Nó!!! O finado deve ter ficado muito feliz com este elogio que fêz a ele.GELOUS escreveu:Este aí é tu Robini? Achei que fosse o Zacarias dos trapalhões! :lol: :lol: :lol:
Altura da Tornado (Baixar)
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Caro Tops,TopsMan escreveu:Escreveu n leu... o pau comeu !!! :twisted: hehehe
Mas por favor n me entendam mal heim.... n quis ser grosso.
Deixe eu resumir para você o que eu queria fazer....
Eu acho muito alta a Tornado, fazendo manobras paradas em subidões, com garupa é fróids, eu fico na ponta dos pés e é muito ruim, já derrubei parada várias vezes coisa que não acontecia com minha XT225 e XR200(se adiantar só ando em estrada de chão, montanhas...) Como ví o tópico e eu não queria baixar a moto pelo método original da honda que é baixar a suspensão traseira e as bengalas. Me interessei nessa história que mexer na mola baixa um pouco ela.... e ficará na regulagem alta dela.
Me dê um parecer
Valeu
TÓXA
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eu achei q ficou boa, nunca fiquei trancado em nunhum lugar por causa da autura e tem colegas meus que tem ela n autura normal e n dah diferença nas trilhas, na minha opiniao ficou melhor pq eu tenho mais estabilidade do q com ela alta!!!
axo q vale a pena baixa r a motoca!!!!
axo q vale a pena baixa r a motoca!!!!
Legal, me conte como é a Tornado baixa? dá para andar na boa em buraqueira? andar com garupa em buracos? em relação a uma XR 200 ela fica mais baixa?
Pra acostumar com a Tornado, eu andava de DT 200, eu andei alguns meses com ela "rebaixada" (parecia aqueles opalas brancos, 6 canecos, 4 portas e rebaixado).
Entortei o pedal de freio e o de marcha algumas vezes, por que eles pegavam nas cavas, pedras, etc... .
Além disto quando ia transpor algum tronco ou morundú (busquei esta palavra lá em 1954) ela agarrava o peito de aço.
Mas, ande uns tempos com ela "rebaixada" para ver como fica.
Ah... agora, com ela alta, quando paro em algum lugar plano eu apóio a ponta do dedão de um dos pés no chão.
Entortei o pedal de freio e o de marcha algumas vezes, por que eles pegavam nas cavas, pedras, etc... .
Além disto quando ia transpor algum tronco ou morundú (busquei esta palavra lá em 1954) ela agarrava o peito de aço.
Mas, ande uns tempos com ela "rebaixada" para ver como fica.
Ah... agora, com ela alta, quando paro em algum lugar plano eu apóio a ponta do dedão de um dos pés no chão.
Olha só. Acho que os que já não tem, querem ter uma importada e nelas só se encosta a pontinha dos dois pés ou só um pé por inteiro e acho que se deve tentar andar assim. Tenho 1,80 e minha dt foi levantada e coloco as duas pontas dos pés no chão. Nas cavas vc não vai precisar de altura e se estiver andado em um lugar como em faixas que separam as cavas, nem que vc tivesse 2,5m.
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so q uma tornado pesa 134 k , e uma importada na maioria é entre 100 e 110 kilos, dai fica bem mais facil de controlar a moto!!!! :D :D :Dgugamor escreveu:Olha só. Acho que os que já não tem, querem ter uma importada e nelas só se encosta a pontinha dos dois pés ou só um pé por inteiro e acho que se deve tentar andar assim. Tenho 1,80 e minha dt foi levantada e coloco as duas pontas dos pés no chão. Nas cavas vc não vai precisar de altura e se estiver andado em um lugar como em faixas que separam as cavas, nem que vc tivesse 2,5m.
Caro Guga, permita-me discordar de vc neste aspecto! Mesmo trocando o tanque (e outros badulaques também) a Tornado nunca vai chegar a pesar 100 kg como as especiais! Não chega nem perto! Trocando só o tanque, além de piorar a pilotagem (pelo que ouvi falar) não diminui em nada ou quase nada o peso!gugamor escreveu:Vc tirando o tanque e colocando um de plástico e outros acessóris, o peso vai se aproximar e ela ainda é mais baixa que uma husky ou ktm, as wr yamahas s~so grandes tb.
Ok Toxá... seguinte:TÓXA escreveu: Caro Tops,
Deixe eu resumir para você o que eu queria fazer....
Como ví o tópico e eu não queria baixar a moto pelo método original da honda que é baixar a suspensão traseira e as bengalas. Me interessei nessa história que mexer na mola baixa um pouco ela.... e ficará na regulagem alta dela.
TÓXA
1º essa coisa de "escreveu n leu, o pau comeu" é zoieira, tá ?? Estamos aqui pra tirar dúvidas mesmo e estou longe de ser um entendido no assunto, to aprendendo muito com a galera aqui...
Bom... voltando a falar da suspa, acho q o jeito "certo" de abaixar a moto seria descendo a bengala e usando os 1º furos daquele final do amortecedor trazeiro. como está mostrado nas figuras. Fazendo isso, vc desce a moto por inteiro.
O que o Marcio falou de abaixar a moto pelo ajuste da compressão da mola tbem acho que pode ser considerado "uma maneira de abaixar a moto" mas (pelo menos na minha cabeça) n é uma maneira "sadia", veja bem:
Na verdade vc vai estar regulando é a pressão da mola traseira, ou seja a moto vai ficar baixa pq com o seu peso em cima da mola "frouxa" o conjunto traseiro todo vai descer.... vc vai dar pé, mas a moto vai ficar com a frente alta.
Imagine, vc vai colocar seu peso na moto, a traseira está "frouxa"e vai descer, sua roda dianteira terá pouca pressão no solo. Ai vc acelera, a pressão na trasira aumenta e vc fica mais sem pressão na frente ainda... acredito q numa pista ou no estradão, vc vai ter a nítida impressão que a moto está descontrolada.... o guidão vai ficar bambo na sua mão.
Então, fazer esse ajuste pensando SOMENTE na altura da moto, eu acho um raciocínio incompleto. Vc deve ter em mente que a moto vai descer sim, mas vc vai precisar ajustar a dianteira pois se não vc n vai ter um equilibrio.
Mas claro q eu estou sendo um "teórico" aqui... ou seja seria bom vc fazer e experimentar novas regulagens e achar o ponto certo. Apenas tenha em mente que SE for preciso descer as bengalas... DEVE ser feito pois se n vc n vai ter equilibrio na suspa.
Com 1,70 metros acho q vc pode deixar a moto com a regulagam do pino do amortecedor traseiro na posição altal. Então soltar um pouco a mola até vc dar pé. E então descer um pouco as bengalas... mas só um pouquinho, pra frente n ficar solta na sua mão qdo acelerar... SE for necessário. Tente calcular o SAG, e já que vc n vai poder mexer na mola (pra n tirar o ajuste da altura) vc vai ter que mexer na dianteira, até acha o ponto certo. 'Tendeu ???
Abraço.
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TopsMan escreveu:Ok Toxá... seguinte:TÓXA escreveu: Caro Tops,
Deixe eu resumir para você o que eu queria fazer....
Como ví o tópico e eu não queria baixar a moto pelo método original da honda que é baixar a suspensão traseira e as bengalas. Me interessei nessa história que mexer na mola baixa um pouco ela.... e ficará na regulagem alta dela.
TÓXA
1º essa coisa de "escreveu n leu, o pau comeu" é zoieira, tá ?? Estamos aqui pra tirar dúvidas mesmo e estou longe de ser um entendido no assunto, to aprendendo muito com a galera aqui...
Bom... voltando a falar da suspa, acho q o jeito "certo" de abaixar a moto seria descendo a bengala e usando os 1º furos daquele final do amortecedor trazeiro. como está mostrado nas figuras. Fazendo isso, vc desce a moto por inteiro.
O que o Marcio falou de abaixar a moto pelo ajuste da compressão da mola tbem acho que pode ser considerado "uma maneira de abaixar a moto" mas (pelo menos na minha cabeça) n é uma maneira "sadia", veja bem:
Na verdade vc vai estar regulando é a pressão da mola traseira, ou seja a moto vai ficar baixa pq com o seu peso em cima da mola "frouxa" o conjunto traseiro todo vai descer.... vc vai dar pé, mas a moto vai ficar com a frente alta.
Imagine, vc vai colocar seu peso na moto, a traseira está "frouxa"e vai descer, sua roda dianteira terá pouca pressão no solo. Ai vc acelera, a pressão na trasira aumenta e vc fica mais sem pressão na frente ainda... acredito q numa pista ou no estradão, vc vai ter a nítida impressão que a moto está descontrolada.... o guidão vai ficar bambo na sua mão.
Então, fazer esse ajuste pensando SOMENTE na altura da moto, eu acho um raciocínio incompleto. Vc deve ter em mente que a moto vai descer sim, mas vc vai precisar ajustar a dianteira pois se não vc n vai ter um equilibrio.
Mas claro q eu estou sendo um "teórico" aqui... ou seja seria bom vc fazer e experimentar novas regulagens e achar o ponto certo. Apenas tenha em mente que SE for preciso descer as bengalas... DEVE ser feito pois se n vc n vai ter equilibrio na suspa.
Com 1,70 metros acho q vc pode deixar a moto com a regulagam do pino do amortecedor traseiro na posição altal. Então soltar um pouco a mola até vc dar pé. E então descer um pouco as bengalas... mas só um pouquinho, pra frente n ficar solta na sua mão qdo acelerar... SE for necessário. Tente calcular o SAG, e já que vc n vai poder mexer na mola (pra n tirar o ajuste da altura) vc vai ter que mexer na dianteira, até acha o ponto certo. 'Tendeu ???
Muito Obrigado,
TÓXA
Abraço.
E por falar em XR200. Eu estou querendo eh aumentar a altura da XR200. Há algo que se possa fazer numa XR200 aumentar a altura do chassi em relacao ao solo? Me parece que existe um alongador que coloca na suspensao dianteira. É isto mesmo?TÓXA escreveu:Legal, me conte como é a Tornado baixa? dá para andar na boa em buraqueira? andar com garupa em buracos? em relação a uma XR 200 ela fica mais baixa?felipeschwantz escreveu:eu n cheguei a andar com a minha alta, quando comprei jah baxei antes de testa como era na trilha!!!
Valeu
TÓXA
TÓXA[/quote]
E por falar em XR200. Eu estou querendo eh aumentar a altura da XR200. Há algo que se possa fazer numa XR200 aumentar a altura do chassi em relacao ao solo? Me parece que existe um alongador que coloca na suspensao dianteira. É isto mesmo?[/quote]
Tem alongador, tanto para o amortecedor traseiro como para a bengala (calços).
Mas veja bem como vai fazer pra manter a proporcionalidade de altura traseira/dianteira. Caso contrário a moto fica desiquilibrada, principalmente pra fazer curvas.
E por falar em XR200. Eu estou querendo eh aumentar a altura da XR200. Há algo que se possa fazer numa XR200 aumentar a altura do chassi em relacao ao solo? Me parece que existe um alongador que coloca na suspensao dianteira. É isto mesmo?[/quote]
Tem alongador, tanto para o amortecedor traseiro como para a bengala (calços).
Mas veja bem como vai fazer pra manter a proporcionalidade de altura traseira/dianteira. Caso contrário a moto fica desiquilibrada, principalmente pra fazer curvas.
E por falar em XR200. Eu estou querendo eh aumentar a altura da XR200. Há algo que se possa fazer numa XR200 aumentar a altura do chassi em relacao ao solo? Me parece que existe um alongador que coloca na suspensao dianteira. É isto mesmo?[/quote]ale primo escreveu:TÓXA
Tem alongador, tanto para o amortecedor traseiro como para a bengala (calços).
Mas veja bem como vai fazer pra manter a proporcionalidade de altura traseira/dianteira. Caso contrário a moto fica desiquilibrada, principalmente pra fazer curvas.[/quote]
Entao, o ideal eh colocar alongador nas duas susps. e aumentar a mesma quantidade nas duas? Ja ouvi dizer que quando se coloca alongador na susp traseira a moto perde a estabilidade. Deve ser entao por causa de alongar a susp traseira e nao fazer o mesmo na dianteira?
Estes alongadores permitem fazer regulagens de altura, ou vc ja os compra na altura determinada?
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