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Enviado: 31 Agosto 2006 à59 20:55
por AuaTT
Eskeçam la de vidro de geladeira, ela derrete facil facil
A PRO FIRE vende a la de vidro propria para o escape

Enviado: 01 Setembro 2006 à58 09:57
por Filetoxico
Igor_DH escreveu:
Filetoxico escreveu:Mas essa lã que usam em geladeira e refrigeraçao nao aguenta o calor nao, vai embora rapidin, é o que falam né!

Dizem que pra moto é um outro tipo de lã de vidro

Ela é usada em fornos domésticos, de casa mesmo e acho que ele esquenta bem, coisa de 250, 300 graus, será que não aguanta a temperatura dos gases de escape ?
ai num sei Igor, se usa em forno entao deve aguentar ne, mas tem um negocio tb, a lã do forno fica protegida, a do escape num fica nao!

Enviado: 01 Novembro 2006 à46 20:13
por dermonte
algúem já fez isso na 788??

Enviado: 23 Novembro 2006 à38 19:49
por carara
vou fazer na minha 788!!!!! tá mas é lã de vidro ou fibra de vidro?

Enviado: 08 Janeiro 2007 à04 11:55
por Marcio Juliano

Enviado: 01 Março 2007 à27 08:18
por Ferigollo
Esses dias troquei a lã do escapamento pois a antiga tava toda queimada, comprei em uma casa de ferragens por 10 reais um pedaço enorme que da pra fazer umas 4 trocas ou mais.

Olha ai as fotos: (namorada deu uma mão e tanto tirando as fotos)

http://picasaweb.google.com.br/FERIGOLLO/TROCALPONTEIRA

O som melhorou muito, agora esta bem mais grave!

Cuidado com a lã de vidro que esta espeta muito cravando os fiapos nas mãos e onde cair.

Vc encontra esta lã em lugares onde concerta fogões velhos.

Enviado: 03 Junho 2007 à01 21:00
por mfd
EvandroMM escreveu:Eu li no CDM agora pouco que dá pra colocar bombril no lugar da lã de vidro, será que dá certo?

uhhuahuahua, tava imaginando agora, eu VOU TESTAR quando minha lã acabar, vai ser loco, esquentar o motor pra caraio, o bombril vai ficar incandescente, ai vo corta a iginição e acelerar!!!

Imaginem??!?!? Se der o que eu to pensando eu vo filmar!!

acho que o bombril vai queimar reapidinho dentro do escape e é até perigoso isso virar um incendio.

a Lã de Vidro usada em fornos industriais resiste bem a temperatura de uma ponteira.
mas existe uma grande diferença entre a lã de vidro (q não causa coceira se manuseada com cuidado) e a Fibra de Vidro, essa sim coça muito.

Fibra de Vidro, se parece com algodão doce, tem as fibras bem finas e desordenadas.

Lã de Vidro, se parece com um saco de linhagem, tem as fibras grossas e continuas, com os fios são grandes, ela não se solta e não coça a pele.



Eu fiz um procedimento parecido com o que está sendo ensinado nesse tutorial, com uma pequena diferencia.

Minha ponteira é fina e é dificl de encaixar o miolo com a fibra. Então embrulhei o cartucho empacotado, com uma volta de fibra de vidro pra modelagem (dessas pra fazer remendo em peças de fibra de vidro. Com essa espécie de "capa" de tecido de lã de vidro, eu garanti um pouco mais de isolamento termico na parede externa e ficou mais facil colocar tudo pra dentro sem deixar nenhuma parte vazia.

estou pensando em fazer eu mesmo uma ponteira pra XR200, toda parafusavel, pra facilitar as trocar da lã.
a ideia é usar um cano externo mais largo do que o atual, com um cano interno de largura identica.

mas eu não sei que fatores considerar e como calcular a bitola ideal pra essa ponteira em função do motor e do uso.

se alguem souber como se projeta um ponteira, favor indica o tópico.


P.S.: esse tutorial ficou muito bom, lendo ele não tem como errar.

Enviado: 04 Junho 2007 à45 04:58
por Stealth
Muito bom tutorial. Parabéns. =D> =D> =D> =D> =D>

Enviado: 05 Setembro 2007 à32 16:14
por igor.mr
Eu troqui a lã e queimou rápido, sumiu, o cano ficou vazio em pouco tempo, agora vou tentar com bombril, uns 10 sacs será que são suficientes em uma papa léguas ?

Enviado: 05 Setembro 2007 à24 16:24
por mfd
igor.mr,

pode ser q vc esteja colocando pouca lã.
com pouca lã, o ar quente circula com muita velocidade e consome tudo rapidamente.

com muita lã, fica tão apertado q o ar não circula entre as fibras da lã.

tem q achar um meio termo...

eu tenho usado a lã, mas recoberta com uma camada de fibra de vidro de modelagem, assim a lã não recebe os gases diretamente.
tem durada um pouco mais, mas como eu tb uso uma papa-leguas, não da pra fazer durar muito.
essa ponteira realmente consome muita lã.

Enviado: 05 Setembro 2007 à18 16:49
por Stealth
mfd: pode socar lã a vontade pra dentro da ponteira ? se colocar demais pode dar problema ? ou posso colocar o máximo que conseguir ?

Enviado: 05 Setembro 2007 à59 17:03
por mfd
não pode "socar" muito, pq se vc fizer isso o "pacote" vai fica tão compactado q o ar não vai circular entre as fibras.

deixe o "pacote" com uma consistencia semelhante a um saco de bombril, ou pouco mais duro q um saco de estopa.

algo tipo um peito flácido.

pra essas ponteiras finas, estilo Papaléguas eu ja peguei o macete e reponho a fibra no mesmo tempo em q o ólo do motor escorre (troco a fibra sempre q troco o óleo)

agora vou montar uma Wacs Tyranno, q é bem mais grossa e deve caber muito mais fibra, ali acho q vou ter q usar um pouco de lã de aço.

Enviado: 05 Setembro 2007 à00 20:39
por bessa27
EvandroMM escreveu:não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!

É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.

O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?

Muda TUDO.

Oque as empresas brasileiras fazem eh copiar esteticamente um modelo da gringa. Que eu saiba, somente a sarachu estuda o fluxo de gases.

Eu li num site, que somente o polimento da curva de escape pode gerar um ganho de fluxo de 10%, imagina quantas variaveis nao podem acontecer.

Outra, no brasil, a pro tork, faz um uma ponteira e basicamente (deve ter uns 2 ou 3 tamanho ja padronizados) serve pra todas as motos, soh muda a curva (k entra na ponteira) pra servir nos modelos, pra ela nao interesa a compressao, fluxo e etc, somente se vai caber na moto ou nao, ja uma ponteira gringa, ele estudam fluxo de entrada no bulbo, saida, diametro de entrada saida, qual eh melhor, qual vai ter um reverterio maior e menor........eh bem complexo.

Na Dirtrider ja saiu um teste com uma CRF e eles tavam testando umas 5 ponteiras diferente, e cada um da um resultado diferente, algumas aproximam a curva no comeco, outras no fim, outras aumentam os cv em alta e por ai vai......

Na verdade sou facinado por ponteiras e ja fiz um trabalho (na faculdade - faco engenharia) sobre o fluxo em canos e o meu trabalho era no escapamento de veiculos e nao eh facil nao.......nenm sempre um maior fluxo significa maior desempnenho.....senao era soh colocar um cano....

Fora os materiais e acabamento........nao se compara,...

Enviado: 05 Setembro 2007 à17 20:46
por Stealth
bessa27 escreveu:
EvandroMM escreveu:não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!

É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.

O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?

Muda TUDO.

Oque as empresas brasileiras fazem eh copiar esteticamente um modelo da gringa. Que eu saiba, somente a sarachu estuda o fluxo de gases.

Eu li num site, que somente o polimento da curva de escape pode gerar um ganho de fluxo de 10%, imagina quantas variaveis nao podem acontecer.

Outra, no brasil, a pro tork, faz um uma ponteira e basicamente (deve ter uns 2 ou 3 tamanho ja padronizados) serve pra todas as motos, soh muda a curva (k entra na ponteira) pra servir nos modelos, pra ela nao interesa a compressao, fluxo e etc, somente se vai caber na moto ou nao, ja uma ponteira gringa, ele estudam fluxo de entrada no bulbo, saida, diametro de entrada saida, qual eh melhor, qual vai ter um reverterio maior e menor........eh bem complexo.

Na Dirtrider ja saiu um teste com uma CRF e eles tavam testando umas 5 ponteiras diferente, e cada um da um resultado diferente, algumas aproximam a curva no comeco, outras no fim, outras aumentam os cv em alta e por ai vai......

Na verdade sou facinado por ponteiras e ja fiz um trabalho (na faculdade - faco engenharia) sobre o fluxo em canos e o meu trabalho era no escapamento de veiculos e nao eh facil nao.......nenm sempre um maior fluxo significa maior desempnenho.....senao era soh colocar um cano....

Fora os materiais e acabamento........nao se compara,...
Bessa27: já que você estuda isso e é apaixonado por ponteira, me dê uma opinião pessoal sua. Qual é a melhor ponteira + curva para tornado ? Levando em conta melhora de desempenho.

Enviado: 06 Setembro 2007 à12 01:10
por bessa27
Stealth escreveu:
bessa27 escreveu:
EvandroMM escreveu:não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!

É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.

O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?

Muda TUDO.

Oque as empresas brasileiras fazem eh copiar esteticamente um modelo da gringa. Que eu saiba, somente a sarachu estuda o fluxo de gases.

Eu li num site, que somente o polimento da curva de escape pode gerar um ganho de fluxo de 10%, imagina quantas variaveis nao podem acontecer.

Outra, no brasil, a pro tork, faz um uma ponteira e basicamente (deve ter uns 2 ou 3 tamanho ja padronizados) serve pra todas as motos, soh muda a curva (k entra na ponteira) pra servir nos modelos, pra ela nao interesa a compressao, fluxo e etc, somente se vai caber na moto ou nao, ja uma ponteira gringa, ele estudam fluxo de entrada no bulbo, saida, diametro de entrada saida, qual eh melhor, qual vai ter um reverterio maior e menor........eh bem complexo.

Na Dirtrider ja saiu um teste com uma CRF e eles tavam testando umas 5 ponteiras diferente, e cada um da um resultado diferente, algumas aproximam a curva no comeco, outras no fim, outras aumentam os cv em alta e por ai vai......

Na verdade sou facinado por ponteiras e ja fiz um trabalho (na faculdade - faco engenharia) sobre o fluxo em canos e o meu trabalho era no escapamento de veiculos e nao eh facil nao.......nenm sempre um maior fluxo significa maior desempnenho.....senao era soh colocar um cano....

Fora os materiais e acabamento........nao se compara,...
Bessa27: já que você estuda isso e é apaixonado por ponteira, me dê uma opinião pessoal sua. Qual é a melhor ponteira + curva para tornado ? Levando em conta melhora de desempenho.

Cara eu sou suspeito a pra falar, pois a ponteira que eu mais gosto e que faz o barulho mais legal, nao eh a mais bonita.

Os caras da sarachu desenvolvem as ponteiras a partir do dinamometro, e com um engenheiro (que trabalha lah toda segunda - pois conheco a fabrica).

Eu concordo que as ponteira nao tem os visuais mais legais, mas em termo de desempenho acho k sao as melhores, principalmente nas baixas rpm, pois as concorretes fazem um ponteira bem livre, dando soh enfase nas altas..........

==================

Agora se vc quer uma ponteira irada mesmo, vc tem k ir na sarachu na segunda feira (eh quando o engenheiro ta lah e eles fazem isso, nao sei se eh aberto ao publico, mas tenho certeza k se vc perguntar sobre isso, talvez eles podem lhe ceder isso). Vc pode montar a sua ponteira do jeito k vc quizer. Eu ia fazer isso na XR, mas nao tenho tempo segunda, vc pode escolher o acabamento o material (aco, aluminio e ateh fibra de carbono), o diametro do bulbo, se o bulbo vai ser oval ou nao, a inclinacao que a ponteira sai da moto, o tipo de bico e por ai vai...........

Eh bem legal isso ai, e eles fazem akele tratamento quimico no aluminio, e vc pode escolher entre umas 7 cores..........

Eh massa pois na XR, todas as ponteiras saem meio retas (horizoltal) e eu acho bonita as ponteiras que saem quase 45 graus (tipo akelas ponteiras do mundial de enduro), e eu ia fazer uma ponteira desse tipo pra XR, mas nao deu..............

Bom, essa eh minha opniao..............sarachu eh 10, a qualidade do aluminio eh muito boa..........

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As BRC tbm sao boas, mas nunca testei, somente ouvi falar k elas nao dao muita performance, mas o acabamento eh muiiiiiiito show.........


Agora, as pro tork, vixi, nem de graca eu ponho........acho feia, e odeia uma empresa que copia o seu produto.......ela copia tudo.......a 788 eh copia das pro circuit, (alais, ateh o nome eh copia, era tork, depois virou pro torck por causa das pro circuit) as Vpro eh copias da Whitebrodhers.......e o barulho tbm nao acho legal.........enfim, nao vou com a cara da pro tork........

Mas eh +- isso ai oque eu penso

abracao

Enviado: 06 Setembro 2007 à53 01:46
por Stealth
bessa27: Onde que é a Sarachu que você diz que podemos ir e tal ? Outra coisa: COM CERTEZA se numa mesma moto eu colocar uma Sarachu, depois uma BRC, depois uma ProTork eu vejo diferença de desempenho entre elas ? Agora, pelo que entendi, cada tipo de ponteira dá uma ênfase em uma determinada rotação né ? A ProTork pelo que você disse dá ênfase em alta e a Sarachu em baixa ? Então isso seria mais um item para se escolher uma ponteira adequada para "você" né ?

Enviado: 06 Setembro 2007 à11 09:31
por mfd
Bessa27,

Se eu te passar as medidas e outras características de uma ponteira, vc conseguiria, mesmo que de forma pouco precisa, avaliar como seria o seu desempenho em baixa, média e alta rotação ?

Enviado: 06 Setembro 2007 à05 09:58
por Moderador Geral
Stealth escreveu:bessa27: Onde que é a Sarachu que você diz que podemos ir e tal ? Outra coisa: COM CERTEZA se numa mesma moto eu colocar uma Sarachu, depois uma BRC, depois uma ProTork eu vejo diferença de desempenho entre elas ? Agora, pelo que entendi, cada tipo de ponteira dá uma ênfase em uma determinada rotação né ? A ProTork pelo que você disse dá ênfase em alta e a Sarachu em baixa ? Então isso seria mais um item para se escolher uma ponteira adequada para "você" né ?

http://www.sarachu.com.br/

Eh +- isso, logico, k depois k vc coloca uma ponteira vc tem k dar uma carburada depois, pois suponho k a saida de gases seja mais rapida e pra entrar em hamonia, a entrata tbm tem k seguir o mesmo fluxo.......

Uma ponteira podem sim mudar o desempenho em todas as faixas, mas acho k isso varias mais de moto pra moto. Numa moto de competicao (motocross) essa diferenca vai ser menor, pois a pontiera original ja eh desenvolvida pra dar um certo desempenho (logico, dentro das emicoes e dbs possiveis).

Vai na www.dirtrider.com pra vc ver o teste das ponteira (ja eh velho, deve ter uns 3 anos).......eh bem legal.

Valew

Enviado: 06 Setembro 2007 à45 09:58
por Moderador Geral
ah.....a Sarachu eh em Sao paulo, perto da USP, na cidade universitaria......

Enviado: 06 Setembro 2007 à18 10:00
por bessa27
Ops........fui eu k escrevi, esqueci de me deslogar.... :roll: :roll: :roll: