XT 225 dicas e conciderações
Enviado: 31 Julho 2018 à23 13:25
IAE galera!?
Beleza?
Tenho acessado bastante este portal nos últimos tempos pra tirar muitas duvidas e posso dizer que cada moto é uma situação.
Quero deixar aqui o relato da minha pra ajudar outras pessoas, pois muitos mecânicos erram ao esconder a informação ao invés de compartilhar para crescer juntos, fica aqui o meu agradecimento a todos que compartilham a informação.
Tenho uma XT 225 e mesmo não sendo mecânico profissional acabei fazendo o motor dela. Foi bem difícil, fiz praticamente tudo nela e tem muitos detalhes que não existe fórum que te ensine, como por exemplo a regulagem de válvulas que eu hoje deixo com 0,05 admissao e 0,10 escape para reduzir o barulho e diminuir o risco de encabeçar válvula, o que no manual de serviço indica entre 0,05 e 0,10 admissão e 0,15 e 0,20 escape. Ninguem posta esse tipo de coisa, imagino eu pq seria apedrejado por quem segue o manual a risca, o que eu tbm prefiro mas não foi o caso, uso assim mesmo pq ficou bom e decidi isso depois de muita conversa com mecânicos, mesmo receoso acabei fazendo testes e vendo o que ficava melhor.
Acredito que o segredo desse motor é a MISTURA CORRETA EM TODAS AS POSIÇÕES DO ACELERADOR.
Seja em 1/4, 1/2, 3/4 do acelerador e cabo enrolado. E outra, não adianta ficar com a mistura boa em baixa e pobre ou rica em alta pois isso acaba com o motor aos poucos.
Mistura pobre acarreta em aquecimento do motor que fica mais barulhento, queima de estator e alguns outros problemas que podem acontecer e que nao deveria mas são comuns nessa moto.
Com o tempo você passa a conhecer os barulhos e comportamento da sua moto e passa a entender ela um pouco melhor, caso recem tenha pego uma destas sugiro que converse com quem já teve pra facilitar nos diagnosticos e evitar um pouco a dor de cabeça.
Eu fiz retifica de um 1mm, adaptei cdi de ybr coloquei um pinhão maior (que parece ate que ganhei uma macha a mais)e estou usando um carburador original de Twister com gicles de 45 baixa e 150 de alta.
Troquei o bura Audax dela, pois o mecânico que eu consultei na época me disse que o bura era o problema( o que quando fui ver, provavelmente resolveria trocando o gicle de alta por um maior pois o que estava era de 105), mas quando vi ja tinha trocado o bura e adaptado a caixa de ar e tudo mais então deixei com ele mesmo.
fui testando os gicles: 150, que de primeira deu excesso com lenta irregular e falhando em alta tendo que acelerar gradualmente e sem conseguir aumentar muito giro, 145 tbm, 142 tbm, 138 tbm deu, então resolvi abrir a tampa da caixa de ar e pah! Pra minha surpresa a moto Ficou um canhão, só que com a vela sempre branca e bastante barulho o que o que indicava mistura pobre. Então como sem a tampa dava falta e com dava excesso percebi que quanto maior a restrição do duto da entrada de ar mais ela tava "puchando" a gasolina atraves do gicle, então aumentar o gicle sem a tampa resolveria mas eu tbm não poderia ficar rodando com ela aberta, então removi o esquema que tem em cima da caixa e fiz uma gambiarra de primeira pra deixar a entrada de ar maior e que não entrasse água dentro. Beleza, agora é só acertar o gicle, coloquei o de 142 e a moto ficou boa, com barulho( mas como a moto tem a fama de ser barulhenta não me preocupei muito sendo que a vela estava cinza.
rodei algum tempo e quando estava pra entrar na reserva ela aumentava o barulho e do nada simplesmente parava, sem aquela falhada que geralmente toda moto faz, e ai então coloquei o de 145, o que deu um bom resultado, em baixa ela ficou mais silenciosa e com o torque melhor mas em alta fazia barulho e não dava tanto final, mesmo com um pinhão menor que o original. (nisso a vela indicando mistura ideal, o que comprova que a cor da vela ajuda a diagnosticar mas não é só ela que indica o funcionamento correto.) Então foi que eu percebi que quanto mais eu apertava o parafuso da mistura mais velocidade final ela dava e mais irregular ficava em lenta, então aumentei o gicle de alta pra um de 150 e cheguei no que ando ate agora com a moto mais forte , menos barulho e uma velocidade final boa que chega a 120 km/h tranquilo e dando as indicações que vai entrar na reserva normalmente.
Foi bem difícil, na base de tentativa e erro, muita mão queimada, dor de cabeça, mas deu certo.
Não fiz a media ainda, vou ver o resultado e se estiver econômica vou tentar um gicle maior pra ver o resultado e então posto aqui.
alguns videos que eu considerei bastante são:
este que eu queria muito ter encontrado antes:
https://www.youtube.com/watch?v=gC77wrJLYUA" onclick="window.open(this.href);return false;
este que eu nao recomendo deixar sem o filtro mas serve de exemplo de giclagem:
https://www.youtube.com/watch?v=hkarS65Kygg" onclick="window.open(this.href);return false;
e este que ajuda a fazer alguns testes importantes.
https://www.youtube.com/watch?v=dIw9qNvtBwo" onclick="window.open(this.href);return false;
e este que ajuda no conhecimento de funcionamento de carburadores e tem uma sequencia de 8 video( Com Tonella aprendi muito sobre motores, retifica etc...):
https://www.youtube.com/watch?v=6BYxsbpjZnk" onclick="window.open(this.href);return false;
Elegi estes 4 videos que me ajudaram a entender o funcionamento da minha moto.
espero ter ajudado e convido a quem quiser para postar sua experiencia com a XTzão aqui principalmente se ela era uma xtresante e passou a ser um xtezão assim como a minha!haha
ate mais galera!
Brap brap brap
Fui!
Braaaaaaaapp...
Beleza?
Tenho acessado bastante este portal nos últimos tempos pra tirar muitas duvidas e posso dizer que cada moto é uma situação.
Quero deixar aqui o relato da minha pra ajudar outras pessoas, pois muitos mecânicos erram ao esconder a informação ao invés de compartilhar para crescer juntos, fica aqui o meu agradecimento a todos que compartilham a informação.
Tenho uma XT 225 e mesmo não sendo mecânico profissional acabei fazendo o motor dela. Foi bem difícil, fiz praticamente tudo nela e tem muitos detalhes que não existe fórum que te ensine, como por exemplo a regulagem de válvulas que eu hoje deixo com 0,05 admissao e 0,10 escape para reduzir o barulho e diminuir o risco de encabeçar válvula, o que no manual de serviço indica entre 0,05 e 0,10 admissão e 0,15 e 0,20 escape. Ninguem posta esse tipo de coisa, imagino eu pq seria apedrejado por quem segue o manual a risca, o que eu tbm prefiro mas não foi o caso, uso assim mesmo pq ficou bom e decidi isso depois de muita conversa com mecânicos, mesmo receoso acabei fazendo testes e vendo o que ficava melhor.
Acredito que o segredo desse motor é a MISTURA CORRETA EM TODAS AS POSIÇÕES DO ACELERADOR.
Seja em 1/4, 1/2, 3/4 do acelerador e cabo enrolado. E outra, não adianta ficar com a mistura boa em baixa e pobre ou rica em alta pois isso acaba com o motor aos poucos.
Mistura pobre acarreta em aquecimento do motor que fica mais barulhento, queima de estator e alguns outros problemas que podem acontecer e que nao deveria mas são comuns nessa moto.
Com o tempo você passa a conhecer os barulhos e comportamento da sua moto e passa a entender ela um pouco melhor, caso recem tenha pego uma destas sugiro que converse com quem já teve pra facilitar nos diagnosticos e evitar um pouco a dor de cabeça.
Eu fiz retifica de um 1mm, adaptei cdi de ybr coloquei um pinhão maior (que parece ate que ganhei uma macha a mais)e estou usando um carburador original de Twister com gicles de 45 baixa e 150 de alta.
Troquei o bura Audax dela, pois o mecânico que eu consultei na época me disse que o bura era o problema( o que quando fui ver, provavelmente resolveria trocando o gicle de alta por um maior pois o que estava era de 105), mas quando vi ja tinha trocado o bura e adaptado a caixa de ar e tudo mais então deixei com ele mesmo.
fui testando os gicles: 150, que de primeira deu excesso com lenta irregular e falhando em alta tendo que acelerar gradualmente e sem conseguir aumentar muito giro, 145 tbm, 142 tbm, 138 tbm deu, então resolvi abrir a tampa da caixa de ar e pah! Pra minha surpresa a moto Ficou um canhão, só que com a vela sempre branca e bastante barulho o que o que indicava mistura pobre. Então como sem a tampa dava falta e com dava excesso percebi que quanto maior a restrição do duto da entrada de ar mais ela tava "puchando" a gasolina atraves do gicle, então aumentar o gicle sem a tampa resolveria mas eu tbm não poderia ficar rodando com ela aberta, então removi o esquema que tem em cima da caixa e fiz uma gambiarra de primeira pra deixar a entrada de ar maior e que não entrasse água dentro. Beleza, agora é só acertar o gicle, coloquei o de 142 e a moto ficou boa, com barulho( mas como a moto tem a fama de ser barulhenta não me preocupei muito sendo que a vela estava cinza.
rodei algum tempo e quando estava pra entrar na reserva ela aumentava o barulho e do nada simplesmente parava, sem aquela falhada que geralmente toda moto faz, e ai então coloquei o de 145, o que deu um bom resultado, em baixa ela ficou mais silenciosa e com o torque melhor mas em alta fazia barulho e não dava tanto final, mesmo com um pinhão menor que o original. (nisso a vela indicando mistura ideal, o que comprova que a cor da vela ajuda a diagnosticar mas não é só ela que indica o funcionamento correto.) Então foi que eu percebi que quanto mais eu apertava o parafuso da mistura mais velocidade final ela dava e mais irregular ficava em lenta, então aumentei o gicle de alta pra um de 150 e cheguei no que ando ate agora com a moto mais forte , menos barulho e uma velocidade final boa que chega a 120 km/h tranquilo e dando as indicações que vai entrar na reserva normalmente.
Foi bem difícil, na base de tentativa e erro, muita mão queimada, dor de cabeça, mas deu certo.
Não fiz a media ainda, vou ver o resultado e se estiver econômica vou tentar um gicle maior pra ver o resultado e então posto aqui.
alguns videos que eu considerei bastante são:
este que eu queria muito ter encontrado antes:
https://www.youtube.com/watch?v=gC77wrJLYUA" onclick="window.open(this.href);return false;
este que eu nao recomendo deixar sem o filtro mas serve de exemplo de giclagem:
https://www.youtube.com/watch?v=hkarS65Kygg" onclick="window.open(this.href);return false;
e este que ajuda a fazer alguns testes importantes.
https://www.youtube.com/watch?v=dIw9qNvtBwo" onclick="window.open(this.href);return false;
e este que ajuda no conhecimento de funcionamento de carburadores e tem uma sequencia de 8 video( Com Tonella aprendi muito sobre motores, retifica etc...):
https://www.youtube.com/watch?v=6BYxsbpjZnk" onclick="window.open(this.href);return false;
Elegi estes 4 videos que me ajudaram a entender o funcionamento da minha moto.
espero ter ajudado e convido a quem quiser para postar sua experiencia com a XTzão aqui principalmente se ela era uma xtresante e passou a ser um xtezão assim como a minha!haha
ate mais galera!
Brap brap brap
Fui!
Braaaaaaaapp...