Preparações para dt-180?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
ERNANI
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Novembro 2004 à23 19:13

Preparações para dt-180?

Mensagem por ERNANI »

fala galera...meu irmao gostaria de saber o que ele pode fazer para aumentar o rendimento da dt-180 dele.
Ele pretende, inicialmente, trocar ponteira e escape... qual marca de ponteira eh a melhor??Wacs? Sarachú??
e de escape?
o q + ele pode fazer para deixá-la mais nervosa??
obrigado e []'s
Cabeludo
Membro
Mensagens: 279
Registrado em: 25 Novembro 2004 à37 12:45

Preparacao

Mensagem por Cabeludo »

e ai cara beleza?
Quando comecei a andar foi numa DT-180 mellhor custo beneficio para iniciantes

e ela era muito zangada...

ela tinha descarga e ponteira vacs
o mecanico fez um veneno no motor dela q ficou os bicho
é um treco de abrir janelas, abaixar o cabecote etc....
coloquei uma ponteira de torque de estagio duplo nela
e a relacao era 11 X 46

era isso ai... se te ajudar em algo......

falow
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

acho q seria isso mesmo...
escape dimencionado + ponteira Wacs...
dar uma arrombada nas janelas..
PALETAS de torque de fibra com duplo estagio

...
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Isso que falaram, mais uma ignicao especial tipo IBRA, um combustivel melhor dando preferencia pra alcool ou AVGAS ( podium fica baum, mais com alcool e avgas fica melhor ) e se vc usar a motoca pra pista de velocross tbm um escape sarachu daqueles que passa por baixo da motoca.
ERNANI
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Novembro 2004 à23 19:13

Mensagem por ERNANI »

alguns falam em polir as janelas de admissão...como se faz isso??q lixa usar?
a ponteira da sarachú n eh boa??
obrigado ae pela ajuda!
Cabeludo
Membro
Mensagens: 279
Registrado em: 25 Novembro 2004 à37 12:45

Preparacao

Mensagem por Cabeludo »

a gasolina, e oleo 2xt tb é muito importante
tem um titulo ai no forum "Poçao Magica" da uma lida la....que parece ser legal...

eu ja li e comprei as paradas mas ainda nao andei pra testar nao...

Sarachu é boa sim.. pode por sem medo....

com essas dicas fi a motoca vai ficar brava...... ai fi se vc achar q ela ta fraca pra vc.. pula na 200 hehehehehe

falow.....

Lex
DT-200
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Ae amigo tenho umas dicas aki pra Dt

Mensagem por whoshiley »

Galera, corrija alguma coisa ae se estiver errado, peguei esse tutorial na net, fiz na minha dtzinha e ficou o OURO, so nao coloquei a ignição IBRA:

Primeiramente , falando em garfo dianteiro , o de DT180/200 tem exatamente a mesma capacidade de uso e curso, sendo diferente apenas o suporte da pinça de freio.Existe no mercado de peças uma gama enorme de valvulas , retentores , hastes e flautas , para voce preparar a sua de acordo com o uso e peso do piloto.Na MRP (www.mrpracing.com.br) voce facilmente encontra tudo , ou na Racetech(www.racetech.com) , podendo inclusive comprar pela internet.

Já quanto ao motor(muito exigente por sinal em materia de preparação , sendo até chato) , alguns cuidados DEVEM ser tomados , como não exagerar na taxa de compressão , o que ocasiona com frequencia rachaduras no bloco direito devido ao contragolpe gerado pelo pedal de partida , que não tem boa fixação dentro da carcaça.Chega a quebrar a tampa direita em casos extremos.
Outra é não fazer no cilindro furos de ligação nas janelas de transferencia com a de admissão(como se fazia em motores 125 e 350 Yamaha , pois é bem possivel que voce consiga perfurar o cilindro na parte externa , o que " mata" a peça , deixando inutilizavel.
O primeiro passo é desmontar todo o motor e medir as peças gastas.O que estiver já fora de medida , trocar por peça original de concessionária(peças paralelas raramente casam direito , principalmente numa preparação).

Depois de tudo comprado , e montada a parte inferior(cambio e embreagem) , partiremos para o virabrequim , que deve ter seus furos das bolachas vedados com tarugos de nylon e colados com araldite , a unica cola que resiste a temperatura e gasolina.Aproveite e troque os rolamentos tambem , dos dois lados , e seus respectivos retentores.

Cabeçote : remova o degrau da camara de combustão , apenas alisando a saliencia com uma lima de boa qualidade , ou se tiver habilidade e firmeza na mão, usar uma retificadeira makita com uma ponta de diamante (atenção:aquelas pontas cor de rosa são apenas lixadeiras e não desbastam aluminio , portanto compre uma ponta diamantada tipo (bolinha) e faça o trabalho , voce ira usar depois para outras coisas).

Escape : Dimensionado WACS é a unica opção hoje em dia.Ponteira use Sarachu 26mm.

Cilindro: voce pode manter 180cc mesmo ou usar pistão de Agrale 30.0 ou KDX 200 até 95 no máximo , pois são pistões identicos.Outra boa opção é usar o WISECO para RT180(DT americana) mas este conta apenas com um anel de segmento.Já o pistão de Dt 200 é diferente na altura entre a cabeça e o pino , não vai servir pro seu motor.

Nos dutos de mistura (ou janelas) , muito cuidado.Na admissão , voce pode polir apenas , ou adaptar o torque induction da RD350 , o que exige trabalho de fundição , mas dá melhor resultado.Se for aumentar o diametro dessa janela , jamais o faça na parte de cima , apenas em baixo e nas laterais , sempre procurando formar um tunel que vai casar com os furos do pistão.O desenho é o mais proximo possivel de um V , com a parte menor apontando pro pistão.
As janelas de transferencia(laterais) do cilindro , faça apenas polimento retirando os excessos de material , e procure " afiar" a parede divisória delas , de maneira uniforme.Não altere o diametro , sob pena de perder torque em baixa.Para melhorar o fluxo da mistura , voce pode desbastar a saia do cilindro até o nivel do mesmo , somente nas laterais , onde ficam as janelas de transferencia.
A janela de escape o cuidado é inverso : jamais abrir para baixo , sob pena de perder compressão.Voce devera medir o diametro do bocal do dimensionado , e alargar essa janela igualzinho , deixando-a com formato redondo.Nota: irá encontrar um caroço na parte de cima dessa janela , que deve ser desbastado e removido.
Ainda em tempo , se quiser pode re-encamisar o cilindro com Nikazil , que é quase tão bom como cromo duro , o que te permite ganho de rotação pelo menor atrito entre pistão-cilindro, podendo então utilizar aneis de cromo duro.
Depois de tudo devidamente montado , parte-se para carburação.Esse capitulo é um pouco delicado.
As boas opções de carburadores são:

Mikuni original da DT 180 de 26mm ano 1982.
Keihin de 28mm.

Caso use o original , nada de querer aumentar o venturi.Apenas trabalhe a giclagem , partindo do numero 30 para o de baixa , e do 200 para o de alta , dai para mais até acertar o torque nas marchas maiores.Ela deverá sair grossa em 1ª , 2ª e 3ª , afinando da 4ª em diante.
O filtro de ar pode ser usado o amarelinho da Mold´spuma , mas nao ande sem filtro sob pena de detritos cairem dentro do cilindro , apesar de ter palhetas pra segurar alguma coisa.
As palhetas voce usará de nylon feitas para o modelo de torque induction que irá usar.Não esquecer de vedar o furo da mangueira de garrafinha , caso exista.Pode usar silicone duro para isso.

Vela: aconselho o uso de velas com eletrode de platina , o que permite queima melhor em qualquer rotação.Grau térmico 9 ou 10(caso as rotações sejam muito elevadas).

Ignição: Podeusar um modelo fabricado pela Ibra (www.ibra.com.br) chamado Faisca Azul , com seu devido CDI.Não requer adaptação alguma.Se preferir uma ignição especial , use diretamente a Motoplat dos kart 125cc(mesa-rotor-bobina) , mas já adianto que o acerto de ponto é dificil , e a colocação no bloco é muito trabalhosa , alem de ter que tornear o rotor para caber no virabrequim da DT)

Junta de cabeçote: caso aumente a cilindrada , precisa voce mesmo recortar a parte interna dessa junto , para que o pistão na bata nela , o que pode gerar quebra.Ela é de latão e com uma simples tesoura e paciencia , voce consegue.

Se desejar , pode substituir todos os parafusos do seu motor por tipo Allen (sextavado interno) , o que facilita na hora de desmontar para manutenção.

Bomba de óleo : Manter a regulagem original.Porem se quiser retirá-la , voce tem que vedar o furo sob ela.Eu normalmente mando tampar o furo com solda de aluminio.Dai terá que vedar o tubinho de oleo do carburador (se existir) , e passar a fazer a mistura diretamente no tanque , seguindo a orientação do fabricante do oleo.Aconselho o uso de oleos semi-sinteticos , como Motul e Motorex.Os totalmente sinteticos nao se diluem muito bem na nossa gasolina e são caros demais.Evite o Castrol M-50 , pois só é indicado para motores a alcool e mesmo assim nao cumprem direito seu papel.

Amaciamento: Tente se basear em 4 tanques cheis de combustivel , oque te dará aproximados 400km.Rode normalmente com a moto , mas evite os extremos , ou seja , rotação baixa demais ou alta demais , isso para que o pistão se gaste de maneira uniforme e haja o perfeito assentamento de aneis , o que é o segredo de tudo.Se possivel , aumente um pouco a proporção de oleo 2T , faz mais fumaça . porem garante que a rotação nao suba demais e nao trave o pistão por superaquecimento.Use a relação pinhão 15 coroa 47 no começo , depois adapte para mais velocidade aumentando o pinhao para 16 ou 17.
Depois disso feito , pode partir para afinação do carburador escolhido , espero que saia de acordo com o que espera.Acredito que ganhe cerca de 2 a 3 cv com isso , mas o torque sobe bastante em relação ao original , o que te favorece nas retomadas.

Mas Dt é Dt , sempre há o que melhorar.....
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Caramba meu...isso é q é uma aula de DT....Parabéns... =D>

Sempre q tiver dúvidas estarei consultando-o...

:wink:
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

#

Mensagem por GELOUS »

Cara, quantas dicas!!! Este final de semana dei uma olhada numa DT 180 e tava zerada, só que para a rua... mas eu quase comprei... só faltou o dinheiro, he, he, he!!
Mas ainda vou ter a minha... rapidinho...
Valeu galera!
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

Particularmente.....acho que é muito tempo e dinheiro para uma DT 180 ( não estou cuspinto no prato que já comi, pois já tive a minha ), é melhor comprar uma DT 200.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Verdade, mas tem gente que é amante de DT-180 e não tem nada melhor que andar em uma DTzinha no grau, hehehe nas trilhas voce bate até nos manés de dt200 e se bobiar até os de importada comem poeira hahaha.

moto ajuda de mais, mas potencia sem controle não é nada.

ou seja, vá regulando sua moto de acordo com sua progressão no esporte.

falow.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Betioli escreveu:Particularmente.....acho que é muito tempo e dinheiro para uma DT 180 ( não estou cuspinto no prato que já comi, pois já tive a minha ), é melhor comprar uma DT 200.
Eu pensava assim.
Hoje em dia tenho uma dt200 e corro no velocross com ela na categoria força livre nacional... So que nao tem maneira de querer correr com umas outras dts que tem andando.
Tem um pessoal que corre no paranaense na minha categoria e o L do combustivel deles custa somente 37r$, e ainda + as preparacoes que fazem, nao tem como minha dt acompanhar ( ela ta preparada e andando com podium ), mas nao acompanha de geito nenhum.
Por isso que comprei uma RD-Z 135 pra correr na 180...
Manutencao e mto mais barata, nao vive quebrando igual as dts, nao tem aquele problema de superaquecimento das dts.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Aaaaaaaaaaaa tem essa tbm né.

tem um carinha que disputa uns cross-crowtry pro lado de paraopeba, sete lagoas e região, não sei se alguem o conhece, o Julio anteninha e o irmão dele de DT200.
os caras andam muuuuuuuuito, mas tbm a dtzinha do julho tem todas essas preparações ai de cima e ainda anda com pistao de kX, é muito animal.
não tem nem jeito das outras dts180 acompanharem.

as vezes o camarada quer ser um papatrofeu180 e prepara a moto assim.

:-)
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

São coisas que não tem como explicar....quando o cara é amante de determinada moto ele gasta tudo nela mas não troca . Eu lembro quando tinha a minha DT180...eu achava ela o máximo, mas durante o ano todo eu gastava quase o preço dela na oficina...êta motinha que gosta de quebrar !!
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

eh mas isso num tem explicacao, eu ia trocar a minha dt por uma tornado zero, mas nao coonsegui, fiquei com pena d minha dt, e resolvi ficar com ela tb, agora vo dar uma preparada no motor e nas suspas dela e vo ficar mais um bom tempo com ela tb, abracos
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Betioli escreveu:São coisas que não tem como explicar....quando o cara é amante de determinada moto ele gasta tudo nela mas não troca . Eu lembro quando tinha a minha DT180...eu achava ela o máximo, mas durante o ano todo eu gastava quase o preço dela na oficina...êta motinha que gosta de quebrar !!
É bem verdade o que vc falou.
Eu ia vender minha dt e pegar uma toni preparada ou uma falcon mais vou esperar mais um pouco e comprar + uma motoca do que vender minha dt.
Sabe pq?
Pq somente nesse ano fazendo o campeonato paranaense e umas etapas extras gastei mais de 4500R$ na minha dt, e se eu for vender ela o pessoal vai querer me pagar uns 3000 a 3500R$.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Ah, quanto a preparacao da dt 180 acho que foi falado mta coisa e nao foi falado sobre levantar o cilindro.
Esse é um problema de quase todas motos nacionais da yamaha 2t.
Com isso vc deve ganhar um cv a mais, + ou - e é uma coisa simples de se fazer.
No cilindro da dt, em baixo, coloque a junta da dt mesmo, + uma junta de aluminio de + ou - uns 2 ou 3mm e mais uma junta da dt, levantando o cilindro.
Pq quando o pistao da dt abaixa nao fica bem reto com a janela de admissao, ele ainda fica meio que para cima e nao entra todo combustivel, assim ele fica reto com a janela e entra + combustivel.
Se vc fazer isso e ainda dar uma taxada no cabecote ja da para ganhar uns 3 cv.
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

Galera neste link tem uma matéria sobre 180 bem legal, e vc pode colocar sua opinião, e tirar duvidas, vale a pena. :) :)

http://www.clubedasmotocas.com.br/modul ... =0&thold=0
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem