Altura da Tornado (Baixar)

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

GELOUS escreveu:Este aí é tu Robini? Achei que fosse o Zacarias dos trapalhões! :lol: :lol: :lol:
Nó!!! O finado deve ter ficado muito feliz com este elogio que fêz a ele.
felipeschwantz
Membro
Mensagens: 712
Registrado em: 20 Janeiro 2005 à33 10:08

Mensagem por felipeschwantz »

eu n cheguei a andar com a minha alta, quando comprei jah baxei antes de testa como era na trilha!!!
TÓXA
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dezembro 2004 à47 09:47

Mensagem por TÓXA »

felipeschwantz escreveu:eu n cheguei a andar com a minha alta, quando comprei jah baxei antes de testa como era na trilha!!!
Legal, me conte como é a Tornado baixa? dá para andar na boa em buraqueira? andar com garupa em buracos? em relação a uma XR 200 ela fica mais baixa?


Valeu

TÓXA
TÓXA
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dezembro 2004 à47 09:47

Mensagem por TÓXA »

TopsMan escreveu:Escreveu n leu... o pau comeu !!! :twisted: hehehe

Mas por favor n me entendam mal heim.... n quis ser grosso. :wink:
Caro Tops,


Deixe eu resumir para você o que eu queria fazer....

Eu acho muito alta a Tornado, fazendo manobras paradas em subidões, com garupa é fróids, eu fico na ponta dos pés e é muito ruim, já derrubei parada várias vezes coisa que não acontecia com minha XT225 e XR200(se adiantar só ando em estrada de chão, montanhas...) Como ví o tópico e eu não queria baixar a moto pelo método original da honda que é baixar a suspensão traseira e as bengalas. Me interessei nessa história que mexer na mola baixa um pouco ela.... e ficará na regulagem alta dela.

Me dê um parecer


Valeu


TÓXA
felipeschwantz
Membro
Mensagens: 712
Registrado em: 20 Janeiro 2005 à33 10:08

Mensagem por felipeschwantz »

eu achei q ficou boa, nunca fiquei trancado em nunhum lugar por causa da autura e tem colegas meus que tem ela n autura normal e n dah diferença nas trilhas, na minha opiniao ficou melhor pq eu tenho mais estabilidade do q com ela alta!!!
axo q vale a pena baixa r a motoca!!!!
Legal, me conte como é a Tornado baixa? dá para andar na boa em buraqueira? andar com garupa em buracos? em relação a uma XR 200 ela fica mais baixa?
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Pra acostumar com a Tornado, eu andava de DT 200, eu andei alguns meses com ela "rebaixada" (parecia aqueles opalas brancos, 6 canecos, 4 portas e rebaixado).

Entortei o pedal de freio e o de marcha algumas vezes, por que eles pegavam nas cavas, pedras, etc... .

Além disto quando ia transpor algum tronco ou morundú (busquei esta palavra lá em 1954) ela agarrava o peito de aço.

Mas, ande uns tempos com ela "rebaixada" para ver como fica.

Ah... agora, com ela alta, quando paro em algum lugar plano eu apóio a ponta do dedão de um dos pés no chão.
gugamor
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Março 2005 à10 19:48

Mensagem por gugamor »

Olha só. Acho que os que já não tem, querem ter uma importada e nelas só se encosta a pontinha dos dois pés ou só um pé por inteiro e acho que se deve tentar andar assim. Tenho 1,80 e minha dt foi levantada e coloco as duas pontas dos pés no chão. Nas cavas vc não vai precisar de altura e se estiver andado em um lugar como em faixas que separam as cavas, nem que vc tivesse 2,5m.
felipeschwantz
Membro
Mensagens: 712
Registrado em: 20 Janeiro 2005 à33 10:08

Mensagem por felipeschwantz »

gugamor escreveu:Olha só. Acho que os que já não tem, querem ter uma importada e nelas só se encosta a pontinha dos dois pés ou só um pé por inteiro e acho que se deve tentar andar assim. Tenho 1,80 e minha dt foi levantada e coloco as duas pontas dos pés no chão. Nas cavas vc não vai precisar de altura e se estiver andado em um lugar como em faixas que separam as cavas, nem que vc tivesse 2,5m.
so q uma tornado pesa 134 k , e uma importada na maioria é entre 100 e 110 kilos, dai fica bem mais facil de controlar a moto!!!! :D :D :D
gugamor
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Março 2005 à10 19:48

Mensagem por gugamor »

Vc tirando o tanque e colocando um de plástico e outros acessóris, o peso vai se aproximar e ela ainda é mais baixa que uma husky ou ktm, as wr yamahas s~so grandes tb.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

gugamor escreveu:Vc tirando o tanque e colocando um de plástico e outros acessóris, o peso vai se aproximar e ela ainda é mais baixa que uma husky ou ktm, as wr yamahas s~so grandes tb.
Caro Guga, permita-me discordar de vc neste aspecto! Mesmo trocando o tanque (e outros badulaques também) a Tornado nunca vai chegar a pesar 100 kg como as especiais! Não chega nem perto! Trocando só o tanque, além de piorar a pilotagem (pelo que ouvi falar) não diminui em nada ou quase nada o peso! :wink:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

TÓXA escreveu: Caro Tops,
Deixe eu resumir para você o que eu queria fazer....

Como ví o tópico e eu não queria baixar a moto pelo método original da honda que é baixar a suspensão traseira e as bengalas. Me interessei nessa história que mexer na mola baixa um pouco ela.... e ficará na regulagem alta dela.

TÓXA
Ok Toxá... seguinte:

1º essa coisa de "escreveu n leu, o pau comeu" é zoieira, tá ?? Estamos aqui pra tirar dúvidas mesmo e estou longe de ser um entendido no assunto, to aprendendo muito com a galera aqui...

Bom... voltando a falar da suspa, acho q o jeito "certo" de abaixar a moto seria descendo a bengala e usando os 1º furos daquele final do amortecedor trazeiro. como está mostrado nas figuras. Fazendo isso, vc desce a moto por inteiro.

O que o Marcio falou de abaixar a moto pelo ajuste da compressão da mola tbem acho que pode ser considerado "uma maneira de abaixar a moto" mas (pelo menos na minha cabeça) n é uma maneira "sadia", veja bem:

Na verdade vc vai estar regulando é a pressão da mola traseira, ou seja a moto vai ficar baixa pq com o seu peso em cima da mola "frouxa" o conjunto traseiro todo vai descer.... vc vai dar pé, mas a moto vai ficar com a frente alta.

Imagine, vc vai colocar seu peso na moto, a traseira está "frouxa"e vai descer, sua roda dianteira terá pouca pressão no solo. Ai vc acelera, a pressão na trasira aumenta e vc fica mais sem pressão na frente ainda... acredito q numa pista ou no estradão, vc vai ter a nítida impressão que a moto está descontrolada.... o guidão vai ficar bambo na sua mão.

Então, fazer esse ajuste pensando SOMENTE na altura da moto, eu acho um raciocínio incompleto. Vc deve ter em mente que a moto vai descer sim, mas vc vai precisar ajustar a dianteira pois se não vc n vai ter um equilibrio.

Mas claro q eu estou sendo um "teórico" aqui... ou seja seria bom vc fazer e experimentar novas regulagens e achar o ponto certo. Apenas tenha em mente que SE for preciso descer as bengalas... DEVE ser feito pois se n vc n vai ter equilibrio na suspa.

Com 1,70 metros acho q vc pode deixar a moto com a regulagam do pino do amortecedor traseiro na posição altal. Então soltar um pouco a mola até vc dar pé. E então descer um pouco as bengalas... mas só um pouquinho, pra frente n ficar solta na sua mão qdo acelerar... SE for necessário. Tente calcular o SAG, e já que vc n vai poder mexer na mola (pra n tirar o ajuste da altura) vc vai ter que mexer na dianteira, até acha o ponto certo. 'Tendeu ???

Abraço.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Brother eu apenar entortei o pézinho da minha moto ( de forma que ele fiquei como um cotovelo com angulo de uns 20º, mais aberto, e economisei 70 mangos).

gambi mesmo.

um abraço
felipeschwantz
Membro
Mensagens: 712
Registrado em: 20 Janeiro 2005 à33 10:08

Mensagem por felipeschwantz »

Siquinelli escreveu:Brother eu apenar entortei o pézinho da minha moto ( de forma que ele fiquei como um cotovelo com angulo de uns 20º, mais aberto, e economisei 70 mangos).

gambi mesmo.

um abraço
Bah mais na hora de recuar ele n fica muito pra fora da moto
TÓXA
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dezembro 2004 à47 09:47

Mensagem por TÓXA »

TopsMan escreveu:
TÓXA escreveu: Caro Tops,
Deixe eu resumir para você o que eu queria fazer....

Como ví o tópico e eu não queria baixar a moto pelo método original da honda que é baixar a suspensão traseira e as bengalas. Me interessei nessa história que mexer na mola baixa um pouco ela.... e ficará na regulagem alta dela.

TÓXA
Ok Toxá... seguinte:

1º essa coisa de "escreveu n leu, o pau comeu" é zoieira, tá ?? Estamos aqui pra tirar dúvidas mesmo e estou longe de ser um entendido no assunto, to aprendendo muito com a galera aqui...

Bom... voltando a falar da suspa, acho q o jeito "certo" de abaixar a moto seria descendo a bengala e usando os 1º furos daquele final do amortecedor trazeiro. como está mostrado nas figuras. Fazendo isso, vc desce a moto por inteiro.

O que o Marcio falou de abaixar a moto pelo ajuste da compressão da mola tbem acho que pode ser considerado "uma maneira de abaixar a moto" mas (pelo menos na minha cabeça) n é uma maneira "sadia", veja bem:

Na verdade vc vai estar regulando é a pressão da mola traseira, ou seja a moto vai ficar baixa pq com o seu peso em cima da mola "frouxa" o conjunto traseiro todo vai descer.... vc vai dar pé, mas a moto vai ficar com a frente alta.

Imagine, vc vai colocar seu peso na moto, a traseira está "frouxa"e vai descer, sua roda dianteira terá pouca pressão no solo. Ai vc acelera, a pressão na trasira aumenta e vc fica mais sem pressão na frente ainda... acredito q numa pista ou no estradão, vc vai ter a nítida impressão que a moto está descontrolada.... o guidão vai ficar bambo na sua mão.

Então, fazer esse ajuste pensando SOMENTE na altura da moto, eu acho um raciocínio incompleto. Vc deve ter em mente que a moto vai descer sim, mas vc vai precisar ajustar a dianteira pois se não vc n vai ter um equilibrio.

Mas claro q eu estou sendo um "teórico" aqui... ou seja seria bom vc fazer e experimentar novas regulagens e achar o ponto certo. Apenas tenha em mente que SE for preciso descer as bengalas... DEVE ser feito pois se n vc n vai ter equilibrio na suspa.

Com 1,70 metros acho q vc pode deixar a moto com a regulagam do pino do amortecedor traseiro na posição altal. Então soltar um pouco a mola até vc dar pé. E então descer um pouco as bengalas... mas só um pouquinho, pra frente n ficar solta na sua mão qdo acelerar... SE for necessário. Tente calcular o SAG, e já que vc n vai poder mexer na mola (pra n tirar o ajuste da altura) vc vai ter que mexer na dianteira, até acha o ponto certo. 'Tendeu ???


Muito Obrigado,



TÓXA

Abraço.
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Falou tudo Tops. (Esse cara entende da coisa.....)
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

TÓXA escreveu:
felipeschwantz escreveu:eu n cheguei a andar com a minha alta, quando comprei jah baxei antes de testa como era na trilha!!!
Legal, me conte como é a Tornado baixa? dá para andar na boa em buraqueira? andar com garupa em buracos? em relação a uma XR 200 ela fica mais baixa?


Valeu

TÓXA
E por falar em XR200. Eu estou querendo eh aumentar a altura da XR200. Há algo que se possa fazer numa XR200 aumentar a altura do chassi em relacao ao solo? Me parece que existe um alongador que coloca na suspensao dianteira. É isto mesmo?
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Edu...

Na XR200 o amortecedor n tem aqueles furos no suporte de baixo... a solução seria fazer esse suporte e soldar ou adaptar lá no amortecedor. Mas tem que ser muuuito bem feito pois se n pode entortar e zicar tudo.

Bom... pelo menos é o que eu sei... talves surjam mais opiniões e dicas.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

TÓXA[/quote]
E por falar em XR200. Eu estou querendo eh aumentar a altura da XR200. Há algo que se possa fazer numa XR200 aumentar a altura do chassi em relacao ao solo? Me parece que existe um alongador que coloca na suspensao dianteira. É isto mesmo?[/quote]


Tem alongador, tanto para o amortecedor traseiro como para a bengala (calços).
Mas veja bem como vai fazer pra manter a proporcionalidade de altura traseira/dianteira. Caso contrário a moto fica desiquilibrada, principalmente pra fazer curvas.
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

ale primo escreveu:TÓXA
E por falar em XR200. Eu estou querendo eh aumentar a altura da XR200. Há algo que se possa fazer numa XR200 aumentar a altura do chassi em relacao ao solo? Me parece que existe um alongador que coloca na suspensao dianteira. É isto mesmo?[/quote]


Tem alongador, tanto para o amortecedor traseiro como para a bengala (calços).
Mas veja bem como vai fazer pra manter a proporcionalidade de altura traseira/dianteira. Caso contrário a moto fica desiquilibrada, principalmente pra fazer curvas.[/quote]

Entao, o ideal eh colocar alongador nas duas susps. e aumentar a mesma quantidade nas duas? Ja ouvi dizer que quando se coloca alongador na susp traseira a moto perde a estabilidade. Deve ser entao por causa de alongar a susp traseira e nao fazer o mesmo na dianteira?
Estes alongadores permitem fazer regulagens de altura, ou vc ja os compra na altura determinada?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem