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XT 225 dicas e conciderações

Enviado: 31 Julho 2018 à23 13:25
por Vagner Poltronieri
IAE galera!?
Beleza? joia:::
Tenho acessado bastante este portal nos últimos tempos pra tirar muitas duvidas e posso dizer que cada moto é uma situação.

Quero deixar aqui o relato da minha pra ajudar outras pessoas, pois muitos mecânicos erram ao esconder a informação ao invés de compartilhar para crescer juntos, fica aqui o meu agradecimento a todos que compartilham a informação.

Tenho uma XT 225 e mesmo não sendo mecânico profissional acabei fazendo o motor dela. Foi bem difícil, fiz praticamente tudo nela e tem muitos detalhes que não existe fórum que te ensine, como por exemplo a regulagem de válvulas que eu hoje deixo com 0,05 admissao e 0,10 escape para reduzir o barulho e diminuir o risco de encabeçar válvula, o que no manual de serviço indica entre 0,05 e 0,10 admissão e 0,15 e 0,20 escape. Ninguem posta esse tipo de coisa, imagino eu pq seria apedrejado por quem segue o manual a risca, o que eu tbm prefiro mas não foi o caso, uso assim mesmo pq ficou bom e decidi isso depois de muita conversa com mecânicos, mesmo receoso acabei fazendo testes e vendo o que ficava melhor.

Acredito que o segredo desse motor é a MISTURA CORRETA EM TODAS AS POSIÇÕES DO ACELERADOR.
Seja em 1/4, 1/2, 3/4 do acelerador e cabo enrolado. E outra, não adianta ficar com a mistura boa em baixa e pobre ou rica em alta pois isso acaba com o motor aos poucos.
Mistura pobre acarreta em aquecimento do motor que fica mais barulhento, queima de estator e alguns outros problemas que podem acontecer e que nao deveria mas são comuns nessa moto.
Com o tempo você passa a conhecer os barulhos e comportamento da sua moto e passa a entender ela um pouco melhor, caso recem tenha pego uma destas sugiro que converse com quem já teve pra facilitar nos diagnosticos e evitar um pouco a dor de cabeça.

Eu fiz retifica de um 1mm, adaptei cdi de ybr coloquei um pinhão maior (que parece ate que ganhei uma macha a mais)e estou usando um carburador original de Twister com gicles de 45 baixa e 150 de alta.
Troquei o bura Audax dela, pois o mecânico que eu consultei na época me disse que o bura era o problema( o que quando fui ver, provavelmente resolveria trocando o gicle de alta por um maior pois o que estava era de 105), mas quando vi ja tinha trocado o bura e adaptado a caixa de ar e tudo mais então deixei com ele mesmo.

fui testando os gicles: 150, que de primeira deu excesso com lenta irregular e falhando em alta tendo que acelerar gradualmente e sem conseguir aumentar muito giro, 145 tbm, 142 tbm, 138 tbm deu, então resolvi abrir a tampa da caixa de ar e pah! Pra minha surpresa a moto Ficou um canhão, só que com a vela sempre branca e bastante barulho o que o que indicava mistura pobre. Então como sem a tampa dava falta e com dava excesso percebi que quanto maior a restrição do duto da entrada de ar mais ela tava "puchando" a gasolina atraves do gicle, então aumentar o gicle sem a tampa resolveria mas eu tbm não poderia ficar rodando com ela aberta, então removi o esquema que tem em cima da caixa e fiz uma gambiarra de primeira pra deixar a entrada de ar maior e que não entrasse água dentro. Beleza, agora é só acertar o gicle, coloquei o de 142 e a moto ficou boa, com barulho( mas como a moto tem a fama de ser barulhenta não me preocupei muito sendo que a vela estava cinza.

rodei algum tempo e quando estava pra entrar na reserva ela aumentava o barulho e do nada simplesmente parava, sem aquela falhada que geralmente toda moto faz, e ai então coloquei o de 145, o que deu um bom resultado, em baixa ela ficou mais silenciosa e com o torque melhor mas em alta fazia barulho e não dava tanto final, mesmo com um pinhão menor que o original. (nisso a vela indicando mistura ideal, o que comprova que a cor da vela ajuda a diagnosticar mas não é só ela que indica o funcionamento correto.) Então foi que eu percebi que quanto mais eu apertava o parafuso da mistura mais velocidade final ela dava e mais irregular ficava em lenta, então aumentei o gicle de alta pra um de 150 e cheguei no que ando ate agora com a moto mais forte alegre:: , menos barulho alegre:: e uma velocidade final boa que chega a 120 km/h tranquilo e dando as indicações que vai entrar na reserva normalmente. legal::

Foi bem difícil, na base de tentativa e erro, muita mão queimada, dor de cabeça, mas deu certo.
Não fiz a media ainda, vou ver o resultado e se estiver econômica vou tentar um gicle maior pra ver o resultado e então posto aqui.

alguns videos que eu considerei bastante são:

este que eu queria muito ter encontrado antes:
https://www.youtube.com/watch?v=gC77wrJLYUA" onclick="window.open(this.href);return false;

este que eu nao recomendo deixar sem o filtro mas serve de exemplo de giclagem:
https://www.youtube.com/watch?v=hkarS65Kygg" onclick="window.open(this.href);return false;

e este que ajuda a fazer alguns testes importantes.
https://www.youtube.com/watch?v=dIw9qNvtBwo" onclick="window.open(this.href);return false;

e este que ajuda no conhecimento de funcionamento de carburadores e tem uma sequencia de 8 video( Com Tonella aprendi muito sobre motores, retifica etc...):
https://www.youtube.com/watch?v=6BYxsbpjZnk" onclick="window.open(this.href);return false;

Elegi estes 4 videos que me ajudaram a entender o funcionamento da minha moto.
espero ter ajudado e convido a quem quiser para postar sua experiencia com a XTzão aqui principalmente se ela era uma xtresante e passou a ser um xtezão assim como a minha!haha

ate mais galera!
Brap brap brap
Fui!
Braaaaaaaapp...

Re: XT 225 dicas e conciderações

Enviado: 31 Julho 2018 à13 16:24
por xiru900
Parabéns fera por arumar a própria moto
A gente da atenção nos minimos detalhes
Nota 1000 pra vc
Parabéns

Re: XT 225 dicas e conciderações

Enviado: 02 Agosto 2018 à22 09:05
por Vagner Poltronieri
Obrigado fera!
Pra mecânico amador ta valendo!
ate acertar é uma dor de cabeça, mas depois q da certo é só alegria!
praia::
haha
Ontem fiz o teste do gicle maior e ela embrulhou em alta.
agora é só enrrolar que tudo certo!
joia:::

Adaptação CDI de YBR.

Enviado: 02 Agosto 2018 à08 09:06
por Vagner Poltronieri
CDI
CDI
CDI.jpg (8.06 KiB) Exibido 5977 vezes
Acontece bastante tambem a queima da bobina de força da XT 225 e como solução resta um compra de CDI
adaptado ou a colocação de um CDI de YBR/XTZ. Com isso se elimina o uso da bobina de força e o CDI usa a carga da bateria para gerar faísca.

No CDI da XT é utilizada a bobina de força independente da bateria para gerar a faísca para vela.
Original
Original
XT 225 estator.jpg (60.51 KiB) Exibido 5977 vezes
No CDI de YBR/XTZ é utilizado a carga da bateria dispensando o uso da bobina de força.
Adaptação
Adaptação
XT 225 estator adaptado.jpg (61.13 KiB) Exibido 5977 vezes
Para fazer a adaptação basta remover o plugdo cdi antigo e fazer as ligações conforme a imagem:
esquema de ligação
esquema de ligação
esquema eletrico.jpg (31.26 KiB) Exibido 5977 vezes
o esquema das cores dos fios e suas funções:
Vermelho: sinal de pulso (sensor de presença virabrequim ou mais conhecido como pulsadora)
Branco: negativo da pulsadora
Marrom: positivo pós chave
Preto: negativo (aterramento quadro ou bateria)
Laranja: sinal bobina secundária (bobina de faisca da vela)
Azul/amarelo: negativo (corta corrente, ingne stop ,mata motor etc)

Onde há "ligar no + da buzina" (fio marrom) é o fio marrom do relé de segurança, +positivo pós chave.

O original é Bom pq não tem necessidade da bateria, mas é ruim pq acontece bastante a queima da bobina de força. já no de YBR/XTZ o ruim é que sem bateria não funciona, mas acaba sendo bom pois é mais dificil ter problemas com a bobina de carga do que a de força.
No meu caso optei pela adaptação problemas.

Caso ainda restem duvidas tem alguns videos no youtube explicando como se faz.
Boa sorte!

Motor de arranque.

Enviado: 02 Agosto 2018 à58 10:33
por Vagner Poltronieri
Outra dica é relacionada ao motor de arranque galera!
quando acontece de ele girar ao contrario é por causa da posição dos imãs!
desmonte o motor de arranque com cuidado pra ver exatamente onde e como fica cada peça, e ao montar ele novamente repare na posição dos imas e inverta ela.
Monte novamente o restante tudo igual e tome cuidado pra não apertar demais os dois parafusos da carcaça pq se apertar demais ele fica pesado pra girar e acaba provocando danos a bateria.
Sugiro tambem que, se caso for fazer isso, já aproveite e compre o reparo das escovas e substitua pois é bem barato e acaba evitando problemas.
joia:::

Adaptação do comando.

Enviado: 02 Agosto 2018 à19 13:55
por Vagner Poltronieri
Um dos problemas comuns que se tem neste motor é o comando girar direto na carcaça, que quando cria qualquer folguinha da uma barulhera danada.

eu resolvi isso colocando um rolamento 6005 no lugar da bucha que tem do lado da coroa do comando e um 6903 na outra ponta que gira direto na carcaça do moto, este por sua vez precisa ser levado o cabeçote na retifica para que eles façam o furo que encaixe perfeitamente la dentro e façam tambem a usinagem da ponta do comando para que se encaixe dentro do rolamento.

CUIDADO!
NÃO DEVE SER DEIXADO TODAS AS BLINDAGENS DO ROLAMENTO E NEM SEREM RETIRADAS TODAS ELAS!

A maneira certa de ser feito é utilizar uma capa só em cada rolamento e com as blindagens de borracha.
se você deixar um deles com as duas blindagens ele vai superaquecer por falta de lubrificação!

se você tirar todas elas o cabeçote nao vai segurar o óleo dentro do cabeçote prejudicando a lubrificação do comando e ocasionando o desgaste prematuro dos cames.

O lado certo de colocar a blindagem é do lado de fora do cabeçote.( o do 6005 pro lado da coroa e o 6903 para o lado que o oleo sobe pro cabeçote.

eu não achei o rolamento menor com a blindagem de borracha então acabou que eu coloquei com aquela de ferro mesmo e funcionou perfeitamente, mas o 6005 precisa ser a de borracha por causa do lance de segurar o oleo e o bom é que é mais facil de encontrar.

este video mostra como é feita a usinagem do colo do rolamento:
phpBB [video]


OBS: Recomendo a utilização de rolamentos sempre de primeira linha e commando e balancis WGK pois o motor vai exigir bastante deles.

Re: XT 225 dicas e conciderações

Enviado: 02 Agosto 2018 à01 16:19
por xiru900
Toooopp
Esse esquema do cdi alimentado pela bateria é igual na ttr
Se chama de TSI
Muito top mesmo

Re: XT 225 dicas e conciderações

Enviado: 03 Agosto 2018 à14 09:03
por Vagner Poltronieri
Boa!