Página 1 de 2

Filtro de Óleo Alumínio (FOTOS)

Enviado: 16 Agosto 2006 à47 19:34
por Prisco
Fla galera!
Tirei umas fotos do filtro de oleo que eu e um amigo fizemos pra Toni.
Está a quase 1 ano na minha moto sem problemas.
Tem ate CRF450X usando filtro igual a esse.
Por isso axo que nao restringe a passagem e retem bem as sujeiras.

Imagem

Imagem

Foto da lavagem depois depois de 5 trilhas pesadas usando óleo Yamalube:

Imagem

A tela usada foi a de filtragem de suco consentrado de laranja! hehehe[/img]

Enviado: 16 Agosto 2006 à45 20:12
por The_Piston_man
FERa..em filtro pra vida toda..!! bem feito hein =D> =D> =D> .......jah pens em monta fabrica de filtro..uhahuahuahuah.

soh achei muito cavaco de alumini ai na bandeja... eh normal isso tudo sera..???


PARABENS.

Enviado: 16 Agosto 2006 à07 20:24
por alex_svp
Show de bola mesmo.... mas tem que saber direitinho a expessura da grade de aço pra comprar...

Esse parece ter ficado muito bom, parabens.

Enviado: 16 Agosto 2006 à44 20:50
por AuaTT
soh achei muito cavaco de alumini ai na bandeja... eh normal isso tudo sera..???
tb axei isso, tipo umas farpas, fagulhas, sei lah...isso eh normal?pode?

Enviado: 16 Agosto 2006 à44 21:04
por Prisco
Tem muitas fagulhas mesmo... nao sei se isso é normal. As outras vezes que tirei tinha ainda mais sujeira....
Tomara que o motorzinho nao esteja indo para o saco!! hauhauah
Se bem que eu já posso aproveitar de tacar um Wiseco e cabeçote nele!!! hehehe
Valeu!!

Enviado: 16 Agosto 2006 à47 21:06
por Prisco
Ah, antes quando usava filtro Valflex sempre tinha fagulhas no óleo depois da drenagem.
Agora ele sai limpinho!!

Enviado: 16 Agosto 2006 à42 21:49
por penna
explica ae como vc fez cara.... colocou a tela por cima do papelao??
poe la no DIY

Enviado: 16 Agosto 2006 à41 21:58
por furia SM
Caramba mt bom, qnt que saiu o custo desse projeto :?: :?: :?:

Enviado: 16 Agosto 2006 à59 22:02
por Prisco
Vc tira o papelão, queima bem ele pra nao sobrar nada.
Depois corta a tela no tamanho e solda com estanho nas duas carcaças do filtro.
Ta pronto. Muito facil.
Pra mim o custo foi praticamente zero, pois um amigo me deu um pedaço de tela. O mais complicado é soldar pq vc tem que ter uma "machadinha" para derreter bastante estanho.... :lol: :lol:

Enviado: 16 Agosto 2006 à07 22:30
por Betim
Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.

O fato de encontrar sujeira no óleo drenado quando se usava o filtro de papelão é porque quando o filtro está saturado existe um mecanismo de "by-pass" que permite a passagem de óleo não filtrado para não cair a pressão nas linhas.

Sobre os cavacos de alumínio também achei meio muito.

Enviado: 16 Agosto 2006 à19 23:22
por PERUCH
Betim escreveu:Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.

O fato de encontrar sujeira no óleo drenado quando se usava o filtro de papelão é porque quando o filtro está saturado existe um mecanismo de "by-pass" que permite a passagem de óleo não filtrado para não cair a pressão nas linhas.

Sobre os cavacos de alumínio também achei meio muito.

Betim: me diz uma coisa: Tu é mecanico? preparador ? Tu manja muito de tudo hein, sabe os termos técnicos e sempre tem umas respostas aos posts q detonam todas as outras respostas. hehehehe. Parabéns cara!

Abração!!

Enviado: 17 Agosto 2006 à53 09:18
por Vini
Aqui o pessoal tira fora e anda sem isso.

Enviado: 17 Agosto 2006 à56 09:59
por Betim
Betim: me diz uma coisa: Tu é mecanico? preparador ? Tu manja muito de tudo hein, sabe os termos técnicos e sempre tem umas respostas aos posts q detonam todas as outras respostas. hehehehe. Parabéns cara!

Abração!!

Sou "mechanico" preparador, rsrsrsrs...
Comecei nesta cachaça com 16anos, hoje tenho 34, estudei muito, na maior parte carro de rua, turbo, etc e nunca fiz por dinheiro, é meu hobby.

O mais importante que aprendi no caminho é sempre escutar desconfiando, ler muito ( nem tudo que se lê é verdade, papel aceita tudo, até bo...) e saber que se inventaram alguma coisa de muito boa é impossível que não esteja em nehuma moto de fábrica...

Enviado: 18 Agosto 2006 à11 00:31
por NESTOR/RS
Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.
Este, realmente é o "X" da questão.....boa Betim... =D>
Agora, quanto a sujeira que apareçe no olho....me perdoem, mas algo está "desmanchando" neste motor.... :shock: :shock: :shock:

Enviado: 18 Agosto 2006 à29 09:25
por Gargamel
Aqui o pessoal tira fora e anda sem isso.

Vige... Ai tao pedindo pra destruir o motor... e tiram com qual objetivo Vini ?

Enviado: 18 Agosto 2006 à05 09:28
por Racer143
NESTOR/RS escreveu:
Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.
Este, realmente é o "X" da questão.....boa Betim... =D>
Agora, quanto a sujeira que apareçe no olho....me perdoem, mas algo está "desmanchando" neste motor.... :shock: :shock: :shock:
Corrente de comando batendo nas paredes do cilindro e cabeçote! :roll: :roll:

Enviado: 18 Agosto 2006 à29 09:37
por agm2112
Eu ainda prefiro o Valflex de papel e 5 reais ... como falaram ali em cima, se ele começar a restringir demais ele empurra a mola e pula fora pra salvar o motor.

Enviado: 18 Agosto 2006 à01 11:36
por synval
Mais um exercício de criatividade...
Concordo como Betim, pois o fechamento da tela metálica não consegue se igualar ao do papel e mto provavelmente, mtas partículas menores estão entrando no fluxo do óleo do motor... Pela quantidade de limalhas de metal que a foto apresenta, seria mto recomendável que vc. desmontasse o seu motor prá ver o que está deteriorando, pois com certeza tem alguma coisa dentro dele que tá desmanchando...
Abraço a todos.
OBS - lembro aos amigos, que os filtros de óleo das Husk 4T são de tela metálica e funcionam mto bem.

Enviado: 18 Agosto 2006 à03 14:25
por spode
Concordo com betim, acho que o papel filtra mais e melhor, mas isso é opinião... Eu acredito que dados estatisticos e cientificamente coletados trarão a verdade à tona.

Qual o ganho de performance com filtro de oleo modificado? Nao consigo ver nenhum... Claro, se o filtro "filtrar mais e melhor", é melhor para a durabilidade do motor...

Achei alguns links interessantes:

http://www.suzukisv1000.com/products/v3_oil_filters.htm
este acima tem um link para um doc contendo um faq interessante.

Eles usam esse tipo de filtro até em aviões, que, como todos sabem, é um motor que nunca pode falhar...
http://www.challengeraviation.com/newproducts.html

Nao consegui achar nenhum comparativo, exceto esse, de filtros de corvettes...
http://www.vetteweb.com/tech/vet_0508_oilfilter/

Aparentemente, o negocio é bom, mas tem que ver direitinho qual a tela que está sendo usada. Vi num desses links que usam a mesma tela usada em filtragem de sangue (hemodialise?), se é bom para o sangue provavelmente é bom para o óleo. Dito isso... nao sei se *eu* usaria o filtro metálico, um de papel é baratinho, eu troco frequentemente e ele me satisfaz plenamente.

-- spode

Enviado: 18 Agosto 2006 à05 16:34
por Prisco
Eu fiz este filto pq troco 1 vez pro mes. So esse ano já econimizei 80 reaus. Nenhum ganho em performance. Apenas economia. o que nos dias de hj eh sempre bem vinda, desde que nao prejudique em nada.
Talvez, como eu disse, ele nao filtre como o de papel ORIGINAL.
Pq o valfex com nem 400km deixava o oleo cheiro de limalhas. Esse nao dexa nada.
o oleo sai limpinho. Axo que nao restringe muito pq crf 450 deve exigir muito fluxo e esta andando a quase 1 ano tbm sem problemas.