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Como trocar o óleo da suspensão da XR 250

Enviado: 11 Abril 2006 à37 09:36
por lagatixa
Esse artigo não será muito rico em fotos detalhadas, pois eu fiz tudo sozinho, tinha que fazer as fotos e desmontar a moto, a todo instante precisava lavar as mãos. Essa troca de óleo eu adiantei para fazer o artigo para o pessoal do fórum, pois fui muito solicitado quanto a isso, o óleo da minha suspensão ainda tava em meia vida.

A suspensão dianteira de toda moto necessita da troca periódica do seu óleo. O óleo afina com o uso, diminuindo a sua ação de absorção de impactos e estabilidade da moto em alta velocidade. Para a XR 250 Tornado, a montadora recomenda essa substituição do óleo a cada 18000km.

Vamos lá, o material necessário.

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1 - Chave combinada 17mm
1 - Chave combinada 12mm
1 - Chave biela 10mm (pode ser uma chave combinada)
1 - Chave biela 8mm (pode ser uma chave combinada)
1 - Chave philips média
1 - Recipiente graduado
1,2 litros de óleo ATF (óleo hidráulico)
Será necessário também um ou algo que possa colocar debaixo do motor da moto para que deixe a roda dianteira livre do solo.

Vamos começar folgando os parafusos antes de suspender a moto. Retire os parafusos da carenagem do farol
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Desconecte o cabo do farol, o cabo do sensor do velocímetro (é o circulado, está embaixo do painel) e desrosqueie o do velocímetro.
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Folgue os 4 parafusos que fixam o eixo da roda.
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Folgue agora o eixo da roda, só folgar mesmo, a roda será retirada após suspender a moto (Como se faz em pneu de carro).
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Agora pode suspender a moto. Eu costumo usar um tamborete de cabeça para baixo encaixado entre o protetor de motor e o motor, mas consegui esse cavalete caseiro feito pelo meo vizinho. A roda dianteira não está tocando o chão.
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Solte o cabo do velocímetro neste ponto, retire a abraçacadeira fora mesmo.
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Solte também na caixa no eixo da roda, precisa retirar o parafuso inteiro para puxar o caro pra fora, cuidado para não deixar cair o cabo de aço interno, ele sai por baixo e se deixar cair no chão irá sujá-lo de terra. Aproveite para dar uma lubrificada.
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Agora pode retirar a roda, antes verifique se a moto está bem firme em cima do cavalete, poderá machucar quem estiver manuseando-a ou quebrar/empenar/arranhar algo ao tombar.
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Solte os 2 parafusos que sustentam a pinça.
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Folgue esses dois parafusos que sustentam a mangueira de freio, só o suficiente para ele sair.
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Agora prossiga folgando os parafusos das mesas superior e inferior que sustentam as bengalas/telescópios/cilindro interno/canela (como preferir). Folgue-os bem, até notar que estão frouxos, caso contrário encontrará muita dificuldade para deslizar as bengalas para baixo.
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Puxe as bengalas para baixo, caso ela não deslize com facilidade, puxe-a girando, que ela sairá com bem mais facilidade. Pare no meio do caminho e retire essa presilha inútil.
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Aperte um pouco o parafuso da mesa inferior com a bengala nessa posição apenas para travá-la, e com uma chave combinada de 17mm, folgue a tampa. Faça o mesmo com a outra. Depois folgue os parafusos novamente para enfim, retirá-las.
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Agora, com a bengala em mãos, com uma mão sustente-a ao mesmo tempo que com o dedão segura a chave. Isso é para que ao desrosquear a tampa, não salte nada de dentro da bengala, pois o conjunto encontra-se (levemente) pressurizado pela mola e a tampa pode "voar", assim como outras peças internas.
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Após a tampa saltar da rosca, retire-a, vá empurrando a bengala para baixo lentamente até aparecer o restante, retire o espaçador e uma arruela logo abaixo. Retire a mola (cuidado que vai escorrer óleo), observe a posição da mola para não errar na hora de montar.
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Vire as bengalas de cabeça para baixo, depositando o óleo velho em um recipiente qualquer. Deixe escorrer por alguns minutos e ao final agite "bombeando" a bengala para sair o restinho do óleo.
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Agora, com o recipiente graduado, meça 586,5ml de óleo (com margem de erro de 2,5ml), despeje essa quantidade em cada uma bengala. Não desperdice nenhuma gota, ou faltará óleo, a margem de sobra é muito pequena já que iremos utilizar 1173ml.
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Depois do óleo, pode colocar a mola de volta (isso também poderia ter sido feito antes de pôr o óleo), mas acho mais conventiente pôr depois. Observe a posição da mola, a extremidade onde os elos são mais unidos, é voltada para baixo. Coloque a arruela, o espaçador e feche as bengalas com a tampinha, segurando a bengala com uma mão e usando a chave na outra, o máximo que você conseguir de força até a mão deslizar é suficiente, essa tampa não precisa ser fechada com força. Aproveite para testar se está tudo funcionando bem, pressione as bengalas contra o chão e veja se o funcionamento ocorre suave sem escutar barulho de arranhões ou enganchando. Observe que ela desce fácil e sobe lentamente.
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Recoloque as bengalas no lugar, mas sem alcançar a mesa superior, lembre-se que ainda é preciso colocar as presilhas inúteis que você retirou.
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Empurre as bengalas para cima, se estiver difícil, empurre-as girando. Se continuar difiícil, use um martelo de borracha batendo embaixo e ao mesmo tempo empurrando para cima com a outra mão, mas o mais fácil é ir empurrando para cima com uma mão e girando a bengala com uma chave de 17mm, girando-a pela tampinha, a melhor pra isso é a chave biela 17mm (comumente conhecida como chave L 17mm). Aperte os parafusos da mesa inferior.
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Coloque a roda da moto de volta, retire o cavalete, recoloque a pinça de freio, fixe a mangueira de freio (se estiver com dificuldade de a pinça entrar no disco, empurre uma chave de fenda entre as pastilhas de freio e faça forma de forma a afastá-las uma da outra, assim faz o pistão da pinça recuar) e faça a fixação e passagem do cabo do velocímetro, gire a roda para verificar o seu funcionamento.
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Suba na moto e veja se a frente está toda aprumadinha, caso não esteja, é só forçar o guidão para um lado ou para o outro, após encostar no limite lateral. Feito isto, aperte os parafuso da mesa superior, confira o aperto dos parafusos do eixo da roda e o eixo da roda. Aperte também os parafusos da mesa superior após conferir o alinhamento da frente da moto.
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Recoloque a carenagem farol, reconecte os cabos e o velocímetro. Encaixe a parte inferior da carenagem do farol e depois a parte superior, parafuse e a moto está pronta para mais 18000km :)
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Antes de sair com a moto, verifique se todos os parafusos foram bem apertados, depois teste o funcionamento do freio.

OBS: NÃO JOGUE O ÓLEO VELHO NO ESGOTO. Todo óleo mineral é extremamente poluente e deve ser descartado em local específico. Guarde-o na embalagem vazia do óleo e entregue-o na loja onde comprou ou em ponto de coleta (postos de gasolina, mecânicos, etc). UMA GOTA DE ÓLEO PODE DEIXAR ATÉ 25 LITROS DE ÁGUA IMPRÓPRIO AO CONSUMO HUMANO!!! Use a consciência, preserve a natureza ;)

Enviado: 11 Abril 2006 à21 10:19
por TopsMan
=D> =D> =D> =D> =D>

matou a pau !!!!!

Show de bola... posts desse nível realmente empolgam a gente !!!

Parabens lagatixa.

Enviado: 11 Abril 2006 à37 13:22
por NESTOR/RS
Ô lôko!!!! Parabéns cara...Alto nível!!! =D> =D> =D> =D> =D>

Enviado: 11 Abril 2006 à01 13:31
por Cleber Kajuru
PDC!!! :mrgreen: putz realmente um dos melhores que já vi !!! e olha que não sou ligado em mexer na moto eu mesmo!!! me amarrei!!!! =D>

Enviado: 11 Abril 2006 à55 14:41
por Fabrício
Destruiu.... =D> =D> =D> =D>

Enviado: 11 Abril 2006 à02 19:30
por BOLINHA
Muito bom!!! não precisa lavar a bengala por dentro antes de colocar o óleo novo?

Enviado: 11 Abril 2006 à39 19:53
por Gustavo/PR
=D>

Justamente hoje eu fui até a loja fazer um orçamento para troca de óleo e retentores da bengala! Em uma me pediram 150 mangos e na outra 90! Depois dessa dica vou trocar eu mesmo e economizar uma grana boa!!!


Agora só não sei como troco o retentor... é fácil?

Enviado: 11 Abril 2006 à06 21:48
por guilherme_sbc
Muito bom esse tópico.
Ajudou muito, porém deixei hj a moto pra trocar óleo e retentores.
Mas foi muito bem elaborado. =D>

Enviado: 12 Abril 2006 à16 15:53
por lagatixa
Siquineli e Guilherme... Trocar o retentor é outro passo um pouco mais complexo, pois tem que desmontar tudo. Quem sabe um dia eu faço esse tutorial aí. Se eu precisar trocar o retentor de minha moto ou da moto de alguém, certamente farei.

Bolinha, para a remontagem o manual da honda recomenda lavar todas as peças com um solvente não inflamável, mas acredito que é apenas no caso de desmontagem completa, se for lavar com tudo montado, pode ficar resquícios do solvente e haver contaminação do óleo hidráulico. Não citei isso, mas posso acrescentar se acharem necessário. Obrigado por lembrar.

Enviado: 12 Abril 2006 à47 16:03
por Gargamel
Muito bom cara !!! Esse ficou 10 !!! =D> =D>

Enviado: 25 Abril 2006 à18 15:50
por JHS
otimo tutorial :)
ta de parabens! =D>

Enviado: 25 Abril 2006 à12 17:17
por henriquejensen
Pra trocar o retentor é fácil, é só soltar a flauta em baixo e tirar akela trava de retentor na parte que fica entre o tubo de baixo (mais grosso) e o tubo de cima (tubo mais fino, cromado) e puxar a bengala com os braços pra fora que o retentor vai sair. Se essa semana eu for mecher nas bengalas da XL eu posto fotos blz

Enviado: 25 Abril 2006 à12 18:21
por guilokao
Parabens estevão... valeu pelo tópico ai!!
Parabenscara!

Enviado: 25 Abril 2006 à48 19:21
por Ricardo
Parabens pelo empenho, ficou show o topico!!! =D>

Enviado: 25 Abril 2006 à10 21:32
por guiaracar
na suspensao invertida, o lado da mola onde os elos são mais unidos, tb ficam para baixo?

Enviado: 27 Abril 2006 à12 10:01
por Imigrante
S H O W !!!!
Meus parabéns!!!!!!!!!!!!!... E, Obrigado!
=D> =D> =D> =D> =D> =D>
Abraços...
:arrow:

Enviado: 05 Maio 2006 à50 18:40
por maximo2005
Queria saber se esse procedimento e o mesmo para a xr 200r e a quantidade e a mesma?

Abs

Enviado: 09 Maio 2006 à46 12:33
por furia SM
Que isso :shock: :shock: Mais explicado que isso nao tem :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: parabens =D> =D> =D> =D>

Enviado: 10 Maio 2006 à33 21:58
por BOLINHA
maximo cada suspa tem uma quantidade de óleo diferente.abraço.

Enviado: 27 Julho 2006 à55 00:51
por Imigrante
Qual a correta descrição do óleo que devo utilizar?
Abraços...
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