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Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

ÓLEOS 2 TEMPOS LEIA E ENTENDA!

Galera… li um texto muito interessante sobre óleos 2 tempos, e gostaria de compartilhar com vocês. Leiam pois vai facilitar muito as escolhas na hora de comprar o óleo ou discutir com alguém. Mastiguei tudo pra vocês, demorou bastante, leiam leiam leiam.

http://www.thumpertalk.com/forum/archiv … 26894.html
No link acima, pergunta do cara foi, qual a diferença entre o óleo 2t sintético, semi sintético, mamona, sintético a base de éster, etc.
Essa pergunta é muito diferente daquela de sempre “Qual óleo é melhor, motul ou motorex? quantos % você usa?
Bom eu sou prova de que 1% de sintético à base de éster (motul 800) deixa o motor bem protegido, desmontei pistão com muuuita hora de uso que nem tinha carvão em cima e tava zerado.
Mas, vou dar uma rápida traduzida sobre as respostas dos caras! Espero que se interessem hehe, pois foi uma aula.

Sintético… sintético base éster… semi sintético…. mineral… vegetal (mamona)….QUAL MEU DEUS, QUAL?
Essa deveria ser a pergunta, e não “Motul, motorex, castrol TTS ou yamalube?”

Primeiro, quais são o que? O que você quer fazer com o óleo?
As duas principais variedades de óleos são os baseados em Ester e os baseados em viscosidade.

100% Sintéticos base Ester

Indicado para altas RPMs e acelerações altas prolongadas. Mesmo que o motor não seja utilizado neste regime, este óleo vai proteger melhor o motor contra desgaste de uma maneira superior aos semi sintéticos ou inferiores.
Estes óleos Ester tem a grande diferença em relação à todo o resto, e também são os mais caros. O diferencial é que ele gruda nas paredes das peças através de ser “absorvido” por elas pois o éster possui propriedades magnéticas, enquanto os outros não-ester (sintético ou não) grudam na parede das peças por propriedade de viscosidade. Colocando a proporção certa a moto praticamente não emite fumaça. Olhando genericamente, é o melhor óleo 2 tempos. Para algumas aplicações, como corrida, o de mamona pode ser melhor.
Indicação: alta exigência, competição, kart, etc.
Proporção: máximo 2%.
Fabricantes:
Motul “800” para premix e
Motul “710” para injetados como RD e DT 200 pois tem menor viscosidade que o 800
Silkolene “Comp 2”,
Máxima “fórmula K2”.
Putoline “Ester Tech MX9”

Mamona

Óleo vegetal excelente para mistura com gasolina ou álcool ou Metanol, e não deve ser misturado com outros óleos. Possui temperatura de ponto de fulgor de 300C, a mais alta de todas. Proteção igual ou até SUPERIOR ao sintético Ester, aceita altíssimas cargas de trabalho, se você abre o motor com facilidade, pode usar pois protege bem. Não precisa abrir todo mês, mas algo como a cada alguns litros de óleo. Atenção para depósito nas válvulas de escape.
Proporção: Máximo 2% e deve ser usado com alta exigência para minimizar depósitos.
Fabricantes:
No Brasil Dimetil “600”,
Maxima “Castor 927”,
Castrol “A747”,
Klotz “BeNOL Racing Castor Oil”
Silkolene “Castorene”
Putoline “Racing Oil”

100% Sintéticos base viscosidade

Indicado para altas RPMs e acelerações altas prolongadas. Mesmo que o motor não seja utilizado neste regime, este óleo vai proteger melhor o motor contra desgaste de uma maneira superior aos semi sintéticos ou inferiores. Este óleo é o melhor dos óleos base viscosa, indicado para competição ou para quem tem motores de alto custo.
Proporção: 2% ou até menos.
Fabricantes:
Motorex “cross power 2t”,
Putoline “MX7”
Maxima,
Silkolene “Pro 2 SX”
Castrol “TTS”

Semi sintéticos

Óleos intermediários que possuem um pouco da proteção dos sintéticos e um pouco do preço do mineral. Indicado pelos fabricantes como “para todo tipo de motocicleta” ou seja, pouco dedicado à alta exigência, para quem não usa rotações berrantes durante longo período mas exige bastante a moto.
Proporção: 2% a 3%
Fabricantes:
Motul “510”
Motorex “Speed Mix”‘
Putoline “MX 5”
Silkolene “super 2 SX”
Yamalube 2T
Castrol “Actevo”

Mineral

O mais simples e barato dos óleos, indicado para motores baratos que não são muito exigidos, indicado para moto de cidade que não sobem muito a rotação.
Proporção: 2.5% a 10% (alguns caras nem medem porcentagem só despejam no tanque)
Fabricantes: Petrobras, Shell, etc…

Um abraço galera espero que tenham gostado e aproveitado.

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1 comentário em “Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!”

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