Pintura Eletrostática nos aros da GasGas
Enviado: 09 Junho 2016 à34 18:40
Em resposta ao tópico sobre a pintura do quadro da GasGas, gostaria de relatar a vocês o que ocorreu comigo em um processo de pintura eletrostática.
Não faço idéia o que pode ocorrer em um quadro de aço- cromo - molibdênio, como o da GasGas, pois não sei nada sobre essa liga, mas no Alumínio eu tive problemas.
Muito se fala sobre pintura de aros, que deve ser feita eletrostática e muito blá, blá, blá.
Os aros pretos de fábrica são anodizados, e muita gente como eu, gostaria de substituir os prateados por pretos.
Resolvi refazer uma pintura que já tinha nos aros da minha GasGas, pois os aros estavam muito arranhados, Resolvi fazer pintura eletrostática, e pesquisando foi indicado um local onde a pintura era realmente boa.
Na oficina de pintura questionei o proprietário sobre a durabilidade da pintura e me respondeu que o segredo era a temperatura do forno e o tempo em que os aros ficariam no mesmo para a cura da pintura.
Os aros foram ao forno a 260 ºC(Segundo as informações, o que para mim deve ter sido mais) não sei por quanto tempo, a pintura ficou perfeita, não sai nem com risco de chave, mas o cara acabou com os aros.
A alta temperatura e o tempo no forno alteraram a microestrutura do aluminio, e o metal amoleceu. Perdi dois aros DID originais simplesmente por querer deixar a moto mais bonita, me senti um jumento. Os aros ficaram moles, impossíveis de andar, levei em 5 pessoas diferentes para alinhar e ninguém conseguiu. Fiz 3 trilhas e na terceira, a moto já sacudia na segunda marcha.
Levei os aros no laboratório da Universidade, fizemos ensaios de Dureza Vickers e constatamos que a dureza do material estava menos da metade do original.
Ressalto que por todo o processo o proprietário da oficina de pintura foi extremamente gentil, agindo de boa fé, mas infelizmente nenhum de nós dois tinha conhecimento sobre o assunto.
Resultado, só dois aros novos, que são específicos da GasGas/Huskvarna(anterior à KTM). Gastei uma nota, e resolvi comprar dois conjuntos novos, já com cubo e raios.
Fiquei com dois cubos e dois conjuntos de raios para vender, em perfeito estado.
Portanto, não recomendo a ninguém fazer pintura eletrostática em peças onde há a necessidade de resistência e não há conhecimento nenhum sobre testes e tratamentos térmicos com a liga do material.
façam pintura automotiva, ou anodização ou comprem aros novos.
Anexo fotos do ocorrido.
Não faço idéia o que pode ocorrer em um quadro de aço- cromo - molibdênio, como o da GasGas, pois não sei nada sobre essa liga, mas no Alumínio eu tive problemas.
Muito se fala sobre pintura de aros, que deve ser feita eletrostática e muito blá, blá, blá.
Os aros pretos de fábrica são anodizados, e muita gente como eu, gostaria de substituir os prateados por pretos.
Resolvi refazer uma pintura que já tinha nos aros da minha GasGas, pois os aros estavam muito arranhados, Resolvi fazer pintura eletrostática, e pesquisando foi indicado um local onde a pintura era realmente boa.
Na oficina de pintura questionei o proprietário sobre a durabilidade da pintura e me respondeu que o segredo era a temperatura do forno e o tempo em que os aros ficariam no mesmo para a cura da pintura.
Os aros foram ao forno a 260 ºC(Segundo as informações, o que para mim deve ter sido mais) não sei por quanto tempo, a pintura ficou perfeita, não sai nem com risco de chave, mas o cara acabou com os aros.
A alta temperatura e o tempo no forno alteraram a microestrutura do aluminio, e o metal amoleceu. Perdi dois aros DID originais simplesmente por querer deixar a moto mais bonita, me senti um jumento. Os aros ficaram moles, impossíveis de andar, levei em 5 pessoas diferentes para alinhar e ninguém conseguiu. Fiz 3 trilhas e na terceira, a moto já sacudia na segunda marcha.
Levei os aros no laboratório da Universidade, fizemos ensaios de Dureza Vickers e constatamos que a dureza do material estava menos da metade do original.
Ressalto que por todo o processo o proprietário da oficina de pintura foi extremamente gentil, agindo de boa fé, mas infelizmente nenhum de nós dois tinha conhecimento sobre o assunto.
Resultado, só dois aros novos, que são específicos da GasGas/Huskvarna(anterior à KTM). Gastei uma nota, e resolvi comprar dois conjuntos novos, já com cubo e raios.
Fiquei com dois cubos e dois conjuntos de raios para vender, em perfeito estado.
Portanto, não recomendo a ninguém fazer pintura eletrostática em peças onde há a necessidade de resistência e não há conhecimento nenhum sobre testes e tratamentos térmicos com a liga do material.
façam pintura automotiva, ou anodização ou comprem aros novos.
Anexo fotos do ocorrido.