Dicas para Enduro FIM

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
festugatto
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Dezembro 2014 à28 04:42

Dicas para Enduro FIM

Mensagem por festugatto »

Boa tarde galera!
Vou correr algumas etapas de enfuro FIM e gostaria de dicas dos mais experientes.
Pois eu corri um ano passado, porem como meu pneu furou e foi meu primeiro, nem considerei. Ainda consegui ficar em 9 de 17 pilotos, caindo de 4 na primeira volta para o 9 na segunda.
Seria bom dicas de como se portar nos eventos, quando e onde acelerar, videos e etc.

obs: pesquisei no forum antes de abrir o tópico a existia apenas um sobre isso, porem tomou outro rumo.

Agradeço desde já a atenção de todos.
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: Dicas para Enduro FIM

Mensagem por Guilherme 2T »

Tentando dar uma ajuda, já andei em várias etapas e vou tentar passar um pouco do que aprendi.

Começando o enduro, utilize a volta de reconhecimento para marcar pontos críticos (uma pedra que tu terá que desviar, alguma erosão a desviar, um caminho melhor a seguir...) não tente se lembrar de todas as curvas e entradas tu não vai conseguir gravar tudo para a segunda volta.
O Enduro FIM é uma prova que tem volta média de 40km e para mim o erro mais comum é gente se quebrando no CT que tem em média 1,0km. Vaz o CT o mais rápido que conseguir mas com segurança para não cair.
Utilize o teus horários antes de largar nas especiais, descanse se for preciso, normalmente os organizadores deixam tempo de sobra para realizar a volta.
Nos ET ande rápido mas com segurança, pois qualquer tombo dentro de uma especial fará você perder o tempo de alguma loucura que tu tenhas feito para tentar diminuir o tempo.
E preparo físico, para chegar na última volta com a mesma disposição da primeira.

Vai andar esse final de semana ai em Caxias? Acessa o youtube (https://www.youtube.com/channel/UCean_c ... OKyxC8yDUA" onclick="window.open(this.href);return false;) tem os vídeos das especiais, vale já dar uma estuda em casa antes do pega pra capa!! joia:::
Essa etapa não vou andar, mas como tenho alguns amigos que estão competindo acredito que em alguma vou aparecer!

Abraço!
festugatto
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Dezembro 2014 à28 04:42

Re: Dicas para Enduro FIM

Mensagem por festugatto »

Muito obrigado pelas dicas meu brother!
Sim, se não cair um temporal vou correr, ou melhor, tentar rindo3:: rindo3::
Já havia dado uma olhada nos videos, vou dar mais um confere pra ver se ajuda!
E se tu vier pra cá, te peço mais umas dicas hahahahaha
Abração!
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: Dicas para Enduro FIM

Mensagem por Guilherme 2T »

E ai correu no Enduro? Como foi?
não consegui nem ir ver mas o pessoal daqui participou!
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Dicas para Enduro FIM

Mensagem por fernandok »

Legal o tópico!
Não fui no enduro em Caxias, pois participei do Pampas de regularidade em São Francisco de Paula. Mas pretendo fazer enduro fim, pelo menos a etapa de Santa Clara que é aqui pertinho.
Mas nunca fiz então to bem perdido. O que é ET e CT? Vale o tempo total? Não largam todos juntos né?

Foi mal pelas perguntas básicas, mas achei o tópico adequado. Se não for, abro outro.
Abraços.
festugatto
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Dezembro 2014 à28 04:42

Re: Dicas para Enduro FIM

Mensagem por festugatto »

Fala meu querido, beleza?
Então, participei porem fui sem planejar nada, cheguei atrasado acabou dando tudo errado!
Quis ir sozinho e foi a pior coisa que eu fiz, comprovei na pratica que precisa ir com alguém no apoio, ajudar com reparos a cada volta, gasolina, alimento e tudo que vier a acontecer.
Enfim, na ultima volta tive uma câimbra muito forte no braça esquerdo, os dedos travaram e acabei batendo a mão em uma arvore e tendo que abandonar a prova pois perdi MUITO tempo até voltar a sentir minha mão novamente.
Achava que tinha potencial pra aguentar numa tocada forte, porem, é preciso treinar muito mais!
Sinto que a tocada eu tenho e muito bem, porem o folego e a resistência fiquei devendo e muito caveira:: caveira::
E sem falar que por ser etapa do brasileiro, está bem bem técnico especialmente na ET2, MUITO LISO kkkk
Grande abraço!
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: Dicas para Enduro FIM

Mensagem por Guilherme 2T »

fernandok escreveu:Legal o tópico!
Não fui no enduro em Caxias, pois participei do Pampas de regularidade em São Francisco de Paula. Mas pretendo fazer enduro fim, pelo menos a etapa de Santa Clara que é aqui pertinho.
Mas nunca fiz então to bem perdido. O que é ET e CT? Vale o tempo total? Não largam todos juntos né?

Foi mal pelas perguntas básicas, mas achei o tópico adequado. Se não for, abro outro.
Abraços.
Fernando resumindo o enduro FIM funciona assim:

- A volta normalmente é 40km e em uma prova você da de 2 a 4 voltas;
- A volta é dividida nas especiais que são: Cross Teste (CT), Extreme Teste, (XT) e Enduro Teste (ET) e nos deslocamentos que liga uma especial a outra;
- O tempo é pego só nas especiais, deslocamentos não tem tempo medido;
- Toda a volta é sinalizada, não precisa fazer navegação;
- A primeira volta é só reconhecimento, não é retirado os tempos com exceção ao CT que vale desde a primeira volta;
- A largada de cada volta é individual e no horário de cada piloto, largando atrasado ou adianto o piloto é punido;
- Ganha o piloto que fizer menor tempo no somatório de todas as especiais.

Resumindo é uma prova contra o relógio, pessoalmente eu gosto, mas não fiz nenhuma prova de regularidade para comparar. Tenho bastante curiosidade e agora com o Sensor Blue que barateou o equipamento de navegação... vou tentar brincar no regularidade também.
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: Dicas para Enduro FIM

Mensagem por Guilherme 2T »

festugatto escreveu:Fala meu querido, beleza?
Então, participei porem fui sem planejar nada, cheguei atrasado acabou dando tudo errado!
Quis ir sozinho e foi a pior coisa que eu fiz, comprovei na pratica que precisa ir com alguém no apoio, ajudar com reparos a cada volta, gasolina, alimento e tudo que vier a acontecer.
Enfim, na ultima volta tive uma câimbra muito forte no braça esquerdo, os dedos travaram e acabei batendo a mão em uma arvore e tendo que abandonar a prova pois perdi MUITO tempo até voltar a sentir minha mão novamente.
Achava que tinha potencial pra aguentar numa tocada forte, porem, é preciso treinar muito mais!
Sinto que a tocada eu tenho e muito bem, porem o folego e a resistência fiquei devendo e muito caveira:: caveira::
E sem falar que por ser etapa do brasileiro, está bem bem técnico especialmente na ET2, MUITO LISO kkkk
Grande abraço!
Só pelos vídeos que vi na net, da para ver que estava liso mesmo. E pelo que falaram na ET2 chegou a formar um atoleiro pros desavisados!!
O negócio é treinar mais e competir mais, pegar preparo em cima da moto mesmo, ai a coisa funciona!! danca:: danca::
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Dicas para Enduro FIM

Mensagem por fernandok »

Legal Guilherme, obrigado pelos esclarecimentos. Fiquei muito animado, gostei do formato!
Espero que tenha mais provas aqui na volta (sou de Lajeado - RS). Estou cansado de só fazer trilha light com a galera heheh.
Abraços.
festugatto
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Dezembro 2014 à28 04:42

Re: Dicas para Enduro FIM

Mensagem por festugatto »

Só pelos vídeos que vi na net, da para ver que estava liso mesmo. E pelo que falaram na ET2 chegou a formar um atoleiro pros desavisados!!
O negócio é treinar mais e competir mais, pegar preparo em cima da moto mesmo, ai a coisa funciona!! danca:: danca::
Sim, e foi em um atoleiro que eu parei. Quando bati o pulso, não conseguia tirar a moto, afundou e muito. Sorte que outros ficaram pressos e tiveram que desistir também. Final da história, chamamos os organizadores, muitos amigos e conhecidos meus e ajudamos a mudar o trajeto no meio da prova mesmo, porque estava travando TODO MUNDO. Como falei, eu e mais alguns desavisados tivemos azar "experimentar" esse atoleiro suici::
Mas no mais, foi uma puts duma prova, sensacional mesmo!
Vamos combinar umas trilhas guilherme e fernando, quando vierem pra esses lados ou sei lá.
E outra, dia 20 tem o famoso passeio em três coroas, vão participar?
Grande abraço.
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Dicas para Enduro FIM

Mensagem por fernandok »

Vamos combinar sim!
Outros anos já fui nessa trilha em Tres Coroas, é bem legal bem organizado, trilhas boas. Esse ano não vou, já que to com essa cachaça de enduro de regularidade, tenho que restringir senão os pila $$ não chegam!
Abraços.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem