PROBLEMAS TTR 230 bateria não carrega
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PROBLEMAS TTR 230 bateria não carrega
FALA GALERA BELEZA?
Bom, vou me apresentar primeiro, meu nome é Sávio, sou de Santos Dumont MG ...
tenho 20 anos e tenho uma ttr 230 ano 209
O problema é o seguinte, minha moto nao estava ligando na partida ( só no tranco ) , levei prum cara olhar, e ele disse que era so a bateria, carreguei a bateria, ficou beleza, por algumas horas, depois começou tudo de novo, medi o quanto ela estava carregando, e tava dando apenas 9, 9.5 VOLTS, resumi que ela nao estava carregando, ai que está, o que tenho que trocar pra consertar ESTE problema? Me disseram que é o retificador de voltagem , é isso mesmo ? se for isso, onde fica? é aquela peça plug - play que fica ao lado do banco em baixo ?
Desculpe se estou postando no lugar errado o topico,mais nao achei nada falando sobre isso, entao postei aqui mesmo.. to esperando uma ajuda, valeu ..
Bom, vou me apresentar primeiro, meu nome é Sávio, sou de Santos Dumont MG ...
tenho 20 anos e tenho uma ttr 230 ano 209
O problema é o seguinte, minha moto nao estava ligando na partida ( só no tranco ) , levei prum cara olhar, e ele disse que era so a bateria, carreguei a bateria, ficou beleza, por algumas horas, depois começou tudo de novo, medi o quanto ela estava carregando, e tava dando apenas 9, 9.5 VOLTS, resumi que ela nao estava carregando, ai que está, o que tenho que trocar pra consertar ESTE problema? Me disseram que é o retificador de voltagem , é isso mesmo ? se for isso, onde fica? é aquela peça plug - play que fica ao lado do banco em baixo ?
Desculpe se estou postando no lugar errado o topico,mais nao achei nada falando sobre isso, entao postei aqui mesmo.. to esperando uma ajuda, valeu ..
Re: PROBLEMAS TTR 230
pode ser essa peça, mas tem que medir a tenção que está vindo da bobina do motor!Pode ser que ali as vezes está o problema, só medindo pra saber!
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Re: PROBLEMAS TTR 230
entao amigao, eu medi com o multimetro, pode ser a bobina também? eu medi la na bateria mesmo, nos polos.
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Re: PROBLEMAS TTR 230
entao, medi la na bateria, la nos polos da bateria, pode ser bobina também? parte eletrica é complicado =/
Re: PROBLEMAS TTR 230
Pode ser só a bateria mesmo. Essa medição que vc fez sempre será baixa com uma bateria sem carga ou danificada. Coloca uma bateria boa nela e refaz a medição.
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Re: PROBLEMAS TTR 230
Entao amigao, a moto ta com a bateria zero, logico que agora descarregou, mais essa medição se da com a moto LIGAGA, medindo a moto, nao a bateria, a bateria com certeza tava carregada, agora nao mais.
Re: PROBLEMAS TTR 230
Vc disse que carregou a bateria, não que trocou..
Mesmo com a moto LIGADA, se a bateria estiver com problemas (normalmente o problema é que não segura mais carga, bateria velha) vai ler um valor baixo no multimetro.
Entenda que o retificador apenas mantem a carga.. quando ela esta muito baixa, não consegue carregar.
Antes de trocar bobinas ou coisas mais complexas, tenta outra bateria (pega uma emprestada só para fazer um teste).
Mesmo com a moto LIGADA, se a bateria estiver com problemas (normalmente o problema é que não segura mais carga, bateria velha) vai ler um valor baixo no multimetro.
Entenda que o retificador apenas mantem a carga.. quando ela esta muito baixa, não consegue carregar.
Antes de trocar bobinas ou coisas mais complexas, tenta outra bateria (pega uma emprestada só para fazer um teste).
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Re: PROBLEMAS TTR 230
entendo amigao, bateria ta zerada,na garantia, comprei lacrada, tenho certeza que não é ela , pois bem, depois dela, como proceder? olho primeiro retificador de voltagem ou as bobina? pra não ficar muito tempo na oficina...valeu
Re: PROBLEMAS TTR 230
Vamos lá.
A parte elétrica da sua moto começa no estator (de um lado do motor fica a embreagem,do outro lado o estator), que é uma espécie de carregador/alternador que gera corrente alternada (AC). Essa energia é transmitida até o retificador de voltagem que transforma corrente alternada (AC) vinda do estator em corrente contínua (DC) em 13,8V. Logo aprendemos a primeira lição: com a moto ligada, independentemente da voltagem da bateria, o multímetro tem que marcar 13,8v.
Se marcar mais do que 13,8v com certeza é o retificador. Pode trocar sem medo.
Se marcar menos que 13,8v PODE ser o retificador. Para testar, o mais simples a fazer é colocar outro estator e testar com o multímetro a voltagem com a moto ligada.
Se não for o retificador,sobra o estator que é composto por várias bobinas. Veja a imagem dele aqui:
Pois bem.
Cada bobina é enrolada com determinado número de voltas com fios de cobre, que vão gerar uma tensão ao ser girados pelo motor, produzindo corrente alternada (veja mais sobre a teoria disso aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bobina_de_Tesla.
O que acontece na prática, não é o desgaste de todas as bobinas de uma vez, mas de uma ou duas e a consequência é a queda da tensão da corrente alternada (AC) que vai ser convertida pelo retificador em corrente contínua (DC) abaixo do especificado.
Para testar o estator sem ter que abrir é relativamente fácil:
1-Desconecte o plug que vem do estator no retificador de voltagem;
2-Com um multímetro, selecione o teste de continuidade (video tutorial aqui):
3-O cabo vermelho você deve colocar em um dos fios do plug e o preto no "terra" da moto: em algum ponto metálico do motor ou chassi.
4-Se der continuidade, ok, parta para outro fio, até testar todos os fios que vem do estator.
5-Se algum fio não der continuidade, seu estator tem alguma bobina queimada.
Se você diagnosticar que o problema está mesmo no estator, existem duas possibilidades: 1) a mais prática é comprar um estator novo. 2) a mais complicada, porém barata opção é mandar enrolar o estator de novo - você mesmo pode fazer isso :
Ou você pode pagar pelo serviço, mas vai aqui o pulo do gato: mande dar 2 ou 3 voltas a mais em cada bobina: isso vai gerar mais tensão e como sua moto é mais antiga, certamente a fiação deve oferecer mais resistência - essa tensão a mais vai ajudar a corrente gerada a vencer melhor a resistência dos fios envelhecidos, melhorando a elétrica geral da sua moto, sem queimar nenhum componente importante como o CDI por exemplo.
Esse é o caminho das pedras.
Boa sorte com sua TTR!
A parte elétrica da sua moto começa no estator (de um lado do motor fica a embreagem,do outro lado o estator), que é uma espécie de carregador/alternador que gera corrente alternada (AC). Essa energia é transmitida até o retificador de voltagem que transforma corrente alternada (AC) vinda do estator em corrente contínua (DC) em 13,8V. Logo aprendemos a primeira lição: com a moto ligada, independentemente da voltagem da bateria, o multímetro tem que marcar 13,8v.
Se marcar mais do que 13,8v com certeza é o retificador. Pode trocar sem medo.
Se marcar menos que 13,8v PODE ser o retificador. Para testar, o mais simples a fazer é colocar outro estator e testar com o multímetro a voltagem com a moto ligada.
Se não for o retificador,sobra o estator que é composto por várias bobinas. Veja a imagem dele aqui:
Pois bem.
Cada bobina é enrolada com determinado número de voltas com fios de cobre, que vão gerar uma tensão ao ser girados pelo motor, produzindo corrente alternada (veja mais sobre a teoria disso aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bobina_de_Tesla.
O que acontece na prática, não é o desgaste de todas as bobinas de uma vez, mas de uma ou duas e a consequência é a queda da tensão da corrente alternada (AC) que vai ser convertida pelo retificador em corrente contínua (DC) abaixo do especificado.
Para testar o estator sem ter que abrir é relativamente fácil:
1-Desconecte o plug que vem do estator no retificador de voltagem;
2-Com um multímetro, selecione o teste de continuidade (video tutorial aqui):
3-O cabo vermelho você deve colocar em um dos fios do plug e o preto no "terra" da moto: em algum ponto metálico do motor ou chassi.
4-Se der continuidade, ok, parta para outro fio, até testar todos os fios que vem do estator.
5-Se algum fio não der continuidade, seu estator tem alguma bobina queimada.
Se você diagnosticar que o problema está mesmo no estator, existem duas possibilidades: 1) a mais prática é comprar um estator novo. 2) a mais complicada, porém barata opção é mandar enrolar o estator de novo - você mesmo pode fazer isso :
Ou você pode pagar pelo serviço, mas vai aqui o pulo do gato: mande dar 2 ou 3 voltas a mais em cada bobina: isso vai gerar mais tensão e como sua moto é mais antiga, certamente a fiação deve oferecer mais resistência - essa tensão a mais vai ajudar a corrente gerada a vencer melhor a resistência dos fios envelhecidos, melhorando a elétrica geral da sua moto, sem queimar nenhum componente importante como o CDI por exemplo.
Esse é o caminho das pedras.
Boa sorte com sua TTR!
Re: PROBLEMAS TTR 230 bateria não carrega
Entendi, se a bateria é nova, descartamos esse ponto.SÁVIO RIBEIRO escreveu:entendo amigao, bateria ta zerada,na garantia, comprei lacrada, tenho certeza que não é ela , pois bem, depois dela, como proceder? olho primeiro retificador de voltagem ou as bobina? pra não ficar muito tempo na oficina...valeu
Como muito bem esclarecido pelo Leandro, o problema deve estar no Retificador ou nas bobinas do estator.
Só um ponto a melhorar no post do Leandro.
Isso não acontece na prática. Se a bateria estiver muito baixa, com menos de 8V, a mediçao com a moto ligada não será de 13.8V. Normalmente a mediçao com a moto ligada é de 0,5 a 1V acima da carga da bateria medida com a moto desligada. e vai aumentando conforme andamos com a moto. Mas se estiver muito baixa, o estator não tem capacidade para dar uma carga completa. Lembre que a funçao dele é manter a carga.Leandrofc escreveu:Vamos lá.
Logo aprendemos a primeira lição: com a moto ligada, independentemente da voltagem da bateria, o multímetro tem que marcar 13,8v.
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Re: PROBLEMAS TTR 230 bateria não carrega
Poxa leandro, deu aula agora...
Muito obrigado por perder seu tempo me ajudando com o meu problema, hoje mesmo vou fazer o teste, cheguei do serviço agora e vou testar, estou com bastante confiança que o problema seja uma das bobinas que realmente deu pau, já que a moto é de 2009 e nunca foi trocado ( creio eu que seja mais do que tempo suficiente para desgastar )
Muito obrigado novamente, vou providenciar o teste, e logo mais deixo o resultado aqui... valeu !
Muito obrigado por perder seu tempo me ajudando com o meu problema, hoje mesmo vou fazer o teste, cheguei do serviço agora e vou testar, estou com bastante confiança que o problema seja uma das bobinas que realmente deu pau, já que a moto é de 2009 e nunca foi trocado ( creio eu que seja mais do que tempo suficiente para desgastar )
Muito obrigado novamente, vou providenciar o teste, e logo mais deixo o resultado aqui... valeu !
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Re: PROBLEMAS TTR 230 bateria não carrega
Olá, estou com esse mesmo problema seu, como foi resolvido? Eu inclusive troquei o retificador porque estava queimando a lâmpada do faról, e já é a segunda vez que a moto me deixa na mão, não dá sinal na partida, a minha é uma 2010.
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