LUBRIFICANTES, COMBUSTÍVEIS E ÓLEOS PARA FILTRO DE AR IDEAIS

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drwagner
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LUBRIFICANTES, COMBUSTÍVEIS E ÓLEOS PARA FILTRO DE AR IDEAIS

Mensagem por drwagner »

Fiz uma experiência utilizando o óleo SAE 140 para transmissão de caminhão no filtro de ar de espuma do motor da minha moto e apenas confirmei que o mesmo escorreria quase todo por gravidade pelo ladrão respingando no piso da garagem ao longo de uma semana com a moto suspensa pelo cavalete de manutenção. O óleo remanescente que ficou na espuma do filtro foi tão pouco que mal besuntou os meus dedos ao passa-los firmemente na superfície da mesma. Imagine um óleo qualquer que é muito mais fino e que por causa de sua baixa viscosidade, será aspirado para dentro do motor quando se acelera forte. Por isso que muitas vezes se escuta motos “pipocando” nas primeiras voltas numa pista, ou nos primeiros quilômetros de uma trilha. Isso é porque o piloto acabou de lambuzar o seu filtro e o óleo está passando pelo motor. Óleo de filtro específico tem substâncias químicas e portadores que ajudam a dispersá-lo uniformemente até evaporar.Vejam mais dicas sobre oleo especifico para filtro de espuma neste site: http://mundocross.com.br/2010/11/03/dez ... tro-de-ar/" onclick="window.open(this.href);return false;
O mesmo acontece com os lubrificantes para corrente. Nesse caso não é a gravidade e sim a força centrifuga gerada pelo movimento da corrente que joga todo o lubrificante comum (óleo para motor, por exemplo) para fora da corrente. Os lubrificantes específicos para corrente adere ao metal lubrificando-o e resistindo à sua remoção por essa força. Além disso, não deixa que grãos de areia e barro fiquem aderidos, pois o próprio movimento da corrente faz a alto limpeza, porém deixando-a lubrificada.
Quanto aos lubrificantes para motor, muitos não se ligam que sempre que a moto é desligada numa trilha forma-se uma condensação de água no interior do motor oriunda do ar mais frio que penetra no escapamento e entra em contato com o ar quente dentro do motor e é essa água que faz com que muitos lubrificantes de motor percam suas características rapidamente. É aí que os lubrificantes Motuls e Moterex, por serem mais estáveis, se sobressaem sobre os demais em longo prazo.
E quanto ao combustível, não se chega a um denominador comum. Como o manual da minha moto exige gasolina acima de 91 octanas, ao invés da Podium com 95 octanas minha moto é melhor carburada com uma mistura de 7:3 de gasolina comum (Shell) e gasolina azul para aumentar a octanagem. Porém independentemente do combustível que uso sempre exijo o teste do mesmo no posto para ter a certeza que não esta adulterado. Por isso abasteço no dia anterior para não atrasar ninguém levando meu galão de combustível e quanto à gasolina azul, eu confio na que é vendida no Aeroclube.
Fatos como esses, que na verdade já sabemos, não são colocados em pratica pelo simples fato de sermos brasileiros e darmos sempre um jeitinho para tudo. Sabemos que são produtos caríssimos, porém nesse caso carestia não é sinônimo de dinheiro jogado fora e sim de resultado e que jamais poderíamos deixar de saber o que é o IDEAL para mantermos eficientes motos que são exigidas ao extremo como são as nossas.
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