Tornado Fumando

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
SergioItalo
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Abril 2005 à47 19:24

Tornado Fumando

Mensagem por SergioItalo »

Aê Galera

Ando preocupado com meu canhão está fumando quando ando em altas em alguns momentos (fumaça azul) e quando enrolo o cabo todo q solto dah uma fumaçada mais escura.
A moto tah com 17000 rodados e naum posso negar q levar umas torcidas de cabo quase todo fds. :twisted:
Ela continua com a mesma performance e vale salientar que ela fumaça no momento em que acelero e dah uma quantidade alta de giro e solto, não fica direto fumaçando.
Preciso já trocar anal, pistaum e etc...?
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Olá Sérgio Ítalo...seja muito bem vindo ao FLM...sinta-se em casa...e aproveite ao máximo...
Se possível, dê uma passadinha na categoria BEM VINDO, APRESENTE-SE, e fale um pouco sobre vc, sua turma, sua moto, sua categoria preferida...fale o q quiser....Assim a galera fica te conhecendo melhor... :wink:

Quanto ao problema na sua Toni..tudo indica estar nos anéis....e na camisa. Vc limpa periódicamente o filtro de ar da sua moto??? Vc usa a moto para andar em estradas de chão, trilhas, etc...Ou só usa no asfalto mesmo???

Vc troca o óleo de quanto em quanto tempo???Ou Km?Qual o óleo q vc usa???

Pergunto isso, pq assim fica mais fácil de descobrir o q está ocorrendo realmente.... A sua moto está muito nova...apenas 17.000KM....caso vc ande apenas no asfalto...troque óleo regularmente...e mantém seu filtro de ar limpo....não era para ela estar fumando...mesmo dando uns cacete nela... :twisted:
Outra coisa...vc usa o CDi original???

Dê mais algumas dicas aí pra galera te ajudar melhor...

Um abração...e seja bem vindo novamente... :wink:
SergioItalo
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Abril 2005 à47 19:24

Mensagem por SergioItalo »

Obrigado pela recepção.

A minha moto anda 90% off road.
Eu troco o óleo (Mobil) dela com menos de 3 mil Km.
Limpo o filtro (sem ser com o jato de ar), mas confesso que eu (2º dono) nunca troquei.
O CDI dela ainda é original.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Aposto q o problema foi causado por conta do filtro de ar...O filtro ideal para quem anda no chão é o de espuma, e ainda, umidecido com óleo....O filtro de papelão não segura legal...Pode ter certeza q passou ciscos de areia, terra, etc,.para dentro do motor...e arranhou os anéis e a camisa. O filtro de ar deve ser limpo a cada trilha, ou treino...ou saída para o chão...

Como sua moto anda 90% off road...3000KM rodados com o mesmo óleo é um crime para o motor...Geralmente a galera troca a cada 3 trilhas...ou 2 corridas...

Bem, não adianta reclamar pelo leite derramado....Talvez o seu problema seja resolvido com a troca dos anéis...Como vc terá q abrir o motor, te aconcelho a colocar um pistão .25...e trocar os anéis...Verifique a folga das válvulas (as pastilhas)...troque imediatamente o seu filtro de ar por um de espuma....e troque o óleo da moto...Pode continuar usando o Mobil q ele é muito bom...mas troque-o com maior frequência...
Aproveite e troque o filtro de óleo tb...

Sua motoca deve ficar zerada... :wink:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

é.... concordo 100% com o Fabricio ai.

Troque imediatamente o filtro por um de espuma e passe a fazer a troca do oleo mais frequentemente juntamente com o filtro de óleo. 3 trilhas ou 2 corridas em pista é uma boa média.

Seria interessante vc abrir pelo menos a parte de cima do motor e dar uma conferida nos aneis e no cilindro. Com sua moto parece ser nova, talvez so a troca dos aneis resolva o problema.... é preciso ver bem de perto o estrago.

Qta a fumaça preta, ela aparece já com a moto quase cortando??? Se for pode ser excesso de gasolina.... mistura errada, confira o acerto do carburador.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Eu cheguei a pensar em regulagem tb Tops...mas como ele falou q a motoca estava soltando fumaça azul...eu tirei esse diagnóstico da idéia...Mas a dica tb é muito boa, afinal..quanto menos dinheiro for gasto, melhor... :wink:

Trocar apenas os anéis tende a resolver o problema...mas se o motor já está aberto...acho q compensa pagar um pouquinho mais, e colocar um pistão .25....Além da moto ficar zerada...evita aquele barato q sai caro...já q a M.O está muito cara atualmente...O problema, é q se os anéis rasparam no cilindro com pó...acho q ele tb pode estar com micro-ranhuras...mas vc está certo...tem q ver o estrago de perto....
:wink:
Mas vamos ver o q nosso amigo vai falar em relação ao filtro, e ao óleo....
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Fabrício escreveu:Eu cheguei a pensar em regulagem tb Tops...mas como ele falou q a motoca estava soltando fumaça azul...eu tirei esse diagnóstico da idéia...Mas a dica tb é muito boa, afinal..quanto menos dinheiro for gasto, melhor... :wink:
Mas pelo q eu entendi... tá saido uma fumaça escura. Tipo 2 sintomas: uma fumaça azulada de vez em qdo e depois uma fumaça escura.

Dai pensei como vc q podeira ser anel+pistão, e se a fumaça escura q ele falou for aquela preta q eu e vc conhece é excesso... ai a moto dele estaria com 2 coisas, saca? Cilindro zuado e falta regulagem (excesso).

Mas pensando bem vc tá certo fabricio, deve ser só o prob. no cilindro.
SergioItalo
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Abril 2005 à47 19:24

Mensagem por SergioItalo »

Galera,

O Tops acertou, saum 2 sintomas, em um certo aperto do acelerador a fumaça eh azul jah com ela quase cortando é outro.
Tbm creio que o causador tenha sido o maldito filtro.
Somente abrindo a parte de cima, tem como verificar os aneis?
Eu poderia esperar a motoka perder força e aih sim mandar trocar pistaum, anel e camisa?
Penso em trocar o filtro, cano (atual MA),pistão, anel e cilindro, mas não agora. Poderia ainda aguentar muito tempo?
Quanto eu gastaria maios ou menos trocando essas peças? #-o
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

SergioItalo escreveu:Galera,

O Tops acertou, saum 2 sintomas, em um certo aperto do acelerador a fumaça eh azul jah com ela quase cortando é outro.
Tbm creio que o causador tenha sido o maldito filtro.
Somente abrindo a parte de cima, tem como verificar os aneis?
Eu poderia esperar a motoka perder força e aih sim mandar trocar pistaum, anel e camisa?
Penso em trocar o filtro, cano (atual MA),pistão, anel e cilindro, mas não agora. Poderia ainda aguentar muito tempo?
Quanto eu gastaria maios ou menos trocando essas peças? #-o
Poisé, o filtro foi o provavel culpado, já que minha moto é 2002 e eu andei 12mil km antes de tirar o painel, ainda em 2002... Minha moto não tem nenhum sinal de fumaça azul nem baixa óleo... Eu sou chato demais com esse negócio de oleo e filtro, tanto de ar quanto o de oleo...

Bem, eu trocaria logo o pistao e aneis. Porque se vc demorar muito pode comprometer outras peças. Quando o motor perder performance - e já perdeu, mas foi de forma tão gradativa que vc nem sentiu - vai ser meio que tarde demais...

Tirando o cilindro fora vc tem como medir o desgaste do pistão e dos anéis, assim como o grau de ovalização do cilindro e inspeciona-lo em busca de arranhões...

Vc não precisa trocar nem a camisa nem o cilindro, basta "dar um passe" e usar pistão .25...

Acredito que fora mao de obra, vc vá gastar uns 350 pilas +-, isso usando peças originais...
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

se eu fosse vc, mandava abrir a parte de cima. Conforme o estado geral da coisa me decidia se trocava somente aneis.

Dai botava pra rodar até lascar com tudo. Mas mesmo q vc n troque nada agora, trocando o filtro e o mantendo limpo e com trocas de oleo mais frequentes completando o nivel a cada trilha (se for o caso) acho q vc ainda vai rodar muuito tempo com essa moto antes de fazer retifica.
SergioItalo
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Abril 2005 à47 19:24

Mensagem por SergioItalo »

Eu acho que vou pedir para um mecanico abrir a parte de cima e dá uma olhada nos anéis, se realmetne tiver muito fudido aih encosto para fazer geral, caso contrario só troco o anel, filtro de ar.
o que vc's acham?
acho que para eu trocar pistão,cilindro e anel não seria melhor aumentar a peformance da garota :twisted: ?
é verdade que isso diminuiria a vida util dela?
aumentaria em qto para melhorar um pouco a peformance?
achira19

Mensagem por achira19 »

Quando jah comeca ter folga, aneis pode resolver, mas o mais comum eh risco na camisa, ai, phudeu. Soh reencamizando. #-o
[]s.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

putz... verdade sérgio. se for fazer retifica taca logo uma preparação com Wiseco 286cc ou 293. Qualquer um dos dois fica ótimo pra trilhas e enduro.

Com qualquer prep. a vida util do motor diminue, mas isso é muuuito relativo e depende muito de uma serie de fatores. Veja só sua moto tem 0% de preparação e já zuou com 17.000km.... como vc pode ver muita coisa envolve a vida util de um motor.

Eu particularmente n gosto muito da idéia de passar uma Toni pra 330cc ou mais, ai já acho q é muito e que compromete muito o motor.... e tem tbem a questão de freios e suspensão q n foram consebidos pra essa performance. Mas tem gente q usa e adora.... ainda mais q eu uso a minha pra trilhas e enduros e acho q 330 é mais util pra quem disputa na pista (mx, veloterra, cc, etc).


Temos otimos topicos no forum sobre kit, dê uma olhadinha no sub-forum PREPARAÇÃO.
SergioItalo
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Abril 2005 à47 19:24

Mensagem por SergioItalo »

Ok Galera,

Muito obrigado pelas dicas, agora o trabalho será encontrar um cara de confiança para fazer isso pra mim.
Valeu mesmo =D> .
Abraços
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Se vc não achar ai em Natal.... saiba q a Lider Motos despacha pra todo Brasil suas peças preparadas, e a galera ai é 1000% em termos de confiança.

E não que eu esteja puxando o saco, ok ?? Mas conversa ai com quem já fez o test drive na Tornado da Lider Motos...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem