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Ponteiras, curvas de escape, carburação, altas e baixas ...

Enviado: 25 Dezembro 2004 à16 21:25
por fabiofmo
Fala!

Bom moçada, seguinte ... o escape da minha DT200R é original. Tava querendo dar uma trabalhada nisso, por uma curva sem miolo e uma ponteira, porém, dizem, isso causa uma perda em baixa ...

Eu sei que isso exige um tapa no carbura, mas mesmo assim ela perderia em baixa ...

Nao entendo muito de carburador, mas tem algo que possa ser feito pra minimar (ideal seria anular) essa perda em baixa, tipo as palhetas de torque ou até mesmo trocar o bichinho?

Se alguem tiver um tutorial completo, tal qual aquele das velas, seria legal!!!!

Valeu !!!

Enviado: 25 Dezembro 2004 à37 21:28
por MoLoToV
Fabio... Acredito que nao tenha nao...
Da bastante diferencao pra uma curva original para uma desmiolada ou uma wacs dimensionada. Talvez o que pode fazer vc ganhar mais baixa seria dar uma taxada no cabecote, so que ai vem os problemas, pois acredito que sua moto esteja original e vc nao vai querer mexer nela pra perder durabilidade no motor.
Hoje em dia tem VFORCE pra dt200, mais é mto caro... Eu sei que no VFORCE tem regulagem para altos e baixos RPM.

Enviado: 25 Dezembro 2004 à25 21:39
por fabiofmo
Fala Molotov, valeu!

agora ... q q é VForce ? :oops: :wink:


valeu!

Enviado: 26 Dezembro 2004 à21 00:00
por flavioneto
8) 8) Vc que modelo correto de vela é B9ER , como na foto , compre o modelo de 3 pontes , é o melhor.
Poderá usar tbm a B9EV , cujo eletrodo é de platina , para DT qualquer que seja.
Elas aguentam alta compressão até taxa de 14:1 , sem dobrar.
Quanto ao preparo do seu cilindro da linha DT/DT200 tem duas etapas:
Primeiro no virabrequim , tapar os buracos de descompressão das bolachas do mesmo , afim de comprimir mais a mistura no cárter(disso eu nao tenho fotos) , mas use tarugos de nylon no serviço, cortados , torneados e colados com araldite.
Segundo , no cilindro , voce deverá nivelar a saia das janelas de transferencia na altura da base do cilindro(transferencia são as 4 laterais).No meio das janelas de transferencia , existe uma parede divisória , que deverá ser o mais afiada possivel , e curvada para frente , possibilitando maior velocidade dos gases.Dentro das janelas voce pode usar uma lixa 400 para um polimento eficaz.
Na janela de escape , remover totalmente o caroço da parte superior com uma broca diamantada montada numa retificadeira eletrica mesmo(tipo Dremel ou Makita), deixando a janela de escape totalmente redonda , acompanhando o desenho do bocal externo de escape(Não desbaste da base pra baixo que voce perde o cilindro , só pode mexer pra cima nessa , ok?)
Na janela de admissão há dois trabalhos:
· Primeiro voce deve pegar uma broca 1/16 e unir a janela de admissão à janela de transferencia traseira , dos dois lados e na mesma proporção(Se colocar no angulo certo , não vai furar a parede do cilindro pelo lado de fora , preste atenção nisso)
· Agora sim , na janela de admissão , onde estão suas palhetas , voce deverá abrir 2mm nas paredes laterais , rebaixar 1,7mm na base e afiar a divisória tbm.Não mexer na janelinha quadrada superior.
· Após diagramar assim a janela de admissão , precisará re-dimensionar as janelas do pistão tbm , para acompanhar o serviço.Depois de desbastado , use lixa 600 para acabamento.
Lembre-se que após esse veneno leve , voce precisará aumentar um pouco o gicleur de alta de 170-180mm para 200mm e a partir daí começar a tentar afinar.Pode tbm aumentar o gicleur de baixa para 30mm , mas daí vai precisar de uma espuma especial Twin Air no filtro de ar , senao ela nao segura a marcha-lenta.
· Se quiser , poderá dar um leve passe no cabeçote para aumentar um pouquinho a compressão , peça para o torneiro tirar até 0,3mm da base do cabeçote.
· A re-montagem segue o padrão de fábrica.Este veneninho é seguro e não compromete muito.Aconselho usar oleo direto no tanque(eu nao confio no Autolube!!!!).
Esse é um preparo básico que não requer muitos conhecimentos de mecanica.Voce só vai gastar um jogo de juntas de cilindro novas , algumas lixas e tempo. :shock: #-o :mrgreen: tenta e ve se da certo

Enviado: 26 Dezembro 2004 à52 00:18
por fabiofmo
valeu velho, ta anotado, muito boa sua dica ...
mas to procurando uma solucao mais simples, nao gostaria de abrir o motor, apesar de eu mesmo ter feito isso da ultima vez ... escape pra alta e tentar melhorar a baixa na regulagem ou trocando alguma peça, sei lá ...

brigadú!

Enviado: 27 Dezembro 2004 à02 16:51
por Fabrício
Muito bom Flávio....excelente a sua aula... =D> =D> =D>

Tópicos assim é q fazem do FLM cada dia melhor...

Abraços... :wink:

Enviado: 27 Dezembro 2004 à30 16:56
por MoLoToV
fabiofmo escreveu:valeu velho, ta anotado, muito boa sua dica ...
mas to procurando uma solucao mais simples, nao gostaria de abrir o motor, apesar de eu mesmo ter feito isso da ultima vez ... escape pra alta e tentar melhorar a baixa na regulagem ou trocando alguma peça, sei lá ...

brigadú!

Entao faz o seguinte, coloca um escape WACS dimensionado e uma ponteira sarachu pra moto continuar com uma baixa boa e ter uma melhora na alta tbm!

Enviado: 27 Dezembro 2004 à31 18:00
por fabiofmo
MoLoToV escreveu:
fabiofmo escreveu:valeu velho, ta anotado, muito boa sua dica ...
mas to procurando uma solucao mais simples, nao gostaria de abrir o motor, apesar de eu mesmo ter feito isso da ultima vez ... escape pra alta e tentar melhorar a baixa na regulagem ou trocando alguma peça, sei lá ...

brigadú!

Entao faz o seguinte, coloca um escape WACS dimensionado e uma ponteira sarachu pra moto continuar com uma baixa boa e ter uma melhora na alta tbm!
uála !

entao, ja me falaram q desse jeito ela fica morta em baixa ... nao q eu confie em tudo o q me falam, mas eu realmente nao sei e nao tava afim de gastar pra ver depois saca?

ô, ainda no gancho, alguem sabe a manha pra regular o parafuso do carbura q fica atras do reservatorio da suspa? sei q 1,5 volta é o original ... se algum tiver essa dica tbm, ajuda ...