Galera, isso ai serve pra toda linha Honda………………eu ia trocar o óleo e essas paradas hj, e não tinha muito oque fazer, resolvi tirar umas fotos pros novatos e tal…………bom, vamos lá………..
Primeiro vc tira a proteção do motor esquerdo, para que a tampa do filtro de óleo possa sair…..
Depois tire a tampa do óleo do motor (a que tem a vareta), pra deixar entrar o ar e drenar todo o óleo
Deite embaixo da moto do lado direito, e veja a tampa de drenagem (parafuso)
Eh aconselhável usar uma luva, pra facilitar a limpeza da mão depois……..solte com uma chave, e depois desrosquei com a mão…
deixe cair o óleo numa vasilha……
Ai vai uma dica: As vezes fica um pouco de óleo no meio das engrenagens, e pra quem eh perfeccionista, e deseja ter o máximo de óleo velho fora de sua moto faca o seguinte: Se tua moto tiver partida no pé de umas 5 ou 7 pedaladas devagar, vc vai ver que vai sair muito óleo ainda. Se tua moto tiver partida elétrica (tipo a XR), deixe a chave no OFF, e de a partida (pra ela girar o motor mas não ligar)…….veja quanto sai de óleo ainda…………alem de logico, vc balançar ela pros dois lados um pouco.
Não faça como o Bessa……..depois de esgotado o óleo de motor, feche, para que não acontece de vc esquecer e vazar óleo hahaha……..
Va na esquerda da moto e solte os 2 parafusos da tampa do filtro de óleo
Tire o conjunto (filtro de óleo com a tampa)
Não se esqueça da pequena mola
Pegue o novo filtro de óleo e certifique-se do lado………o lado que tem a borracha eh pra esquerda. Agora, nesse ponto eh o seguinte: Pegue um pouco (bem pouco) de grava e coloque na borracha pra dar uma boa vedação ……eu tava sem graxa e acabei não fazendo isso, mas meu mecânico disse k não tem pepino não……….isso da graxa ta no manual da CRF X……
não se esqueça da mola no lado direito do filtro
Encaixe no canal que tem ao fundo do compartimento, de uma “chacoalhadinha” pra sentir se encaixou………..e feche a tampa, e recoloque a proteção do motor……..
Agora pegue o óleo, e coloque.
No Manual esta falando k vai:
quando somente troca óleo de motor: 660ml
quando vc troca o filtro tbm: 690ml
galera, mas mesmo colocando as medidas corretamente, depois da uma checada, pois pode varias bem pouco…………..
Não se esqueçam , que depois que colocar óleo no motor, ele não vai descer todo, então vc liga a moto por 1 ou 2 minutos, espero outros 2 minutos e cheque o nível.
pronto, motor ta respirando bele………
=======
Agora vá do lado direito, e abra a tampa de entrada de óleo de transmissão……
Vá ao lado esquerdo, embaixo do pedal de cambio, tem a tampa de drenagem do óleo de transmissão……
Agora volte para o lado direito, e abra este pequeno parafuso (embaixo da bomba d’água)……. não perca a arruela vedadora…..
Agora pegue o óleo e muito importante: O funil………olha, vai no supermercado e compre um funil pequeno, e mesmo assim, ele vai ficar grande pra colocar óleo na transmissão que vc pode pegar eh diminuir o diâmetro dele com uma mangueira, e cola-lo embaixo……….fica 10.
Agora va colocando óleo na transmissão, ate que vc veja que começou bem lentamente a vazar óleo do buraco que vc tirou o parafuso……… Eu sempre ponho uns 35/50ml amais depois disso, pois eh uma quantidade pequena, k não prejudica. A medida exata eh :670ml
= = = =
Fim, apos trocar o óleo, vc ta com filtro, óleo de motor e óleo de transmissão novinhos………
Eu particularmente uso Motul 5100 tanto no motor quanto na transmissão ………quem usa transoil na transmissão (óleo especifico da motul pra transmissão acho k vai fazer cagada………primeiro k ele eh mineral, e esse motul ai tem muita tecnologia, inclusive de anti patinação de discos de embreagem (ele foi desenvolvido pra usar numa moto convencional, a onda o óleo de motor, tbm lubrifica a embreagem……
Outra……….vc não precisa ficar comprando vários tipos de óleo, compra um só e já era…………alem de vc não se atrapalhar…….meu mecânico disse k uns tempos atras teve um cara k sem querer inverteu os óleo colocou o de motor na transmissão (ate ai tudo bele) mas o de transmissão no motor………….motor foi pro saco em 1 mês……..
[forum align=”none” animation=”none” color=”blue” size=”small” icon=”envelope” text=”Compartilhe
no Facebook” url=”http://www.facebook.com/sharer.php?u=http://lidermotos.com.br/” target=”_blank””]
[forum align=”none” animation=”none” color=”red” size=”small” icon=”none” text=”Ver tópico completo
no fórum” target=”_blank” url=”http://www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?f=14&t=15079&p=201570#p201570″]