Calculando gicles, agulha e ar, para Altura, temperatura. Carburação da moto.

Calculando gicles, agulha e ar, para Altura, temperatura. Carburação da moto.

Pessoal, lendo o manual da GAS GAS eu encontrei um método pra calcular a mudança de regulagem original do carburador (Carburação da moto), se houver uma mudança considerável de altura e temperatura. Alteração de gicles de alta e baixa se quiser, mas principalmente o necessário e prático que é parafuso do ar e altura da agulha.

Imagem
Imagem

Bom primeiro precisa saber os gicles originais da sua moto (consulte a internet), posição da agulha e posição do parafuso do ar.
Depois consultando essa tabela abaixo, você descobre o que deve fazer se a moto for usada em uma região muito alta ou quente, por exemplo.

Por exemplo o gicle da ec 125, o de baixa é #38. Eu vou usar a moto num lugar com temperatura 35 graus (quente) a 1000m de altura (curitiba). Acompanhando a linha pontilhada do gráfico, voce ve que o fator de correção é 0,94.

Bom agora é fácil, olhe na tabela de baixo qual é a mudança que se tem que fazer quando o fator é de 0,98 – 0.94.
Agulha não mexe
Parafuso do ar meia volta para fora.

Também se o fator é de 0,94 você deve calcular a alteração dos giclês de alta e baixa, simplesmente multiplicando o numero original do gicle por 0,94.

Por exemplo:
Gicle de baixa 38 x 0,94= 36
gicle de alta 185 x 0,94 = 174

Esse método de carburação da moto  é bem pratico quando você compra a moto de outra pessoa, aí de cara sem trocar nada você pode saber se a moto foi fuçada na carburação e o que deve ser arrumado. Portanto não deixe de conferir ou mesmo fazer a carburação da moto para que você tenha uma maquina perfeita.

Ver tópico completo no fórum