Equipe Honda Racing encara abertura do Brasileiro de Enduro em Itapema (SC)

Equipe Honda Racing encara abertura do Brasileiro de Enduro em Itapema (SC)

A temporada 2021 do Campeonato Brasileiro de Enduro vai começar neste fim de semana (27 e 28/2), em Itapema (SC). A equipe Honda Racing está pronta para a competição e acelera novamente com os pilotos Bruno Crivilin, Vinicius Calafati, Gabriel Soares e Bárbara Neves. O chefe de equipe é o multicampeão Felipe Zanol. 

Assim como nos dois últimos anos, a abertura será na cidade do litoral catarinense e contará com três voltas por dia em um circuito de 45 quilômetros, divididos em três especiais (trechos cronometrados), sendo um Cross Teste e dois Enduro Teste. O evento será realizado dentro dos protocolos de saúde e segurança devido à pandemia.

Tricampeão brasileiro nas categorias Enduro GP (geral) e E1, Bruno Crivilin vai conciliar as etapas da competição nacional com as provas do Campeonato Mundial e do Italiano de Enduro. “Parece que o ano passado ainda nem acabou e a gente vai começar mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro. Tivemos um intervalo menor e fui mais cedo neste ano para a Itália. Eu me preparei melhor não só fisicamente, mas na parte técnica. Estou bem confiante e ansioso também, já que a primeira corrida do ano sempre dá um friozinho na barriga”, conta Crivilin. Ele acelera a moto CRF 250RX.

Bruno Crivilin
Foto: Mundo Press

O capixaba de 23 anos é um dos grandes nomes da modalidade do país. Em 2020, ele levou o Brasil ao lugar mais alto do pódio em uma das etapas do Mundial de Enduro e conquistou a inédita medalha de bronze na classe J1 (para pilotos até 23 anos e com motos até 250cc). “Itapema sempre tem especiais bem divertidas e me sinto bem correndo lá. Assim que terminar a prova, já tenho que voltar para a Itália, porque tem corrida no próximo fim de semana. Estou morando lá e terei uma maratona intensa de viagem para cumprir meu calendário”, completa Crivilin.

Vinicius Calafati, dono de cinco títulos nacionais, disputará seu segundo ano pela equipe Honda Racing e com a motocicleta CRF 450RX. A novidade fica pela mudança de categoria: da E3, na qual ele é o atual bicampeão, para a E2. “Estou feliz em dar sequência ao trabalho iniciado no ano passado. Vou em busca de mais um título e estou bastante confiante, preparado e forte. A expectativa é de uma boa prova em Itapema e esperamos um ótimo início de campeonato. Terminamos a temporada em dezembro e já estamos começando em fevereiro. Mal paramos e, com isso, não perdemos o ritmo, o que é um ponto a nosso favor”, ressalta o paulista de Guariba.

Vinicius Calafati
Foto: Mundo Press

Quem também vai encarar uma categoria diferente de 2020 é o mineiro Gabriel Soares, que deixa a E2, na qual ele é o atual campeão, e retorna à EJ. “Este ano já começou intenso e repleto de desafios. Disputei o Rally Piocerá e fui campeão na classe Sênior, o que me dá mais energia e motivação para iniciar mais uma temporada do Brasileiro de Enduro. Gosto bastante da etapa de Itapema, que é bem rápida e com piso mais duro. Estou pronto para me superar cada vez mais”, diz Soares, que também vai utilizar a CRF 450RX.

Gabriel Soares
Foto: Mundo Press

Representante da equipe na categoria EF, exclusiva para mulheres, Bárbara Neves está animada para começar mais um ano no campeonato. “Nesta primeira etapa vou correr com a moto nacional CRF 250F, mesmo modelo que fui campeã em 2019 e 2020. Quero conquistar mais um título com ela em 2021. Tive um ótimo início de ano com os bons resultados no Rally Piocerá, no qual terminei com o vice-campeonato na classe Júnior, correndo junto com os homens”, evidencia a goiana de 20 anos, bicampeã latino-americana e tricampeã brasileira de enduro.

Bárbara Neves
Foto: Mundo Press

A equipe Honda Racing de Enduro FIM é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, DID e Seguros Honda.
 
Campeonato Brasileiro de Enduro 2021

1ª prova – Itapema (SC)

Programação*  

26/2 (Sexta-feira)

Das 13h às 18h – Funcionamento da secretaria de prova e produção de fotos oficiais dos pilotos

27/2 (Sábado)
7h30 – Briefing categorias Kids (Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids) 
8h – Largada das categorias Kids
Das 8h às 9h50 – Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado
9h30 – Briefing categorias para adultos
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Pre-finish
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia


28/2 (Domingo)
7h30 – Briefing categorias Kids (Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids) 
8h – Largada das categorias Kids
9h – Largada dos dois primeiros pilotos
15h – Condução das motos ao Parque Fechado
17h – Divulgação dos resultados oficiais do dia

*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Fonte: Show Radical