carbonização e consumo

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.

carbonização e consumo

Mensagempor lagatixa » 15 Maio 2006 à10 17:59


Vou colocar aqui uma mensagem particular que mandei para o fera do sul do país, mas quero colher mais informações ;)
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Fernandão, a minha tornado está bebendo muito, mesmo rodando mais leve possível, nõa passo de 80 e minhas acelerações são bem lentas, sem esticar as marchas e não adianta, a barbie faz no máximo 23km/l, antes ela não era assim. Se eu acelerar mais um pouquinho, não precisa ser muito, aí o consumo cai para menos de 20km/l.

Minha moto é toda original, meu motor tem 81000km, corte stand ainda, a moto não baixa uma gota de óleo nem fumaça. A carburação sou eu mesmo quem faço e deixo bem reguladinha, e mesmo empobrecendo a mistura ela não consegue economizar.

Eu notei que por duas vezes a moto apagou e só funcinou depois de empurrar. Vi que eu dava partida e o motor girava rápido {sem compressão}, e num empurrão forte ela pegava e ficou tudo bem. As duas vezes que isso aconteceu foi num intervalo de tempo de 4 meses. Certamente isso foi alguma carbonização que prendeu alguma válvula.

Imagino que para a moto chegar a esse ponto, deve estar bastante carbonizada, e acredito que isso deva afetar o consumo, esse motor nunca foi aberto para manutenção nenhuma, a não ser troca de 2 calços de válvula com o cabeçote no lugar mesmo.

Resumindo: estou pensando em retirar o cabeçote fora para descarbonizar, isso vai me dar alguma benefício real? Tal como um consumo menor de combustível? Ao menos desempenho melhorado devo ter, mas enfim, concorda que o motor deve estar carbonizado para acontecer o fato que relatei acima? É interessante fazer esse serviço de descarbonização? Se for, eu amanhã mesmo compro uma junta de cabeçote e car 80 ;) Alguma recomendação? valeu cara!
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Mensagempor BOLINHA » 15 Maio 2006 à23 18:32


e aí fabiano? será que não é desgaste das valvulas, 80k é muita coisa...
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Mensagempor Fernando PF » 15 Maio 2006 à55 22:11


uma boa retifica de sede de válvulas e um novo assentamento mantendo a espessura do assento conforme o manual de manutenção já dá um bom resultado. Se quiser mais desempenho dá pra fazer umas coisinhas na sede, mas acho que seu caso é economia mesmo, então é como lhe falei na MP, com 80k, a sede já deve estar com certa rugosidade, assim como a válvula, dessa forma a vedação é comprometida... é sem erro nesse caso, o serviço é muito bem vindo nessa quilometragem.
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Mensagempor NESTOR/RS » 15 Maio 2006 à18 22:24


Boa fernando PF!!! =D> =D>
Tchê! Pretiou ozóio da gatiada!!!
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Mensagempor bernardonerd » 15 Maio 2006 à30 23:02


a minha tornado tah fazendo uns 18 km litro .. toda original .. e com mistura pobre ....

mas a minah deve ter no maximo uns 15 a 20k rodado

ajuda eu tbm .....
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Mensagempor GuiBH » 15 Maio 2006 à04 23:19


o bernardo...se oce tiver precisando de um mecanico de confiança aki em BH te indico o meu!!!!q realmente isso ta muito estranho....sua toni tinha q tar fazendo 25km por litro facil!!!
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Mensagempor Racer143 » 16 Maio 2006 à25 10:31


Sua carburação não foi mexida? Tipo cotar a mola do pistonete? Ou uma arrombadinha no giclê?? Qto a carbonização não influenciaria tanto assim no consumo e sim no desenpenho! Mas uma limpeza e um assentamento de valvula será bem vindo com essa Km!! :wink: :wink:
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Mensagempor bernardonerd » 16 Maio 2006 à31 11:29


nao .. o bura eh todo original ....


um mecaico me falou que a tornado nao eh ua moto que precida dar limpesa de valvula ... ele falou "M" ????


gui .. to pensando seriamente em ir no mecanico que voce me indicou mesmo, o bixo tah pegando ..... o fróids eh que eh meio longe daki de casa,e eu to meio apertado de grana

jah coloquei a moto dom 3 voltas , 4 voltas no bura .. e nada de melhorar ...
o cheiro que a roupa tah ficando .. puts... eh gasolina pura...
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Mensagempor Fabrício » 17 Maio 2006 à54 11:44


Quanto ao consumo...o Fernadão já matou a charada....Não tem outra coisa a ser feita... :wink:

Já a parte da motoca ter girado o motor...sem compressão...e não pegar nem no tranco....e tals..Isso não tem nada a ver com as válvulas, ou carbonização....e tals....Isso daí é a chaveta do vira q está indo pro pau....
E se ela fez isso 4 vezes...pode esperar q a motoca vai te deixar na rua qualquer hora dessas....

A chaveta custa R$ 2,00 (paralela) e R$ 8,00 (original)....hehee....e a M.O...entre 20 e 30 reais....Coisa simples...Pode avisá-lo....
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Mensagempor Racer143 » 17 Maio 2006 à19 13:31


Fabrício escreveu:Quanto ao consumo...o Fernadão já matou a charada....Não tem outra coisa a ser feita... :wink:

Já a parte da motoca ter girado o motor...sem compressão...e não pegar nem no tranco....e tals..Isso não tem nada a ver com as válvulas, ou carbonização....e tals....Isso daí é a chaveta do vira q está indo pro pau....
E se ela fez isso 4 vezes...pode esperar q a motoca vai te deixar na rua qualquer hora dessas....

A chaveta custa R$ 2,00 (paralela) e R$ 8,00 (original)....hehee....e a M.O...entre 20 e 30 reais....Coisa simples...Pode avisá-lo....

Fabrício! Ou a chaveta ta quebrada ou ela ta boa! Se quebrar ela sai do ponto e não funciona nunca mais! O q pode ter acontecido é a placa da partida tá falhando! Aquela roda livre atrás do magneto!! :roll: :roll:
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Mensagempor Fabrício » 17 Maio 2006 à10 19:25


Racer143 escreveu:
Fabrício escreveu:Quanto ao consumo...o Fernadão já matou a charada....Não tem outra coisa a ser feita... :wink:

Já a parte da motoca ter girado o motor...sem compressão...e não pegar nem no tranco....e tals..Isso não tem nada a ver com as válvulas, ou carbonização....e tals....Isso daí é a chaveta do vira q está indo pro pau....
E se ela fez isso 4 vezes...pode esperar q a motoca vai te deixar na rua qualquer hora dessas....

A chaveta custa R$ 2,00 (paralela) e R$ 8,00 (original)....hehee....e a M.O...entre 20 e 30 reais....Coisa simples...Pode avisá-lo....

Fabrício! Ou a chaveta ta quebrada ou ela ta boa! Se quebrar ela sai do ponto e não funciona nunca mais! O q pode ter acontecido é a placa da partida tá falhando! Aquela roda livre atrás do magneto!! :roll: :roll:


Bem...lembrado....é q eu já vi deslizando 2 vezes até detonar a chaveta.....mas 4, realmente é demais..hehee :lol:
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Mensagempor GuiBH » 17 Maio 2006 à53 21:50


bernardonerd escreveu:gui .. to pensando seriamente em ir no mecanico que voce me indicou mesmo, o bixo tah pegando ..... o fróids eh que eh meio longe daki de casa,e eu to meio apertado de grana


bao....qto ao problema de ser longe acho q ele esta resolvido pois ele busca e entrega a moto em ksa!!!!

mas é 20 conto no total esse serviço....afinal o petróleo ta caro!
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Mensagempor lagatixa » 18 Maio 2006 à59 21:38


tenho certeza de que foi algo nas válvulas, o magneto preso ou solto não vai retirar compressão do motor.

Inclusive eu empurrava a moto em marcha, e tenho certeza que não era a embreagem de partida patinando/passando cabelo, pois o motor girava tranquilo.

E essa falta de compressão me aconteceu duas vezes, uma separada da outra de 4 meses.
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