Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.
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Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.
Pesquei lá no Motoraid. ta ai a dica... :lol:
Nove dicas sobre a calibragem dos pneus. E qual a pressão ideal?
Por Izaias Branco / Zaca
1º - Com que pressão devo começar?
Geralmente 12 psi na frente e 12 psi no pneu traseiro, excepto em condições extremas. Duas (2) libras acima ou abaixo (10 a 14 psi), será o ideal.
2º - Pode uma libra fazer diferença?
A mudança de uma libra de pressão num pneu corresponde a 10% de ajuste.
A mudança na rigidez, aderência e efeitos gerais na tracção são, porém, exponenciais. A pressão dos pneus é tão sensível que grandes equipas a ajustam em quartos-de-libra.
Quando for fazer o primeiro ajuste de pressão use um aumento ou decréscimo da pressão em 1 psi. Se necessário, faça uma sintonia fina de 1/2 ou até 1/4 de libra.
3ª - Andar com a moto aquece o pneu?
Sempre que o pneu estiver a rodar a borracha aquecerá por causa da fricção. Mas essa não é a única causa do aquecimento do pneu. O flexionamento e deformação da carcaça também aumentam a sua temperatura.
A pressão do pneu traseiro aumenta mais que a do dianteiro. Mais num dia quente que num frio, e mais em chão duro do que macio.
Após três voltas à pista a pressão do pneu traseiro elevar-se-á cerca de 4 libras e o dianteiro 3.
A solução mais simples para esse problema é ir para a partida com uma pressão abaixo da ideal, que seria 10 psi no traseiro, que depois das três voltas, atingirá aproximadamente 14 psi.
4º - Os pneus dianteiros são mais susceptíveis a furos?
Sim. O dianteiro tem uma cavidade menor e também menor volume de ar. Com a mesma pressão, tanto no dianteiro quanto no traseiro, o dianteiro sofrerá mais impactos no aro.
5ª - Como saberei se os pneus estão cheios demais?
Falta de aderência ou "patinação" em excesso são as indicações mais óbvias de que os pneus estão com muita pressão.
6º - Como saber se a pressão está baixa demais?
Parecido quando está com muita pressão, um pneu muito ‘murcho’ também não terá aderência nas curvas. Mas ao invés de derrapar, a frente sairá porque as laterais do pneu estão baixas demais e o pneu está "assente" na extremidade do aro.
7º - Qual a melhor calibragem para a lama?
Se as condições da lama reduzem a velocidade na pista, você precisará baixar a pressão para 10 psi ou menos no pneu traseiro. Se a lama não for tão profunda e a velocidade ainda continua alta, continue com a calibragem padrão. Se o barro for muito pesado e você tenha que lutar para manter a trajectória da dianteira, então aumente a calibragem.
8º - O que devo fazer em terreno com pedras?
Aumente a pressão.
9º - E nas motos 4 tempos?
As 4T transferem o peso diferentemente das motos a 2 tempos. Concentra mais na dianteira, por isso o ideal é colocar 14 libras na frente e manter as 12 na traseira.
Nove dicas sobre a calibragem dos pneus. E qual a pressão ideal?
Por Izaias Branco / Zaca
1º - Com que pressão devo começar?
Geralmente 12 psi na frente e 12 psi no pneu traseiro, excepto em condições extremas. Duas (2) libras acima ou abaixo (10 a 14 psi), será o ideal.
2º - Pode uma libra fazer diferença?
A mudança de uma libra de pressão num pneu corresponde a 10% de ajuste.
A mudança na rigidez, aderência e efeitos gerais na tracção são, porém, exponenciais. A pressão dos pneus é tão sensível que grandes equipas a ajustam em quartos-de-libra.
Quando for fazer o primeiro ajuste de pressão use um aumento ou decréscimo da pressão em 1 psi. Se necessário, faça uma sintonia fina de 1/2 ou até 1/4 de libra.
3ª - Andar com a moto aquece o pneu?
Sempre que o pneu estiver a rodar a borracha aquecerá por causa da fricção. Mas essa não é a única causa do aquecimento do pneu. O flexionamento e deformação da carcaça também aumentam a sua temperatura.
A pressão do pneu traseiro aumenta mais que a do dianteiro. Mais num dia quente que num frio, e mais em chão duro do que macio.
Após três voltas à pista a pressão do pneu traseiro elevar-se-á cerca de 4 libras e o dianteiro 3.
A solução mais simples para esse problema é ir para a partida com uma pressão abaixo da ideal, que seria 10 psi no traseiro, que depois das três voltas, atingirá aproximadamente 14 psi.
4º - Os pneus dianteiros são mais susceptíveis a furos?
Sim. O dianteiro tem uma cavidade menor e também menor volume de ar. Com a mesma pressão, tanto no dianteiro quanto no traseiro, o dianteiro sofrerá mais impactos no aro.
5ª - Como saberei se os pneus estão cheios demais?
Falta de aderência ou "patinação" em excesso são as indicações mais óbvias de que os pneus estão com muita pressão.
6º - Como saber se a pressão está baixa demais?
Parecido quando está com muita pressão, um pneu muito ‘murcho’ também não terá aderência nas curvas. Mas ao invés de derrapar, a frente sairá porque as laterais do pneu estão baixas demais e o pneu está "assente" na extremidade do aro.
7º - Qual a melhor calibragem para a lama?
Se as condições da lama reduzem a velocidade na pista, você precisará baixar a pressão para 10 psi ou menos no pneu traseiro. Se a lama não for tão profunda e a velocidade ainda continua alta, continue com a calibragem padrão. Se o barro for muito pesado e você tenha que lutar para manter a trajectória da dianteira, então aumente a calibragem.
8º - O que devo fazer em terreno com pedras?
Aumente a pressão.
9º - E nas motos 4 tempos?
As 4T transferem o peso diferentemente das motos a 2 tempos. Concentra mais na dianteira, por isso o ideal é colocar 14 libras na frente e manter as 12 na traseira.
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- Ultra Membro
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- Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30
se eu usar 15 aki nas minhas trilhas eu nao paro em cima da moto.
Terreno aki é bem liso, a grande maioria, em contrapartida grande parto do terreno tem pedras... ai vc tem q andar com pressao baixa devido ao terreno liso e com barro mas ai se rala nas pedras.
aehauehae
Uso 13 tr/15 diant em tempo beeem seco
Mas geralmente é 12/13.
Nunca furei um pneu na trilha, e raramente a moto desgarra pela pressão do pneu.
Abraços
Terreno aki é bem liso, a grande maioria, em contrapartida grande parto do terreno tem pedras... ai vc tem q andar com pressao baixa devido ao terreno liso e com barro mas ai se rala nas pedras.
aehauehae
Uso 13 tr/15 diant em tempo beeem seco
Mas geralmente é 12/13.
Nunca furei um pneu na trilha, e raramente a moto desgarra pela pressão do pneu.
Abraços
Pneu de cross não precisa mais do que 15 libras em nenhuma situação.
Pra piso intermediario a macio, no máximo 12 libras. Podendo baixar de 10 libras.
Agora, lembre-se que tem que ter a trava do pneu, tanto pro dianteiro quanto pro traseiro, senão o pneu gira no aro e estoura a camara.
Eu ja fui pro chão por estar com pneu muito cheio em terreno duro. heheheheh
Agora aprendi.
Quem me deu esta dica foi o Ze Luiz da www.zracing.com.br durante os treinos da copa lander aqui em Floripa.
Pra piso intermediario a macio, no máximo 12 libras. Podendo baixar de 10 libras.
Agora, lembre-se que tem que ter a trava do pneu, tanto pro dianteiro quanto pro traseiro, senão o pneu gira no aro e estoura a camara.
Eu ja fui pro chão por estar com pneu muito cheio em terreno duro. heheheheh
Agora aprendi.
Quem me deu esta dica foi o Ze Luiz da www.zracing.com.br durante os treinos da copa lander aqui em Floripa.
Nenhuma! A trava de pneu é um acessório (normalmente de plástico ou de alumínio) que segura o pneu contra as paredes do aro, para que o pneu não "gire" livre e não estrague o bico da câmara de ar.jjacob_xt225 escreveu:Quantas libras vai na trava do pneu??
Eu não uso trava na frente. Precisa? Porque se não tem tração ali? Em que situações o pneu pode rodar na roda da frente? Alguém já viu isso acontecer?
É bem mais difícil de aocntecer, mas acontece. Eu já vi isso em trilha. Qdo vc usa o pneu dianteiro mais vazio pra fazer uma trilha muito molhada e pega um terreno mais duro. Se der uma freada mais forte pode acontecer.GELOUS escreveu: Eu não uso trava na frente. Precisa? Porque se não tem tração ali? Em que situações o pneu pode rodar na roda da frente? Alguém já viu isso acontecer?
Comigo só aocnteceu uma vez no pneu traseiro. A trava afroxou e eu nao percebi. Na verdade eu nunca tinha conferido o aperto dela. hehehe
Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.
acho que trava são desnecessarias para motos até 250cc 4 tempos nacionais, agora motos 2t ou importadas é bom usar pois tem motor mais explosivo.
sempre uso 16 libras frente/tras e pego as piores lamas possiveis (banana lama) e nunca furei pneu.
sempre uso 16 libras frente/tras e pego as piores lamas possiveis (banana lama) e nunca furei pneu.
Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.
Caraio véio, ta concorrendo pro Coveiro Awards 2012 ??!!!Will xtz escreveu:acho que trava são desnecessarias para motos até 250cc 4 tempos nacionais, agora motos 2t ou importadas é bom usar pois tem motor mais explosivo.
sempre uso 16 libras frente/tras e pego as piores lamas possiveis (banana lama) e nunca furei pneu.
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