Qual a vantagem do garfo invertido?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
alex_svp
Membro
Mensagens: 237
Registrado em: 10 Junho 2005 à15 17:53

Qual a vantagem do garfo invertido?

Mensagem por alex_svp »

O titulo já descreve a pergunta. Eu vejo muita gente falando em inverter e tal, queria saber qual a vantagem.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

a principal diferença é que os garfos invertidos usam o sistema de cartuchos e os nacionais usam o sistema mola-oleo.

No mola-óleo é simples: quando a suspensão se move o óleo é obrigado a passar por orifícios fixos. Quanto mais rápido a roda movimenta verticalmente, mais óleo é obrigado a passar pelos orifícios que são de tamanho FIXO. O problema é este orifício fixo. Este garfo tem muito pouca resistência quando a velocidade vertical da roda é baixa e são excessivamente duros quando a roda se move pra cima/pra baixo rapidamente.

Uma solução muito comum pra quem pega uma nacional e passa a usar no off road é mandar preparar as suspas... o que fazem então é a revalvulação. Nada mais é que alterar os furos, ou instalar óleo de suspensão de viscosidade diferente. Isto aumenta ou diminui a velocidade vertical da roda em todas situações, mas como os furos são de tamanho fixo a moto pode ficar boa para passar pelas irregularidade do terreno, mas piora quando você der uma freada ou acelera no estradão...

Já os garfos de cartucho usam umas molas em formato de arruela que se curvam quando o óleo passa pelo piston. Isto cria resistência à velocidade muito baixa e, quando a roda se move verticalmente muito rápido, as molas se curvam mais e o oleo passa mais rápido, amortecendo as pancadas de maneira mais eficiente.


Agora qto ao fato de alguns garfos especiais serem montados INVERTIDOS eu relamente n sei o porque, pois existem garfos cartuchados montados "certos", como por exemplo os de Dr400 ou kdx.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

TopsMan,
Como sempre, esclaresceu ! So lembrando q vc não vai " INVERTER " sua suspensão, pois isto não é posivel, vc vai substitui-la por uma invertida q pode ser uma adaptação de uma suspa d moto ESPECIAL, como pode ser facilmente encontrada entre a galera do FLM ou então comprar uma propria pra Tornado como as RACETECH q a LM comercializa.
alex_svp
Membro
Mensagens: 237
Registrado em: 10 Junho 2005 à15 17:53

Mensagem por alex_svp »

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Valeu pelo total exclarecimento. Esse forum aqui é de longe o melhor no assunto, parabens pra voces.
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

Mensagem por luciano »

amigo e eu te garanto que a moto fica outra... e como se vc passasse da agua para o vinho , ela consegue ler o terreno muito melhor e com isso o motor transmite a sua força com mais uniformidade para o chão...
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Bem... que eu me lembre meu primo disse que a vantagem da suspensão invertida é concentrar massa mais próximo do centro da roda.

Ta ligado que nas corridas de moto velocidade os pilotos estão as vezes praticamente em cima do tanque? Principalmente nas curvas, a turma de moto velocidade já projetou o motor o máximo possível para a frente, que é para ajudar na hora das curvas, a suspensão invertida (independente de ser cartuchada ou mola/óleo) concentram mais massa no centro da roda como eu já disse, daí eu não sei mais uma explicação detalhada da vantagem. Se eu viajei muito aí, alguém pode dar uma ajuda?
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

lagatixa escreveu:Bem... que eu me lembre meu primo disse que a vantagem da suspensão invertida é concentrar massa mais próximo do centro da roda.

Ta ligado que nas corridas de moto velocidade os pilotos estão as vezes praticamente em cima do tanque? Principalmente nas curvas, a turma de moto velocidade já projetou o motor o máximo possível para a frente, que é para ajudar na hora das curvas, a suspensão invertida (independente de ser cartuchada ou mola/óleo) concentram mais massa no centro da roda como eu já disse, daí eu não sei mais uma explicação detalhada da vantagem. Se eu viajei muito aí, alguém pode dar uma ajuda?
cara...acho q o lance do peso influencia tb...mas seria mais pra parte de tração do que pra função da suspensão
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem