Folga de anéis (gap)
Enviado: 09 Fevereiro 2018 à09 16:48
Uma pequena dica sobre a folga que deve ser deixada na extremidade dos anéis (gap)
Já deveria vir pronto da retifica, mas... enfim...
Em todo caso, para motores a gasolina, o cálculo para a folga deve ser o diâmetro do pistão x .0045 para o anel de compressão e .0035 para o raspador.
Para álcool .0055 e .0045 respectivamente.
Os anéis devem ser posicionados cerca de 2,5cm abaixo do topo do cilindro, (pode empurrar com a cabeça do pistão para que desçam alinhados)
Existe um equipamento apropriado para fazer o desbaste dos anéis, mas com uma pequena lima e muito cuidado, é possível.
O ideal é apoiar o anel sobre uma superfície plana, deixando a extremidade a ser desbastada para fora, escolher apenas um lado do anel, de modo que ao fechar o anel você possa conferir se a superfície do seu desbaste está coincidindo com a original do outro lado.
Nesse caso o anel de compressão estava com .15mm quando o correto seria .30mm
Já deveria vir pronto da retifica, mas... enfim...
Em todo caso, para motores a gasolina, o cálculo para a folga deve ser o diâmetro do pistão x .0045 para o anel de compressão e .0035 para o raspador.
Para álcool .0055 e .0045 respectivamente.
Os anéis devem ser posicionados cerca de 2,5cm abaixo do topo do cilindro, (pode empurrar com a cabeça do pistão para que desçam alinhados)
Existe um equipamento apropriado para fazer o desbaste dos anéis, mas com uma pequena lima e muito cuidado, é possível.
O ideal é apoiar o anel sobre uma superfície plana, deixando a extremidade a ser desbastada para fora, escolher apenas um lado do anel, de modo que ao fechar o anel você possa conferir se a superfície do seu desbaste está coincidindo com a original do outro lado.
Nesse caso o anel de compressão estava com .15mm quando o correto seria .30mm