DT200

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
KARONE
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Dezembro 2004 à15 21:05

DT200

Mensagem por KARONE »

FALA AE GALERA, ESTOU FAZENDO O MOTOR DA MINHA DT E QUERIA COLOCAR ALGUNS CVs A MAIS NELA . aLQUEM PODE ME UMAS DICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DELA ??
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

E ai Karone...seja muito bem vindo ao FLM...aproveite ao máximo...a turma é gente fina....

Quanto a preparação da DT 200, eu não saberia te dizer muita coisa...mas acho q com as dicas do nosso amigo whoshiley...realmente vale a pena dar uma olhada...
Galera, corrija alguma coisa ae se estiver errado, peguei esse tutorial na net, fiz na minha dtzinha e ficou o OURO, so nao coloquei a ignição IBRA:

Primeiramente , falando em garfo dianteiro , o de DT180/200 tem exatamente a mesma capacidade de uso e curso, sendo diferente apenas o suporte da pinça de freio.Existe no mercado de peças uma gama enorme de valvulas , retentores , hastes e flautas , para voce preparar a sua de acordo com o uso e peso do piloto.Na MRP (www.mrpracing.com.br) voce facilmente encontra tudo , ou na Racetech(www.racetech.com) , podendo inclusive comprar pela internet.

Já quanto ao motor(muito exigente por sinal em materia de preparação , sendo até chato) , alguns cuidados DEVEM ser tomados , como não exagerar na taxa de compressão , o que ocasiona com frequencia rachaduras no bloco direito devido ao contragolpe gerado pelo pedal de partida , que não tem boa fixação dentro da carcaça.Chega a quebrar a tampa direita em casos extremos.
Outra é não fazer no cilindro furos de ligação nas janelas de transferencia com a de admissão(como se fazia em motores 125 e 350 Yamaha , pois é bem possivel que voce consiga perfurar o cilindro na parte externa , o que " mata" a peça , deixando inutilizavel.
O primeiro passo é desmontar todo o motor e medir as peças gastas.O que estiver já fora de medida , trocar por peça original de concessionária(peças paralelas raramente casam direito , principalmente numa preparação).

Depois de tudo comprado , e montada a parte inferior(cambio e embreagem) , partiremos para o virabrequim , que deve ter seus furos das bolachas vedados com tarugos de nylon e colados com araldite , a unica cola que resiste a temperatura e gasolina.Aproveite e troque os rolamentos tambem , dos dois lados , e seus respectivos retentores.

Cabeçote : remova o degrau da camara de combustão , apenas alisando a saliencia com uma lima de boa qualidade , ou se tiver habilidade e firmeza na mão, usar uma retificadeira makita com uma ponta de diamante (atenção:aquelas pontas cor de rosa são apenas lixadeiras e não desbastam aluminio , portanto compre uma ponta diamantada tipo (bolinha) e faça o trabalho , voce ira usar depois para outras coisas).

Escape : Dimensionado WACS é a unica opção hoje em dia.Ponteira use Sarachu 26mm.

Cilindro: voce pode manter 180cc mesmo ou usar pistão de Agrale 30.0 ou KDX 200 até 95 no máximo , pois são pistões identicos.Outra boa opção é usar o WISECO para RT180(DT americana) mas este conta apenas com um anel de segmento.Já o pistão de Dt 200 é diferente na altura entre a cabeça e o pino , não vai servir pro seu motor.

Nos dutos de mistura (ou janelas) , muito cuidado.Na admissão , voce pode polir apenas , ou adaptar o torque induction da RD350 , o que exige trabalho de fundição , mas dá melhor resultado.Se for aumentar o diametro dessa janela , jamais o faça na parte de cima , apenas em baixo e nas laterais , sempre procurando formar um tunel que vai casar com os furos do pistão.O desenho é o mais proximo possivel de um V , com a parte menor apontando pro pistão.
As janelas de transferencia(laterais) do cilindro , faça apenas polimento retirando os excessos de material , e procure " afiar" a parede divisória delas , de maneira uniforme.Não altere o diametro , sob pena de perder torque em baixa.Para melhorar o fluxo da mistura , voce pode desbastar a saia do cilindro até o nivel do mesmo , somente nas laterais , onde ficam as janelas de transferencia.
A janela de escape o cuidado é inverso : jamais abrir para baixo , sob pena de perder compressão.Voce devera medir o diametro do bocal do dimensionado , e alargar essa janela igualzinho , deixando-a com formato redondo.Nota: irá encontrar um caroço na parte de cima dessa janela , que deve ser desbastado e removido.
Ainda em tempo , se quiser pode re-encamisar o cilindro com Nikazil , que é quase tão bom como cromo duro , o que te permite ganho de rotação pelo menor atrito entre pistão-cilindro, podendo então utilizar aneis de cromo duro.
Depois de tudo devidamente montado , parte-se para carburação.Esse capitulo é um pouco delicado.
As boas opções de carburadores são:

Mikuni original da DT 180 de 26mm ano 1982.
Keihin de 28mm.

Caso use o original , nada de querer aumentar o venturi.Apenas trabalhe a giclagem , partindo do numero 30 para o de baixa , e do 200 para o de alta , dai para mais até acertar o torque nas marchas maiores.Ela deverá sair grossa em 1ª , 2ª e 3ª , afinando da 4ª em diante.
O filtro de ar pode ser usado o amarelinho da Mold´spuma , mas nao ande sem filtro sob pena de detritos cairem dentro do cilindro , apesar de ter palhetas pra segurar alguma coisa.
As palhetas voce usará de nylon feitas para o modelo de torque induction que irá usar.Não esquecer de vedar o furo da mangueira de garrafinha , caso exista.Pode usar silicone duro para isso.

Vela: aconselho o uso de velas com eletrode de platina , o que permite queima melhor em qualquer rotação.Grau térmico 9 ou 10(caso as rotações sejam muito elevadas).

Ignição: Podeusar um modelo fabricado pela Ibra (www.ibra.com.br) chamado Faisca Azul , com seu devido CDI.Não requer adaptação alguma.Se preferir uma ignição especial , use diretamente a Motoplat dos kart 125cc(mesa-rotor-bobina) , mas já adianto que o acerto de ponto é dificil , e a colocação no bloco é muito trabalhosa , alem de ter que tornear o rotor para caber no virabrequim da DT)

Junta de cabeçote: caso aumente a cilindrada , precisa voce mesmo recortar a parte interna dessa junto , para que o pistão na bata nela , o que pode gerar quebra.Ela é de latão e com uma simples tesoura e paciencia , voce consegue.

Se desejar , pode substituir todos os parafusos do seu motor por tipo Allen (sextavado interno) , o que facilita na hora de desmontar para manutenção.

Bomba de óleo : Manter a regulagem original.Porem se quiser retirá-la , voce tem que vedar o furo sob ela.Eu normalmente mando tampar o furo com solda de aluminio.Dai terá que vedar o tubinho de oleo do carburador (se existir) , e passar a fazer a mistura diretamente no tanque , seguindo a orientação do fabricante do oleo.Aconselho o uso de oleos semi-sinteticos , como Motul e Motorex.Os totalmente sinteticos nao se diluem muito bem na nossa gasolina e são caros demais.Evite o Castrol M-50 , pois só é indicado para motores a alcool e mesmo assim nao cumprem direito seu papel.

Amaciamento: Tente se basear em 4 tanques cheis de combustivel , oque te dará aproximados 400km.Rode normalmente com a moto , mas evite os extremos , ou seja , rotação baixa demais ou alta demais , isso para que o pistão se gaste de maneira uniforme e haja o perfeito assentamento de aneis , o que é o segredo de tudo.Se possivel , aumente um pouco a proporção de oleo 2T , faz mais fumaça . porem garante que a rotação nao suba demais e nao trave o pistão por superaquecimento.Use a relação pinhão 15 coroa 47 no começo , depois adapte para mais velocidade aumentando o pinhao para 16 ou 17.
Depois disso feito , pode partir para afinação do carburador escolhido , espero que saia de acordo com o que espera.Acredito que ganhe cerca de 2 a 3 cv com isso , mas o torque sobe bastante em relação ao original , o que te favorece nas retomadas.

Mas Dt é Dt , sempre há o que melhorar.....

Acho q irá te ajudar um pouco...

Ah..dê uma passadinha lá na categoria SEJA BEM VINDO, APRESENTE-SE, e fale um pouco sobre vc, sua turma, sua moto, da sua modalidade preferida.....etc...etc....isso ajuda muito no entrosamente da turma...]

Um abração, e seja muito bem vindo novamente, a casa é sua.... :wink:
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Fabricio, essa preparacao e da dt180, mas tem mta coisa que pode ser feita na 200 tbm.
Mande taxar o cabecote da moto, abrir as janelas UM POUCO, colocar uma ignicao IBRA, e escape e ponteira dimensionados.
So um detalhe, se vc almentar a taxa de compresao da moto, rebaixando o cabecote, o correto e mudar o combustivel...
Gasolina podium fica bom, AVGAS ja passa da octanagem certa. Alcool fica mto bom tbm, so que cada vez que vc for andar vai ter que ficar regulando a moto.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem