Paradas Cardíacas na Trilha ou Pista - Sabe o que fazer???

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Paradas Cardíacas na Trilha ou Pista - Sabe o que fazer???

Mensagem por TopsMan »

Paradas Cardíacas na Trilha ou Pista - Sabe o que fazer???

Após ouvir e ler várias notícias sobre "Paradas Cardíacas", muitas delas envolvendo esportistas, resolvi escrever esse texto que, tenho certeza, poderá ser útil para todos nós, pilotos de motos fora-de-estrada.

Relembrando alguns meses atrás, vimos que vários jogadores de futebol, vôlei, maratonistas, uma ciclista que fazia provas de resistência e Mountain Bike (que era também uma tri-atleta), e também de um piloto de enduro que participava do ISDE Brasil, morreram por parada cardíaca. Teoricamente, todas essas pessoas estavam superbem preparadas para prática de seus respectivos esportes e para serem submetidas a grande esforços e, mesmo assim, morreram subitamente após uma parada cardíaca...

E nós, esportistas de final de semana, amantes das pistas, trilhas e dos enroscos, que muitas vezes nos embrenhamos mata adentro, sem destino, será que não corremos esse mesmo risco???

É claro que sim!!! Carregamos uma bomba relógio dentro do nosso peito sem ao menos nos dar conta de que ela pode explodir a qualquer momento. E você saberia o que fazer para prestar socorro nessa ocorrência??? Não??? É muito simples e pode salvar muitas vidas, e qualquer um pode fazer.

O que fazer em uma Parada Cardíaca???

Os casos de parada cardíaca exigem uma ação imediata, e não se deve esperar a chegada de socorro médico, deve-se iniciar o atendimento imediatamente. O socorro pode demorar a chegar lá no meio da trilha ou pista, então você tem que saber o que fazer.


Identificando uma parada cardíaca:

- não perceber batimentos do coração
- não conseguir achar o pulso
- a vítima apresenta uma palidez acentuada e quase desfalecida


O que fazer:

- Coloque a vítima deitada de costas sobre uma superfície plana e dura

- Coloque suas mãos sobrepostas na metade inferior do esterno (entre os mamilos)

- Faça pressão com bastante intensidade para que se consiga abaixar o esterno. Com isso você conseguirá comprimir o coração de encontro com a coluna vertebral

- Repita essa manobra quantas vezes forem necessárias (cerca de 60 por minuto)



Cuidados:

-Nos jovens até 14/15 anos de idade, fazer pressão apenas com uma das mãos e nas crianças e bebês só com as pontas dos dedos, a fim de não provocar nenhum tipo de fratura.




Caso verifique que a pessoa também não está respirando (Parada Respiratória), você deverá fazer, além da massagem cardíaca, a respiração boca-a-boca. É muito comum que acorram as duas coisas... Veja como fazer respiração boca-a-boca:

- Aplique a respiração boca a boca conjuntamente com a massagem cardíaca

- Executar quinze (15) manobras de massagem cardíaca e em seguida soprar com muita força 2 vezes dentro da boca da vítima (respiração boca a boca)



Para que esse procedimento dê resultado, com os dedos de uma das mãos tampe o nariz da vítima e com a outra mão, eleve a nuca da vitima fazendo com que ela incline a cabeça para trás, facilitando a entrada do ar.

Repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias até o total restabelecimento dos movimentos respiratórios e dos batimentos cardíacos, sempre no mesmo ritmo: 15 MASSAGENS PARA 2 SOPROS (respiração boca a boca).


CASO VOCÊ TENHA AUXÍLIO DE OUTRA PESSOA, peça para que ela busque auxílio médico / resgate enquanto você inicia os procedimentos sozinho, até que chegue o socorro.

NO CASO DO SOCORRO SER EXECUTADO POR 2 PESSOAS, o ritmo é de 5 massagens para 1 respiração (boca a boca).



NÃO SE ESQUEÇA, ESSE PROCEDIMENTO PODE SALVAR VIDAS.


Consulte seu médico regularmente. Não tome e não dê sustos em seus amigos. Boas trilhas, bom divertimento e cuide bem da sua saúde.



Rubens Barone
Fisioterapeuta e Trilheiro nas horas vagas
Contato: (011) 9975-6371 - [email protected]

By InfoZaca - O seu info fora-de-estrada.
Para Assinar a Newsletter: [email protected]
O InfoZaca também pode ser acessado nos sites:
www.teretrilhas.hpg.com.br - www.gazetadenovo.com - www.rh41.com.br
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem