Regulamento do Brasileiro de Supermoto!!!

Espaço destinado a realização de convites e divulgação de encontros, provas, etapas (oficiais ou não) de SM, SuperBike e motos On-Road de todo o Brasil.
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Regulamento do Brasileiro de Supermoto!!!

Mensagem por CãoBravo »

Regulamento Supermoto – 2006
1.PILOTOS
A participação no evento é restrita aos portadores de licença válida da CBM / ULM / FIM para 2006.
Os pilotos deverão usar o numero do ranking 2005 atribuído ou em caso de primeira participação escolher um número que pode ser reservado “via fax” na Comissão de Supermoto da CBM.
Os pilotos deverão apresentar em sua primeira participação no campeonato 2006 atestado medico de aptidão para a pratica desportiva.
2.MOTOCICLETAS E CLASSES
As motocicletas estão divididas em categorias que devem ser observadas para todos os eventos.
Escolha da Motocicleta, é permitido no máximo, 2 (duas) motos para cada piloto.
Os pilotos podem trocar de motocicleta entre e durante os treinos, porém devem efetuar a troca dentro da zona de espera de modo que nunca tenham 2 (duas) motocicletas dentro do circuito ao mesmo tempo.
As classes reconhecidas para o Supermoto são as seguintes:
SM1 – Aberta a motocicletas Endurol / Motocross especiais para pratica do esporte acima de 125cc 2t ou 300cc 4t , com uso obrigatório de rodas aro 17.
SM2 – Aberta a motocicletas especiais Enduro / Motocross de 125cc 2t ou ate 300cc 4t , com uso obrigatório de rodas aro 17.
SM3 – Motocicletas nacionais Trail 2t ou 4t homologadas CBM.
SMJR. – Para pilotos nascidos após 1991 com motocicletas Trail/Motocross 2t até 85cc ou 4t até 125cc.
Para a classe SM1 e SM2 è obrigatório manter a cilindrada original da motocicleta.
Para a classe SM3 ficam liberados os aros, em caso de uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100/ -17.
Para todas as classes acima é obrigatório o uso de pneus DOT.
Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo de Responsabilidade (conforme modelo da CBM, firmado em conjunto com o seu responsável legal). As assinaturas deverão ser autenticadas em cartório.
As cores dos number plates por categoria são:

• SM1 – Fundo Branco / Numero Preto
• SM2 – Fundo Branco / Numero Preto
• SM3 – Fundo Preto / Numero Branco
• SMJR – Fundo Vermelho / Numero Branco
3.PERCURSO
O percurso deverá ser homologado pela CBM.
A direção de prova pode modificar o percurso por motivos de força maior.
4.REGULAMENTO SUPLEMENTAR
O Regulamento Suplementar deve estar de acordo com o modelo oficial da Comissão de Supermoto da CBM e deverá nomear os responsáveis da prova.
5.TREINOS E VISTORIA TÉCNICA
A VISTORIA TÉCNICA e obrigatória e deverá ser realizada antes dos treinos livres oficiais. Durante a vistoria os pilotos são obrigados a apresentar suas motocicletas e seus equipamentos de segurança: capacete, botas, luvas, joelheiras e cotoveleiras.
TREINOS LIVRES; Os organizadores promoverão treinos livres, que devem ser mencionados no regulamento suplementar.
TREINOS CRONOMETRADOS; Os treinos cronometrados deverão ser realizados com duração mínima de 20 min. para cada classe. E obrigatória pelo menos uma volta completa para ser classificado.
A CBM se reserva o direito de vistoriar as motos a qualquer momento durante as etapas. O piloto que não quiser submeter sua moto a vistoria, será desclassificado da etapa. O limite de ruído Maximo permitido é de 98dba. Será considerada uma tolerância de +2dba ao final da prova.
A pena para ultrapassar o limite Maximo de ruído é de 1 minuto: acrescentado ao seu tempo de prova ou será classificado como o ultimo da volta percorrida.
6.RESULTADO DOS TREINOS
O resultado dos treinos cronometrados será apurado de acordo com o melhor tempo de cada piloto.
7.WARM UP
Pode haver um aquecimento de pelo menos 10 min. para cada classe. A participação dos treinos livres é opcional e reservada para os pilotos qualificados.
8.GRID DE LARGADA
A formação do Grid será determinada pelo melhor tempo de cada piloto nos treinos cronometrados. O Grid será formado da seguinte forma: 2x2x2... Ou definido pelo diretor de prova na reunião com pilotos.
O número de motocicletas por bateria será definido no regulamento suplementar ou durante a reunião com os pilotos.
Em qualquer caso, o grid nunca será formado por menos que seis motos, mas é permitido agrupar classes em uma largada.
9. PROVAS
A duração de cada bateria será de 20 minutos + 2 voltas.
Poderão ser realizadas mais de uma bateria por classe em cada evento.
10. PROCEDIMENTOS DE LARGADA
As motocicletas devem se apresentar à zona de espera 10 minutos antes da largada.
5 minutos antes da largada as motocicletas serão encaminhadas para o Grid.
Será apresentada uma placa 1 minuto antes da largada, momento onde os pilotos devem ligar as suas motos.
Será apresentada uma placa de 30 segundos para a largada. Neste período o fiscal de largada com a placa de 30 segundos se colocará do lado de fora da pista e será ligada a luz vermelha, de 2 a 5 segundos, a luz se apagara dando a largada.
Somente pilotos e motocicletas terão acesso ao Grid de largada.
11.TROCA DE MOTOCICLETAS
A troca de motocicletas está PROIBIDA durante a bateria.
12.PONTUAÇÃO
A)Para obter classificação o piloto deverá;
• Completar o mínimo de 75% de voltas realizadas pelo vencedor.(Caso o numero não seja inteiro, arredondar para o numero imediatamente superior).
• Receber a bandeira de chegada até 5 min depois da chegada do vencedor, segundo a cronometragem oficial.
B) A pontuação para cada classe por bateria será como segue:
1 25 pontos 6 10 pontos 11 5 pontos
2 20 pontos 7 9 pontos 12 4 pontos
3 16 pontos 8 8 pontos 13 3 pontos
4 13 pontos 9 7 pontos 14 2 pontos
5 11 pontos 10 6 pontos 15 1 ponto
13.CLASSIFICAÇÃO FINAL
Todos os resultados das baterias organizadas serão levados em consideração para o estabelecimento da classificação final de pilotos. Em caso de empate, no final do campeonato, o desempate será como segue por ordem de prioridade:
A) maior número de vitórias.
B) melhor posição na ultima prova do campeonato.
O ranking 2006 será baseado na pontuação do campeonato em cada uma das categorias.
14.DISCIPLINAR
Conforme código disciplinar da FIM o Júri poderá tomar decisões sobre as infrações e punir imediatamente o Piloto durante a prova.
As punições possíveis são:
• Advertência
• Multa de até R$ 2500,00.
• Penalidades de tempo ou pontos
• Exclusão da etapa
• Suspensão nacional não superior a 30 dias
• Encaminhar solicitação de punição maior à Comissão Disciplinar.
Abaixo, exemplos de punições:
• Em caso de ultrapassagem em pista sob bandeira amarela, o piloto terá que cumprir uma penalidade de “stop and go” de 5 segundos. Será mostrada uma placa com o numero do piloto e a palavra “STOP”, por um máximo de três voltas.Se o piloto não cumprir a penalidade, será desclassificado da etapa.
• Não atender a pedido de comissário ou autoridade; - 1º Advertência.
• Queimar largada; “Stop and GO” (entrar, parar 5 segundos e sair) Após 3 passagens sem efetuar o "Stop and GO" será mostrada a Bandeira Preta.
• Não respeitar regulamentos do Campeonato; - Exclusão da Etapa.
• Agressão física ou moral á autoridades da Prova; Exclusão da Etapa e pedido de punição a Comissão Disciplinar da CBM. (Desclassificação do Campeonato, suspensão e/ou cassação de licença)
15.PROTESTO, RECLAMAÇÕES e RECURSOS.
Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude antidesportiva deverão ser feitos por escrito pelo piloto ou chefe de equipe e entregue ao Diretor de Prova, até 30 min. após a chegada do primeiro.
Protestos contra resultados deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregues ao Diretor da Prova até 30 minutos após a divulgação do resultado final.
Todos os protestos devem ser ESPECÍFICOS POR ITEM e acompanhados de uma taxa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).
Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova; no caso de procedência, o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá a favor da CBM. No caso de reclamação técnica, 50% irá para a equipe da moto reclamada.
Não cabem protestos contra decisões das autoridades da prova.
Conforme estatutos da CBM e Código disciplinar da FIM, para recurso da decisão do Júri da Prova o reclamante deverá encaminhar seu recurso a Comissão Disciplinar no prazo de 5 dias e acompanhado do valor de 10 salários mínimos.
No caso de recurso contra decisão da Comissão Disciplinar o recurso deverá ser encaminhado ate 10 dias após sua divulgação ao Superior Tribunal Esportivo e acompanhado do valor de 20 salários mínimos.
Os casos omissos a este regulamento serão julgados de acordo com os regulamentos da Fim.

Comissão de Supermoto CBM
achira19

Mensagem por achira19 »

Bom, aparentemente preparacoes em motos nacionais da SM3 nao tem restricao. Apenas o pneu traseiro tem q ser 130 e o dianteiro 100.
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

É isso mesmo ..., vem estrear o macacão aqui!! :mrgreen:
achira19

Mensagem por achira19 »

CãoBravo escreveu:É isso mesmo ..., vem estrear o macacão aqui!! :mrgreen:
Pow Cao, nao vai ser desta vez.... vai q minha filhota nasce quando eu estiver viajando? Eu nao vou me perdoar.... :) :) :)
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Blz....só esse lance do regulamento limitar a largura dos pneus...q foi fod@.....

Agora é sério...eu sou muito orêia pra falar sobre o assunto....mas qual seria a intenção de se limitar a largura dos pneus???
Gasto???
Aderência???

O q???
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Fabrício escreveu:Blz....só esse lance do regulamento limitar a largura dos pneus...q foi fod@.....

Agora é sério...eu sou muito orêia pra falar sobre o assunto....mas qual seria a intenção de se limitar a largura dos pneus???
Gasto???
Aderência???

O q???

Tenho a msm pergunta :!: :!:
mmeeettaall
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 25 Abril 2006 à06 14:26

Mensagem por mmeeettaall »

Para a classe SM3 ficam liberados os aros, em caso de uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100/ -17.
Para todas as classes acima é obrigatório o uso de pneus DOT.

Ah, mas a limitação dos pneus é só pra SM3... eu nem sei que diabos é pneu DOT..pensava que isso era coisa de fluído de freio!
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Po, vamos ter q arrumar pneu 130 então ? :?
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Bora galera, não desiste não, dá para a gente dar uma ajeitada nas coisas ai.
achira19

Mensagem por achira19 »

Fabrício escreveu:Blz....só esse lance do regulamento limitar a largura dos pneus...q foi fod@.....

Agora é sério...eu sou muito orêia pra falar sobre o assunto....mas qual seria a intenção de se limitar a largura dos pneus???
Gasto???
Aderência???

O q???
Acho q o maior motivo eh aderencia mesmo. Imagina vc com uma XT600 e pneu Metzeler Racetec SM 160/60 na traseira... o tanto q a moto ia tracionar.... bye bye tornadinhas nas saidas de curvas.... ;)
Agora, com 130, se acelerar, eh chao.... hehehehe

O fróids eh q pneu 100 e 130, tem q ser aro 2,5 e 3,5 (respectivamente).... 3,5 e 4,25 acho q nao rola....
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Rola sim. Não é adequado, mas rola.
mmeeettaall
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 25 Abril 2006 à06 14:26

Mensagem por mmeeettaall »

Acho que está rolando um lance na interpretação ...

Para a classe SM3 ficam liberados os aros, em caso de uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100/ -17.
Para todas as classes acima é obrigatório o uso de pneus DOT.


PELO que EU entendi..apenas a SM3 sofre limitação nas dimensões do pneu.. é isso memso ?

SM1 e SM2
tem esse requisito
Para a classe SM1 e SM2 è obrigatório manter a cilindrada original da motocicleta.

não é ???
Editado pela última vez por mmeeettaall em 17 Maio 2006 à10 15:35, em um total de 1 vez.
achira19

Mensagem por achira19 »

mmeeettaall escreveu:Acho que está rolando um lance na interpretação ...

Para a classe SM3 ficam liberados os aros, em caso de uso de aro 17 fica limitado o uso de pneus nas seguintes medidas, Traseiro 130/ -17 / Dianteiro 100/ -17.
Para todas as classes acima é obrigatório o uso de pneus DOT.


PELO que EU entendi..apenas a SM3 sofre limitação nas dimensões do pneu.. é isso memso ?
Isso mesmo. O q vc nao entendeu?
mmeeettaall
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 25 Abril 2006 à06 14:26

Mensagem por mmeeettaall »

.....por exemplo o gargamel ta rpeocupado..mas ele andando de tornado ..não é SM2..então pode rodar com pneu maior ..
o Fabrício tmb ficou assim..
acho q átoa. :P
achira19

Mensagem por achira19 »

mmeeettaall escreveu:.....por exemplo o gargamel ta rpeocupado..mas ele andando de tornado ..não é SM2..então pode rodar com pneu maior ..
o Fabrício tmb ficou assim..
acho q átoa. :P
Sig,
Todos nos vamos correr lah na SM3. As categorias sao diferentes daqui. SM2 eh pra importada ateh 125cc 2t e 300 4t.
Entao, quer dizer vc vai correr com o andrext.... vc de 126 e ele de 600.... massa, neh..... hehehehe
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Galera, na motovelocidade, a galera faz de tudo para alterar as motos burlando o regulamento, ou seja, só é obrigatório, o que está escrito ali, o resto que não estiver escrito lá, mexam a vontade!!!
Boa explicação do ... sobre a largura dos pneus!!!
Arrumem as rodas aí e venham pra BH!!!!!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
mmeeettaall
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 25 Abril 2006 à06 14:26

Mensagem por mmeeettaall »

AAAAAahnnnnnnnnn,
É guerra é ??..p
Pode vir ..... /me arregaça as mangas ..vcs tem q correr com pneu de caloi10 na traseira pô ... carajo alado!!


Não tô creno.. onde tem essa info melhor ??..pq esse regulamento não regula bem.. pois deve existir rol de motos homologadas em algum lugar ... #-o
_FonZ_SuperMoto
Membro
Mensagens: 565
Registrado em: 19 Setembro 2005 à02 11:22

Mensagem por _FonZ_SuperMoto »

ae galera.... so vou dizer uma coisa...

nos, da SM, pilotos que competiram ano passada estamos nos reunindo direto por telefone e msn, pra nao deixar o que esta acontecendo... a CBM mandar no nosso esporte...

espero que todos vcs possam nos ajudar com relacao a isso, pois podemos muito bem nao competir nessa etapa...

pontos que a CBM esta prejudicando a todos..

1 - pneu da sm3

2 - uso do msm fundo e numeros pretos para sm1 e sm2

3 - treinos e corridas somente nos domingos ( isso e pra beneficiar o filho do thirieth, que esta la treinando ja na pista desde semana passada)

4 - o regulamento nao diz nada sobre partes de asfalto e parte de terra, sabendo que o filho do thirieth so anda de motovelocidade... ele esta fanzendo isso em bem do esporte ou bem dele???

esses sao os poucos pontos que temos que descutir...
espero que todos vcs possam se juntar a nos, nao podemos deixar que a CBM ou quero dizer o Thirieth mandar no nosso esporte....

o que me dizem......
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

_FonZ_SuperMoto, não sou piloto não, mas tô as ordens!!!
Se vc acha que o Thiriet tá treinando lá desde semana passada, vc está equivocado!!! Ele já treinava lá a mais tempo!!! hehehehehe
_FonZ_SuperMoto
Membro
Mensagens: 565
Registrado em: 19 Setembro 2005 à02 11:22

Mensagem por _FonZ_SuperMoto »

CãoBravo,


kkkkkkkkkkkk..... nos ajuda nisso ai.. blz.. abracos....

o que mais me indigna... e que eles nao vao por parte de terra....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem