Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por Guilherme 2T »

Boa noite Galera!!

Vendi minha moto para um rapaz, mas eu só tinha uma cópia da NF da moto (uma EC250).

Procurei um contador aqui da minha cidade expliquei o caso e pedi se tinha algum jeito de eu transferir essa nota para o cara que vai comprar.

Ele me sugeriu fazer uma Nota Fiscal Avulsa de Venda da Moto, que seria uma nota fiscal de eu como proprietário da moto fazendo uma venda para outra pessoa ou seja de CPF para CPF, sem gerar recolhimento de ICMS.

Encaminhei todos os dados para ele e vou ver o que ele consegue fazer, segundo ele para ter validade tem que ser registrada na receita regional.

Achei um documento bem bacana para ser feito na hora eu que você vai comprar uma moto que só tenha a NF, me parece um modo mais seguro que reconheçer uma declaração em cartório e o melhor disso o custo é de uma folha do talão de nota, ou seja Centavos!

Alguém já ouviu falar disso?? É valido??

Eu mandei fazer... Vamos ver se vai dar certo, semana que vem vou ter a resposta!!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por NESTOR/RS »

Sim...a Nota avulsa vc pode comprar em papelarias...leva na receita estadual e lá eles te orientam como preencher para ficar registrado lá. Não há recolhimento de impostos sobre transações de bens móveis usados.
Só lembrando que isto vale se o veículo não tiver registro de RENAVAM.
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por caco »

ótima dica. obrigado
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por Rafael Corretor »

Importante que se diga que essa nota apenas prova a procedência da moto, ou seja, ela prova que foi voce que vendeu a ele.
Portanto se essa moto for cabrito e os tiras pegarem ela eles vão atraz de você.

Abração
guips
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 22 Setembro 2009 à15 16:21

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por guips »

Rafael Corretor escreveu:Importante que se diga que essa nota apenas prova a procedência da moto, ou seja, ela prova que foi voce que vendeu a ele.
Portanto se essa moto for cabrito e os tiras pegarem ela eles vão atraz de você.

Abração
Acho que não , até porque os tiras querem quem faz o contrabando!
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por Rafael Corretor »

guips escreveu:
Rafael Corretor escreveu:Importante que se diga que essa nota apenas prova a procedência da moto, ou seja, ela prova que foi voce que vendeu a ele.
Portanto se essa moto for cabrito e os tiras pegarem ela eles vão atraz de você.

Abração
Acho que não , até porque os tiras querem quem faz o contrabando!
Então brother, até que tu entregue quem te vendeu, a bomba ta na tua mão.

Ou sabe de onde saiu a moto ou foi tu quem a trouxe.
Gabrielsul
Membro
Mensagens: 982
Registrado em: 28 Julho 2011 à53 14:39

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por Gabrielsul »

realmente a Nota Fiscal avulsa pode ser utilizada sem problemas, visto que ela esteja devidamente registrada na Receita Estadual, e quanto o comprovante basta voce ter os documentos de quem esta comprando/vedendo da pra ser feito um contrato de Compra e Venda de Moto Usada, ou apenas um recibo que voce vai levar no cartorio reconhecer firma, e autenticar ele. Pronto voce fez um procedimento legal.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por Rafael Corretor »

A bom então esta tudo resolvido num passe de mágica!

E a procedência,entrou no brasil de que jeito?

Barbada então vai pro Uruguai compra uma especial usada por uma ninharia vem pra cá e mete uma nota avulsa do teu pai pra ti por exemplo e ta tudo legalizado.
Não sonha bruxo.

Faz isso então e depois me conta quando os tiras te pararem.
Gabrielsul
Membro
Mensagens: 982
Registrado em: 28 Julho 2011 à53 14:39

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por Gabrielsul »

Rafael to partindo do principio que voce tem a Nota Fiscal da moto, se a moto esta no nome de quem compro e o mesmo fez a nota avulsa para quem vendeu o procedimento é legal, agora! CONFERIR se a moto esta com todas as guias de importação paga é outra historia. Fazendo estes procedimentos voce nao vai levar nem um processo. Pode até perder a moto porem nao vai se encomodar(com a policia nem Ministerio Publico).
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por caco »

gabriel e rafael, tô achando que chegamos num impasse , precisamos de algum advogado ou policial para esclarecer as dúvidas...

gabriel parece que você quer achar uma forma de comprar uma moto fria de qualquer maneira e tirando o seu da reta, cuidado colega...até explicar direito a história para as autoridades é complicado e você não precisa conscientemente se complicar, né?
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por Predador »

Gabrielsul escreveu:Rafael to partindo do principio que voce tem a Nota Fiscal da moto, se a moto esta no nome de quem compro e o mesmo fez a nota avulsa para quem vendeu o procedimento é legal, agora! CONFERIR se a moto esta com todas as guias de importação paga é outra historia. Fazendo estes procedimentos voce nao vai levar nem um processo. Pode até perder a moto porem nao vai se encomodar(com a policia nem Ministerio Publico).

E qual seria a diferença entre isso e fazer um recibo ? Inclusive só a nota fiscal não é garantia de que o comprador pagou, precisaria do recibo de qualquer forma.

A nota avulsa acho que só seria útil pra enviar a moto via transportadora por exemplo.
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por Guilherme 2T »

Eu acredito que se algum dia por acaso você arranjar confusão com a policia e a moto venha a ser apreendida, o único que pode tirar a moto do guincho é o dono da moto, no caso o destinatário na nota fiscal!

Eu acredito que seja uma garantia a mais! A próxima moto que eu tiver vou querer fazer isso e claro junto com o recibo reconhecido em cartório!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por GELOUS »

Vamos por partes galera!

Primeiro, a moto de competição é um bem móvel, e como todo bem móvel a propriedade se transfere com a simples tradição do bem. Ou seja, vendeu, entregou, o outro pegou é dele.

A nota fiscal serve para comprovar origem (que não é roubada, que não é fruto de crime, etc).

Seja quem for, se tá com a moto e com a nota, para todos os efeitos, é dono e pronto.

A cadeia de recibos é apenas uma garantia A MAIS para o comprador, que pode demonstrar, cronologicamente, como aquela moto veio parar na mão dele.

No mais, reconhecer firma em cartório também não obriga nada. Apenas impede que o vendedor, eventualmente, diga que aquela assinatura num eventual recibo não é dele. Mas, mesmo essa negativa da "autoria" da assinatura pode ser contestada se o trem for pro pau mesmo.

A nota fiscal avulsa, da qual estão tratando aqui, na minha opinião, não serve pra nada.
Gabrielsul
Membro
Mensagens: 982
Registrado em: 28 Julho 2011 à53 14:39

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por Gabrielsul »

Predador escreveu:
Gabrielsul escreveu:Rafael to partindo do principio que voce tem a Nota Fiscal da moto, se a moto esta no nome de quem compro e o mesmo fez a nota avulsa para quem vendeu o procedimento é legal, agora! CONFERIR se a moto esta com todas as guias de importação paga é outra historia. Fazendo estes procedimentos voce nao vai levar nem um processo. Pode até perder a moto porem nao vai se encomodar(com a policia nem Ministerio Publico).

E qual seria a diferença entre isso e fazer um recibo ? Inclusive só a nota fiscal não é garantia de que o comprador pagou, precisaria do recibo de qualquer forma.

A nota avulsa acho que só seria útil pra enviar a moto via transportadora por exemplo.


Bom, acho então que fiz confusão, a nota avulsa deve ser realmente então para transportar
Juca
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 23 Outubro 2006 à58 13:51

Re: Nota Avulsa Para Vender motos Especiais

Mensagem por Juca »

Olha, já vendi moto importada com nota fiscal de importação e só entreguei a moto e a mesma nota pro comprador, hein. Na minha opinião seria o procedimento mais simples a se fazer. Mas se quiser tirar uma nota avulsa não tem problema, visto que é só ir na Receita Federal com o número do chassi da moto, tirar uma negativa ou pegar um papel deles que a moto entrou legalmente e tudo bem, isso se a moto não ter a nota original oficial de importação. Mas se ela tem NF então pode fazer a nota avulsa ou recibo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem