Suspenção dianteira Tornado
Suspenção dianteira Tornado
Vale a pena endurecer a suspenção dianteira da Tornado com calços nas molas para fazer TRILHA? Será que não é pior pra enfrentar as pedras no caminho? Vamos discutir o assunto!?!? :?
Olá henrique...
Na minha opnião, não vale a pena, o calço diminue o curso da suspa e faz a mola mascar se ela topar (dar fim de curso). Eu uso minha moto pra trilhas e enduros onde saltos são realmente muito poucos e n muito altos.
ah um tempinho (qdo o Forum começou) eu fiz uma pergunta +/- parecida e o fabricio me indicou torcar o óleo, pondo uma mistura de oleo de suspensao com oleo de motor pro resultado final ficar um oleo com menos viscosidade (mais grosso) e assim endurecer um pouco a suspa..
dá uma olhada nesses tópicos, acho q seu caso é muito semelhante ao meu:
http://www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=10
e
http://www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=33
inté +
Na minha opnião, não vale a pena, o calço diminue o curso da suspa e faz a mola mascar se ela topar (dar fim de curso). Eu uso minha moto pra trilhas e enduros onde saltos são realmente muito poucos e n muito altos.
ah um tempinho (qdo o Forum começou) eu fiz uma pergunta +/- parecida e o fabricio me indicou torcar o óleo, pondo uma mistura de oleo de suspensao com oleo de motor pro resultado final ficar um oleo com menos viscosidade (mais grosso) e assim endurecer um pouco a suspa..
dá uma olhada nesses tópicos, acho q seu caso é muito semelhante ao meu:
http://www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=10
e
http://www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=33
inté +
Realmente a dianteira da Tornado é muito "solta"....Mas aí vai uma dica....NÃO COLOQUEM ESSES CALÇOS NA SUSPA. Não vale a pena...Vc tem uma falsa impressão de que a suspa tem um curso maior, o q não é verdade....E se vc insistir em saltar, as bengalas irão entortar...
Tb não compensa...já q retrabalhar a suspa dianteira...Com uma mola maior...e nova furação na flauta...sai por R$ 150,00 (fora o óleo se for MOTOREX ou MOTUL), e fica muito bom. A maioria das suspas de Toni, q andam no motocross em Brasília foi o Fabiano q fez. Pra trilhas, enduros, CC, etc....fica melhor ainda, já q "topa" infinitamente menos a suspa...
Quem quiser mais informações mandem uma MP pro Fabiano q terá prazer em atendê-los...
Abraços...
Tb não compensa...já q retrabalhar a suspa dianteira...Com uma mola maior...e nova furação na flauta...sai por R$ 150,00 (fora o óleo se for MOTOREX ou MOTUL), e fica muito bom. A maioria das suspas de Toni, q andam no motocross em Brasília foi o Fabiano q fez. Pra trilhas, enduros, CC, etc....fica melhor ainda, já q "topa" infinitamente menos a suspa...
Quem quiser mais informações mandem uma MP pro Fabiano q terá prazer em atendê-los...
Abraços...
Olá galera,TopsMan escreveu:ah... e eu acho q a suspa ficou mais firme, mas não dura...
antigamente sentia a moto perder muito a dianteira, hoje sinto ela mais firme.
Tops Man, li seu comentário que ao trocar o óleo da suspensão a moto ficou mais firme... Analise meu caso. Quando ando em estrada de chão acima dos 70km/h sinto que a frente fica boba, o guidão comeca a querer a se mexer, digo se eu continuar nesta velocidade sinto que irei cair pois a frente começa a mexer sozinha. O que acha? Obrigado
Ah um detalhe, tive uma Sahara e a sensação era a mesma que se eu continuasse acelerando ia cair, já uma NX 150 que tinha eu acelerava e não tinha isso, para mim era boa parecia que a frente era "grudada" no chão.
TÓXA escreveu:Olá galera,TopsMan escreveu:ah... e eu acho q a suspa ficou mais firme, mas não dura...
antigamente sentia a moto perder muito a dianteira, hoje sinto ela mais firme.
Tops Man, li seu comentário que ao trocar o óleo da suspensão a moto ficou mais firme... Analise meu caso. Quando ando em estrada de chão acima dos 70km/h sinto que a frente fica boba, o guidão comeca a querer a se mexer, digo se eu continuar nesta velocidade sinto que irei cair pois a frente começa a mexer sozinha. O que acha? Obrigado
Ah um detalhe, tive uma Sahara e a sensação era a mesma que se eu continuasse acelerando ia cair, já uma NX 150 que tinha eu acelerava e não tinha isso, para mim era boa parecia que a frente era "grudada" no chão.
Tóxa, isso pode nao ser somente a suspencao. Pode ser a roda dianteira desalinhada, folga na direcao e mais algumas outras coisas que nao lembro.
concordo com o motolov... se o guidão tá querendo mexer sozinho, deve ser aro empenado ou raios banbos de um lado... isso faz a moto jogar pra um lado ou ficar zanzando a direção.
o que acontecia comigo era perder a frente em curvas muito aceleradas e sair muito dos trierinhos (picada, caminhos q passam gado) entende... a moto escurregava do triero e de vez enquando eu quase caia... a suspa dianteira n "copiava" as imperfeições do caminho.
o que acontecia comigo era perder a frente em curvas muito aceleradas e sair muito dos trierinhos (picada, caminhos q passam gado) entende... a moto escurregava do triero e de vez enquando eu quase caia... a suspa dianteira n "copiava" as imperfeições do caminho.
ota coisa:
agora com oleo + grosso ela fica mias firme pq n fica mais chinelando... uma suspa muito macia trabalha com qualquer imperfeicao do terreno e no caso da tornado ela n retorna rápido...por isso saia de frente, a roda n ficava em contato com o chao pq n voltava... entao como eu engrossei o oleo ela já n trabalha com qualquer imperfeição.... fica mais dura, mas n que chegue a ficar muuuito dura.
agora com oleo + grosso ela fica mias firme pq n fica mais chinelando... uma suspa muito macia trabalha com qualquer imperfeicao do terreno e no caso da tornado ela n retorna rápido...por isso saia de frente, a roda n ficava em contato com o chao pq n voltava... entao como eu engrossei o oleo ela já n trabalha com qualquer imperfeição.... fica mais dura, mas n que chegue a ficar muuuito dura.
Pessoal, por incrivel que pareca não é isso que disseram. A torrnado é 2005 tem 250km e a sahara que eu tinha eu tirei nova também.... não pode ser o que disseram. Já a NX 150 que eu tinha tinha comprado usada. Não é mexer sozinho mas não tenho confiança de andar nessa velocidade, não tem estabilidade parece que fica boba a frenteTopsMan escreveu:concordo com o motolov... se o guidão tá querendo mexer sozinho, deve ser aro empenado ou raios banbos de um lado... isso faz a moto jogar pra um lado ou ficar zanzando a direção.
o que acontecia comigo era perder a frente em curvas muito aceleradas e sair muito dos trierinhos (picada, caminhos q passam gado) entende... a moto escurregava do triero e de vez enquando eu quase caia... a suspa dianteira n "copiava" as imperfeições do caminho.
TOXÁ....
então deve ser a altura da moto... o amortecedor traseiro tá ok ??? tá muito baixo não ??? veja bem... se ele estiver na regulagem baixa, a moto fica com a frente solta entende.... vc tem que; ou abaixar a frente ou aumentar a altura da traseira...
se vc abaixar muito a traseira, a moto fica tipo.... olhando pra cima entende ??? existe um desequilíbrio na suspençao que faz com que o peso da propria moto + o q esta em cima dela (vc) fiquem mais em cima da roda traseira, deixando a dianteira sem peso... dai ela fica boba pois n tem pressão pra estar em contato com o chão...
então deve ser a altura da moto... o amortecedor traseiro tá ok ??? tá muito baixo não ??? veja bem... se ele estiver na regulagem baixa, a moto fica com a frente solta entende.... vc tem que; ou abaixar a frente ou aumentar a altura da traseira...
se vc abaixar muito a traseira, a moto fica tipo.... olhando pra cima entende ??? existe um desequilíbrio na suspençao que faz com que o peso da propria moto + o q esta em cima dela (vc) fiquem mais em cima da roda traseira, deixando a dianteira sem peso... dai ela fica boba pois n tem pressão pra estar em contato com o chão...
Repito a moto é nova e está totalmente original de suspensão, e nunca mexi nisso nas motos que tive. Parece que a NX 150 era com a frente colada ao chão podia descer o pau em estrada de chão que a frente sempre estava ao meu comandoTopsMan escreveu:TOXÁ....
então deve ser a altura da moto... o amortecedor traseiro tá ok ??? tá muito baixo não ??? veja bem... se ele estiver na regulagem baixa, a moto fica com a frente solta entende.... vc tem que; ou abaixar a frente ou aumentar a altura da traseira...
se vc abaixar muito a traseira, a moto fica tipo.... olhando pra cima entende ??? existe um desequilíbrio na suspençao que faz com que o peso da propria moto + o q esta em cima dela (vc) fiquem mais em cima da roda traseira, deixando a dianteira sem peso... dai ela fica boba pois n tem pressão pra estar em contato com o chão...
Editado pela última vez por TÓXA em 16 Dezembro 2004 à13 16:06, em um total de 1 vez.
Meu amigo.... mesmo a moto estando original, seria o caso de vc dar uma olhada, afinal pode estar com algum defeito.... defeito de fábrica também existe...
e outra... as motos vem em caixotes da fábrica, são motadas na conse$$ionária... quem garante que o funcionário montou correto ??? Ele pode errar. Pode ter deixado a moto com a regulagem errada do amortecedor traseira.
aproveita e dá uma conferida na lubrificação da suspa traseira e dos rolamentos da caixa de direção.... um amigo tirou uma toni zero esses dias e estava tudo seco.
e outra... as motos vem em caixotes da fábrica, são motadas na conse$$ionária... quem garante que o funcionário montou correto ??? Ele pode errar. Pode ter deixado a moto com a regulagem errada do amortecedor traseira.
aproveita e dá uma conferida na lubrificação da suspa traseira e dos rolamentos da caixa de direção.... um amigo tirou uma toni zero esses dias e estava tudo seco.
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