Página 1 de 1

A História da AMAZONAS

Enviado: 29 Junho 2006 à01 14:45
por PERUCH
P/ quem é do tempo delas, e se lembra:

HISTORIA DA AMAZONAS
Conhecida também como "MOTOVOLKS"

A ideia de se construir uma motocicleta com motor VW, não foi exatamente iniciada com a Amazonas. No início dos anos 70, os mecânicos Luiz Antonio Gomi e José Carlos Biston, construiram uma máquina de 330 quilos com motor VW a ar de 1500 cc, cujo volante do motor fora aliviado, pois a moto, inicialmente, tinha a tendência de inclinar-se em demasia quando acelerada. O câmbio também era da marca alemã, tendo a marcha-a-ré em alavanca à parte, a fim de não confundí-la com as outras marchas, que eram acionadas pelo pé esquerdo, como em qualquer outra moto. A suspenção traseira tinha duas molas auxiliares, paralelas às originais e, na dianteira, contava com dois amortecedores de direção do fusca, que foram colocados lateralmente aos telescópicos dianteiros, enquanto o sistema de freios era composto por dois discos de Ford Corcel na frente e apenas um atrás, com pinças de VW Variant, sendo usado o cilindro mestre do Fusca. A estrutura foi feita com pedaços dos quadros de uma Harley e de uma Indian 1200 de 1950, enquanto a parte inferior foi construida artesanalmente e, incrível, foi aprovada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP. Posteriormente, para a fabricação do protótipo, que ostentava detalhes como o painel do Chrysler Esplanada e tanque em forma de caixão, os dois amigos instalaram uma oficina em São Paulo, na Av. Dr. Salomão Vasconcelos 668, e construiram mais três Motovolks, cujo paradeiro é, hoje, desconhecido.
Imagem

Mas a história nao termina aqui. Um grupo de São Paulo, a FERREIRA RODRIQUES, interessou-se pelo projeto dos mecanicos, então nasceu, em 1978, a lendária AMAZONAS, única moto com marcha-a-ré, que foi considerada na época, a maior motocicleta do mundo. Foi a maior febre em todo o Brasil, pois nesta época, não havia importacao de motos no Brasil, e tínhamos de conformar-nos com algumas motos nacionais de baixa cilindrada. Deste modo, surgiu a "Amazonas Motocicletas Especiais - AME", empresa fundada em 15 de agosto de 1978, no bairro da Penha (SP). A produção dos modelos da marca iniciou-se, entretanto, apenas trinta e dois dias depois da criação da AME, que comecou a construir os modelos Turismo Luxo, Esporte Luxo e Militar Luxo. A moto era uma verdadeira salada de peças de carros da época, com peças de Corcel, Fusca, Caminhao Mercedes 608, Puma e Ford. Era uma moto superdimensionada e, por isso, era muito forte e durável, coisa não muito comum nos dias de hoje... Tanto que ainda é muito comum nestes dias, ver-se uma Amazonas com várias peças originais, em perfeito estado de conservação. Ela teve até um modelo a álcool, em 1978. Este modelo dispunha de carenagens integrais do motor, para mantê-lo em temperaturas mais elevadas. A Amazonas foi exportada para várias partes do mundo, inclusive para o Japão. Foram feitas diversas modificações durante sua existência, inclusive no chassis, suspenções, estética e motorizações, até sua total extinção, em outubro de 1988, sendo que cinco ou seis motos ainda foram montadas no ano seguinte, marcando assim, o fim do MOTOSSAURO. Para se ter uma ideia, a Amazonas custava o equivalente a seis Honda CG125, na época em que ela era fabricada (pesquisa feita pela revista moto show em 15 de abril de 1983). Nos dias de hoje, encontrar uma Amazonas original não é tarefa das mais fáceis, pois ao longo dos anos, seus proprietários fizeram várias modificações, tanto na estética como na mecanização. Existem hoje, Amazonas com injeção eletrônica de combustível. As pessoas que elaboraram a Amazonas, iriam ficar boquiabertas, ao ver estas motos ainda rodando (Fonte desta matéria e pesquisa, Revistas DUAS RODAS, MOTO TECNICA, MOTO SHOW).

Você sabia ?
Que a Amazonas Motocicletas Especiais, também produziu e exportou réplicas do clássico PORSHE 550 SPYDER, sendo que um exemplar continua rodando no Brasil ? Veja na seção memória...

Bem, a história ainda não acabou. Os mecanicos citados acima não se deram por vencidos, criaram outras duas motos em conjunto com outras pessoas, a BRASIL,e a KAHENA, mas esta é outra historia, que contarei nas próximas páginas. Uma Amazonas original, em bom estado deverá, em breve, tornar-se uma interessante peça de coleção pois, afinal de contas, trata-se da única moto do mundo com mecânica VW e marcha-a-ré, que, em sua época, foi considerada "a maior moto do mundo", um título que, convenhamos, nao é de se jogar fora.

Fotos da TMA 1600

Imagem
Imagem
Imagem

FICHA TÉCNICA:

Quadro Tubular, aço-carbono 1020 com costura, Ø 32mm externo e parede com 3mm de espessura.
Dimensões Comprimento: 2650mm - Largura: 950mm -
Altura total: 1350mm -
Dist. entre eixos: 1870mm -
Altura livre do solo: 280 mm - Altura do banco: 720 mm
Peso PBT: 500 kg - P. líquido: 350 kg - P. tração max. 500 kg
Motor Boxer VW 1600, 4 cil. 54 cv a 4800 rpm, aspirado, com dupla-carburação -
Vel. máxima: 162 km/h
Combustível Gasolina, cap. do tanque 35 litros - Autonomia, >490 km em condições ideais de trânsito.
Transmissão Primária por engrenagens, relação: 3.875, coroa 8x31 interna e pinhão 25, coroa 23 e transmissão secundária por corrente; relação: 0.90 - Marcha à ré.
Freios Dianteiro: 2 discos, Traseiro: 1 disco
Suspensão Dianteira: Garfo telescopico com molas internas, curso de 220mm. - Traseira: Braço oscilante com molas e duplo amortecedor, curso 80mm.
Pneus Dianteiro: 120/90-16, Traseiro: 130/90-16, Caster 34º
Sist. Elétrico Bateria 12V, dínamo com regulador 40A, farol 50/70W, faróis auxiliares 100 W - Partida elétrica

Enviado: 29 Junho 2006 à02 15:45
por henriquejensen
nussa.....isso devia feder à gasolina pra mai de metro......rs

Enviado: 29 Junho 2006 à32 15:49
por AuaTT
ki jeringonça heim....mas neguim nakela epoka deve ter fikado de boka aberta msm, pq haja criatividade para criar uma mutante dessa

Enviado: 29 Junho 2006 à43 16:38
por heffestto
pow, amazonas é massa demais...

aqui em brasilia leiloaram algumas ano passado... eram da policia rodoviaria..

Enviado: 29 Junho 2006 à16 16:58
por Gargamel
aqui em brasilia leiloaram algumas ano passado

La naquela empresa que recondiciona amortecedors, embreagens e tals, q tem no setor H norte e na frente do Riacho (esqueci o nome #-o ) tem uma, é do dono da empresa !!!

Enviado: 29 Junho 2006 à04 17:02
por paulao.cross
Bah muito massa nunca me esqueco de um episodio ocorrido na minha cidade , hehe eu era pia , e nao sabia de nada , estavamos tomando um sorvete , e na frente da sorveteria tinha uma moto preta grande , mas muito grande dai ouvi os mais velhos falando q era uma Amazonas , ta dai passo , ficamos ali um tempo , e dali a pouco apareceu o dono da moto , era um baixinho magrinho , devia pesar uns 50kg , por 1,55 alt , ouvi os guri mais velhos tirando onda do cara , q nao ia conseguir tirar a moto dali pois tinha estacionado de frente e era uma descida , o cara subiu na moto deu uma risadinha fez funcionar , ninguem entendeu nada , dali a pouco engatou a marcha e saiu pra traz hehehe de raxa , todo mundo ficou de boca aberta ''moto com marcha re '' heheheheh mas era isso , Massa a reportagem parabens !!!

Enviado: 29 Junho 2006 à13 17:03
por GELOUS
Olha a que estava a venda aqui em Brasília!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-44578523-_JM

Enviado: 29 Junho 2006 à03 17:25
por heffestto
Gargamel escreveu:
aqui em brasilia leiloaram algumas ano passado

La naquela empresa que recondiciona amortecedors, embreagens e tals, q tem no setor H norte e na frente do Riacho (esqueci o nome #-o ) tem uma, é do dono da empresa !!!

Nao é o "Mancha" ??

Enviado: 29 Junho 2006 à44 17:49
por CãoBravo
Já tinha ouvido falar dessa moto, esquisita mas legal!!!

Enviado: 29 Junho 2006 à13 18:25
por almata
Que fim levou os criadores desta moto ?

Enviado: 29 Junho 2006 à48 19:57
por KleberAndre
Muito louco.
Devia dar um trabalhinho danado pra manter o equilibrio nela! :mrgreen:

Enviado: 29 Junho 2006 à20 21:26
por BOLINHA
Na recopeças, o dono se chama mancha...
Em 1988 eu trabalhava no scs, e no prédio tinha um cara com uma amazonas, todo mundo parava pra dar uma olhadinha...

Enviado: 30 Junho 2006 à40 06:09
por Filetoxico
Realmente pra epoca devia ser a moto!

mas vem ca, 310 kg, se cair no chao ela fica por la mesmo ne ahhahahah