Teste da Tornado em dinamômetro

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

Teste da Tornado em dinamômetro

Mensagem por Fabiano »

Bom galera, acho que todos os pilotos e trilheiros que têm tornado e preparam, são curiosos para saber realmente quanto rende a mais uma Tornado preparada.
Para facilitar a nossa vida, o colega José Roberto Ceolin, preparou sua moto e fez todos os teste possiveis em sua Tornado 0 Km """"" ZERA """""".
Para maiores esclarecimentos , a Tornado tem 23,4 cv a 7500 rpm, no dinamômetro deu somente 18 HP.

Preparação feita: Pistão Wiseco 286cc
Filtro de ar twin-air
Cabeçote e comando
Carburação

Bom, depois de vários testes, verificou-se que a moto com uma junta no cilindro, e usando gasolina podium, obteve-se 26 HP na roda ( pelos cálculos daria + ou - 33,8 cv.
Com duas juntas no cilindro e gasolina comum obteve-se 24 HP ( pelos cálculos daria + ou - 31,2 cv, lembrando que o carburador era original, apenas preparado.

Pelas informações do nosso amigo Ceolim, este segundo teste ficou melhor, pq a moto não iria ser usada para competição, apenas lazer.

Outra informação importante é que a Tornado 2004 perde potência com o CDI da Servitec, só é eficiente nas motos de 2001 à 2003.

Se alguém tiver mais alguma pergunta ou dúvida, poste aí pra baixo.

Abraços.
Fabiano
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Fabricio, estou surpreso com esse resultado de 26hp com uma junta, realmente muito boa potencia para uma nacional.

Porem esta errado seus calculos de estimativa de potencia.

Vc apenas subtraiu, 18 de 23 (23-18 = 5), e depois somou esse 5 nos outros resultados.

Esta errado, pois vc naum pode se eskeçer k uma curva de potencia, como o nome diz, é uma curva, ou seja uma parabola e naum uma reta, como seria com esse valor fixo.

Quanto mais HP ela vai ter no dino, manos vai ser a diferença no virabrequim.

Olha, eu ja estudei isso em dinamica de motor, e hoje em dia eskeçi os calculos, porem vou ver se eu acho algum livro aki pra saber estatistica sobre a potencia do motor.

Mas quem sabe relação de proporção tbm faz essa conta, porem estou enferrujado.

Mas se fosse pra chutar a relação, pra mim seria

18 (dino) - 23 virabrequim
24 (dino) - 27 virabrequim
26 (dino) - 30 virabrequim

eu chuto essa relação +-

vou fazer a conta e depois k achar eu ponho aki

Abração fabricio.

PS - Existe alguma diferença em relação a durabilidade do motor, na colocação das juntas? tipo o motor pode durar menos com uma junta? ou naum importa, as juntar naum afetam a durabilidade do motor

flow
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

bessa27 escreveu: PS - Existe alguma diferença em relação a durabilidade do motor, na colocação das juntas? tipo o motor pode durar menos com uma junta? ou naum importa, as juntar naum afetam a durabilidade do motor
flow
Uau mano, vc é engenheiro mecanico? Eu estou curioso pra saber as respostas. Na minha T, eu apenas mexi na giclagem (ponteira, filtro de espuma, reabertura cx ar) e no tal do cdi 10500 e dá uma diferença enorme em relação a uma T de um amigo, toda original exceto relação 13x48...

O lance das juntas é que qto mais juntas, menos a compressão do motor. Compressão é bom, dá potencia, mas a partir de um certo ponto, a gasolina precisa de mais e mais octanagem para que não haja pré-detonação, ou seja, a mistura queima antes da vela faiscar. Qdo isso acontece, normalmente a chama é a partir da cabeça do pistão, ao invés de ser do topo do cilindro (vela). O resultado é perda de potencia e superaquecimento. O superaquecimento, entre outros problemas, pode "dissolver" ou "queimar" o filme de óleo que há entre os aneis do pistão e a parede do cilindro, aumentando o desgaste do anel... Vc usa menos juntas e usa uma gasolina de alta octanagem (gasolina racing ou a podium da BR) e diminui a probabilidade de haver pre-detonação. Aí vc tem ganhos consideráveis de potencia com o aumento da compressão... Mas tudo tem limite...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Aff, enfiei debaixo da mesa depois da reposta de vcs dois... kia kia .kia kia... :oops:
Quanto os números, veja se consegue ver as fórmulas aí para postarmos corretamente a potência...

Quanto a pegunta das juntas, além da aula do Tinkerer, vale lembrar q a moto com uma junta apenas, e se o CDi não cortar o giro muito alto, pode ocorrer do pistão dar uma porradinha nas válvulas. Aí já viu né.....

Valeram as aulas aí galera. Vamos colocar este tópico pra detornar.... Quem quiser saber de potência e preparação, vai ter informação real e verdadeira....

Abraços..
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Galera... só uma observação pra esses testes em dino: O PNEU !!!


Lí em uma revista que fizeram um teste na moto do sandro hofman e no dino ela tava perdendo pra uma Tornado original.... foram ver o pneu da moto do sandro era pneu de cravo (biscoito) e qdo procaram por um igual ao da original ai sim o resultado deu o que se esperava.


só mesmo pra constar, ok ???


Aha! entrei aqui hoje e vi que o Tinkerer tá aqui no forum.... conheço ele lá do Webracing... o cara manja... bem vindo Tinkerer

t+
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

TESTE NO DINNAMOMETRO

Mensagem por Fabiano »

Bom blow, o teste que o Ceolin fez foi da seguinte maneira! Não sei se é a forma correta.

1º teste foi a moto toda original c/ 18HP na roda.
2º teste foi com a moto já 286cc c/ uma junta no cilindro e gasolina PODIUM= 26HP na roda. ( a moto ficou um pouquinho ruim na baixa).
3º teste foi com a moto ainda 286cc c/ 2 juntas no cilindro e gasolina comum= 24HP na roda.

Aí eu apenas me basiei de acordo c/ o manual, que traz 23HP a 7500rpm, então fiz uma comparação

18HP------23HP
26HP------33HP
24HP------30HP

Não sei se é correta a maneira que calculei. Se alguém souber podem me ajudar. Tenho uma moto toda preparada e quero saber a real potência dela.
Quanto a questão das juntas, foi o que o Tinkerer falou, se vc taxar demais, a moto fica é pior, e para usar uma junta o pistão recebe um trabalho na sua cabeça, não coloque o pistão sem fazer este trabalho, já existe o pistão wiseco trabalhado ( usinado na cabeça), se não vai travar as válvulas na cabeça do pistão.

Obrigado.

Fabiano
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

FAbiano, eu sei k vc se baseou na ficha dela (23,4hp)

E tinkers, eu sei pras qquer serve a junta, mas tava com duvida da durabilidade

Tenho um amiugo de 13 anos k ganhou uma CR80, e o pai achou muito bruka pra ele, e o pai mandou por uma junta americana, k deixa a moto chocha................

só sei k minha moto andava mais k a dele

ahuahuahuahua
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

Galera,

Só uma dúvida. Usando o Kit 293cc com cabeçote trabalhado (pela Technique - não é rebaixado) posso manter a mesma espessura da junta original sem correr riscos de o pistão tocar as válvulas ?

Mais uma dúvida... o Pistão Wiseco tem uma medida diferente na altura da cabeça e por isso precisa ser usinado mesmo com o cabeçote e as juntas nas dimensões originais ?

Grande abraço,

Marcão
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Olá Marcão,

R1- Pode sim, cuidado apenas se o seu Cdi for daquele q não corta o giro, aí sim, caso vc forçe demais a moto, as válvulas podem dar uma cacetadinha. Geralmente se o pistão for tocar nas válvulas, ao se ligar a moto o barulho dessa "batida" já se apresenta, aí é só abrir o motor novamente e colocar outra junta....

R2- Existem 2 tipos de pistão Wiseco 286cc, o usinado, e o normal, q já é forjado. Vou ver se consigo postar umas fotos aqui da diferença dos 2. Tá muito difícil conseguir esses pistões, estou na fila de importação à uns 2 meses, e nada. Voltando, Não precisa trocar nada, uma junta apenas (isso para o usinado), já dá conta do recado, mas original. Só q a moto fica muito taxada (dê uma lida no post do professor Tinkerer aí em cima, para ver o q acontece). Como falei na R1, se as válvulas forem bater, isso acontece na primeira partida...

Abraços...
Editado pela última vez por Fabrício em 23 Setembro 2004 à11 00:44, em um total de 1 vez.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Fabrício escreveu:Olá Marcão,

R1- Pode sim, cuidado apenas se o seu Cdi for daquele q não corta o giro, aí sim, caso vc forçe demais a moto, as válvulas podem dar uma cacetadinha. Geralmente se o pistão for tocar nas válvulas, ao se ligar a moto o barulho dessa "batida" já se apresenta, aí é só abrir o motor novamente e colocar outra junta....

R2- Existem 2 tipos de pistão Wiseco 286cc, o usinado, e o normal, q já é forjado. Vou ver se consigo postar umas fotos aqui da diferença dos 2. Tá muito difícil conseguir esses pistões, estou na fila de importação à uns 2 meses, e nada. Voltando, Não precisa trocar nada, uma junta apenas (isso do usinado), já dá conta do recado, mas original. Só q a moto fica muito taxada (dê uma lida no post do professor Tinkerer aí em cima, para ver o q acontece). Como falei na R1, se as válvulas forem bater, isso acontece na primeira partida...

Abraços...
qual é a diferença entre esses dois pistões?

e o preço?
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

A diferença é q o usinado vc pode usar somente 01 junta, porém a gasolina tem q ser Pódium para a afinação ficar melhor...

O normal, vc tem q usar com 02 juntas...obrigatoriamente...senão, vai dar a cacetada na cabeça do pistão...

R$ 550,00 o normal (forjado), e R$ 650,00 o usinado...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Foi pendurado um tópico mais completo a respeito de teste de Toni em Dino....
Conversando com o Ceolin e o Júlio, a moto dele estabilizou em 25HP...com 28HP ela estava dando pré-detonação...tiveram q acertar novamente a moto...

Abraços... :wink:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem