"Termos" usados nos enduros: Vc sabe o que é ...
"Termos" usados nos enduros: Vc sabe o que é ...
PC - Posto de controle - O pc é estratégicamente colocado em locais desconhecidos pelos pilotos que estão participando do enduro de regularidade. A função deles é anotar o horário da passagem do piloto por aquele local para determinar se o infeliz está atrazado ou adiantado naquela determinada referência... Cada segundo ATRAZADO se perde 01 ponto. Para cada segundo ADIANTADO se perde 03 pontos.
BALAIO, LAÇO OU ALÇA - Numa prova de regularidade é muito comum os levantadores colocarem o piloto prá passar duas vezes num mesmo local, isso serve prá ver se realmente o cara está planilhando e atento ao roteiro. Particularmente, considero este artifício como BURRO, pois ele só confirma a incopentência do levantador e a falta de opção de trilhas....
CARRAPATO/MARIPOSA - São os sujeitos que querem andar na prova mas não pagam inscrição e não concorrem a nada. A única coisa que eles geralmente fazem (muito bem) é atrapalhar quem está competindo, pois se um carrapato agarra na frente de um piloto que está no tempo exato de prova acaba por atrazá-lo.
REFERÊNCIA - Cada quadradinho da planilha representa uma referência para guiar o piloto na prova. Dentro de uma referência aparece a simbologia, o tempo de prova e a distância percorrida até aquele ponto, que devem ser obedecidos pelo piloto ao máximo.
MÉDIA - Média é a velocidade ideal que se deve andar Ex. 30km
TRECHO - A planilha é dividida em vários trechos, e são chamados trechos porque a velocidade que se anda é a mesma. Ex. No trecho 5 a velocidade média é de 35kmp/h, No trecho 6 a velocidade é de 20kmp/h.
Quanto menor for a velocidade do trecho, o piloto já sabe que é um local bem ruim de se passar.
APURAÇÃO - No final da prova são somados todos os pontos perdidos de cada piloto e aquele que andaram "mais redondo ou seja, perderam menos pontos, são os ganhadores em suas categorias.
ZERAR PC/ - É muito comum os pilotos das categorias superiores, ZERAREM PCs. Isso quer dizer que ele passou na hora exata e ideal que a planilha mandava, onde o pc estava posicionado.
ROTEIRAR/PLANILHAR - É o ato de se guiar pela planilha, obedecendo as indicações de local, tempo e velocidade
NEUTRO/NEUTRAL - Determinado ou determinados locais da prova que se pode fazer uma breve parada. Os neutros podem ser de 2/3/4 minutos ou até de 40, sendo este último chamado de neutro principal.
Sugiro que se vc. se lembrar de mais algum vocabulário coloque aqui prá todos.
BALAIO, LAÇO OU ALÇA - Numa prova de regularidade é muito comum os levantadores colocarem o piloto prá passar duas vezes num mesmo local, isso serve prá ver se realmente o cara está planilhando e atento ao roteiro. Particularmente, considero este artifício como BURRO, pois ele só confirma a incopentência do levantador e a falta de opção de trilhas....
CARRAPATO/MARIPOSA - São os sujeitos que querem andar na prova mas não pagam inscrição e não concorrem a nada. A única coisa que eles geralmente fazem (muito bem) é atrapalhar quem está competindo, pois se um carrapato agarra na frente de um piloto que está no tempo exato de prova acaba por atrazá-lo.
REFERÊNCIA - Cada quadradinho da planilha representa uma referência para guiar o piloto na prova. Dentro de uma referência aparece a simbologia, o tempo de prova e a distância percorrida até aquele ponto, que devem ser obedecidos pelo piloto ao máximo.
MÉDIA - Média é a velocidade ideal que se deve andar Ex. 30km
TRECHO - A planilha é dividida em vários trechos, e são chamados trechos porque a velocidade que se anda é a mesma. Ex. No trecho 5 a velocidade média é de 35kmp/h, No trecho 6 a velocidade é de 20kmp/h.
Quanto menor for a velocidade do trecho, o piloto já sabe que é um local bem ruim de se passar.
APURAÇÃO - No final da prova são somados todos os pontos perdidos de cada piloto e aquele que andaram "mais redondo ou seja, perderam menos pontos, são os ganhadores em suas categorias.
ZERAR PC/ - É muito comum os pilotos das categorias superiores, ZERAREM PCs. Isso quer dizer que ele passou na hora exata e ideal que a planilha mandava, onde o pc estava posicionado.
ROTEIRAR/PLANILHAR - É o ato de se guiar pela planilha, obedecendo as indicações de local, tempo e velocidade
NEUTRO/NEUTRAL - Determinado ou determinados locais da prova que se pode fazer uma breve parada. Os neutros podem ser de 2/3/4 minutos ou até de 40, sendo este último chamado de neutro principal.
Sugiro que se vc. se lembrar de mais algum vocabulário coloque aqui prá todos.
ABRE TRILHA / PILOTO ZERO: É um membro da organização que conhece todo o trageto e larga antes do primeiro piloto. A função dele é ir "abrindo" a trilha do trajeto da competição... abrindo os colchetes (tronqueiras) e porteiras, colocando os ultimos bumps em lugares estratégicos, orientando e conferindo a posição dos PCs.
FECHA TRILHA / LIMPA TRECHO : É outro membro da organização que conhece todo o caminho e sai geralmente 20 / 30 minutos depois do ultimo piloto largar. A função dele é "sair catando" os pilotos perdidos, prestar socorro pra algum atolado/quebrado ..
BUMP (pronuncia-se: bamp): São fitas sinalizadoras, geralmente de cores chamativas como vermelho ou amarelo que são colocadas pelos organizadores no trajeto. Geralmente quando não se tem uma "coisa" pra desenhar como referencia na planilha coloca-se um bamp no local pra indicar que o piloto está no caminha certo...
FECHA TRILHA / LIMPA TRECHO : É outro membro da organização que conhece todo o caminho e sai geralmente 20 / 30 minutos depois do ultimo piloto largar. A função dele é "sair catando" os pilotos perdidos, prestar socorro pra algum atolado/quebrado ..
BUMP (pronuncia-se: bamp): São fitas sinalizadoras, geralmente de cores chamativas como vermelho ou amarelo que são colocadas pelos organizadores no trajeto. Geralmente quando não se tem uma "coisa" pra desenhar como referencia na planilha coloca-se um bamp no local pra indicar que o piloto está no caminha certo...
Editado pela última vez por TopsMan em 14 Junho 2006 à10 08:59, em um total de 1 vez.
Re: "Termos" usados nos enduros: Vc sabe o que é .
CARRAPATO/MARIPOSA - São os sujeitos que querem andar na prova mas não pagam inscrição e não concorrem a nada. A única coisa que eles geralmente fazem (muito bem) é atrapalhar quem está competindo, pois se um carrapato agarra na frente de um piloto que está no tempo exato de prova acaba por atrazá-lo.
Tb chamados de MOCHILAS, pois estão sempre nas costas de alguem.
CHUPETA: Qdo alguem quer copiar os trechos de seu totem (aparelho de navegação). Pode ser feito pelo Smart Memo ou por cabo q acompanha o Totem.
HORARIO IDEAL: Horario do dia, estabelecido pela organização, ou seja, usam o horário através do relógio de um dos organizadores p/ que esse seja usado como horário ideal da prova. Assim sendo, vc deverá programar ou aferir o seu relógio exatamente igual ao relógio com o HORARIO IDEAL.
RELATÓRIO DE PASSAGEM: Após o final do Enduro, cada piloto recebe o relatório de passagem, ou seja, uma folha com todos os seus tempos da prova, horarios q passou em pcs, pontos perdidos, pcz zerados, pcs perdidos, etc.
JALECO: Numeral do piloto, geralmente confeccionado em vinil com os patrocinadores do Enduro e com o numero do piloto em destaque.
Tb chamados de MOCHILAS, pois estão sempre nas costas de alguem.
CHUPETA: Qdo alguem quer copiar os trechos de seu totem (aparelho de navegação). Pode ser feito pelo Smart Memo ou por cabo q acompanha o Totem.
HORARIO IDEAL: Horario do dia, estabelecido pela organização, ou seja, usam o horário através do relógio de um dos organizadores p/ que esse seja usado como horário ideal da prova. Assim sendo, vc deverá programar ou aferir o seu relógio exatamente igual ao relógio com o HORARIO IDEAL.
RELATÓRIO DE PASSAGEM: Após o final do Enduro, cada piloto recebe o relatório de passagem, ou seja, uma folha com todos os seus tempos da prova, horarios q passou em pcs, pontos perdidos, pcz zerados, pcs perdidos, etc.
JALECO: Numeral do piloto, geralmente confeccionado em vinil com os patrocinadores do Enduro e com o numero do piloto em destaque.
PERDER PC: além de passar fora do tempo pode ser que o piloto não passe np PC (erre o roteiro), assim ele irá perder o PC, sendo penalizado em 1800 pontos. Essa é a pontuação máxima que o litoto perde mesmo que passe 1 hora atrasado.
PC AO CONTRÀRIO: o piloto passa no PC, porém no sentido inverso do que deveria. Penalização de 900 pontos.
Exemplo de relatório de passagem da última prova que teve aqui. Essa prova foi promocional (tem algumas diferenças de uma prova normal) do dia dos namorados, eu estava com minha esposa na garupa, numeral 76.
http://www.apucron.com.br/2006/endurela/pass.txt
PC AO CONTRÀRIO: o piloto passa no PC, porém no sentido inverso do que deveria. Penalização de 900 pontos.
Exemplo de relatório de passagem da última prova que teve aqui. Essa prova foi promocional (tem algumas diferenças de uma prova normal) do dia dos namorados, eu estava com minha esposa na garupa, numeral 76.
http://www.apucron.com.br/2006/endurela/pass.txt
PROGRAMAR - passar a planilha para o aparelho de navegação .
PMMs ( ponto de mudança de média) - refere-se aos pontos onde a média muda, ou seja, na programação do aparelho, vc só utiliza algumas referencias da planilha, que se referem a um treccho. EX. km 3,4 , velocidade 33; km 3,8 v= 33, km 4,2, v= 24... a primeira e a ultima são PMMs, a do meio faz parte do primeiro trecho.
DESLOCAMENTO - trecho onde não importa a sua velocidade , mas vc tem um certo tempo definido para percorrê-lo.
PMMs ( ponto de mudança de média) - refere-se aos pontos onde a média muda, ou seja, na programação do aparelho, vc só utiliza algumas referencias da planilha, que se referem a um treccho. EX. km 3,4 , velocidade 33; km 3,8 v= 33, km 4,2, v= 24... a primeira e a ultima são PMMs, a do meio faz parte do primeiro trecho.
DESLOCAMENTO - trecho onde não importa a sua velocidade , mas vc tem um certo tempo definido para percorrê-lo.
AFERIÇÃO - É a calibragem do aparelho de navegação. Geralmente todo mundo faz no inicio, antes da sua hora de largada, onde voce percorre uma distancia conhecida para conferir se o seu aparelho está realmente medindo aquela distância. Ex: vc percorre 2,4 km e seu aparelho mostra 2,8 km... Se vc não aferi-lo, vai se perder na prova...
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PC - Posto de controle - O pc é estratégicamente colocado em locais desconhecidos pelos pilotos que estão participando do enduro de regularidade. A função deles é anotar o horário da passagem do piloto por aquele local para determinar se o infeliz está atrazado ou adiantado naquela determinada referência... Cada segundo ATRAZADO se perde 01 ponto. Para cada segundo ADIANTADO se perde 03 pontos.
BALAIO, LAÇO OU ALÇA - Numa prova de regularidade é muito comum os levantadores colocarem o piloto prá passar duas vezes num mesmo local, isso serve prá ver se realmente o cara está planilhando e atento ao roteiro. Particularmente, considero este artifício como BURRO, pois ele só confirma a incopentência do levantador e a falta de opção de trilhas....
O tópico é um tanto antigo,mas se faz necessária uma correção no texto do PC :a cada segundo atrasado ou adiantado,não se perde X pontos,ao contrário se "ganha" X pontos ,ou seja ,para cada erro fora do seu tempo ideal na prova, se acumulam os pontos,e no enduro de regularidade,quanto mais se tem ,mais se perde,rsrsrs...
Com relação aos laços,alças ou balaios,concordo plenamente,é uma babaquice que não testa a competência do piloto em andar no tempo e muito menos a habilidade do mesmo em superar os obstáculos encontrados nas trilhas de um enduro.
BALAIO, LAÇO OU ALÇA - Numa prova de regularidade é muito comum os levantadores colocarem o piloto prá passar duas vezes num mesmo local, isso serve prá ver se realmente o cara está planilhando e atento ao roteiro. Particularmente, considero este artifício como BURRO, pois ele só confirma a incopentência do levantador e a falta de opção de trilhas....
O tópico é um tanto antigo,mas se faz necessária uma correção no texto do PC :a cada segundo atrasado ou adiantado,não se perde X pontos,ao contrário se "ganha" X pontos ,ou seja ,para cada erro fora do seu tempo ideal na prova, se acumulam os pontos,e no enduro de regularidade,quanto mais se tem ,mais se perde,rsrsrs...
Com relação aos laços,alças ou balaios,concordo plenamente,é uma babaquice que não testa a competência do piloto em andar no tempo e muito menos a habilidade do mesmo em superar os obstáculos encontrados nas trilhas de um enduro.
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