos de mx TENDEM a se partir com o tempo, considerando que apenas rodam em trilha. Entao o meu conseho para preferir uma moto de mx que ficou na pista se da, por um dos motivos, nesse fator. Nao baseio meu conseho todo em cima diso, foi mais um comentario que ganhou repercursao, mas vale a troca de informacoes.

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 25 Fevereiro 2015 à12 21:16
por Juliano
Se for pra encaixar uma moto em todas essas questões, então você nunca vai andar de moto...


Se fosse pra comprar ações, imóveis, fechar negócios envolvendo muito $$$ beleza, mas para comprar apenas uma moto tantas dúvidas?

Você deve querer uma moto, olhar pra ela e dar aquele gelo na barriga, dar até vontade de cagar quando você for colocá-la na pickup/carretinha, andar o dia todo, voltar pra trabalhar na 2a-feira e ficar pensando no próximo fds.


Quando a moto não te der mais tesão você começa a namorar outra, e assim por diante.

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 25 Fevereiro 2015 à32 21:52
por MateusPH
isso ai Juliano, você não está comprando uma moto pro resto da vida!e se não que com nenhum defeito, esteja tudo okay, tem que parti pra uma zero bala!Por mais inteira que compre uma usada, sempre terá algo pra fazer!

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 26 Fevereiro 2015 à39 00:17
por IgorVinicius
Simplesmente não é querer algo perfeito, mas ter o mínimo de conhecimento relacionado a algo que você vai inventir é muito bem válido, ainda mais em fórum do próprio seguimento, que é passar conhecimento a todos os usuários.

Obrigado para quem respondeu com vontade...

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 26 Fevereiro 2015 à18 09:33
por f.cker
IgorVinicius escreveu: Obrigado para quem respondeu com vontade...
Alguem aí respondeu sem vontade?? Acho que deveríamos pedir desculpas por não ter atendido a expectativa do "cliente".
O cara coloca um questionário de 20 perguntas, sendo que a maioria das respostas são encontradas no próprio fórum e fica contrariado com as respostas..

É cada um que aparece...

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 26 Fevereiro 2015 à03 11:22
por IgorVinicius
f.cker escreveu:
IgorVinicius escreveu: Obrigado para quem respondeu com vontade...
Alguem aí respondeu sem vontade?? Acho que deveríamos pedir desculpas por não ter atendido a expectativa do "cliente".
O cara coloca um questionário de 20 perguntas, sendo que a maioria das respostas são encontradas no próprio fórum e fica contrariado com as respostas..

É cada um que aparece...
Não vim reclamar das respostas, não aceito que entrem no tópico para julgar as minhas dúvidas

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 26 Fevereiro 2015 à19 12:35
por gerson
7-) Ficar com a CRF 230 mesmo e equipar ela toda? Sim, faça isso que sera a melhor opção para voce, pela quantidade de duvidas que tem, provavelmente sua experiencia com off road deve ser pouca, entao para nao se assustar com o esporte fique com ela ! De todo jeito, nacionais e importadas nao andam juntas em uma pista, visando sua segurança, há categorias nacionais que nao permitem saltar todos os obstaculos, categoria mais leve que nao irao aterrisar em cima da sua cabeça. Se comprar uma importada, nao iras ter sangue nos zoios para zerar os saltos.

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 26 Fevereiro 2015 à14 22:39
por MateusPH
pelo que eu entendi você vai pega ainda a crf 230, e já ta pesando em troca e pega uma importada??Sinceramente amigo, parece que você quer se aparecer pra outras pessoas! Cara você ta começando com uma excelente moto, sonho de muitas pessoas , consegui troca a velha moto por uma 230 nova, e você ja nem pego e ja que importada?Se que se aparece, então pegue zero bala e a mais top!

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 26 Fevereiro 2015 à35 23:06
por Juliano
Prezado IgorVinicius, o meu post acima reflete exatamente a maneira como cada trilheiro desse forum escolhe a sua motoca, claro que ponderando mais ou menos intensidade.

Não respondi com falta de vontade, apenas respondi a maneira como deve pensar nesse esporte. Se for de outra forma, então melhor nem começar.


Em tempo, feliz era o Gelous, que trocava de moto a cada 15 dias... Feliz é o Zenha, que na sua plenitude sexagenária, provavelmente já teve mais de uma centena no meio das pernas...

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 27 Fevereiro 2015 à15 11:08
por IgorVinicius
MateusPH escreveu:pelo que eu entendi você vai pega ainda a crf 230, e já ta pesando em troca e pega uma importada??Sinceramente amigo, parece que você quer se aparecer pra outras pessoas! Cara você ta começando com uma excelente moto, sonho de muitas pessoas , consegui troca a velha moto por uma 230 nova, e você ja nem pego e ja que importada?Se que se aparece, então pegue zero bala e a mais top!
Sem comentários para você.
Juliano escreveu:Prezado IgorVinicius, o meu post acima reflete exatamente a maneira como cada trilheiro desse forum escolhe a sua motoca, claro que ponderando mais ou menos intensidade.

Não respondi com falta de vontade, apenas respondi a maneira como deve pensar nesse esporte. Se for de outra forma, então melhor nem começar.


Em tempo, feliz era o Gelous, que trocava de moto a cada 15 dias... Feliz é o Zenha, que na sua plenitude sexagenária, provavelmente já teve mais de uma centena no meio das pernas...
Entendido Juliano

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 27 Fevereiro 2015 à49 19:45
por MateusPH
huahuahua, é apenas a verdade, antes de fazer um questionário desses, primeiro você tem que ta atras de uma pra compra, não só pra ter ideia...

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 21 Julho 2018 à35 13:26
por tiago casaes
recentemente comprei uma ktm xcf 350 2011 com motor batido quando abri estava com pistão e biela ruim,
fiz a troca deles, ai andei na moto, com uns 5 km de teste ela travou, quando abri o motor estava com o pistao derretido, entao resolvi pedi outro kit completo da big bore coloquei ontem e hoje fui fazer o teste e aconteceu a mesma coisa. alguem ai ja passou por isso?
obs: quanto comprei a moto ja conhecia seus antecedentes, e funcionava normalmente.

Re: Dúvida em relação as especiais

Enviado: 23 Julho 2018 à27 17:11
por xiru900
Pode ser tolice minha mas tem óleo nesse motor ??
Vc checou se a bomba dagua esta funcionando ??
Pra derreter o pistão está sobre aquecendo demais o motor