Por que aneis quebram? - Dt200

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.

Por que aneis quebram? - Dt200

Mensagempor Catellani » 10 Julho 2018 à21 23:00


Boa noite pessoal,

saindo da trilha minha Dt começou a embolar falhar e morreu, troquei a vela ela pegou, andou 500 metros e deu o msm, carreguei ela acreditando ser eletrica.
no outro dia fui mexer e percebi q estava sem compressão, abri o cilindro e la estava, um anel quebrado, um anel que fez um estrago. quebrou parte da camisa e pegou no ypvs, quebrou o parafuso de junção do ypvs. Conada

nao consegui achar metade do anel quebrado, fico me perguntando se eu tirar o motor e lavar com gasolina consigo retirar o pedaço de anel ou tenho q abrir a parte de baixo.
quebrou a camisa bem na exaustão, parte do anel pode ter ido pela descarga, não achei metade dele.

outra pergunta, se era anel, por que quando troquei a vela a moto pegou? blink::

e a que nao quer calar.. por que os aneis quebram? oloko::
sera que tem a ver com ponto dela, tava andando bem mas ja vinha queimando basante vela. vou aproveitar e trocar as bobinas

obrigado pessoal
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Re: Por que aneis quebram? - Dt200

Mensagempor M.Maschio » 11 Julho 2018 à39 12:15


Provavelmente ela pegou pois esfriou o motor e ai ficou mais justo pistão/cilindro dando um pouco de compressão. Vi acontecer o mesmo em uma RD 350, o cara estava andando normalmente a moto apagou e não funcionou mais, no outro dia foi tocar arranque e a moto pegou funcionou um pouco e quando esquentou começou a engasgar e o motor apagou, estava com pouca compressão, pedindo pistão maior.
Ao meu ver anel quebra por folga excessiva entre pistão e cilindro, assim ele pode ter girado e passado pela trava, e então uma ponta do anel pode ter enroscado na janela de escape e feito o desastre todo. Ou pode ter quebrado simplesmente por não ter folga entre as pontas do anel assim se encosta uma ponta na outra e pode vibrar excessivamente e vir a falhar por fadiga. Mas acredito que o mais provável seja por folga muito grande. Pode ser também folga entre a o anel na canaleta do pistão e o pistão.
Acho que ponto não interfere em quebra de anel.
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Re: Por que aneis quebram? - Dt200

Mensagempor Stone » 12 Julho 2018 à05 11:04


Uma pergunta: Seu motor é preparado?

Duas causas mais prováveis de quebra de anel em moto 2T:

Primeiro, motor preparado, quando a janela de escape é alargada de forma excessiva ou da forma errada. O anel ao passar pela janela entra nela e se choca na parede superior ou inferior da janela, aí só trocando a camisa pra resolver o problema.

Segunda causa, o motor foi retificado e as janelas ficaram com canto afiado, acontece a mesma coisa do primeiro caso. Pra resolver basta pegar uma micro retífica e quebrar as quinas de todas as janelas, para que os anéis passem de forma suave sem se enroscar.
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Re: Por que aneis quebram? - Dt200

Mensagempor Catellani » 15 Julho 2018 à25 20:22


M.Maschio escreveu:Provavelmente ela pegou pois esfriou o motor e ai ficou mais justo pistão/cilindro dando um pouco de compressão.


nossa, boa, pode ter acontecido isso msm.. e depois de esfriado na segunda vez q pegou, foi quando deu o estrago. unico jeito plausivel q vejo agr..
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Re: Por que aneis quebram? - Dt200

Mensagempor Catellani » 15 Julho 2018 à19 20:47


Stone escreveu:Uma pergunta: Seu motor é preparado?


na preparada q dei fiquei com receio de abrir a exaustao.. dei atençao tbm às arestas. acredito q msm original a folga foi excessiva. o anel quebrou bem na exaustao
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Re: Por que aneis quebram? - Dt200

Mensagempor Catellani » 15 Julho 2018 à33 21:13


pessoal obrigado pelas respostas.. abriram minha mente, assim como fiz com meu motor kkk

descobri q esta sem balanceiro e tem uma trinca na parede virabrequim/balanceiro.. vou ter q encher..
levei o cilindro no marquinho na general osorio e vai dar retifica.. vai ficar com 2mm..

vou aproveitar e trocar td td td.. infelizmente peças paralelas.. rolamentos rugata retentores rto.. pistao e anéis kmp q achei por 90 reais!! enquanto os audax estavam 80 e biela tkx..
estou procurando um balanceiro completo, uma vez q meu magneto já eh aliviado da magnetron e preciso de baixa nas trilhas, o problema eh o preço.. 350 pau!! o preço da retifica pistao anel biela montada e me sobra 40 reais

no mais valeu pessoal
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