Suspenção dianteira Tornado

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Henrique
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Dezembro 2004 à08 18:28

Suspenção dianteira Tornado

Mensagem por Henrique »

Vale a pena endurecer a suspenção dianteira da Tornado com calços nas molas para fazer TRILHA? Será que não é pior pra enfrentar as pedras no caminho? Vamos discutir o assunto!?!? :?
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Olá henrique...

Na minha opnião, não vale a pena, o calço diminue o curso da suspa e faz a mola mascar se ela topar (dar fim de curso). Eu uso minha moto pra trilhas e enduros onde saltos são realmente muito poucos e n muito altos.

ah um tempinho (qdo o Forum começou) eu fiz uma pergunta +/- parecida e o fabricio me indicou torcar o óleo, pondo uma mistura de oleo de suspensao com oleo de motor pro resultado final ficar um oleo com menos viscosidade (mais grosso) e assim endurecer um pouco a suspa..

dá uma olhada nesses tópicos, acho q seu caso é muito semelhante ao meu:

http://www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=10
e
http://www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=33


inté +
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

ah... e eu acho q a suspa ficou mais firme, mas não dura...

antigamente sentia a moto perder muito a dianteira, hoje sinto ela mais firme.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Realmente a dianteira da Tornado é muito "solta"....Mas aí vai uma dica....NÃO COLOQUEM ESSES CALÇOS NA SUSPA. Não vale a pena...Vc tem uma falsa impressão de que a suspa tem um curso maior, o q não é verdade....E se vc insistir em saltar, as bengalas irão entortar...

Tb não compensa...já q retrabalhar a suspa dianteira...Com uma mola maior...e nova furação na flauta...sai por R$ 150,00 (fora o óleo se for MOTOREX ou MOTUL), e fica muito bom. A maioria das suspas de Toni, q andam no motocross em Brasília foi o Fabiano q fez. Pra trilhas, enduros, CC, etc....fica melhor ainda, já q "topa" infinitamente menos a suspa...

Quem quiser mais informações mandem uma MP pro Fabiano q terá prazer em atendê-los...

Abraços... :wink:
TÓXA
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dezembro 2004 à47 09:47

Mensagem por TÓXA »

TopsMan escreveu:ah... e eu acho q a suspa ficou mais firme, mas não dura...

antigamente sentia a moto perder muito a dianteira, hoje sinto ela mais firme.
Olá galera,

Tops Man, li seu comentário que ao trocar o óleo da suspensão a moto ficou mais firme... Analise meu caso. Quando ando em estrada de chão acima dos 70km/h sinto que a frente fica boba, o guidão comeca a querer a se mexer, digo se eu continuar nesta velocidade sinto que irei cair pois a frente começa a mexer sozinha. O que acha? Obrigado
Ah um detalhe, tive uma Sahara e a sensação era a mesma que se eu continuasse acelerando ia cair, já uma NX 150 que tinha eu acelerava e não tinha isso, para mim era boa parecia que a frente era "grudada" no chão.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

TÓXA escreveu:
TopsMan escreveu:ah... e eu acho q a suspa ficou mais firme, mas não dura...

antigamente sentia a moto perder muito a dianteira, hoje sinto ela mais firme.
Olá galera,

Tops Man, li seu comentário que ao trocar o óleo da suspensão a moto ficou mais firme... Analise meu caso. Quando ando em estrada de chão acima dos 70km/h sinto que a frente fica boba, o guidão comeca a querer a se mexer, digo se eu continuar nesta velocidade sinto que irei cair pois a frente começa a mexer sozinha. O que acha? Obrigado
Ah um detalhe, tive uma Sahara e a sensação era a mesma que se eu continuasse acelerando ia cair, já uma NX 150 que tinha eu acelerava e não tinha isso, para mim era boa parecia que a frente era "grudada" no chão.

Tóxa, isso pode nao ser somente a suspencao. Pode ser a roda dianteira desalinhada, folga na direcao e mais algumas outras coisas que nao lembro.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

concordo com o motolov... se o guidão tá querendo mexer sozinho, deve ser aro empenado ou raios banbos de um lado... isso faz a moto jogar pra um lado ou ficar zanzando a direção.

o que acontecia comigo era perder a frente em curvas muito aceleradas e sair muito dos trierinhos (picada, caminhos q passam gado) entende... a moto escurregava do triero e de vez enquando eu quase caia... a suspa dianteira n "copiava" as imperfeições do caminho.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

ota coisa:

agora com oleo + grosso ela fica mias firme pq n fica mais chinelando... uma suspa muito macia trabalha com qualquer imperfeicao do terreno e no caso da tornado ela n retorna rápido...por isso saia de frente, a roda n ficava em contato com o chao pq n voltava... entao como eu engrossei o oleo ela já n trabalha com qualquer imperfeição.... fica mais dura, mas n que chegue a ficar muuuito dura.
TÓXA
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dezembro 2004 à47 09:47

Mensagem por TÓXA »

TopsMan escreveu:concordo com o motolov... se o guidão tá querendo mexer sozinho, deve ser aro empenado ou raios banbos de um lado... isso faz a moto jogar pra um lado ou ficar zanzando a direção.

o que acontecia comigo era perder a frente em curvas muito aceleradas e sair muito dos trierinhos (picada, caminhos q passam gado) entende... a moto escurregava do triero e de vez enquando eu quase caia... a suspa dianteira n "copiava" as imperfeições do caminho.
Pessoal, por incrivel que pareca não é isso que disseram. A torrnado é 2005 tem 250km e a sahara que eu tinha eu tirei nova também.... não pode ser o que disseram. Já a NX 150 que eu tinha tinha comprado usada. Não é mexer sozinho mas não tenho confiança de andar nessa velocidade, não tem estabilidade parece que fica boba a frente
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

TOXÁ....

então deve ser a altura da moto... o amortecedor traseiro tá ok ??? tá muito baixo não ??? veja bem... se ele estiver na regulagem baixa, a moto fica com a frente solta entende.... vc tem que; ou abaixar a frente ou aumentar a altura da traseira...


se vc abaixar muito a traseira, a moto fica tipo.... olhando pra cima entende ??? existe um desequilíbrio na suspençao que faz com que o peso da propria moto + o q esta em cima dela (vc) fiquem mais em cima da roda traseira, deixando a dianteira sem peso... dai ela fica boba pois n tem pressão pra estar em contato com o chão...
TÓXA
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dezembro 2004 à47 09:47

Mensagem por TÓXA »

TopsMan escreveu:TOXÁ....

então deve ser a altura da moto... o amortecedor traseiro tá ok ??? tá muito baixo não ??? veja bem... se ele estiver na regulagem baixa, a moto fica com a frente solta entende.... vc tem que; ou abaixar a frente ou aumentar a altura da traseira...


se vc abaixar muito a traseira, a moto fica tipo.... olhando pra cima entende ??? existe um desequilíbrio na suspençao que faz com que o peso da propria moto + o q esta em cima dela (vc) fiquem mais em cima da roda traseira, deixando a dianteira sem peso... dai ela fica boba pois n tem pressão pra estar em contato com o chão...
Repito a moto é nova e está totalmente original de suspensão, e nunca mexi nisso nas motos que tive. Parece que a NX 150 era com a frente colada ao chão podia descer o pau em estrada de chão que a frente sempre estava ao meu comando
Editado pela última vez por TÓXA em 16 Dezembro 2004 à13 16:06, em um total de 1 vez.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Meu amigo.... mesmo a moto estando original, seria o caso de vc dar uma olhada, afinal pode estar com algum defeito.... defeito de fábrica também existe... :wink:

e outra... as motos vem em caixotes da fábrica, são motadas na conse$$ionária... quem garante que o funcionário montou correto ??? Ele pode errar. Pode ter deixado a moto com a regulagem errada do amortecedor traseira.

aproveita e dá uma conferida na lubrificação da suspa traseira e dos rolamentos da caixa de direção.... um amigo tirou uma toni zero esses dias e estava tudo seco.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem