Qual a vantagem do garfo invertido?
Qual a vantagem do garfo invertido?
O titulo já descreve a pergunta. Eu vejo muita gente falando em inverter e tal, queria saber qual a vantagem.
a principal diferença é que os garfos invertidos usam o sistema de cartuchos e os nacionais usam o sistema mola-oleo.
No mola-óleo é simples: quando a suspensão se move o óleo é obrigado a passar por orifícios fixos. Quanto mais rápido a roda movimenta verticalmente, mais óleo é obrigado a passar pelos orifícios que são de tamanho FIXO. O problema é este orifício fixo. Este garfo tem muito pouca resistência quando a velocidade vertical da roda é baixa e são excessivamente duros quando a roda se move pra cima/pra baixo rapidamente.
Uma solução muito comum pra quem pega uma nacional e passa a usar no off road é mandar preparar as suspas... o que fazem então é a revalvulação. Nada mais é que alterar os furos, ou instalar óleo de suspensão de viscosidade diferente. Isto aumenta ou diminui a velocidade vertical da roda em todas situações, mas como os furos são de tamanho fixo a moto pode ficar boa para passar pelas irregularidade do terreno, mas piora quando você der uma freada ou acelera no estradão...
Já os garfos de cartucho usam umas molas em formato de arruela que se curvam quando o óleo passa pelo piston. Isto cria resistência à velocidade muito baixa e, quando a roda se move verticalmente muito rápido, as molas se curvam mais e o oleo passa mais rápido, amortecendo as pancadas de maneira mais eficiente.
Agora qto ao fato de alguns garfos especiais serem montados INVERTIDOS eu relamente n sei o porque, pois existem garfos cartuchados montados "certos", como por exemplo os de Dr400 ou kdx.
No mola-óleo é simples: quando a suspensão se move o óleo é obrigado a passar por orifícios fixos. Quanto mais rápido a roda movimenta verticalmente, mais óleo é obrigado a passar pelos orifícios que são de tamanho FIXO. O problema é este orifício fixo. Este garfo tem muito pouca resistência quando a velocidade vertical da roda é baixa e são excessivamente duros quando a roda se move pra cima/pra baixo rapidamente.
Uma solução muito comum pra quem pega uma nacional e passa a usar no off road é mandar preparar as suspas... o que fazem então é a revalvulação. Nada mais é que alterar os furos, ou instalar óleo de suspensão de viscosidade diferente. Isto aumenta ou diminui a velocidade vertical da roda em todas situações, mas como os furos são de tamanho fixo a moto pode ficar boa para passar pelas irregularidade do terreno, mas piora quando você der uma freada ou acelera no estradão...
Já os garfos de cartucho usam umas molas em formato de arruela que se curvam quando o óleo passa pelo piston. Isto cria resistência à velocidade muito baixa e, quando a roda se move verticalmente muito rápido, as molas se curvam mais e o oleo passa mais rápido, amortecendo as pancadas de maneira mais eficiente.
Agora qto ao fato de alguns garfos especiais serem montados INVERTIDOS eu relamente n sei o porque, pois existem garfos cartuchados montados "certos", como por exemplo os de Dr400 ou kdx.
TopsMan,
Como sempre, esclaresceu ! So lembrando q vc não vai " INVERTER " sua suspensão, pois isto não é posivel, vc vai substitui-la por uma invertida q pode ser uma adaptação de uma suspa d moto ESPECIAL, como pode ser facilmente encontrada entre a galera do FLM ou então comprar uma propria pra Tornado como as RACETECH q a LM comercializa.
Como sempre, esclaresceu ! So lembrando q vc não vai " INVERTER " sua suspensão, pois isto não é posivel, vc vai substitui-la por uma invertida q pode ser uma adaptação de uma suspa d moto ESPECIAL, como pode ser facilmente encontrada entre a galera do FLM ou então comprar uma propria pra Tornado como as RACETECH q a LM comercializa.
Bem... que eu me lembre meu primo disse que a vantagem da suspensão invertida é concentrar massa mais próximo do centro da roda.
Ta ligado que nas corridas de moto velocidade os pilotos estão as vezes praticamente em cima do tanque? Principalmente nas curvas, a turma de moto velocidade já projetou o motor o máximo possível para a frente, que é para ajudar na hora das curvas, a suspensão invertida (independente de ser cartuchada ou mola/óleo) concentram mais massa no centro da roda como eu já disse, daí eu não sei mais uma explicação detalhada da vantagem. Se eu viajei muito aí, alguém pode dar uma ajuda?
Ta ligado que nas corridas de moto velocidade os pilotos estão as vezes praticamente em cima do tanque? Principalmente nas curvas, a turma de moto velocidade já projetou o motor o máximo possível para a frente, que é para ajudar na hora das curvas, a suspensão invertida (independente de ser cartuchada ou mola/óleo) concentram mais massa no centro da roda como eu já disse, daí eu não sei mais uma explicação detalhada da vantagem. Se eu viajei muito aí, alguém pode dar uma ajuda?
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- Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44
cara...acho q o lance do peso influencia tb...mas seria mais pra parte de tração do que pra função da suspensãolagatixa escreveu:Bem... que eu me lembre meu primo disse que a vantagem da suspensão invertida é concentrar massa mais próximo do centro da roda.
Ta ligado que nas corridas de moto velocidade os pilotos estão as vezes praticamente em cima do tanque? Principalmente nas curvas, a turma de moto velocidade já projetou o motor o máximo possível para a frente, que é para ajudar na hora das curvas, a suspensão invertida (independente de ser cartuchada ou mola/óleo) concentram mais massa no centro da roda como eu já disse, daí eu não sei mais uma explicação detalhada da vantagem. Se eu viajei muito aí, alguém pode dar uma ajuda?
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